TÉNÉRÉ PUXANDO PARA A DIREITA

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Taciano
Novato+
Novato+
Mensagens: 37
Registrado em: 19 Abr 2014, 15:48
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: TÉNÉRÉ PUXANDO PARA A DIREITA

Mensagem por Taciano » 09 Out 2014, 22:03

vdfritz escreveu:a minha puxava um pouco pra direita desde 0, a uns meses atras resolveu parar de puxar kkk apenas nao me importei muito, era pouca coisa e soh perceptivel quando tirava as maos do guidao

as vezes ela tem balancado o guidao tambem ao soltar as maos, como se fosse aquelo que acontece em motos de alta cilindrada que nao lembro o nome, mas minha suspeita eh pneu dianteiro ficando quadrado, pois a calibragem do pneu dianteiro esta influenciando nisso
Cara, já passei por isso em outras motos que tive, isso do guidão tremer ao soltar as mãos, no meu caso era caixa de direção com muita folga.(Pode ser o seu caso.)
Isso de puxar de uma vez em velocidade, já vi chamando de "shimmy" ou que ao moto "shimmou" que muitas vezes se o cara não tiver esperto vai msm pro chão.
Titan ES Prata 2000
Twister Preta 2004
Twister Prata 2005
Ténéré 250 CINZA

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: TÉNÉRÉ PUXANDO PARA A DIREITA

Mensagem por vdfritz » 09 Out 2014, 22:16

ish faz sentido ser caixa de direcao, ela ja tomou uns 3 ou 4 tombos parada, vou mandar ver isso qq dia desses, tenso

rafavasconi
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Jun 2015, 18:24
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: TÉNÉRÉ PUXANDO PARA A DIREITA

Mensagem por rafavasconi » 07 Ago 2015, 17:08

Opa pessoal, o tópico é antigo, mas agora com a Te 2016...
Achei o tópico pq tive uma Fazer antes e quando eu estava com o baú e eu soltava o guidão, ela balançava toda a frente(shimava como disseram em outra página...), mas sem o baú andava retinha, cheguei a balancear, trocar os pneus pra ver esse problema, mas era pelo peso do baú...
Esperava pegar a nova moto e estar com o alinhamento em 100%, mas ao soltar o guidão ela puxa pra direita também, igual ao do pessoal.
Li todo o tópico, mas não achei alguma solução para o problema, e então só nos resta aceitar este defeito?

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: TÉNÉRÉ PUXANDO PARA A DIREITA

Mensagem por ivnn » 08 Ago 2015, 16:41

Gente, esse negócio de puxar para a direita é o seguinte:

Imagem

Essa foto não é ideal (não achei uma foto ideal e estou com preguiça de fazer uma agora) mas dá para mostrar o ponto importante: A roda da tê está, normalmente, um pouco descentrada nas bengalas. Olhando direto pela frente, a roda fica mais perto da bengala direita que da esquerda. A minha Te é assim; olhando de frente com a roda bem alinhada com seu olho, é nítida a descentragem.

Uma vez observado isso, a solução é simples:

Imagem

Observem que o peso da frente da moto (vetor em azul) é transferido para as duas bengalas. Se a roda não está exatamente no centro, porém está um pouco à esquerda (ponto de vista do piloto), a bengala esquerda receberá um pouco mais de peso, e a direita menos.

Observem que a bengala recebe o peso dividida em dois componentes (traçados em verde). Essa divisão é dada pelo ângulo de caster, que é importante para conferir estabilidade à moto:
- uma componente pura de compressão da bengala;
- uma componente perpendicular à anterior que produz um momento na mesa.

Essa segunda força tem o poder de virar o guidão. Com respeito aos rolamentos da mesa, essa força, vinda da bengala direita (do piloto), tende a girar o guidão no anti-horário. Vinda da bengala esquerda, tende a girar no horário. Era para se cancelarem, se fossem iguais.

