Moto Clube Tenere
- Marcel MM
- Mestre
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- Registrado em: 20 Fev 2013, 22:33
- Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Re: Moto Clube Tenere
Texto interessante sobre como andar em "Bonde" na estrada:
Sem a realização de uma pesquisa fica difícil afirmar com assertividade, os motivos que levam um motociclista a entrar em um Moto Clube, Moto Grupo ou montar seu próprio Moto Amigos, mas podemos arriscar afirmando que o fato de viajar em grupo seduza uma boa parte.
Levante a mão quem já não babou em fotos de extensas filas de motociclistas nas estradas afora e desejou estar no meio! E quem não deu uma boa gargalhada dentro do capacete e chegou a ficar arrepiado, quando rodando em Bonde, se viu em um mar de motos a sua frente e no retrovisor?
Em 2012, o Diário de Motocicleta por diversas vezes pode organizar e conduzir grupos de motociclistas em passeios, principalmente aqueles oferecidos pela Casarão Motos Suzuki da qual prestamos Assessoria de Marketing. Mas o que é realidade para muitos e sonho de tantos outros, requer disciplina e organização, para que a brincadeira não gere acidentes.
Visando a segurança e sucesso destes passeios, elencamos algumas dicas e observações bastante úteis aos motociclistas viajantes, principalmente aqueles com pouca experiência em viajar em grupo.
Dividindo Responsabilidades
A regra número um é reunir os motociclistas envolvidos no passeio e fazer um Briefing passando a todos os detalhes da estrada a ser acessada, estabelecendo a velocidade de cruzeiro, que deverá respeitar a menor cilindrada presente, estabelecer as paradas para abastecimento, baseado na moto de menor autonomia, e principalmente, apresentando os motociclistas que atuarão como Ponteiro, Ferrolho e Anjo. Mas que raios são esses caras?
Ponteiro: Geralmente este motociclista é o cara que sabe o caminho de cor e salteado e que puxa a fila, controlando a velocidade máxima do Bonde e determinando mudanças de faixas e ultrapassagens, sempre sinalizando obstáculos e outras ocorrências a sua frente. Na formação, a melhor posição é ficar a esquerda da faixa, de onde ele consiga ver pelo retrovisor a extensão total ou a maior possível do Bonde, bem como o movimento da estrada.
Ferrolho: Este motociclista é o cara que fecha o bonde e possui uma responsabilidade se não igual, superior ao Ponteiro, pois precisa ficar atento ao comportamento do Bonde e aos veículos que vem atrás, informando através da seta, a necessidade de mudança de faixa, por isso é de suma importância que TODOS utilizem SETA e RETROVISOR, pois a ordem de mudar de faixa pode vir de trás para frente.
Por segurança, o Ferrolho deve ser representado por um motociclista experiente e com uma moto de alta cilindrada, que possa correr até o Ponteiro rapidamente em caso de problemas. Tal qual o Ponteiro, o Ferrolho deve-se posicionar na fila da esquerda no Bonde.
Anjo: Geralmente essa “entidade” aparece em Bondes acima de 30 ou 40 motos e é o cara que anda paralelamente ao Bonde trabalhando principalmente na contenção de espaços muito grandes entre as motos. É o cara que pode levar uma filmadora, bem como uma garupa com máquina fotográfica, pois será praticamente a única pessoa com uma visão total do Bonde, podendo transitar do Ferrolho ao Ponteiro.
Não menos importante, temos ainda a “galera” do Miolo do Bonde, que de todos, são os mais responsáveis pelo sucesso do passeio e segurança do Grupo. Convém manter a sua posição no Bonde a viagem toda, evitando sair da formação ou ultrapassar o colega da frente. A distância da moto adiante deve ser constante e evitar ao máximo a abertura de “buracos” no Bonde, pois um carro ou outra moto pode entrar neste espaço, dividindo o Bonde e até mesmo causando quedas!
Todos os sinais feitos pelo Ponteiro devem ser repetidos pelos integrantes do Miolo, de forma que todos estejam atentos a saídas, buracos, lombadas entre outros.
A formação do Bonde na Estrada
Alguns Moto Clubes e Moto Grupos definem na hora do Briefing, a posição de cada um dos integrantes que farão parte do Miolo do Bonde, em alguns casos distribuindo números aos participantes. De qualquer forma, é essencial manter a posição no grupo, atentando para qual moto está a sua frente.
Em rodovias com baixo movimento de caminhões, é prudente usar a faixa da direita, caso contrário, a mais próxima desta.
Na pista, os motociclistas devem posicionar-se como um grande zíper, em fila dupla intercalando uma moto à direita, outra a esquerda, sendo que a distância mínima entre uma moto e outra nunca seja superior a 2m. Uma boa dica é olhar no retrovisor da motocicleta à frente (na fila paralela a sua), se você conseguir ver o capacete refletido no espelho, sua posição é perfeita, uma vez que você não está no ponto cego do motociclista adiante.
Esta distância, vale lembrar, é mais recomendada para velocidades até 110 km/h... acima disso por segurança convém afastar-se um pouco mais.
Ultrapassando veículos
Quando o Ponteiro entender que é preciso mudar de faixa, este dará o sinal de seta e os integrantes atrás dele deverão repassara este sinal até que chegue no Ferrolho. Somente após o Ferrolho mudar de faixa, garantindo que nenhum outro veículo passe, o Ponteiro começará a mudar de faixa guiando o Miolo.
Os Sinais mais usados
Apontar com o pé esquerdo ou direito para o asfalto: significa que há buraco, óleo ou algum objeto na pista e que necessite de atenção e desvio.
Subir e descer a mão sucessivamente: redução de velocidade.
Balançar o braço para trás e para frente, como um remo: significa que o grupo está disperso e as motos mais distantes deverão se aproximar.
Mão apontando para esquerda acima do capacete: significa que irão entrar à esquerda. Esta sinalização não dispensa o uso da seta.
Mão apontando para direita acima do capacete: significa que irão entrar à direita. Esta sinalização não dispensa o uso da seta.
Mão esquerda acima do capacete e realizando círculos no ar: se estiverem em movimento este sinal representará retorno, se estiverem parados – em um posto de gasolina por exemplo – significa que chegou a hora de rodar, ir para estrada.
Mão esquerda fechada acima do capacete: sinal de parada adiante.
Mão fechada com o dedo indicador para cima (número 1): significa que todos deverão assumir a formação de fila indiana – única.
Mão fechada com dois dedos para cima (número 2): significa que todos devem voltar à formação normal.
Braço esquerdo reto com o antebraço balançando: significa lombada ou depressão a frente.
Braço esquerdo para baixo, fazendo círculos com o dedo indicador: Polícia ou radar à frente.
Apontar para o tanque de combustível e em seguida simular uma degola de garganta: significa que a moto entrou na reserva de combustível e precisa parar no próximo posto de combustível.
No caso de abastecimento de Bonde, uma boa dica é parar as motos diante da bomba de combustível em 45°, assim é possível posicionar de 3 até 4 motos por bomba, agilizando o serviço do frentista.
Fonte: http://www.bodesdoasfalto.org.br" onclick="window.open(this.href);return false;
Sem a realização de uma pesquisa fica difícil afirmar com assertividade, os motivos que levam um motociclista a entrar em um Moto Clube, Moto Grupo ou montar seu próprio Moto Amigos, mas podemos arriscar afirmando que o fato de viajar em grupo seduza uma boa parte.
Levante a mão quem já não babou em fotos de extensas filas de motociclistas nas estradas afora e desejou estar no meio! E quem não deu uma boa gargalhada dentro do capacete e chegou a ficar arrepiado, quando rodando em Bonde, se viu em um mar de motos a sua frente e no retrovisor?
