Impressões com Garupa e Malas na Té 250

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
ricio
Visitante
Visitante

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por ricio » 12 Dez 2013, 01:28

Jhaimilson escreveu:Olá a todos, me cadastrei no fórum a pouco tempo, mas sempre acompanhei. Em minhas pesquisas não encontrei nenhum tópico que relacione de maneira objetiva a questão sobre o desempenho da Teneré 250 com garupa + alforges.

Pretendo adquirir uma por volta de março e tenho como objetivo realizar viagens curtas e longas com garupa. Porém, quero equipar a moto com os itens de viagem (baú e alforges) e acessórios (protetor de motor modelo francês, protetor de carter entre outros).

A questão é a seguinte, como a Teneré se comporta com garupa + peso de um baú de 45 a 47 litros cheio + alforges laterais + peso dos acessórios?

Abaixo vou separar em categorias a serem esclarecidas conforme a experiência dos usuários, portanto acho interessante apontar de maneira objetiva e escrever uma breve descrição sobre suas impressões sobre a moto nesses quesitos.

Velocidade de cruzeiro: informe aqui a velocidade média de cruzeiro que a moto consegue manter sem deixar o giro alto
Giro do motor na velocidade de cruzeiro: informe o valor médio de giro que é mantido em sua teneré na velocidade de cruzeiro
Nível de vibração (baixo, médio ou alto): informe as condições de vibração da moto na velocidade de cruzeiro
Torque: informe o torque para retomada de velocidades e a quantos giros o torque aparece
Ultrapassagens: informe a "força" que a moto tem para realizar ultrapassagens
Curvas: informe se ela se mantem firme em curvas, principalmente em serras
Consumo médio: informe o consumo médio que ela mantem de acordo com a velocidade de cruzeiro
Suspensão: informe a regulagem de suspensão, se fica mais firme ou mais macia para conduzir em viagens com grande carga
Comentários: informe um texto com seus comentários a respeito de suas viagens e comportamento da moto

Conto com a colaboração dos companheiros, obrigado a todos.
Muito bacana aqui o resumo da galera, estou aproventando muito os comentários. Sua formulação da pergunta tb bem clara e objetiva. Parabéns a todos!

Avatar do usuário
Jhaimilson
Usuário
Usuário
Mensagens: 133
Registrado em: 29 Set 2013, 21:38
Cidade onde mora: Santa Bárbara D'Oeste
Localização: Santa Bárbara D' Oeste

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por Jhaimilson » 12 Dez 2013, 08:27

WeekendBikeRider escreveu:Olá Jhaimilson.

Acho que vou conseguir te responder antes de você comprar a sua. Em janeiro vamos pra Ilha Comprida.

Vou com a esposa na garupa, um baú Givi 45L e um par de alforges Gift GGG de 32 L cada. Ainda estou pensando se compro uma mala tanque.

Vou descer e subir uma serra cheia de curvas, passar pela BR 116 e outras estradas. Vou prestar atenção no comportamento dela e assim que eu voltar da viagem venho aqui pra te relatar como foi.

Já fiz essa viagem antes mas fui sozinho e só com o baú. Fui bem passeio a 100 km/h no máximo de cruzeiro passando disso apenas em ultrapassagens. Senti que a moto sempre tinha motor sobrando. Subida de serra muito tranquila e confortável. Curvas excelentes. Peguei estrada a noite e o farol é espetacular. Nesse ritmo tranquilo, confortável e seguro ela fez 29 km/l de consumo.

Já subi a serrinha de São Pedro com minha esposa na garupa e baú. Super tranquilo e sem forçar a moto. Sossegado. Você que é da minha terra deve conhecer essa serrinha. Se não conhece assim que pegar sua Tenere me avise e vamos lá conhecer. Se conhece me avise e vamos lá do mesmo jeito.

Como citei no início a próxima viagem será com carga total. Assim que eu chegar relato como foi.

Té +.
E ai WBR, muito bom saber que fará uma viagem em breve nessas condições, pois criei o tópico exatamente para isso, para conhecer o comportamento da moto nessas condições extremas, pois sabemos que os alforges aumentam o arrasto e que o peso aumenta a solicitação do motor, fazendo ele trabalhar mais e consumir mais, além claro de interferir totalmente na performance.

Relate sobre a velocidade de cruzeiro que consegue manter, sobre o comportamento em curvas, sobre subidas, frenagem e demais detalhes que observar, assim vamos enriquecer o tópico centralizando essas informações.

Pelos relatos que vi até o momento a moto tem um comportamento muito aceitável e que está dentro da proposta, sendo totalmente viável para viagens longas com garupa, sem dúvida o melhor custo benefício do mercado, apesar de eu achar 14.000 um valor alto na Motoya, mas nada que uma visita em outra concessionárias ou um choro que não resolva.

