Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, link

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Graxa Balança / Link Suspensão Traseira

Mensagem por Kakko » 12 Jun 2011, 23:53

Fender escreveu:Interessante que na Fazer fizeram recall para substituir esse sistema com buchas por outro com rolamentos
e lançaram a T250 com as maditas buchas, isso é bucha literalmente!
Com rolamentos selados é outro papo, não precisa engraxar e qdo der problema é só trocar os ditos, mas isso deve demorar para acontecer.
Fender....isso é fato?? que eu saiba as articulações da Fazer são diferentes da Tenere e das Lander....não é a mesma coisa !

Nas Ténérés antigas (igua a sua e a minha 92 ) há pinos de graxa em todos os eixos :mrgreen: .....

abraço
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Graxa Balança / Link Suspensão Traseira

Mensagem por Fender » 19 Jun 2011, 11:12

Kakko, a minha antiga T600, tinha o bico e eu mandava engraxar em postos de abastecimento.
A Fazer vinha com buchas, igual a T250, a minha 2006 era assim e no 2º recall foi substituida a balança
que já vem com rolamentos (10X0 nas buchas).
Estou trocando minha Fazer numa T250 preta (nova), amanhã irei à concessionária para acertar,
se der certo provavelmente até o final de semana estarei com ela.
Imagem

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Graxa Balança / Link Suspensão Traseira

Mensagem por Kakko » 20 Jun 2011, 10:31

Fender.....jóia :joinha: parabéns pela aquisição !!

cara...vc não participava do clube xt600 ??? esse final de semana estive aí em Bauru no 8°Arraiá do Buaru

vc não conhece o pessoal ??
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Graxa Balança / Link Suspensão Traseira

Mensagem por Fender » 20 Jun 2011, 16:53

Kakko, não tenho amizade com esse pessoal, aliás eu ando muito pouco.
Fiz negócio hj em Jaú, amanhã deve estar emplacada e vou buscá-la.
Obrigado, um abraço!
Imagem

Savério
Visitante
Visitante

Re: Graxa Balança / Link Suspensão Traseira

Mensagem por Savério » 12 Jul 2011, 11:18

tirem uma dúvida pra mim... fui engraxar o link da suspensão com a maquininha, mas não sei qual o momento q já esta bom de graxa, é até a maquina ficar dura ou tem q vazar graxa por algum ponto ?

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Graxa Balança / Link Suspensão Traseira

Mensagem por Petrel » 12 Jul 2011, 12:30

Na verdade não tem um local destinado pra graxa "velha" sair, talvez se folgar-mos o eixo da balança ela sairia pelas extremidades do eixo, mas acredito que no momento em que a máquina ficar dura a ponto de não consseguir-mos aperta-la é um indicativo que tá cheio de graxa la dentro.
Na minha eu coloquei até esse ponto e o chiado que tava na suspa sumiu, na realidade esse sistema de buchas na suspa é ultrapassado, mas $$$$$$$ em mas barato, pra eles. rsrsrsrsrs
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por Hugo Falcão » 29 Ago 2011, 16:05

Comecei a escutar um "grilo" na suspensão traseira da minha TNR!!!
Desconfiado e já tendo lido o que o Rodlima haviapostado na criação desse post, pedi pra olharem o link da suspensão... pedi pra desmomtar mesmo e examinar se havia graxa lá!

O engraçado é que coloquei WD40 porque ia pegar estrada, antes de mandar examinar a moto!
E o grilo calou-se! :O
Mas, na volta, o bendito "grilo" acordou do inferno! kkk :twisted:
Realmente nõa havia graxa quase nenhuma no link.
Após a lubrificação, estou providenciando o enterro do "grilo"... :oremos:

Agora sim, silêncio total... pelo menos do grilo! kkk :animado:

Ahh, depois vejo se coloco ums fotos por aqui da pequena viagem no final de semana...
Maceió -> Recife -> João Pessoa -> Tambaba -> Recife -> Maceió! :D

Abraços! :joinha:

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por cassioxtz » 03 Out 2011, 01:57

Pessoal, blz?