Em 2012, o Diário de Motocicleta por diversas vezes pode organizar e conduzir grupos de motociclistas em passeios, principalmente aqueles oferecidos pela Casarão Motos Suzuki da qual prestamos Assessoria de Marketing. Mas o que é realidade para muitos e sonho de tantos outros, requer disciplina e organização, para que a brincadeira não gere acidentes.
Visando a segurança e sucesso destes passeios, elencamos algumas dicas e observações bastante úteis aos motociclistas viajantes, principalmente aqueles com pouca experiência em viajar em grupo.
Dividindo Responsabilidades
A regra número um é reunir os motociclistas envolvidos no passeio e fazer um Briefing passando a todos os detalhes da estrada a ser acessada, estabelecendo a velocidade de cruzeiro, que deverá respeitar a menor cilindrada presente, estabelecer as paradas para abastecimento, baseado na moto de menor autonomia, e principalmente, apresentando os motociclistas que atuarão como Ponteiro, Ferrolho e Anjo. Mas que raios são esses caras?
Ponteiro: Geralmente este motociclista é o cara que sabe o caminho de cor e salteado e que puxa a fila, controlando a velocidade máxima do Bonde e determinando mudanças de faixas e ultrapassagens, sempre sinalizando obstáculos e outras ocorrências a sua frente. Na formação, a melhor posição é ficar a esquerda da faixa, de onde ele consiga ver pelo retrovisor a extensão total ou a maior possível do Bonde, bem como o movimento da estrada.
Ferrolho: Este motociclista é o cara que fecha o bonde e possui uma responsabilidade se não igual, superior ao Ponteiro, pois precisa ficar atento ao comportamento do Bonde e aos veículos que vem atrás, informando através da seta, a necessidade de mudança de faixa, por isso é de suma importância que TODOS utilizem SETA e RETROVISOR, pois a ordem de mudar de faixa pode vir de trás para frente.
Por segurança, o Ferrolho deve ser representado por um motociclista experiente e com uma moto de alta cilindrada, que possa correr até o Ponteiro rapidamente em caso de problemas. Tal qual o Ponteiro, o Ferrolho deve-se posicionar na fila da esquerda no Bonde.
Anjo: Geralmente essa “entidade” aparece em Bondes acima de 30 ou 40 motos e é o cara que anda paralelamente ao Bonde trabalhando principalmente na contenção de espaços muito grandes entre as motos. É o cara que pode levar uma filmadora, bem como uma garupa com máquina fotográfica, pois será praticamente a única pessoa com uma visão total do Bonde, podendo transitar do Ferrolho ao Ponteiro.
Não menos importante, temos ainda a “galera” do Miolo do Bonde, que de todos, são os mais responsáveis pelo sucesso do passeio e segurança do Grupo. Convém manter a sua posição no Bonde a viagem toda, evitando sair da formação ou ultrapassar o colega da frente. A distância da moto adiante deve ser constante e evitar ao máximo a abertura de “buracos” no Bonde, pois um carro ou outra moto pode entrar neste espaço, dividindo o Bonde e até mesmo causando quedas!
Todos os sinais feitos pelo Ponteiro devem ser repetidos pelos integrantes do Miolo, de forma que todos estejam atentos a saídas, buracos, lombadas entre outros.
A formação do Bonde na Estrada
Alguns Moto Clubes e Moto Grupos definem na hora do Briefing, a posição de cada um dos integrantes que farão parte do Miolo do Bonde, em alguns casos distribuindo números aos participantes. De qualquer forma, é essencial manter a posição no grupo, atentando para qual moto está a sua frente.
Em rodovias com baixo movimento de caminhões, é prudente usar a faixa da direita, caso contrário, a mais próxima desta.
Na pista, os motociclistas devem posicionar-se como um grande zíper, em fila dupla intercalando uma moto à direita, outra a esquerda, sendo que a distância mínima entre uma moto e outra nunca seja superior a 2m. Uma boa dica é olhar no retrovisor da motocicleta à frente (na fila paralela a sua), se você conseguir ver o capacete refletido no espelho, sua posição é perfeita, uma vez que você não está no ponto cego do motociclista adiante.