Mas como a roda está um pouco fora de centro, para a esquerda (do piloto), então não se cancelam totalmente; a bengala esquerda recebe um pouco mais do peso e o guidão tende a puxar para a direita.

Para "consertar" isso aí não sei se dá. Eu se que há uma certa tolerância para as posições dos rolamentos no cubo, ou seja, se ao invés de montar os rolamentos que nem todo mundo (soca o rolamento até o fundo do cubo) a gente afundasse o rolamento interno apenas o suficiente para a montangem do conjunto, talvez a roda ficasse centrada. Na minha próxima troca de rolamentos (vai demoraaaar) eu digo se resolve, se ninguém tiver tomado a iniciativa antes.

rafavasconi
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Jun 2015, 18:24
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: TÉNÉRÉ PUXANDO PARA A DIREITA

Mensagem por rafavasconi » 10 Ago 2015, 14:46

ivnn, isso não é aceitável pois é alinhamento não feito corretamente e deveria ter sido arrumado em uma nova versão.
Vou ver como é a minha pela frente, se a minha também tem esse desalinhamento.

Avatar do usuário
Davrison
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 263
Registrado em: 20 Mai 2015, 08:31
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: TÉNÉRÉ PUXANDO PARA A DIREITA

Mensagem por Davrison » 13 Ago 2015, 01:07

Nunca percebi minha Tézinha puxando para algum lado, até que....tive que reboca-la. Eles apertam tanto as cintas de amarração que a moto nem mexe, depois disso ela ficou muito instável e percebi que ela começou a puxar pra direita. Além disso ela está muito instável na pista, antes ela só ficava "dançando" em velocidades acima de 140 Km/h, agora a 95 Km/h já fica balançando.
Vi que um pessoal ai descobriu que uma bengala estava mais longa que a outra, e resolvi fazer umas medidas na minha moto e o resultado da pra ver nas fotos:

Imagem

Imagem

Tomando por base o lado interno do suporte do para-lama e medindo a distancia ate o aro, do lado esquerdo mede 5,7 cm e do lado direito 5,3 cm, ou seja 4 mm de diferença. Será que e isso que está causando a instabilidade? e como e possível resolver os problema da bengala desregulada?

Além disso veja como está o para-lama pelo lado de dentro

Imagem

O lado direito de pneu está pegando no para-lama.

Minha teoria para o aparecimento repentino desse problema e que devido a suspensão ter ficado muito tempo sobre pressão tenha danificado ou desregulado algum componente da bengala.
"Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


CB500X 2020 Preta
Tenere 250 2011 Preta
NX350 Sahara 1997 Roxa

thiagofilgueiras
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Nov 2015, 02:30
Cidade onde mora: Cachoeiro de Itapemirim

Re: TÉNÉRÉ PUXANDO PARA A DIREITA

Mensagem por thiagofilgueiras » 28 Jan 2016, 15:47

As minhas 2014/14 (vendida) e 2015/15 (atual), 250cc, puxam para a direita. Vou verificar as medidas das distancias da roda dianteira para tirar essa duvida e publico aqui...

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: TÉNÉRÉ PUXANDO PARA A DIREITA

Mensagem por ivnn » 28 Jan 2016, 18:09

Não é muito fácil medir a distância entre o eixo de rotação da mesa e o ponto de contato entre o pneu e o solo. E é essa distância que realmente importa.

Você pode ter o pneu montado de leve fora do centro, e simultaneamente uma bengala bem pouquinho mais alta que a outra, e os defeitos se "compensarem" no toque no solo (que é o que importa) e aparecer uma assimetria razoável medindo em cima, que é onde é fácil medir.

Mas faz diferença sim. A moto da minha esposa estava puxando ao ponto de eu ter que jogar bem o corpo para fora da moto para ela andar reto sem as mãos no guidão. Foi só subir uma das bengalas coisa de 0.8mm que ficou sem puxar para nenhum lado.

Responder