SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
juscelino
Visitante
Visitante

SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Mensagem por juscelino » 10 Nov 2012, 12:10

Galera, já lie varios relatos de pessoas de que a tenere 250cc estava com uma otima media de consumo de combustivel. E depois que a moto passou pela revisão o consumo aumentou. No meu caso, só vou deixar mexer se a moto estiver falhando ou se estiver consumindo muito combustivel. Se a motoka estiver com uma otima media de consumo não vou deixar mexer. Para não embananar o meio de campo !!! :pdavida:
Editado pela última vez por kablack em 27 Jan 2013, 22:31, em um total de 1 vez.
Razão: Título Editado. Tópico expandiu o assunto.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Mensagem por diegonunes » 10 Nov 2012, 12:48

Sim, não tem porque "mexer" na moto boa, só precisa fazer as verificações rotineiras.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Mensagem por Fmm4100 » 10 Nov 2012, 14:33

O aumento do consumo coincide com a saída da fase de amaciamento, onde o povo torce mais o cabo para comemorar a "maioridade" da moto.

A minha está com 1700km e estou pilotando em modo "tiozão" para ter certeza se o problema sou eu ou a moto...
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Mensagem por alexandrepalhynha » 10 Nov 2012, 22:15

injeção eletronica foi desenvolvida para nao ter esses problemas. bico nao suja se usar gasolina boa. infelizmente a realidade aqui é gasosa ruim e por isso existe a famosa maquina de limpeza. pq ela limpa o residuo deixado pelas substancias adicionadas....
o consumo é ligado diretamente a marcha sendo usada e rotação do motor.
nao existe magica: use gasolina boa e o sistema nao suja. economia no posto é gasto na oficina depois.

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Mensagem por cassioxtz » 12 Nov 2012, 23:00

Bom pessoal, eu também nunca acreditei nessa de ter que limprar bico da injeção dessas motos. Desde que eu tinha Lander eu nunca fiz isso.

Um mecânico conhecido meu que trabalha na Yamaha me disse que tem que ser feita a limpeza do bico a cada 10.000km ou seja, tem que limpar.

Eu não acredito muito nisso, pois nunca tive problemas de consumo com moto injetada, moto injetada falhando, até mesmo porque eu só abasteço no mesmo posto.

Esses problemas acontecem mais com os proprietários que não estão nem ai em manter a manutenção da moto em da e/ou abastecem em qualquer posto.

Nas antigas 250 Yamaha, pelo menos Lander/Fazer e Té250 até 2012. No TBI vão 2 reparos pequenos que entopem com o tempo e precisam ser trocados, pois do contrário a moto fica ruim pra pegar, começa a dar estalos e estouros no escape que chega a sair labareda de fogo e na Lander antiga 2007 à 2008 que utiliza sistema de indução de ar também entope esse sistema que necessita de limpeza, só não sei de quanto e quanto tempo. No caso, sugiro verificar o manual de serviços dela. Sei de tudo disso, pois eu e meu pai já fizemos um RaioX dessas motos de tanto desmontarmos ela para manutenção. Tem casos que o coletor de admissão também apodrece por dentro de tanto residuo de combustível ali depositado. Tudo isso é fator de bastante tempo de uso sem limpeza.

abs,

:thumbup:
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
Brutal
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 168
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:45
Cidade onde mora: Bayeux/PB
Contato:

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Mensagem por Brutal » 23 Jan 2013, 09:07

Fiz este procedimento de forma preventiva, a moto está com 30k KM e quase 2 anos de uso. Procuro colocar boa gasolina, geralmente aditivada, mas nem sempre é possível. Mas o consumo dela na cidade, piorou um pouco e as vezes falhava ao ligar pela primeira vez no dia. Olha, o que foi que eu fiz:

*Descarbonização do Corpo de Injeção;
*Limpeza do Bico Injetor;
*Troca do Reparo do sensor híbrido;
*Troca da vela;
*Ajuste de folga das válvulas.

No total deu o prejuízo de R$150,00. Fiz o serviço na autorizada.

Mas jah notei diferença ao ligar hoje. Agora falta ver se alterou o consumo pra melhor. Qualquer melhoria ou não vou postar aqui.
Iôgo Teixeira
XTZ250Z néré

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Mensagem por diegonunes » 23 Jan 2013, 10:55

Tem gente que renega a limpeza e tem gente que adora limpar o bico, eu penso que é o tipo de coisa relativa.

Limpeza de bico é sim em alguns momentos necessária, e isso só é diagnosticado pelo teste de vazão. Se a vazão não está alterada, é sinal de que o bico não está sujo, isso é muito óbvio. Entretanto, como vivemos num mundo capitalista ao extremo, 99% das oficina não fazem o teste e já saem dizendo que o bendito tá sujo.

Pra mim não existe limpeza preventiva, isso é o mesmo que limpar o que está limpo. Se a moto não apresenta nenhum funcionamento anormal, é sinal de que está tudo bem.

Existem outros itens que realmente sujam com muito mais facilidade, como corpo do acelerador e filtro de ar, mas também existe seu grau de normalidade. Motores a combustão necessariamente são sujos.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Mensagem por Kakko » 23 Jan 2013, 11:31

Também penso assim.....se está bom...não é necessário fazer limpeza.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
dimassan
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 10 Ago 2011, 16:23
Cidade onde mora: Lauro de Freitas-BA
Contato:

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Mensagem por dimassan » 23 Jan 2013, 16:34

É verdade que a limpeza melhora alguma coisa na motoca

Paguei 75 dilmas (40 mao de obra + 20 K80 + 15 reparo da injeção) pela manutenção e a moto agora liga sem ficar forçando o motor de arranque. Coisa que acontecia antes da limpeza, ela demorava uns 3 segundos pro motor funcionar sobretudo quando o motor estava 100% em temperatura ambiente.
Agora não, basta 1 segundo apertando o botão do Start e o motor entra em funcionamento. :animadao:

Agora é interessante fazer num bom mecanico, eles testam o leque do jato de gasolina e tal...
Yamaha XTZ 250 Ténéré (Tzinha)
Sem Limites Moto Grupo

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRONICA DA TENERE 250cc

Mensagem por Kakko » 23 Jan 2013, 16:59

Uma coisa que tenho feito, é colocar gasolina Podium aas vezes....e já adicionei Bardahl aditivo para gasolina umas tres vezes.

Está com 32000 km...e pega na primeira :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder