Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Mensagem por Marcel Valim » 29 Ago 2012, 07:30

A moto até tem baixo torque até os 4.000 RPMs, mas isso é aceitável, já que a curva de torque não é plana e tem-se que escolher onde ele aparecerá, porque num motor de 250cc não dá pra ter torque em todas as rotações.
Mas discordo da colocação sobre ela parecer que vai explodir na estrada, acima de 7.000RPMs.
Eu acabei de chegar de uma viagem Campinas/Brasilia com 951 Kms de ida e outros tantos de volta.
Primeiramente vocês devem ter consciência de que não estão sobre uma Bigtrail/Custom/esportiva, logo a proposta tem que ser avaliada como uma 250.
No começo dá medo de acelerar porque parece que é muito mal andar acima de 7.000RPMs, mas é a faixa útil dela e depois de algum tempo dá pra começar a explorar giros mais altos. Andando na média das rodovias ela vai a 7.500 RPMs/105 a 110Kms por hora. Todas as vezes, sem exceção, que eu precisei sair de 110KM/h e fazer uma ultraparragem, ainda que em subida, a moto respondeu prontamente ao acelerador e não passei nenhum sufoco. Cheguei a 132 Kms/h em alguns momentos. Em momento algum precisei da faixa vermelha do RPM.
Eu estava sózinho na moto, com bauleto carregado e uma mochila também carregada. A viagem foi feita em um dia, direto, só parando para abastecimentos e refeição (uma), num total de 12 horas de ida e outras 12 de volta, com o motor rodando entre 7.000 e 9.000 RPMs. Muito vento contra, estradas ruins, duas custons puxando o rítimo e não passei vergonha. Este motor voltou exatamente com o mesmo barulho que estava quando sai de casa. O único problema voi um vazamento na junta da camisa, que será resolvido como garantia extendida, mas sequer baixou o nível de óleo. Ela fez a pior média de 24/L e a melhor de 28,5/L, mas repito, o vento estava insuportável. A Shadow 600 fez 17/L e a HD 1200 fez 19/L. Uma perdeu parafusos e a outra bebeu quase um litro de óleo. Ponto negativo apenas para o banco duro, mas 12 horas sentado faz muita diferença, até numa poltrona do papai.
Diante dessa experiência, digo confortávelmente que ela é uma ótima 250CC. Se quiserem melhor desempenho, busquem uma moto de maior cilindrada, porém vão ter que ter consciência de que acima de 120Km/h não é nada confortável viajar, a não ser que seja uma moto carenada.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

mgarcia
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 20 Jun 2012, 19:38
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo

Re: Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Mensagem por mgarcia » 29 Ago 2012, 08:03

LoboBH

é fato o "tomar pau de biz" Não que eu estava apostando uma corrida mas o cara me passou ele a 120 e eu a 80 e eu tentei acompanhar e n deu . A Tezinha para em 115km/h (isso pra eu n deixar o motor explodir) e a bizinha foi embora a mais de 120km/h - n sei em que rotação estava o motor da biz mas com certeza logo ia cuspir peças pelo escapamento.

Com as opniões do pessoal concordo que o motor da Tezinha é bom mas não caiu bem nessa configuração de moto. Na FAZER o rendimento se torna melhor pelo diametro da roda e relação final.

Sei muito bem das limitações de um motor 250cc. mas olhem só: Eu tinha uma Intruder 250cc ano 1998, andava passeando a 2000RPM e ela n reclamava. n dava um tranco se quer na roda. O torque máximo aparecia em 3500 RPM. Ou seja um motor de mesma CC porem muito antigo e limitado mas de comportamento diferente que favorecia o conforto no funcionamento. A velocidade maxima da intruder era de 120/130km/h a 7000RPM/7500RPM

So estou com receio de pegar uma moto de maior valor e rendimento pois aqui em SP ta impossivel ter uma moto de tanto roubo e mortes que está acontecendo.

Avatar do usuário
Doug
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Abr 2011, 11:48
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: Guarulhos

Re: Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Mensagem por Doug » 29 Ago 2012, 08:56

Eu também começo a sentir falta de motor na hora de pegar rodovia, mas fazer o que né, o preço de motos no Brasil é um roubo.
O segredo para andar com a Tezinha é ter paciência. Não adianta ter pressa senão vai se frustrar mesmo, afinal é uma 250.

Com relação a esses soquinhos que a moto dá em baixa rotação, somem por completo colocando vela de iridium.

Avatar do usuário
SPinheiro
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 17 Jun 2012, 23:48
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Mensagem por SPinheiro » 29 Ago 2012, 09:20

Nenhum usuário pode dizer que está totalmente satisfeito com sua moto (seja de que marca/modelo/cilindrada for) adquirida no Brasil. Por melhor que seja a moto sempre estaremos pagando pelo menos 2 x mais do que ela realmente vale. :pdavida:
Mais que simples meio de transporte: filosofia de vida.

Avatar do usuário
anderson.druszcz
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 91
Registrado em: 17 Abr 2012, 15:23
Cidade onde mora: curitiba/PR
Localização: CURITIBA, PARANÁ

Re: Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Mensagem por anderson.druszcz » 29 Ago 2012, 09:34

Me desculpe mas 2000 RPM.....na minha esse é o giro de marcha lenta!!! Outra coisa tomar pau de biz, ja vi algumas CGs que me deram trabalho mas tomar pau nunca. O motor é barulhento mas é uma caracteristica, inclusive as melhores medias de consumo que consegui na minha teneré foi anda na faixa dos 7000RPM....
Andei junto com amigos de CG e Cb300 enquanto as duas marcavam 140 no painel a teneré marcava 130.
O funcionamento do motor poderia ser melhor sim com um escalonamento parecido com o da lander X.....mas não é vergonhoso.....
Editado pela última vez por kablack em 30 Ago 2012, 08:43, em um total de 1 vez.
Razão: Editado pela moderação.

mgarcia
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 20 Jun 2012, 19:38
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo

Re: Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Mensagem por mgarcia » 29 Ago 2012, 10:15

Quem dera a NC700 custasse pelo menos parecido com que custa la na europa. La ela sai por R$18,000,00 aqui no brasil R$32,000,00

Seguro para Europa inteira 300 EUROS

BRASIL R$6000,00 com perfil

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Mensagem por Kakko » 29 Ago 2012, 10:35

:joinha:
Editado pela última vez por Kakko em 30 Ago 2012, 08:50, em um total de 1 vez.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
cassio
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 82
Registrado em: 05 Abr 2012, 00:54
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Mensagem por cassio » 29 Ago 2012, 11:15

Eu acho o motor 250 da Yamaha honesto e gosto do custo x benefício da Ténéré. Consumo médio de 30km/l, baixa manutenção e uma autonomia de mais de 400km com um tanque, isso não é pouca coisa não. Se quiser perder isso, compra uma motoca de cilindrada maior e vai brincar de passar Honda Biz na rodovia, porque na cidade e no bolso vai continuar levando pau. Acho que quem anda na maciota com a Ténéré e força o motor quando tem que forçar, sabe que tem uma máquina razoável nas mãos, tanto na estrada quanto na cidade. Não tem a ligeireza de uma CG, nem o conforto nem a força de uma 660. É uma moto de baixa cilindrada, a preço mediano, que cumpre bem a sua proposta. Na mesma faixa de preço, para quem quer velocidade final, acho que teria que comprar a ninjinha, e para quem quer melhor conforto, talvez a Mirage 250 (não conheço, mas parece bem confortável), motos com propostas diferentes.

Além disso, as estradas aqui de Minas são uma merda. Raramente eu passo de 110km/h de carro e nunca andei acima disso na Ténéré, mesmo porque ela não me pareceu nem confortável nem segura acima de 115km/h. Acho que para ir além com a Ténéré, a 120, 130, a moto teria que ser um pouco mais pesada, com freios e pneus melhores.
Is there anybody out there?

Beto
Visitante
Visitante

Re: Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Mensagem por Beto » 29 Ago 2012, 11:26

Mas q estoria sem pé nem cabeça.

Vc estava a 80km e o cara te passou a 120km (conseguiu ver?).
Depois vc acelera somente a 115km e diz q o motor eh ruim?
Se o cara tava a 120 pra q vc acelerou soh ateh 115?
Editado pela última vez por kablack em 30 Ago 2012, 08:43, em um total de 1 vez.
Razão: Editado pela moderação.

Avatar do usuário
Teco Nunes
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 17 Abr 2012, 16:01
Cidade onde mora: ibirite/mg

Re: Gostei muito da Tezinha mas o motor é vergonhoso -

Mensagem por Teco Nunes » 29 Ago 2012, 11:45

Vc vai me desculpar amigo, mais toma pau de Biz 125? Não tem como. Nem eu quando tinha uma YBR 125 2005 comida(comprei usada) não tomava pau de outras 125, a minha Ténéré quando eu viagei nela chegou facil aos 125 km/h com garupa e 135 km/h sozinho(não deu mais pois acabou a reta) e a Té dando coice? Estranho, eu ando, tem vez, a 2000 a 3000 giro a 40 km/h ou menos, ela anda macia, a injeção eletronica não deixa a moto dar coice, ela injeta o suficiente pro motor funcionar bem, carburador eu sei que da muito coice na baixa, pede pra um mecanico olhar a sua injeção pra ver se ta tudo ok, ou pode ser a gasolina que vc usa, o unico problema que esse motor apresenta(pesquisei muito na internet) e o barulho e a vibração acima dos 100 km/h, no resto ele e otimo.
Editado pela última vez por kablack em 30 Ago 2012, 08:45, em um total de 1 vez.
Razão: Editado pela moderação.

Trancado