Vibração do Motor.

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
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ADRIANORX
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Re: Vibração do Motor.

Mensagem por ADRIANORX » 16 Abr 2013, 10:30

Bem já tive, de cinco anos pra cá Falcon, Lander, Cb 300, Shadow, XT660,e agora Te250, que posso dizer, não quer vibração só tendo bicilindrica pra cima ou seja nas Big Trails, Bm 800, Te 1200, Transalp... mas aí já sabem 30 mil pra cima.
Abraço ADRIANORX

guilhermebjr
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Re: Vibração do Motor.

Mensagem por guilhermebjr » 19 Abr 2013, 09:34

Uma certa vez desmontei a roda traseira da Tornado que tinha, ela tem aquele cubo com aqueles amortecedores internos, a Ténéré 250 tem esse cubo também ?
Se ela não tem, como o pessoal disse que a 100km/h, apertando a embreagem ela para de vibrar, acho que este cubo traseiro amortecido faria muita diferença....

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Marcel Valim
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Re: Vibração do Motor.

Mensagem por Marcel Valim » 19 Abr 2013, 18:54

Não é bem isso Guilherme.
Aqueles coxins são para amortecer os trancos em acelerações e desacelerações. Essa vibração sentida é transmitida do motor para o quadro.
Eu tive uma Teneré e agora estou com uma Fazer 2011.
Coloquei na estrada esta semana e é a mesma coisa nas duas.
E olha que a Fazer tem os coxins na roda, mas não tem na mesa do guidão.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

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Re: Vibração do Motor.

Mensagem por guilhermebjr » 19 Abr 2013, 19:32

Marcel Valim escreveu:Não é bem isso Guilherme.
Aqueles coxins são para amortecer os trancos em acelerações e desacelerações. Essa vibração sentida é transmitida do motor para o quadro.
Eu tive uma Teneré e agora estou com uma Fazer 2011.
Coloquei na estrada esta semana e é a mesma coisa nas duas.
E olha que a Fazer tem os coxins na roda, mas não tem na mesa do guidão.
Entendo, mas então se eu acelerar ela parada na mesma RPM isso acontece também ?
Ou é só quando ela trabalha sob a carga da última marcha ?
Pesos na ponta o guidão como usado nas bikes será que ajudam a resolver o problema ?
Certa vez meu irmão mandou tornear em ferro mesmo um peso que ele perdeu da RF900 que ele tinha.
Estou muito a fim de comprar uma moto dessa, mas essas coisas me deixam um pouco preocupado, sendo que diariamente vou andar a velocidade de cruseiro com ela...

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Re: Vibração do Motor.

Mensagem por Kakko » 20 Abr 2013, 00:41

Pessoal..pelo que li nos depoimentos, e conversando com alguns,a vibração que o pessoal reclama, não é apenas o barulho do motor, e sim uma vibração que se extende para o quadro e toda a moto.

Já percebi que isso acontece em uma faixa de RPMS específica, e principalmente em uma determinada posição do acelerador .

Ex da situação : estrada...rampa suave velocidade entre 90 e 100 km/h ...começa a progredir a aceleração e digamos que em meio curso do acelerador começa a vibração.....se aliviar o acelerador ou acelerar mais, a trepidação desaparece.
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Re: Vibração do Motor.

Mensagem por CORTELLINE » 20 Abr 2013, 08:52

Eu não sinto essa vibração... Ontem peguei estrada e acionei a embreagem mas não senti diferença, mas em algumas situações de carga, ela vibração mesmo, mas nos meu caso, em raras situações
Yamaha Ténéré 250 azul (2012-2014)
Suzuki Burgman i125 preta (2011 até 2012)

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Re: Vibração do Motor.

Mensagem por lucacsm » 20 Abr 2013, 08:53

Marcel, o que está achando da Fazer? Tem muita diferença em relação ao desempenho, comparando com a Tenere? Dizem que a Fazer é bem confortável, é verdade??

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Re: Vibração do Motor.

