Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, link

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por LMattosBS » 02 Mai 2013, 09:37

Tem a especificação de o'ring? Diametro interno e da seção?
Leonardo Mattos :dirtbike:

renanperim
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 228
Registrado em: 09 Nov 2012, 20:41
Cidade onde mora: Americana/SP

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por renanperim » 19 Mai 2013, 13:02

Amigos, preciso de ajuda.
Minha tenere eh 2012 e acaba de sair da garantia, penso em colocar as buchas keplek para evitar custos futuro. eu nao sei absolutamente nada de manutencoes.
Eh so e comprar e dar na mao do meu mecanico de confianca?
Ele vai precisar adaptar algo?
Eu vi os relatos do amigos com certa dificuldade, mas pra mim estao falando grego, hahhaha

Abraco

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por doug01n » 20 Mai 2013, 10:06

Apenas pergunte pro seu mecânico se ele tem prensa, ou se consegue tirar as buchas externas do quadro e do pro-link. De resto ele faz de boa.

Jean, não entendi o porquê de colocar o'rings. A idéia é justamente que a manutenção seja mais constante (mas mais fácil), e com isso consiga expulsar facilmente a graxa velha por pressão da nova que entra no lugar. Com o o'ring, vai ter de desmontar a buxa do mesmo jeito pra colocar mais graxa, pois a velha vai contaminando com sujeira e virando uma "lixa" que vai detonar as buchas por dentro com o tempo.
Administrador

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por Kakko » 20 Mai 2013, 13:42

Doug...nas Ténéré antigas, que já vem com osa bicos para graxa, não tem orings....mas tem as arruelas/tampas revestidas de borracha que funcionam como um guarda-pó ;)
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

jean motoca
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 21 Jun 2011, 18:15
Cidade onde mora: Jundiaí SP

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por jean motoca » 20 Mai 2013, 17:57

Kakko escreveu:Doug...nas Ténéré antigas, que já vem com osa bicos para graxa, não tem orings....mas tem as arruelas/tampas revestidas de borracha que funcionam como um guarda-pó ;)

E isso ai mesmo que eu pensei, você tem a palavra certa, guarda-pó.. :joinha:

Eu não coloquei ainda os o-rings, foi só uma ideia que eu quero testar, :animado: mas tem que desmontar de novo , estou com preguiça.. :thumbdown:

Eu achou que isso não impede a saída da graxa velha, mas impede a entrada da poeira (um pouco).. :joinha:

Jean.. :ohhhhh:

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por LMattosBS » 21 Mai 2013, 12:44

to ainda com preguiça de trocar as buchas?
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
Sabotador
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 722
Registrado em: 16 Mai 2013, 16:36
Cidade onde mora: niteroi/rj

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por Sabotador » 19 Jun 2013, 10:24

Bom dia pessoal ,

Depois de andar 28 KM de ida, e 28 Km de volta na poeira do pré-Ibitipoca, a moto começou a fazer um Quick Quick na suspensão traseira.
Mandei lavar achando que resolveria o problema, porém o problema persistiu.Então fiquei sabendo que será preciso engraxar a balança.

Fui na concessionária da Tijuca e cobraram R$ 90,00 reais para colocar a graxa, alegando que precisa desmontar a balança.

Achei caro e fiquei pensando se toda vez que andar na terra , vou precisar gastar isso ??

Seria uma soma a mais no orçamento da viagem.

abraços,

Fernando.
Liberdade e Felicidade é andar de Tiger 900 Rally Pro !!
Imagem

Avatar do usuário
Vander
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 81
Registrado em: 27 Set 2012, 19:48
Cidade onde mora: Diadema / SP

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por Vander » 19 Jun 2013, 10:32

Bom dia Pessoal,

A Minha agora com 9500Km começou com o tal barulho por falta de graxa.. Alguém conhece algum lugar em Sampa que faça esse serviço ? pode ser bairro mesmo.. só queria uma indicação para ir ao lugar certo.....

Desde já agradeço !!!
TENERÉ 250 - PRETA - DIADEMA / SP
Imagem

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4288
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por Fmm4100 » 19 Jun 2013, 10:36

A ultima vez que lubrifiquei foi com 8000km.
Fiz uns 5 bvs na terra, levei chuva, lavei a moto n vezes e so agora com 14000 km voltou a ranger.

Leva numa oficina de motos e ve quanto te cobram. Deve ser mais barato que na cc.
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por cassioxtz » 21 Jun 2013, 17:22

Boa tarde pessoal,

Eu e meu velho compramos os rolamentos da suspensão traseira Lander/Ténéré na loja http://www.boats.net" onclick="window.open(this.href);return false; já estavamos esperando eles chegarem pra ver se vinha algum código neles do fabricante, para que assim a gente possa verificar em casa de rolamentos se ele sai mais em conta comprando dessa forma.

Os códigos que eu localizei no rolamento que não tem no eixo que segura o garfo traseiro da Ténéré só é utilizado na fazer, mesmo assim os garfos (balanças) da linha (Lander/Fazer/Ténéré) parecerem ser idênticos, arriscamos a comprar esse rolamento para instalá-lo também.

Segue:

Qtd 2 - TA2428Z e vem escrito Japan e um nome que parece ser da marca IKO, código Yamaha Fazer (93320-32403) - Link para compra no exterior: http://www.boats.net/parts/detail/yamah ... 03-00.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Qtd 4 - 7E-HVS (17x24x20) NTN Japan, código Yamaha Fazer/Lander/Ténéré (93315-31759) - Link para compra no exterior: http://www.boats.net/parts/detail/yamah ... 59-00.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Agora temos que ver se encontramos ele em alguma casa de rolamentos e se sai mais em conta, pois ainda não tive tempo de fazer essa pesquisa.

:thumbup:
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Responder