T+
Atual - Suzuki GSX-S750
Ex - Yamaha Ténéré 250 2016 Branca
Ex - Triumph Tiger 800 STD 2015 Branca
Ex - Yamaha Ténéré 250 2011 Branca
Ex - Honda CG150 Titan ESD 2005 Verde
Ex - Honda Biz 100 2001 Azul

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por doug01n » 12 Dez 2013, 08:48

Sobre o arrasto, com baus quadrados como os meus, mas finos, a aerodinâmica deve ser a mesma de uma kombi, ou um pão pullman. Isso interfere diretamente no consumo. Com alforges como o TEX, que tem um desenho mais aerodinâmico, pode ser que o consumo seja melhor com o mesmo peso e na mesma tocada.

Sobre longas viagens, há vários relatos do pessoal expedicionário que já rodou 20.000km durante 40 dias só trocando óleo e boa.... A moto realmente é um tratorzinho, e em menor escala, carrega dignamente o nome Ténéré.
Administrador

Avatar do usuário
Jhaimilson
Usuário
Usuário
Mensagens: 133
Registrado em: 29 Set 2013, 21:38
Cidade onde mora: Santa Bárbara D'Oeste
Localização: Santa Bárbara D' Oeste

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por Jhaimilson » 12 Dez 2013, 08:56

Legal doug01n, não cheguei a ver nenhum relato dos viajantes de fazer viagens longas até Santiago, Atacama, Buenos Aires, Montevideo com garupa, por isso a minha curiosidade...

A princípio quero fazer uma viagem com garupa e acessórios até Foz do Iguaçu, de onde moro da cerca de 2.000km ida e volta.

Acho que já é um bom teste, se alguém souber de algum viajante que já realizou alguma viagem longa com garupa + acessórios convide-o para participar do tópico.
Atual - Suzuki GSX-S750
Ex - Yamaha Ténéré 250 2016 Branca
Ex - Triumph Tiger 800 STD 2015 Branca
Ex - Yamaha Ténéré 250 2011 Branca
Ex - Honda CG150 Titan ESD 2005 Verde
Ex - Honda Biz 100 2001 Azul

Avatar do usuário
WeekendBikeRider
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 220
Registrado em: 20 Mar 2013, 13:15
Cidade onde mora: Santa Bárbara D Oeste/SP

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por WeekendBikeRider » 12 Dez 2013, 09:14

Jhaimilson.

Fica tranquilo. Vou prestar atenção a esses detalhes e vou te relatar como foi. Acredito que da forma como eu viajo perceberei claro uma diferença na condução. Mas nada grave. Freiar em cima da hora, não se precaver e abusar da sorte podem sim comprometer a sua viagem. O importante é chegar bem. Essa moto é pra viajar tranquilo curtindo a paisagem, aproveitando cada quilômetro. Sem pressa a viagem é muito mais prazeirosa.

Doug.

Nos pouco mais de 5000 km que rodei com a minha já percebi isso. Ela é sim um tratorzinho. Uma delícia na estrada. E na minha humilde opinião é nas rodovias, boas e ruins, que ela mostra suas maiores virtudes. :offtopic: Como eu disse ao Jhaimilson gosto de curtir a estrada, a paisagem, as curiosidades no caminho. Uma viagem calma e sem pressa, na minha opinão, sempre será a melhor viagem, esteja em uma 250 ou em uma super Tenere 1200. A 100 km/h tá bom demais. Dá tempo de prever os perigos, freiar se necessário e se não tiver jeito e tomar um rola não será nada além de um susto (usando roupas apropriadas é claro). Sinceramente não sei qual a graça de se viajar a 180 km/h. (Desculpe pelo pequeno off-topic) :offtopic:

Pelo que percebi até agora a Tenere 250 tem plenas condições de viajar da forma como o Jhaimilson citou no início do tópico. Respeitando-se as características de uma 250 e pilotando com segurança ela dá a volta ao mundo.

Té +.
WBR

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

Não importa sobre quantas rodas você esteja: no trânsito, tenha equilíbrio.

Avatar do usuário
lucasrb
Participativo
Participativo
Mensagens: 439
Registrado em: 31 Dez 2011, 03:50
Cidade onde mora: Americana/SP
Contato:

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por lucasrb » 12 Dez 2013, 09:30

Pessoal o Mtecnologo foi com garupa no 1 encontro na Bahia, foram 5 mil km com alforges, bau, e garupa...

O único porem dele foi o banco, mas eu vendi o meu do Ere pra ele e ele curtiu!!

Portanto guenta bem carregado rs

Abs
Nova Vstrom 650
XJ6F 2012 - T250 Azul 2012 - Fazer 2010 - Yes 2008 - Hornet 2010 - Twister 2006
--
06/2014 - 3º EN Chapada do Veadeiros
11/2013 - 2º EN Ibitipoca (2800km)
09/2012 - 1º EN Chapada da Diamantina (4200km)
04/2012 - Florianópolis (1800 km)

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por tiagokxuera » 12 Dez 2013, 10:37

Vou tomar como base a minha viagem de Cachoeira de Minas a Pirenópolis.
Piloto com 85 Kilos.
Garupa com 50 Kilos.
Baú lateral Givi E21 no talo do peso, com suporte lateral Manivela.
Bau traseiro Givi 45 Litros no talo de peso.
Banco Erê.
Protetor de motor/Carenagens Manivela, estilo tanque de guerra.
Pedaleiras avançadas
Protetor de mão Livi.
950 Km em um dia.