Mensagem por Marcel Valim » 20 Abr 2013, 12:02

Srs. moderadores. Eu sei que é "off topic", mas vou postar a minha opinião. Depois, se acharem necessário, podem mover, por favor.
Sou suspeito de falar, afinal sempre se tem a tendência de puxar a brasa pra nossa sardinha, mas as duas são ótimas motos para a aquilo que se propõem.
Com relação ao desempenho eu tenho que tirar o chapeu pra Teneré, principalmente na estrada.
Fiz uma viagem de Campinas a Brasilia, num total de 951 Kms (só de ida), numa tocada só, parando apenas pra almoçar e abastecer. Foram 13 horas pilotando. Acompanhei duas motos customs de 600 e 1200 CCs (na verdade puxei o pelotão). A moto foi ótima. Poucos acreditam, mas a bolha da Teneré é decisiva. Digo isso porque coloquei a Fazer na estrada esta semana e consegui uma velocidade maior que a Teneré, porém o vento direto tenta levantar o capacete e incomoda muito. Na teneré não senti isso em momento nenhum, mesmo tendo feito a viagem no mês de agosto, conhecido como mês dos ventos.
A Fazer é mais fácil de pilotar na cidade. Leve, muda de trajetória muito mais fácil, tem freio mais preciso e parece ser mais mansa. Anda bem em 5ª marcha a 2.500 RPMs (a Teneré só depois dos 3.500 RPMs).
O consumo é exatamente o mesmo nas duas motos. O conforto parece igual nas duas, mas a Fazer sacode mais a traseira nos buracos, sem ser dura. Nem chega a incomodar. O barulho do motor existe nas duas, mas eu ouço mais o tec tec de máquina de costura na Fazer, enquanto os grilos comuns daquele problema que eu acredito ser batida de pino e não válvulas existe nas duas. Na Teneré ele era mais grave, talvez pela ressonância das capas do tanque de gasolina. Não tenho certeza disso.
Eu passei por uma Drag Star 650, logo depois de vender a Teneré. Não fiquei com a moto porque não se adequava ao o uso no dia a dia e, como meus planos de ficar com duas motos não pode se realizar, tive que voltar pra 250CC.
Por que eu não peguei outra Teneré? Simples. Eu estava muito incomodado com a altura dela e não queria uma Teneré rebaixada. Além disso, a Fazer de mesmo ano é mais barata e ágil no trânsito. Encontrei uma troca com preços justos (Fazer 2011 com 8.200 Kms, único dono) e não pensei duas vezes.
Se eu utilizasse a moto mais na estrada e já conhecesse a Fazer, iria de Teneré sem pestanejar. Acreditem. É muito mais moto na estrada.

O que gosto na Fazer: Agilidade, leveza, altura, autonomia, freios.
O que eu gosto na Teneré: Suspensão, iluminação, ergonomia, preço do seguro, autonomia.
O que eu mudaria na Teneré: Aros de alumínio, pneus mais pro estilo enduro e mais largos, o desenho do banco em relação à lateral da moto e a traseira que nunca me agradou muito
O que eu mudaria na Fazer: Guidão e mesa pretos (são prata), farol com foco melhor e o escapamento (o da versão anterior é muito mais bonito).
O que eu sinto falta na Fazer, comparando com a Teneré: maciez da suspensão e faróis (isso pro uso que eu faço)
Coloquei uma lâmpada motovision na Fazer, mas não notei diferença alguma. Apenas sou mais visto.

Muitos reclamam dos freios da Teneré, mas eu acho que eles são suficientes para a proposta da moto.
A fazer tem freios mais sensíveis, mas a forma de pilotagem também é outra.
A aferição do marcador de combustível na Teneré incomoda muita gente. Não pelas variações dele em relação à posição da moto, mas pela reserva que começa a piscar com 4,5 litros no tanque.
Na Fazer isso também acontece, mas ela pisca com 7 litros na reserva. Um dia ainda tiro a bóia pra acertar isso.

É isso. Avalie o uso e opte por uma ou outra, se gosta de Yamahas, é claro.
Eu nem opino sobre as Hondas porque nenhum modelo me agrada e, como nunca tive nenhuma nessas categorias, não posso falar nada sobre conforto, dirigibilidade, ergonomia, etc.
Um abraço.
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Re: Vibração do Motor.

Mensagem por BruceD » 20 Abr 2013, 13:15

O que o Kakko falou a respeito da faixa de rotação que a vibração ocorre é real, se acelerar acima ela para, mas não dá pra rodar confortavelmente com o motor berrando...



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Re: Vibração do Motor.

Mensagem por Radames Aragon » 16 Set 2013, 22:24

Vish, li todos os posts mas tb fiquei na dúvida, pq essa vibração?

No meu caso eu não sentia essa vibração, fiz umas 2 viagens sem contar o dia-a-dia e a moto parecia muito suave, usava qualquer calçado. Depois da revisão de 20km e uma pequena batida frontal - e mais alguns off-roads, a moto agora apresenta uma vibração tão intensa em todo o quadro q a sola dos meus pés doem, mal consigo usar um sapato comum sem incomodar e as mãos vão ficando dormentes e doendo!

Já levei no mecânico e pedi pra ver todos os parafusos, a relaçao, e já foram trocados (por desgaste): rolamentos da roda traseira, buchas do link, reparo da roda dianteira, pastilha do freio dianteiro (essa me causava outro problema, off-topic, e melhorou com a marca Fischer), e nada.

Daqui a pouco vou pedir pra trocar o óleo do motor e ver o óleo da suspensão dianteira, mas o mecânico tb acha q é normal da moto... Embora eu sinto q não era assim e ficou!

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