Taxa de alcool na gasolina em 25% Tenere 250 prejudica?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
epaminondas anchieta
Visitante
Visitante

Taxa de alcool na gasolina em 25% Tenere 250 prejudica?

Mensagem por epaminondas anchieta » 17 Jan 2013, 18:42

Acabei de ler uma notícia no site da UOL informando que a ANP confirmou o aumento de etanol na gasolina de 20% para 25%, possivelmente já em abril de 2013. Dessa forma, gostaria de saber dos usuários deste site se isso prejudica ou não o motor da Tenere 250, já que este é a gasolina?
Grato, Junior.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Taxa de alcool na gasolina em 25% Tenere 250 prejudica?

Mensagem por diegonunes » 17 Jan 2013, 18:44

Nada.

O que é lamentável é a atitude do governo, apesar de ser fruto de um sistema que o povo mesmo apóia. Temos uma gasolina ruim é extremamente cara, e ainda o povo engole veículos flex, é o cúmulo.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Taxa de alcool na gasolina em 25% Tenere 250 prejudica?

Mensagem por kablack » 17 Jan 2013, 19:13

Reza a lenda que as Injeções Eletrônicas dos veículos nacionais são programadas para trabalhar com misturas de 18 a 25% de álcool nos veículos movidos somente à gasolina.

A mesma lenda diz que as peças que tem contato com o combustível tem tratamento químico contra a corrosão ocasionada pelo álcool presente na gasolina.

Tudo isso porque este percentual de álcool na gasolina pode ser alterado entre esses percentuais a qualquer tempo pela ANP em virtude da safra de cana de açúcar e preço internacional do etanol e açúcar (que são comodities...).

Trata-se de uma ferramenta de proteção do mercado interno contra a alta do etanol. (Dizem as más linguas de que se trata de uma ferramenta do governo para proteger os usineiros produtores de álcool, obrigando os consumidores de gasolina a consumir este combustível quando a safra for grande e/ou o preço internacional cair).

De qualquer modo ocorre um menor rendimento km/l, uma diminuição nos índices de poluição e menor carbonização no motor. ( Álcool é mais "limpo" que a gasolina).

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Taxa de alcool na gasolina em 25% Tenere 250 prejudica?

Mensagem por filipedonato » 17 Jan 2013, 21:46

Nem precisava aumentar pra 25%. Tem muito posto por aí que faz isso a muito tempo.

claybom
Visitante
Visitante

Re: Taxa de alcool na gasolina em 25% Tenere 250 prejudica?

Mensagem por claybom » 17 Jan 2013, 22:09

Nem, as peças são todas niqueladas. Toda injeção eletrônica é niquelada.
Eu acho muito importante o governo aumentar o percentual do álcool, no entanto, quanto mais álcool menor é o rendimento... apesar de subir a octanagem, abaixa a durabilidade da gasolina. Portanto, o absurdo, para mim, não é colocar álcool, é pagar quase 3 reais no litro de gasolina. :)

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Taxa de alcool na gasolina em 25% Tenere 250 prejudica?

Mensagem por kablack » 19 Jan 2013, 01:04

O governo alega que o aumento de álcool na mistura serve para reduzir o impacto do aumento previsto para breve na gasolina.

A lógica é de que se o álcool é mais barato, aumentando o percentual dele o preço da gasolina sobe menos. (Me engana que eu gosto!)

Na prática espero um aumento no preço do combustível e uma diminuição do seu rendimento. O que significa um duplo aumento!

Dizem que o Brasil não tem saída... Mentira! Eu mesmo conheço duas, Cumbica e Galeão! :gargalhada:
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Paranoico
Usuário
Usuário
Mensagens: 110
Registrado em: 13 Set 2012, 12:54
Cidade onde mora: Marília/SP

Re: Taxa de alcool na gasolina em 25% Tenere 250 prejudica?

Mensagem por Paranoico » 19 Jan 2013, 02:08

Por isso que só coloco aditivada de qualidade...

esse governo :mudo: a gente

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Taxa de alcool na gasolina em 25% Tenere 250 prejudica?

Mensagem por diegonunes » 19 Jan 2013, 12:37

Mudei meu conceito geral quando se trata de gasolina comum e aditivada no Brasil, achava que estaria fazendo alguma coisa pagando mais caro por uma aditivada, é tudo propaganda enganosa. Toda gasolina comercializada no país sai da refinaria sem carga de aditivos, dai cada distribuidora coloca a sua. Não existe nenhum controle rigoroso sobre isso (não existe fiscalização em relação aos componentes inseridos nesta carga), e o teste de qualidade de gasolina é bem restrito.

A gasolina aditivada mantem o sistema menos sujo, é verdade, e mantendo o motor menos sujo, ocorre queima melhor, menor perda de potência, menor consumo e como resultado, menor poluição e menos manutenção, o problema está na questão fraudulenta do produto.

Todas as motos e carros que abri ou vi abrir cabeçotes e corpo do acelerador pra limpar, minha/meu, de amigos e colegas, donos que usam somente gasolina aditivada, apresentavam os mesmo nível de carbonização e sujeira, ou seja, não houve a função prometida.

Num país decente, nos EUA por exemplo, é proibida a venda de gasolina comum, lá, só existe gasolina aditivada, isso evita que se venda gasolina comum como aditivada, por exemplo.

Hoje, só gasolina aditivada cujo o gerente do posto seja meu parente ou amigo, e olhe lá!
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

claybom
Visitante
Visitante

Re: Taxa de alcool na gasolina em 25% Tenere 250 prejudica?

Mensagem por claybom » 19 Jan 2013, 13:02

A parada é você comprar o aditivo e colocar um pouco no tanque antes de abastecer.
Editado pela última vez por kablack em 19 Jan 2013, 14:35, em um total de 1 vez.
Razão: Retirada citação da mensagem anterior.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Taxa de alcool na gasolina em 25% Tenere 250 prejudica?

Mensagem por diegonunes » 19 Jan 2013, 13:49

Tenho minhas dúvidas, esse vídeo aqui é bom:

http://www.youtube.com/watch?v=orfbPxStork" onclick="window.open(this.href);return false;
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Responder