Esta distância, vale lembrar, é mais recomendada para velocidades até 110 km/h... acima disso por segurança convém afastar-se um pouco mais.
Ultrapassando veículos
Quando o Ponteiro entender que é preciso mudar de faixa, este dará o sinal de seta e os integrantes atrás dele deverão repassara este sinal até que chegue no Ferrolho. Somente após o Ferrolho mudar de faixa, garantindo que nenhum outro veículo passe, o Ponteiro começará a mudar de faixa guiando o Miolo.
Os Sinais mais usados
Apontar com o pé esquerdo ou direito para o asfalto: significa que há buraco, óleo ou algum objeto na pista e que necessite de atenção e desvio.
Subir e descer a mão sucessivamente: redução de velocidade.
Balançar o braço para trás e para frente, como um remo: significa que o grupo está disperso e as motos mais distantes deverão se aproximar.
Mão apontando para esquerda acima do capacete: significa que irão entrar à esquerda. Esta sinalização não dispensa o uso da seta.
Mão apontando para direita acima do capacete: significa que irão entrar à direita. Esta sinalização não dispensa o uso da seta.
Mão esquerda acima do capacete e realizando círculos no ar: se estiverem em movimento este sinal representará retorno, se estiverem parados – em um posto de gasolina por exemplo – significa que chegou a hora de rodar, ir para estrada.
Mão esquerda fechada acima do capacete: sinal de parada adiante.
Mão fechada com o dedo indicador para cima (número 1): significa que todos deverão assumir a formação de fila indiana – única.
Mão fechada com dois dedos para cima (número 2): significa que todos devem voltar à formação normal.
Braço esquerdo reto com o antebraço balançando: significa lombada ou depressão a frente.
Braço esquerdo para baixo, fazendo círculos com o dedo indicador: Polícia ou radar à frente.
Apontar para o tanque de combustível e em seguida simular uma degola de garganta: significa que a moto entrou na reserva de combustível e precisa parar no próximo posto de combustível.
No caso de abastecimento de Bonde, uma boa dica é parar as motos diante da bomba de combustível em 45°, assim é possível posicionar de 3 até 4 motos por bomba, agilizando o serviço do frentista.
Fonte: http://www.bodesdoasfalto.org.br" onclick="window.open(this.href);return false;
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Moto Clube Bodes do Asfalto - Facção RJ
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Re: Moto Clube Tenere
Marcel, a dificuldade dos sinais é se o cara tem mania de ficar mudando de faixa e ai o bonde fica parecendo uma torcida organizada, mas daquelas de meninas com pom-pom...
Fora que pelo menos em SP as estradas são boas e as que não são, normalmente são em serrinhas, onde fica até perigoso sinalizar e manter formação de comboio, pois a fila indiana é mais segura, aumentando a distancia entre as motos, ai os sinais pode ser úteis...
Acho que a gente podia começar marcar passeios mensais, por exemplo no 2º domingo do mês pra lugares perto, passeios baratos, e nesses lugares marcamos outros passeios mais longos.
Ai criando grupos regionais podemos marcar encontros interestaduais, reunindo SP, MG e RJ por exemplo.
Com isso não concorremos com o Ténéré Club e depois de fortalecida a amizade, união, criamos uma identidade paralela das facções, colocando os adesivos na caixa de ar por exemplo...
Fora que pelo menos em SP as estradas são boas e as que não são, normalmente são em serrinhas, onde fica até perigoso sinalizar e manter formação de comboio, pois a fila indiana é mais segura, aumentando a distancia entre as motos, ai os sinais pode ser úteis...
Acho que a gente podia começar marcar passeios mensais, por exemplo no 2º domingo do mês pra lugares perto, passeios baratos, e nesses lugares marcamos outros passeios mais longos.
Ai criando grupos regionais podemos marcar encontros interestaduais, reunindo SP, MG e RJ por exemplo.
Com isso não concorremos com o Ténéré Club e depois de fortalecida a amizade, união, criamos uma identidade paralela das facções, colocando os adesivos na caixa de ar por exemplo...