Velocidade de cruzeiro: Nas rodovias pequenas, de 80 a 110. Nas duplicadas e só retões, de 110 a 130, com picos de 149Km/h! :crazy:

Giro do motor na velocidade de cruzeiro: Nem sei. O que isso importa pra mim? Nada. não é XRE, não trinca cabeçote, portanto conta giros é um mero detalhe na moto. (Desculpe a sinceridade).

Nível de vibração (baixo, médio ou alto): Médio em baixas velocidades e altíssimo em altas.

Torque: informe o torque para retomada de velocidades e a quantos giros o torque aparece:Suficiente para uma 250. O piloto deve ter noção da moto que esta usando. Não adianta exigir um torque absurdo. Se quiser isso, vai ter que fazer um UP. :nao:

Ultrapassagens: informe a "força" que a moto tem para realizar ultrapassagens: Vai na boa.

Curvas: informe se ela se mantem firme em curvas, principalmente em serras: Um espetáculo. Repeite a velocidade de segurança e a moto que você tem.

Consumo médio: informe o consumo médio que ela mantem de acordo com a velocidade de cruzeiro: De 80 a 110: 25Km/L.
De 110 a 130, com picos de 149, 20~23 Km/L.

Suspensão: informe a regulagem de suspensão, se fica mais firme ou mais macia para conduzir em viagens com grande carga: Original, nunca nem conferi.

Comentários: informe um texto com seus comentários a respeito de suas viagens e comportamento da moto: Acho que pós essa vigem, a motinha ganhou uma sobrevida. Ela da conta do recado sim. Suporta peso, garupa, alforges e tudo mais. Um espetáculo. Após os 950Km em um dia, eu e a Chispita ficamos mais amigos ainda.
Isso tudo com banco Erê. Sem esse banco, nem a viagem eu conseguiria fazer. :gargalhada:
Já tive XT66. Na XT, com motor de 48Cv, a viagem renderia menos. Muito menos. Não ia aguentar paradas de 150Km, a Velocidade em grandes viagens não é aliada. O tempo total depende muito mais da velocidade de cruzeiro mantida do que dso picos de velocidade.
Tanque de 16 Humilha! É um show. Paramos a cada 150Km, mas se eu estivesse sozinho, pararia em intervalos maiores :risadinha:
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Avatar do usuário
WeekendBikeRider
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 220
Registrado em: 20 Mar 2013, 13:15
Cidade onde mora: Santa Bárbara D Oeste/SP

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por WeekendBikeRider » 12 Dez 2013, 11:54

Se me permitem aproveitar o tópico, acho que minha dúvida pode até ajudar o Jhaimilson.

É o seguinte: em janeiro vou viajar com garupa, 2 alforges de 64 L no total (1 de 32 L de cada lado) e baú givi de 45 L. Vou pegar serra com muitas curvas.

Minha dúvida é sobre a regulagem da suspensão. Devo deixar original como está? (regulagem no meio) Ou devo deixar a regulagem mais pra cima (subir a regulagem na rosca) ou mais pra baixo (descer a regulagem na rosca)?

O que seria mais recomendado para manter o comportamento da suspensão traseira o mais próximo possível do comportamento da moto apenas com o piloto, sem carga e com a regulagem original?

Té +.
WBR

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

Não importa sobre quantas rodas você esteja: no trânsito, tenha equilíbrio.

Avatar do usuário
fjruthes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1090
Registrado em: 23 Jun 2011, 21:55
Cidade onde mora: Indaial/SC

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por fjruthes » 12 Dez 2013, 12:27

WeekendBikeRider escreveu:Se me permitem aproveitar o tópico, acho que minha dúvida pode até ajudar o Jhaimilson.

É o seguinte: em janeiro vou viajar com garupa, 2 alforges de 64 L no total (1 de 32 L de cada lado) e baú givi de 45 L. Vou pegar serra com muitas curvas.

Minha dúvida é sobre a regulagem da suspensão. Devo deixar original como está? (regulagem no meio) Ou devo deixar a regulagem mais pra cima (subir a regulagem na rosca) ou mais pra baixo (descer a regulagem na rosca)?

O que seria mais recomendado para manter o comportamento da suspensão traseira o mais próximo possível do comportamento da moto apenas com o piloto, sem carga e com a regulagem original?

Té +.
Deixa a tua suspensão um pouco mais dura "Suba a regulagem da rosca" ... Eu acho que ela abaixa muito com garupa e bagagem. Mudando a regulagem da suspensão melhora... Fiz na minha sem reclamações, tanto com garupa quanto sozinho.
"SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER"

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: Desempenho para viagens com garupa + baú + alforges

Mensagem por tiagokxuera » 12 Dez 2013, 13:54

Eu não mexeria não.
Não muda tanta coisa assim.
:?
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Responder