Vento Lateral - Relato

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Frederico
Visitante
Visitante

Vento Lateral - Relato

Mensagem por Frederico » 24 Set 2012, 15:44

Então galera. Fiz uma viagem muito legal com um amigo meu. Ele tem uma Kawasaki er-6n e eu uma Tenere 250. Saímos de São Leopoldo/RS e fomos até o Chuí/RS. Ida e volta totalizaram 1100 Km feitos em uma sexta (14/09) e um sábado (15/09).
A ida (sexta) foi sem problemas. Parávamos a cada 1h ao longo das intermináveis retas. A Tezinha se comportou bem. Ultrapassávamos carros e caminhões sem problemas (inclusive fiquei impressionado com a retomada da Tezinha na faixa de 90 até 120 Km/h). No sábado de manhã fizemos algumas compras nos conhecidos Freeshops no Uruguai. Coloquei no meu alforje da Texx um Barril da Cerveja Paulaner 5 litros (hehe, sim, trouxe um barril de cerveja na moto), um Johnie Walker Blacklabel, um Jack Daniel de 500 ml e outras coisinhas que não agregaram muito volume nem peso. Claro que o alforje estava bem preso além de colocar mais duas redes elásticas prendendo o alforje para garantir a fatura.

Sabíamos que iria chover durante o final da tarde de sábado e durante todo o domingo. Desta forma, saímos ao meio dia do Chuí ainda com tempo bom. Quando passávamos por Rio Grande, faltando ainda uns 300 Km para chegarmos novamente em São Leopoldo, o mundo começou a desabar. A chuva chegou antes que o esperado e como sabíamos que a partir daí o tempo só iria piorar, seguimos adiante. Quando passávamos por Pelotas, em algumas regiões de campo aberto, planas e com a estrada quase sem curvas começou a ventar muito. Era um vento lateral muito forte. Andávamos a uns 100 Km/h quando a primeira rajada chegou. Tive que inclinar o corpo como se estivesse fazendo uma curva para a esquerda para manter a moto andando reto! A partir daí houve rajadas curtas que faziam a moto ficar bem instável. Chegou um momento que eu parei para ver se não havia algum pneu murcho ou coisa do tipo para explicar tamanha instabilidade. Andei mais um pouco e mais uma vez aconteceu uma rajada que desta vez me empurrou para o acostamento (que perigo!). A partir daí baixamos a velocidade até pararmos em um posto. A partir daí o vento acalmou, mas a chuva nem tanto.

O mais chato de tudo é que o meu amigo com a Kawasaki não teve problemas com o vento como eu tive: peso maior (200 Kg + carga) e centro de gravidade mais baixo enquanto eu com a tezinha passava por apuros: moto mais leve (155 Kg + carga) e centro de gravidade mais alto. Creio que a posição exata do centro de gravaidade de cada modelo de moto deveria ser declarado pelos fabricantes com mais exatidão. Alguém sabe de algum comparativo sobre isso?

Grande Abraço!

sidneyt
Visitante
Visitante

Re: Vento Lateral - Relato

Mensagem por sidneyt » 25 Set 2012, 11:09

Bom Dia Frederico, não tem como fazer a comparação com a Kawasaki, moto projetada para maiores velocidades; além de nossas té serem motos altas, relativamente maneira, a sua ainda tinha os alforges que contribuem para desestabilizar a moto durante uma forte ventania. Antes da té tive uma xt 600 e quando batia um vento muito forte na lateral ela também ficava instável, principalmente quando estava com um Bauleto de 45lt.

Abraços,
Sidneyt

Nelson S
Visitante
Visitante

Re: Vento Lateral - Relato

Mensagem por Nelson S » 25 Set 2012, 22:16

É assim mesmo, com a Lander é a mesma coisa, vento lateral é uma verdadeira tortura hehehe, motos altas e leves a ação do vento é maior mesmo.
abs.
Nelson

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Vento Lateral - Relato

Mensagem por barraforte » 25 Set 2012, 22:31

Fazendo aqui um comparativo meio besta, mas com uma CG seria impossível se aventurar. Já é complicado ultrapassar caminhões, eles te sugam, tudo isso por ser uma motoca leve, apesar de não ser tão alta.

Primeiro pelo peso da moto, e segundo, que ao olhar a silhueta (não veja tanto o centro de gravidade) das duas motos, é fácil perceber que a Ténéré além de mais alta, deixa o piloto mais ereto, e isso ajuda e muito para a ação do vento, enquanto na ER favorece uma posição mais deitada, moto e piloto formam um bloco só.


Tem que tomar muito cuidado ao compensar o vento lateral, quando ele para subitamente, você ainda estará compensando, e ai, pode te levar para a faixa contrária.

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Geovane_Sta Cruz
Visitante
Visitante

Re: Vento Lateral - Relato

Mensagem por Geovane_Sta Cruz » 25 Set 2012, 22:43

Prezado, nesta mesma data me dirigi daqui de Santa Cruz do Sul em direção à Carlos Barbosa, Barão e Salvador do Sul com a Té 660. No retorno, à tarde, por volta das 16h, pela RST 453 (Rota do Sol) peguei bastante rajadas de vento. De fato a Té sentiu a ventania. A alternativa foi reduzir em descer a serra em torno de 70 Km/h. Estava sem alforges, apenas uma malinha traseira. Fazer o que.

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Vento Lateral - Relato

Mensagem por alexandrepalhynha » 25 Set 2012, 22:52

vento forte derruba as grandes speed tambem, se o cara for novato. afeta menos a moto mas ela está normalmente andando rapido entao a trajetoria final altera bastante. inclusive me passaram na estrada e depois encontrei os mesmos tirando uma do meio do mato, estrada aberta, rajadas a toda hora. eu estava de custom pesada e baixinha, nao andava mas nao parava hehe.
vento vira ate carretas carregadas. voces ai no RS que o digam, como que chama o tal vento dos pampas? minuano?

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Vento Lateral - Relato

Mensagem por Kakko » 26 Set 2012, 08:37

Pelo que já presenciei e senti...os ventos laterais afetam qualquer tipo de moto.

Claro que quanto maior for a área de exposição, maior será a força ( efeito vela ).

Já viram caminhões tipo baú tombar por causa dos ventos ?? É comum acontecer .

No caso das motos, o ideal é reduzir a velocidade, e compensar na direção.....ou ainda parar e esperar melhorar.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Frederico
Visitante
Visitante

Re: Vento Lateral - Relato

Mensagem por Frederico » 26 Set 2012, 10:20

Valeu pelos comentários pessoal!

Pelo que vejo dos comentários a questão do vento lateral é inerente ao estilo da Tenere 250 e muitas outras inclusive de maior cilindrada (como comentou o Geovane de Santa Cruz). C'est la Vie!

Creio que a silhueta (como comentou o Barraforte) também é muito importante. No caso seria melhor ter alforjes laterais ao invés do central (em cima do banco) pos assim a silhueta diminue, diminuindo assim a area de ataque do vento.

Só resta mesmo é reduzir a velocidade (ou parar) e esperar passar.


Abraço,
Fred

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Vento Lateral - Relato

Mensagem por kablack » 26 Set 2012, 10:29

Assim? :D :D :D


"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Vento Lateral - Relato

Mensagem por kablack » 26 Set 2012, 10:30

http://www.youtube.com/watch?v=6r3oV1SLGYQ" onclick="window.open(this.href);return false;
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Responder