Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Mensagem por alexandrepalhynha » 02 Out 2012, 14:31

abs nao serve pra nada numa motoque nao consegue travar o freio pois ele eh feito justamente p evitar o travamento. o primeiro passo eh melhorar o freio com um disco maior ou pinca mais forte.

Avatar do usuário
iranrl
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 64
Registrado em: 05 Mai 2011, 18:32

Re: Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Mensagem por iranrl » 02 Out 2012, 14:38

Não fui radical, troquei apenas os flexíveis, não mudou muito mas melhorou, isso já foi motivo de discussão minha com outros membros do fórum que insistem em dizer que os freios são bons, são horríveis para não categorizar como “ridículos” me nego a comprar uma moto zero por quase 13k e ter que mexer nos freios ou ouvir que não podemos comparar os freios com a Tornado, D Tracker ou XRE que são excelentes mesmo sem ABS, que e só passar um bucha de lavar lousa nos discos etc........

Os freios me fizeram desanimar da moto e no inicio do ano estarei trocando.

Sobre o tópico, acho que o lmonteso respondeu só descordo da ordem, trocaria o flexível seguidos de pastilha e discos, digo isso por ordem de dificuldade.

gusmao phl
Visitante
Visitante

Re: Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Mensagem por gusmao phl » 02 Out 2012, 17:06

bom no meu caso como "esmirilho a pastilha" uso urbando e muito RL ,troco de 2000 km a 3000 km a dianteira a traseira com 6000 ..


quando vejo o nivel do oleo "perto do guidão" fez aquela bolha PROXIMO do nivel (low) baixo vou lá e troco !! pastilha é barata caro é o disco....

as marcas:

a COBREQ (original de linha) ta custando R$14,80 e da vaz da R$7,00 mas anda em falta...(distribuidora de peças...)

a VAZ (paralela) é bem mais macia e dura menos mas eu gosto mais dela pra dar RL...

a FABREQ não uso pq muuuuuito dura quando vc trocar o disco ainda vai ter pastilha...rsrsrsr aconteceu com minha xtz 125

a FISCHER começei a usala na traseira e NÃO RECOMENDO ,alem de ter pago um absurdo R$49,90,achei muito dura e AQUELES PIGMENTOS METALICOS que só ela tem as vezes fazem barulho como se estivessem arranhando algo ...é horrivel...

conclusão o melhor acaba sendo a cobreq...

obs: a pastilha dianteira é a mesma da xtz125 nela durava mais que o dobro...(lógico:)

Hyoshy
Visitante
Visitante

Re: Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Mensagem por Hyoshy » 03 Out 2012, 09:22

Nunca tive moto com freio a disco traseiro, a minha Té250 devo pegar amanhã.
Posto aqui o que achei dos freios.
Mas de início, até mesmo na minha primeira moto, o freio era bastante borrachudo quando peguei, em umas 2 ou 3 semanas já estava bem assentado e muito eficiente. Me livrou de alguns acidentes que se eu estivesse com freio a tambor, com certeza teria colidido.

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Mensagem por kablack » 03 Out 2012, 10:16

As "soluções" são:

Trocar as Pastilhas:
http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=27&t=250" onclick="window.open(this.href);return false;

Trocar o disco dianteiro:
http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=27&t=1763" onclick="window.open(this.href);return false;

Trocar os flexíveis originais por Aeroquip:
http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=28&t=324" onclick="window.open(this.href);return false;
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
fernandolunkes
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 05 Abr 2012, 16:51
Cidade onde mora: Formosa do Sul - SC

Re: Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Mensagem por fernandolunkes » 06 Out 2012, 17:22

vendo tudo o que foi escrito no tenereclub sobre isso, aumentar o disco melhora mas não fica 100%, pastilhas, aerokip, nada ajuda, continua borrachudo, então, eu penso, me baseando que o disco de frio original da tornado é mais ou menos do mesmo tamanho da te 250, a única coisa que tem problema no freio da Ténéré 250 é o esqueminha das pinças, não sei como se chama, a parte que pressiona as pastilhas contra o disco. É a única coisa que sobrou pra trocar e resolver o problema que ninguém aqui fez, se fosse pegar o da tornado, e instalar, tenho certeza que irá resolver totalemnte o problema de freio borrachudo.

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Mensagem por ghamauricio » 08 Out 2012, 08:26

Sim Fernando, só que trocar pinça já é uma dor de cabeça bem maior.
O encaixe no garfo, pra começar, já é diferente.

Abraço!

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Mensagem por Marcel Valim » 08 Out 2012, 08:52

Falta um item ai que também ajudaria e muito na frenagem. O cilindro mestre, que fica no guidão, junto com o reservatório de fluido.
Se for um pouco maior ele dá muito mais capacidade de frenagem.
Por mim não precisa. Não vejo o freio da tenere como fraco. Todas as vezes que precisei a moto parou de forma satisfatória, tendo uma quase travada de roda dianteira numa situação de aperto.
Claro que também penso num Discão, mas é puro capricho.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Mensagem por diegonunes » 08 Out 2012, 10:45

Quando tive as Fazer 250cc, o pessoal criticava os freios da menina, também nunca achei ruim.

É verdade que o freio dela não é tão voraz quanto o freio da CB 300, mas é de longe uma porcaria.

Creio que o maior fator é capacidade da pinça mesmo.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

fellipe.rog
Visitante
Visitante

Re: Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Mensagem por fellipe.rog » 12 Out 2012, 02:43

um discão frontal ficaria lindão!!!hehehehe

Responder