KIT 350cc X Up grade 250cc Polaco ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: KIT 350cc X Up grade 250cc Polaco ?

Mensagem por kablack » 01 Mar 2013, 15:00

AlexandrePalhinha;

Já deu briga em tópicos de preparação duas vezes por minha causa. :twisted:

Então prometo me comportar..... :mudo:

************************************

Muita gente com opinião formada, mas tenho uma pergunta.

:arrow: Alguém aqui já teve motor preparado?

Eu já. De moto e de carro. De rua e de corrida... 2 e 4 tempos. Álcool e gasolina.

Sei muito bem como é.

:arrow: Segunda pergunta. Qual o uso que você faz de sua moto?

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: KIT 350cc X Up grade 250cc Polaco ?

Mensagem por kablack » 01 Mar 2013, 15:22

Continuando...

Qualquer preparador sério vai perguntar qual o motivo da preparação e qual o uso que se fará do veículo.

Normalmente as pessoas que preparam um motor querem "andar mais"... Só que "andar mais" onde? Com que carga? (Garupa?) Arrancada ou final?

Qualquer preparação séria modifica, motor, câmbio (ou relação), embreagem, suspensão e freios.

Chegar numa eficiência hp/cilindrada (potência específica) semelhante a do motor original com Injeção Eletrônica é muito difícil.

(Fácil era ganhar uns 5~10% de potência comprometendo drasticamente o consumo na era dos carburadores.)

Um motor nada mais é do que uma bomba de gases. Admite gás frio e combustível vaporizado e expele os gases resultantes dessa queima, num fluxo contínuo, logo, os engenheiros das fábricas utilizam cálculos de fluxo de gases, velocidade de queima da mistura, bancadas de fluxo, crossflow, overflow... Sempre o fluxo.

Já a maioria dos preparadores pensa em aumentar o volume da câmara de combustão e enriquecer a mistura ar/combustível ou em aumentar a capacidade admissão e cilindrada artificialmente através de compressores...

Quando a Toyota modificou o Corolla de 1.8 VVTi para 2.0 VVTi aumentou a cilindrada em 10% e consumo em 20% com 18% no aumento de potência, ou seja, houve uma perda de 2% na eficiência do motor. Isso na Toyota, preciso explicar mais?

Resultado: O motor 1.8 é mais eficiente que o novo 2.0.

A Chevrolet fez coisa parecida com o "MonzaTec". O maravilhoso motor 1.8 do Monza subiu para 2.0, depois 2.2 e finalmente 2.4. Imagine o que aconteceu com a potência específica deste motor?

E os famosos motores AP da Volks? 1.6 depois, 1.8 e finalmente 2.0. Qual o mais eficiente? Adivinhem...

Resumo: - Se você quiser aumentar a potência de um motor precisa trabalhar no fluxo de gases.

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: KIT 350cc X Up grade 250cc Polaco ?

Mensagem por alexandrepalhynha » 01 Mar 2013, 15:30

velhinho nao se preocupe pq nao compro briga com ninguem. discussão é sempre sadia, enquanto todos mantiverem suas armas sobre a mesa. :risadona: brincadeira!

ja tive sim, ja ate preparei uma mobilette pra corrida. so nao chegou no final..... :batecabeca: por uma idiotice minha, mas isso é outra estoria. mexi em quase todas as motos e carros e jipes que eu tive. varios ficaram melhores do que originais. tbm faço manutenção dos motores dos meus ultraleves, e eu voo neles.
sei dos problemas e assumo meus riscos.

para constar, meu uso da moto: cidade e estrada, viagens de 150 km no fds.
se realmente fizer, vou monitorar esse motor durante varios dias na cidade, ate ter confiança de pegar estrada. depois de algumas viagens vou arriscar uma maior, SP-RS-SP. o maximo que pode acontecer é eu voltar de caminhão!

nao se comporte nao, pode falar, forum é pra isso mesmo!

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: KIT 350cc X Up grade 250cc Polaco ?

Mensagem por alexandrepalhynha » 01 Mar 2013, 15:39

entao continuando:
aumento de cilindrada pode ou nao significar aumento na passagem de admissão/exaustão. pode ser que esteja no limite, nao vai conseguir alimentar suficientemente e nao ter desempenho esperado. cavalo anda, cavalo come.
pode ser que a saida esteja no limite tambem, dai vai dificultar a exaustão. cavalo come, cavalo caga.
como vou saber? montando e testando no meu processo caseiro. tivesse eu uma bancada de teste para monitorar o motor em todo o regime de rotação e carga....
vou precisar instalar temp e pressao de oleo, egt e cht. queria inclusive aprender como programar a injeção dela, para poder corrigir eventuais distorções.

Avatar do usuário
vrtex
Usuário
Usuário
Mensagens: 137
Registrado em: 31 Ago 2011, 15:26
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte

Re: KIT 350cc X Up grade 250cc Polaco ?

