Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
murrins
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 74
Registrado em: 28 Set 2012, 20:31
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Mensagem por murrins » 28 Set 2012, 21:32

Eu já tive 3 lander's e estou na minha segunda teneré 250.
Pesquisei aqui no site um tópico sobre o fraco desempenho do freio dianteiro da teneré 250 (o mesmo da lander).
Ele é muito perigoso, é praticamente um freio ABS de pobre, pois não trava nem a pau.

Alguém tem a mesma critica no site? Alguém trocou o flexível por um do tipo aeroquip? Ficou bom?
O freio da zt660z é tão forte que chega a ser perigoso, o freio da neo é espetacular, assim como o do fazer.

Por que a Yamaha não arruma isso, não ter aro de alumínio até vai, mas não ter freio bom é o cumulo. :pdavida: :pdavida: :pdavida:

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Mensagem por ghamauricio » 29 Set 2012, 01:29

Sinceramente... Eu já travei o freio da frente na chuva. É a coisa mais fácil que tem, e não é necessário muito esforço. O que ao meu ver significa que o limite do pneu está próximo, e que não adianta melhorar o freio.


Mas se o sr. quer muito melhorar o freio, o sr. pode optar por um disco da Powerbrakes. Isso já melhora bastante. Se o sr. achar que não é suficiente, pode usar pastilhas Vesrah (uma grana e duram pouco, mas freiam muito mais). Se preferir, pode trocar o flexível como segunda opção. Mas a primeira é trocar o disco!

Boa sorte! Abraço!

Potter08
Visitante
Visitante

Re: Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Mensagem por Potter08 » 30 Set 2012, 02:14

Teve um cara aqui no fórum que colocou Aeroquips e relatou melhoras significativas.
Esse será uma dos itens que colocarei na minha T acho q fica bom. E depois trocar os discos e pastilhas se não me agradarem ainda :risadinha: .http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... gratis-_JM

Avatar do usuário
lmonteso
Participativo
Participativo
Mensagens: 422
Registrado em: 10 Jul 2012, 01:40
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Barra da Tijuca

Re: Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Mensagem por lmonteso » 30 Set 2012, 20:39

Acho que a conclusão que chegaram foi:

1- trocar disco dianteiro (powerbreak)
2- trocar pastilha (vasrah)
3- aeroquip

baseado na interpretação da opinião dos usuários daquele tópico.

Agora uma pergunta... Quando que travar a roda significa que o freio é bom?

Penso que seja exatamente o oposto!!! Se vc trava, vc desliza pelo asfalto, daí vc vira passageiro. Tsnto é que vc não deve freiar mto forte no início. Vc deve ir apertando aos poucos a manete.

Abs
----------------------------------------------------

Luiz Monteso

Street Scrambler 900 preta - 2018
F800GS cinza - 2012
G650GS branca - 2012
Tenere 250 Branca - 2011
Tornado 250 Preta - 2005
Biz 100 Verde - 2003

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Mensagem por ghamauricio » 01 Out 2012, 09:23

Sim, você deve ir apertando a manete gradualmente pra que haja transferência de peso para a roda da frente, aumentando a sua aderência.
Se você alicata de uma vez, a roda trava pois não há peso suficiente para manter a aderência necessária.

Se você faz tudo direitinho e ainda assim o pneu trava, significa que se você aumentar o poder de frenagem você estará aumentando desnecessariamente o risco de uma derrapagem.

Em momento algum eu disse que era bom o pneu travar, o que eu disse foi que ao meu ver significa que o limite [de aderência] do pneu está próximo, ou seja, que é desnecessário aumentar o poder de frenagem.

Abraço

Avatar do usuário
lmonteso
Participativo
Participativo
Mensagens: 422
Registrado em: 10 Jul 2012, 01:40
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Barra da Tijuca

Re: Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Mensagem por lmonteso » 01 Out 2012, 11:38

Maurício, não falei sobre a sua msg não. Foi o Murrins que disse "Ele é muito perigoso, é praticamente um freio ABS de pobre, pois não trava nem a pau."

A boa não é travar.

Ao meu entender, quem para moto nao eh o atrito da borracha no chao e sim o atrito da pastilha com o disco. Posso estar errado. É relevante dizer que deverá haver carga no pneu (transferir o peso para a dianteira freiando devagar), sem esta carga, ele vai travar.
----------------------------------------------------

Luiz Monteso

Street Scrambler 900 preta - 2018
F800GS cinza - 2012
G650GS branca - 2012
Tenere 250 Branca - 2011
Tornado 250 Preta - 2005
Biz 100 Verde - 2003

Avatar do usuário
murrins
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 74
Registrado em: 28 Set 2012, 20:31
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Mensagem por murrins » 01 Out 2012, 13:00

Claro que travar não é bom. Cabe ao piloto dosar isso na frenagem, quando eu disse que ela não trava é porque não tem força para isso.

anderson mendes
Visitante
Visitante

Re: Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Mensagem por anderson mendes » 01 Out 2012, 17:27

A combinação freio motor e o uso simultâneo do freio dianteiro e traseiro melhora e muito no desempenho (mesmo ainda deixando a desejar).
O uso irregular dos freios é comum, normalmente não temos o hábito de acionar os dois, o desgaste prematuro e desproporcional entre as pastilhas pode ser um dos sintomas.

Segundo o Doug (um dos admins do fórum),a troca do disco por um powerbrakes melhorou significativamente o desempenho dos freios, ja outro usuario disse que a substituição por flexiciveis do tipo AEROQUIP não tem melhora representaviva, e a troca das pastilhas por modelos mais macios ajuda, mais pode se tornar inviavel financeiramente em função do desgaste acelerado e valor acima da média como o caso da "vesrah" ( não sei se é assim q escreve).


:offtopic:

Mas vamos e venhamos, faltou um abs....


Abraço

:urrruuu:

Avatar do usuário
Jonathan
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 607
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:02
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Re: Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Mensagem por Jonathan » 02 Out 2012, 00:24

Qnd tive uma t250 coloquei um aeroquip na frente e houve melhora, mas acho q um disco maior traria um ganho maior ainda.
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
...

Hyoshy
Visitante
Visitante

Re: Freios. Qual a melhor solução para o fraco desempenho?

Mensagem por Hyoshy » 02 Out 2012, 10:11

Pra quem tiver um poucos mais de experiencia com mecânica e as ferramentas corretas, vale a pena desmontar o freio (parte da pinça e pastilha), e verificar se as pastilhas não estão espelhadas (lisas, sem aderência, com aspecto bem metálico), esse é um dos motivos mais comuns da ineficiência dos freios.
Caso estejam com esse aspecto, aconselho pegar uma lixa, não muito grossa, e remover essa camada metálica da pastilha, até que ela volte a cor normal, mais escurecida. Só esse procedimento já ajuda bastante nas frenagens.
Se ao verificar que as pastilhas não estão com espelhamento, o ideal seria substituir por pastilhas novas. Não sei a marca da pastilha usada pela Yamaha, mas aconselho as pastilhas COBREQ, que são de ótima qualidade e duráveis.
Lembrando que quando a moto está nova, é necessário esperar o assentamento das pastilhas para obter uma melhor eficiência dos freios.

Responder