Yamaha Ténéré 250 azul (2012-2014)
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- Marcel MM
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Re: Moto Clube Tenere
Salve Cortelline,
Pois é, acho que o descrito na matéria é para estradas boas, com várias faixas, etc... Mas uma coisa que me pareceu importante foi a descrição dos preparativos e funções. Como planejar abastecimento, velocidade, lembrando das motos menos potentes e com menor autonomia.
Em relação a encontros, aqui no Rio estamos organizando um para o inicio de abril, quem sabe a galera de Sampa não se anima em vir, segue o link: viewtopic.php?f=36&t=3075" onclick="window.open(this.href);return false;
Pois é, acho que o descrito na matéria é para estradas boas, com várias faixas, etc... Mas uma coisa que me pareceu importante foi a descrição dos preparativos e funções. Como planejar abastecimento, velocidade, lembrando das motos menos potentes e com menor autonomia.
Em relação a encontros, aqui no Rio estamos organizando um para o inicio de abril, quem sabe a galera de Sampa não se anima em vir, segue o link: viewtopic.php?f=36&t=3075" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: Moto Clube Tenere
Pro pessoal da capital de SP fica um pouco longe pra um BV mas acho que esse é o caminho, ir se conhecendo, criando afinidades e principalmente marcando passeios pq a maioria quer rodar, conhecer lugares bonitos, bater um papo...
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Re: Moto Clube Tenere
Aqui na cidade de São Paulo a concessionária Família Yamaha iniciou um trabalho diferenciado para os usuários de motos da marca e sempre eles fazem passeios diferenciados para cada tipo de moto... Já participei com eles indo conhecer a fábrica da Yamaha em Guarulhos e sempre recebo e-mails com outros passeios... De repente é uma opção para quem quer se integrar em algum grupo..
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Re: Moto Clube Tenere
Realmente, o pessoal da Família Yamaha é bastante atuante e diferenciado. Até eu que moro a 570 km da capital já fui convidado a participar de um passeio com eles. Pena que não deu, até tentei mas ficou muito em cima da hora.
Acredito que Concessionária como a Família Yamaha seja um elo de ligação e integração entre motociclistas e com a própria fábrica.
Acredito que Concessionária como a Família Yamaha seja um elo de ligação e integração entre motociclistas e com a própria fábrica.
PAULO GUARARAPES
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Re: Moto Clube Tenere
Paulo Guararapes escreveu:Realmente, o pessoal da Família Yamaha é bastante atuante e diferenciado. Até eu que moro a 570 km da capital já fui convidado a participar de um passeio com eles. Pena que não deu, até tentei mas ficou muito em cima da hora.
Acredito que Concessionária como a Família Yamaha seja um elo de ligação e integração entre motociclistas e com a própria fábrica.
Pois é Paulo Guararapes, concordo com vc. Os caras mandam muito bem.Comprei a minha TÉ lá com o Marcelo, o cara é muuuuito gente boa. Eles organizam muita coisa bacana e acredito que nós ,os usuários, precisamos incentivar empresas assim. Utilizando os serviços dos caras, e prestigiando na hora de trocas as motocas.
Andar de moto... um estado de espírito!!!
Ténéré 250 Azul!!!
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Re: Moto Clube Tenere
Como eles divulgam os passeios, não achei nada no site, só as fotos...
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Re: Moto Clube Tenere
Estive lá ontem (01/4) pra dar uma regulada na moto e não ví nada... acredito que vc tem que entrar em contato e ver com eles. Dá uma ligada lá...tel: 2066-8555.
Andar de moto... um estado de espírito!!!
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Re: Moto Clube Tenere
Ae @CORTELLINE,
Segue o link dos caras no facebook.
http://www.facebook.com/yamahafamilia?fref=ts" onclick="window.open(this.href);return false;
abs
Segue o link dos caras no facebook.
http://www.facebook.com/yamahafamilia?fref=ts" onclick="window.open(this.href);return false;
abs
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