Página 3 de 5

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Enviado: 24 Jan 2013, 15:43
por diegonunes
Estive analisando uma coisa aqui.

Vejam o diagrama da linha de combustível da XRE:

Imagem

Notem que existem três mangueiras que vão na bomba. Duas delas estão ligados ao tanque, sendo que uma delas possui o filtro no meio do caminho, a outra, que não possui o filtro é a mangueira de retorno.

A terceira mangueira, a maior, vai direto pro bico injetor.

Na nossa moto o sistema é diferente por se tratar de uma bomba interna ao tanque. O único local para instalar o filtro seria na mangueira de alta pressão, a que vai pro bico injetor.

Realmente não sei até ponto é interessante adaptar, haja visto aqui ali o sistema trabalha numa pressão constante de 250 kpa. Além de tudo, é preciso achar um filtro de combustível de tamanho razoável e que trabalhe sobre pressão, como nos carros.

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Enviado: 25 Jan 2013, 08:34
por Kakko
Ok...250Kpa é equivalente às bombas automotivas ( aproximadamente 2,5 bar ou 2,5 kgf/cm2).

O ideal é que houvesse um filtro ali.

Nos automóveis, geralmente, tem 3 filtragens:

1- O Pré-filtro no pé da bomba.(dentro do tanque)
2- O filtro intermediário ( fica entre a bomba e o sistema de injeção ) esse é o que deve ser trocado nas revisões.
3- E o filtro tipo micro-peneira no corpo do bico injetor.

Há pouco espaço para adaptação de um filtro entre bomba e corpo do bico. :thumbdown:

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Enviado: 25 Jan 2013, 08:54
por diegonunes
Exatamente!

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Enviado: 27 Jan 2013, 19:33
por diegopaul
meu irmão está usando um filtro da Bros injetada na Lander. Ele cortou a mangueira que vai pro bico injetor e colocou o filtro ali. Apenas prendeu a mangueira com duas abraçadeiras.
O tubo do filtro é um pouco mais grosso que a mangueira, então deu um pouco de trabalho pra encaixá-la. Mas já fazem uns 5 meses que ta rodando assim, sem problemas nem vazamentos.

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Enviado: 27 Jan 2013, 22:30
por kablack
Pessoal;

O Tópico diversificou.

Não estamos mais falando só da limpeza do sistema. Mas do sistema todo.

Logo, mudei o título do tópico de " LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc" para "SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc.

Abraços

Re: SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Enviado: 27 Jan 2013, 23:03
por kablack
Voltando...

Estranho isso de não ter filtro... A minha Burgman 400, que era carburada, mas tinha bomba de combustível, também não tinha filtro de gasolina.

O sistema dessas motos deve conter apenas o pré filtro na bomba de combustível...

Olhei o manual de serviço e de peças da Té250 e, em ambos, a bomba é tratada como peça interiça, sem identificação de filtro eventualmente existente, ou seja, se este pré filtro estiver lá, não está prevista sua troca ou limpeza.

Abraços

Re: SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Enviado: 27 Jan 2013, 23:20
por alexandrepalhynha
o filtro é muito mais necessario num sistema carburado de baixa pressão do que num sistema de alta como é o injetado. a sujeira tende a ir embora. mas com essa nossa gasolina, sempre acumula um pouco de borra em partes moveis, principalmente a borboleta ou orificios do bico injetor. dai a limpeza se faz necessaria.

Re: SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Enviado: 27 Jan 2013, 23:24
por kablack
alexandrepalhynha

Faz sentido.

Mas por que os automóveis injetados tem 3 filtros? (Pré filtro na bomba + filtro na linha (de manuntenção periódica inclusive) e filtro no próprio bico injetor)

Abraço

Edit: E por que a Honda Bros injetada tem filtro na linha?

Re: SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Enviado: 28 Jan 2013, 00:13
por kablack
Verifiquei o manual de serviços da Lead 110 agora e também só há o filtro incorporado na bomba de combustível dentro do tanque.

Na especificação de serviço do item a recomendação é de verificar o filtro da bomba e havendo qualquer anomalia trocar a bomba toda. Não há menção sobre limpeza. Apenas verificação e eventual troca do conjunto todo.

Na tabela de manutenção periódica existe a inspeção da linha de combustível. Novamente, sem menção a limpeza do filtro incorporado a bomba de combustível.

Abraços

Re: SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Enviado: 28 Jan 2013, 09:28
por alexandrepalhynha
é muito melhor e mais garantido para a montadora que voce troque o filtro ao invez de limpar certo?
o filtro existe pq a nossa gasolina é ruim. o armazenamento tbm. todo o processo permite que impurezas acabem contaminando o tanque e o combustivel. entao, se a montadora poe um filtro na linha de abastecimento, ela se garante (ao menos tenta) que vai manter o bom funcionamento, e se exime de culpa (em partes).
bom mesmo era ter uma moto com turbina em vez de motor ciclo otto. por exemplo, uma Y2K.... nao seria nada mau..... :rock: