Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, link

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
hitoera
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 01 Jul 2014, 17:40
Cidade onde mora: Brasília - DF

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por hitoera » 01 Set 2015, 08:28

Bom dia pessoal! Eu já fazia parte do grupo mas agora adquiri realmente uma tenere 250, a moto é MT boa!
Tenho uma dúvida sobre os relatos da falta de lubrificação da balança, o modelo 2016 também sofre desse mal? E quanto aos problemas de antes resolveram?
Até mais.
Ténéré 250 - 15/16

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por vdfritz » 02 Set 2015, 09:53

a minha 13/14 já não teve esse problema, as que davam problema era por negligência da concessionária infelizmente, que não botava graxa na montagem, ou não bota sei lá

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

marcosfiori
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 10 Nov 2014, 23:43
Cidade onde mora: catanduva

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por marcosfiori » 14 Fev 2016, 18:07

seria possivel substituir por rolamentos da 2013??? ou fica pior?

Avatar do usuário
Roots_Rider
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 151
Registrado em: 19 Mai 2013, 22:03
Cidade onde mora: São Paulo-SP

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por Roots_Rider » 17 Fev 2016, 20:36

Bom pessoal, chegou minha hora. 30k km, minha balança com uma considerável folga axial. :thumbdown: Engraxei com 10k km e não tive problemas até pouco tempo atrás.
Não faz barulho, mas a folga enche o saco. :thumbdown:
Vou aproveitar pra trocar meus rolamentos de caixa de direção e rolamentos do cubo de roda. :thumbup:
Li bastante o tópico e ainda não entendi algumas coisas: :?

1- Bucha ou rolamento? Também acho esquisito colocar rolamento de agulha em local onde há muito mais impacto do que rotação. :oremos:
2- Buchas do link da suspensão, só originais? Quanto eu vou gastar nisso mais ou menos? Eu consigo fazer em casa ou tem que ter uma prensa? Não costumo levar minha moto na CSS, fico meio receoso ainda mais por saber que eles não tem engraxadeira. :ohhhhh: (ta sobrando mês no fim do salário :gargalhada:
3- Quais peças vou ter que trocar? Acho que vale a pena trocar tudo de uma vez já que vou desmontar a balança, buchas de balança, E do link! Mais alguma coisa? Alguém tem esses códigos ou os números do manual de peças? :oremos:

Já quero chegar na CSS sabendo o que vou comprar. Odeio quando falta alguma coisa... :batecabeca:
Dt 200 (1996) - Ténéré 600 (1989) - DRZ 400 (2009) - Ténéré 250 (2011) - RD 135 (1995) - Thruxton 900 (2015) - F650Dakar (2001)

AdrianoGH
Usuário
Usuário
Mensagens: 129
Registrado em: 18 Ago 2013, 15:52
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por AdrianoGH » 17 Fev 2016, 21:39

Roots,

1 - A caixa de direção usa rolamento... Vc acha q o esforço maior nela é vc virando o guidão ou os impactos provenientes da dianteira (OK, tem amortecedor, mas mesmo assim)?
2 - Em relação a marca das buchas não sei dizer, mas com certeza que este serviço não precisa ser efetuado na CCS.
3 - Fale com seu mecânico, as vezes não vale a pena trocar "tudo".

Se quiser uma indicação de oficina na zona sul (próximo ao metro Conceição), sugiro a Motostorm. Lá trabalha o Tiago, mecânico que veio da Red Baron e conhece bem as Yamahas!

Segue endereço:
Av. Pedro Severino, 321 – Vila Guarani, 04310-060 – SP
Telefone: (11) 5584 5416 | (11) 7701 3951 | id 107*45713

Abs,

Avatar do usuário
Roots_Rider
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 151
Registrado em: 19 Mai 2013, 22:03
Cidade onde mora: São Paulo-SP

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por Roots_Rider » 18 Fev 2016, 10:36

AdrianoGH escreveu:Roots,

1 - A caixa de direção usa rolamento... Vc acha q o esforço maior nela é vc virando o guidão ou os impactos provenientes da dianteira (OK, tem amortecedor, mas mesmo assim)?
2 - Em relação a marca das buchas não sei dizer, mas com certeza que este serviço não precisa ser efetuado na CCS.
3 - Fale com seu mecânico, as vezes não vale a pena trocar "tudo".

Se quiser uma indicação de oficina na zona sul (próximo ao metro Conceição), sugiro a Motostorm. Lá trabalha o Tiago, mecânico que veio da Red Baron e conhece bem as Yamahas!

Segue endereço:
Av. Pedro Severino, 321 – Vila Guarani, 04310-060 – SP
Telefone: (11) 5584 5416 | (11) 7701 3951 | id 107*45713

Abs,
Fala Adriano!
1 -Então, os rolamentos da cx de direção vou ter que trocar. Ali é rolamento sim, não teria como ser bucha devido a pressão contínua que fica submetido esse rolamento. (Os parafusos das mesas preensam o rolamento e ele trabalha sempre sob pressão, o que não é o caso das buchas do link)
Tem impacto sim, mas acho que por ser cônico deve ser melhor distribuído, fora que os roletes são mais parrudos que aquelas agulhas do link.
Alguém tem um código desse rolamento e sabe se tem alguma marca boa dele? CSS é sempre o dobro!
Adriano, não tenho mecânico desde minha última moto (Ténéré 600 89, depois DR400). Só levo na CSS quando é necessário alguma ferramenta específica que eu não tenho em casa e ainda fico de olho no serviço que o cara ta fazendo.
Não confio em mecânico nenhum. Seja o cara gente boa da esquina ou da CSS... :pdavida: Já me ferrei muito com ambos...
O serviço ainda bem que não precisa ser feito lá, agora e as buchas? Só originais mesmo? Sei que existem marcas paralelas, mas e quanto a durabilidade delas? Alguém já colocou a prova?
Alguma recomendação para os rolamentos do cubo de rola? Acho que vou ter que trocar os guarda pó tbm :batecabeca:

Vai sair cara essa revisão :-(
Ahhh, meio off topic, mas vocês já passaram o motodiag na moto de vocês? Onde foi e quanto cobraram? Nunca passei na minha e queria ver e quem sabe corrigir algum erro. Minha moto tem dado umas falhadas pela manhã (antes de esquentar) queria ver se tem algo a ver com a injeção eletrônica.

Valeu!!!

P.S Moderador/ autor do tópico, sugestão: Acho muito legal em tópicos longos e extensos como esse, criar um resumo na primeira pagina com as considerações sobre os problemas e observações que foram citados durante a discussão. Demorou muito pra eu achar as informações, e mesmo assim ainda restaram algumas dúvidas... Primeiro falaram que as buchas e parafusos do link da suspensão da Tektro (algo assim) eram excelentes, depois falaram que são ruins e que os caras não tem assistência...Qual é a informação correta? Obrigado.
Dt 200 (1996) - Ténéré 600 (1989) - DRZ 400 (2009) - Ténéré 250 (2011) - RD 135 (1995) - Thruxton 900 (2015) - F650Dakar (2001)

dinho.p
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 10 Set 2013, 18:51
Cidade onde mora: floripa/sc

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por dinho.p » 06 Ago 2017, 22:23

galera, tô comprando umas ferramentas pela net e, pensei em aproveitar o frete e comprar uma engraxadeira para balança e outras coisas... Sabem me dizer se estas mais baratas, tipo alavanca (parece aqueles aplicadores de silicone!) são boas? qual o tamanho do bico correto para usar na teneré?
Valeu! :thumbup:

Hendrik
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Jul 2017, 17:38
Cidade onde mora: Brasília (GAMA)

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por Hendrik » 07 Ago 2017, 13:45

dinho.p escreveu:galera, tô comprando umas ferramentas pela net e, pensei em aproveitar o frete e comprar uma engraxadeira para balança e outras coisas... Sabem me dizer se estas mais baratas, tipo alavanca (parece aqueles aplicadores de silicone!) são boas? qual o tamanho do bico correto para usar na teneré?
Valeu! :thumbup:
Acredito que essas engraxadeiras o bico seja padrão, pelo menos as que eu vi não tinham diferença.
Jimy
Virago 250 | Shadow 600 | Falcon 400i | Ténéré 250 Verde 16/17
Bora rodar!!!

memluz
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 79
Registrado em: 06 Fev 2016, 20:06
Cidade onde mora: São Roque/SP

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por memluz » 08 Ago 2017, 22:34

Dinho,

O tamanho do bico é padrão.
Essa engraxadeira é muito boa. A dica é não deixar ar no meio da graxa.

Abs,
Mem

dinho.p
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 10 Set 2013, 18:51
Cidade onde mora: floripa/sc

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por dinho.p » 09 Ago 2017, 15:27

valeu galera, obrigado pelas dicas. :ohhhhh:

Responder