Esse fds eu e meu pai demos um talento na suspa dianteira/traseira da minha Lander.

Trocamos os óleos das bengalas que por sinal já estavam quase na hora, pois minha Lander está com um pouco mais de 23.000km. Ficou bem macia e mais progressiva. Já tinha houvido falar que a suspensão das Landers 2009 em diante eram mais firmes, não sei se isso é verdade, pois pelo menos no catalogo de peças das novas comparado com os modelos anteriores, não mudou nada e creio que o manual de serviços que tenho seja válido para ambos os modelos, pois até hoje não encontrei nenhum diferente e derrepente pode ser que uma utilize mais óleo na bengala do que a outra, se alguém ai souber me informar, eu agradeço.

Continuando: desmontamos os links da balança traseira e limpamos tudo, incrível como não tinha nada de graxa. Ao desmontarem, atentem-se ao lado (L) Left que consta nas chapas dos links que devem ficar para dentro, pois se montar errado a suspa traseira, ela fica mais baixa.

Notei que ao descer dela, agora a suspa retorna até ficar ao seu limite máximo de altura e antes qdo eu descia dela, eu tinha a mania de puxar ela para lenvantar a suspa para não deixá-la fadigar.

Segue uma contribuição, pois logo comprarei para a minha:

http://www.keplek.com.br/product.php?id_product=268" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.keplek.com.br/product.php?id_product=197" onclick="window.open(this.href);return false;

Mei pai colocou esses kits na Lander dele e a moto ficou zerada, muito melhor que o original e superior, pois são de bronze e nesses kits você não gasta nem à metado do preço do original. Recomendo! :joinha:

Só as origInais não saem por menos de R$ 380,00

Se a balança da Té250 é a mesma que a da lander, então creio que essas buchas sirvam perfeitamente nela também.

Segundo meu pai, a DT 200 e motos 600... utilizam buchas com rolamento, alguém sabe se isso procede?

Não entendo o motivo que em alguns casos, em vez de melhorar a qualidade, pioram. Sei que pode ser para baratear o custo, mas se em alguns modelos de motos mais antigos já utilizavam rolamentos na suspa, porque não usar nos modelos mais atuais da mesma categoria.

Abraço!
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por Fender » 22 Dez 2011, 02:06

Putz, quando fiz a revisão dos 1.000Km, pedi na concessionária para engraxarem a suspensão trazeira, mas eles não tinham a engraxadeira (pode?)

Tinha procurado em varios postos de Bauru e ninguém tem ou não estão querendo engraxar.
Hj fui a um posto que o dono tem uma frota de caminhões e foi a mesma história que não tinha, mas me indicou um lavador de caminhões que teria
e o cara tinha mesmo. Bom a engraxadeira estava virada para o lado do motor, impossivel colocar o bico da engraxadeira, daí viramos para um angulo que tornava possivel e só sei que foi graxa pra caramba, acredito que estava seco, mas como disseram não tem por onde sair.

Quem não engraxou ainda, fique esperto!
Imagem

souzarosas
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por souzarosas » 30 Jan 2012, 21:56

Bom...ontem fiz um passeio no Salto do Yucumã (450 km + ou -) e hoje percebi que havia um grilo embaixo do banco...rsrsrs...ao levar na concessionária daqui, me falaram que era para eu levar lá amanhã para que lubrificassem a suspensão traseira...minha moto tá com 2.300 km ... e no manual diz que esta lubrificação só é preciso na revisão dos 10.000 km...exijo que me façam dentro da garantia (de graça!!!) ou é certo que tenho que pagar pelo serviço??? pois afinal, como tenho observado neste post, é possível que a moto me foi entregue com pouca graxa na susp e daí o problema ter surgido....já aproveito pra engraxar tudo (rolamento de rodas e etc) ???

Que que vcs acham ae ???

Abraços todos...

Responder