Mensagem por vrtex » 01 Mar 2013, 15:55

Tem de considerar também aquele lance da pressão dos pneus.
Vinicius Rezende

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: KIT 350cc X Up grade 250cc Polaco ?

Mensagem por kablack » 01 Mar 2013, 16:02

Última consideração: Preparação e motores refrigerados à ar são para pessoas que sabem muito bem o que estão fazendo.

Como reduzir a temperatura interna da câmara de combustão de um motor refrigerado à ar que está recebendo 40% a mais de combustível para queimar? De 250cc para 350cc são 40% a mais...

Respondo: - Enriquecendo a mistura. (Ou queimando álcool mas isso é outra história...) De qualquer modo lá se vai a eficiência deste motor.

Mas ele promete justamente o contrário.

Vejamos:

- Motor original Yamaha 21cv/250cc = 0,084 cv por cc ou 84 cv/ litro @ 8.000 rpm
- Preparação Polaco 34cv/350cc = 0,097 cv ou 94 cv / litro @ 7.000 rpm.

Hum... Entendi... 15,47% a mais de eficiência que o motor original da Yamaha e com a mesma arquitetura.

Enquanto isso a Toyota perdendo 2% de eficiência no Corolla quando aumentou a cilindrada e adicionou o VVT nas válvulas de escapamento... Japinhas burros esses da Toyota...


******************************************

A XRE que tem 4 válvulas por cilindro, outra arquitetura, melhor fluxo, tem potência de 26,1 cv/300 cc, ou 0,087 cv/cc ou 87cv/litro @ 7.500 rpm.

Té 250 = 84 cv/litro@8.000 rpm
XRE 300 = 87/litro@7.500 rpm (mesmo com as 4 válvulas por cilindro)

Da Té250 para a XRE aumento de 3,57% de eficiência, mesmo com arquitetura de 4 válvulas por cilindro. (Japoneses burros esses da Honda...)

Kit do Polaco oferece 15,47% do aumento de eficiência, sem mudar a arquitetura.

:arrow: Tudo isso pelo preço que ele anuncia? Quanto custa a retífica de um motor original da Yamaha?
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Leandro Jose Martins
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 177
Registrado em: 17 Abr 2012, 11:55
Cidade onde mora: Sâo José/SC
Localização: São José

Re: KIT 350cc X Up grade 250cc Polaco ?

Mensagem por Leandro Jose Martins » 01 Mar 2013, 16:03

ja to perdido de tanta informação do Kblack e do Alexandre :crazy:
è muita coisa pra entender :o
parabéns pelo conhecimento :ohhhhh:

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: KIT 350cc X Up grade 250cc Polaco ?

Mensagem por kablack » 01 Mar 2013, 16:08

alexandrepalhynha escreveu:(...) queria inclusive aprender como programar a injeção dela, para poder corrigir eventuais distorções.
Essa é fácil:

http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=6&t=1550" onclick="window.open(this.href);return false;

Deu briga lá... :twisted: Culpa minha ...
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: KIT 350cc X Up grade 250cc Polaco ?

Mensagem por cassioxtz » 01 Mar 2013, 16:24

Eu tenho vontade de fazer essa modificação, mas penso que se eu fizesse, eu teria que deixar as peças originais de reserva caso venha ocorrer alguma problema.

Vide preparações da Lander:

http://www.xtzlander.com.br/forum/viewt ... =29&t=5039" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.xtzlander.com.br/forum/viewt ... f=8&t=3898" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.xtzlander.com.br/forum/viewt ... 29&t=10951" onclick="window.open(this.href);return false;

Tenho vontade de andar numa 250 Yamaha preparada, quem fizer a modificação primeiro. Me chame para dar uma volta hein! :thumbup:

Como eu gosto muito de mecânica de motos, recentemente eu e meu pai demos um UP na minha XT 225 melhorando o cabeçote substituindo as buchas por rolamentos e como troquei biela e precisava fazer retífica, botei logo um pistão forjado nela. Mas sempre mantendo a cilindrada original, para não comprometer a durabilidade mas sim aumentá-la.

Abs,
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: KIT 350cc X Up grade 250cc Polaco ?

Mensagem por kablack » 01 Mar 2013, 16:30

Ainda pensando nessa história... (E o trabalho atrasando...)


:arrow: Nos EUA existem empresas que chegam a tal ponto de afinação (tuning) nos motores que desinstalam os catalisadores dos carros, porque eles atendem a norma de emissões sem o artefato (menos da Califórnia...)

:arrow: No Brasil a "referência" na preparação de motores de moto é o Polaco que não sabe nem escrever direito. Monta motores Frankenstein de XRE com pistão de Falcon...

Ai, ai....

Já tô saindo...

Boa sorte aos que realmente forem instalar o kit do cara. Vão precisar.

Abraços

P.S.: Não sou contra preparações ou modificações. Sou contra coisas mal feitas. Só isso.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Responder