Yamaha não troca mangueiras defeituosas da Tenere 250

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Yamaha não promove recall, deixando clientes correndo ri

Mensagem por Fender » 30 Jan 2012, 01:36

As flautas da minha foram trodas faz tempo e sem problemas, agora as mangueiras estão normais, mas eu não boto fé no material.
Em junho acaba a garantia e se der problema depois disso eu que mifo, já que a Yamaha não tem dignidade para fazer um recall.
Mandar email para o SAC é perder tempo, é sempre a resposta padrão: Leve sua moto na concessionária mais próxima para análise do problema.
Como não está apresentando problema. . . por enquanto. . .
Imagem

chassot
Visitante
Visitante

Re: Yamaha não promove recall, deixando clientes correndo ri

Mensagem por chassot » 30 Jan 2012, 09:52

Esse problema de dilatação da mangueira de óleo e posterior estouro não se deve a proximidade do escapamento a mangueira?

- O calor do cano do escapamento aquece a mangueira que dilata um pouco e libera óleo;
- Com menos óleo para lubrificar e refrigerar o motor aquece mais (imagine isso durante vários quilômetros);
- A mangueira com óleo mais quente, além do escapamento, dilata ainda mais até não suportar mais e rompe.

Se for isso, o erro está no conceito, não sou engenheiro mecânico e não projeto motos, mas entendo de termodiâmica e mecânica de fluídos, e talvez a solução seja o óleo fazer outro caminho ou o escape (sair do lado esquerdo).

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Yamaha não promove recall, deixando clientes correndo ri

Mensagem por Helano » 30 Jan 2012, 10:06

chassot,

Vou te responder isto de uma forma bastante simples; porque as Landers e as Fazers (que tem o mesmo motor) não tem estes problemas?

E a resposta do próprio engenheiro da Yamaha, o Eduardo Missao, foi muito clara lá no Salão Duas Rodas. Palavras dele; "na Ténéré 250 nós optamos por um fornecedor nacional para estas mangueiras. Devido aos problemas apresentados, nós trocamos o fornecedor por outro, estrangeiro e as Ténérés 2012 já virão com estes novos modelos de mangueiras".

Minha conclusão; a Yamaha, visando baixar custos da moto, optou por componentes de menor qualidade. Nas Ténérés 2012, eles teoricamente corrigiram a caquinha.... porém, como já falaram aí em outro tópico, também aumentaram o preço da moto. Resumindo? Os caras não querem perder de nenhum lado, é só empurrando em nós clientes e desrespeitando de forma temerária o CDC.

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Yamaha não promove recall, deixando clientes correndo ri

Mensagem por Fender » 30 Jan 2012, 10:42

chassot, o problema está na qualidade do produto.
Eu tive uma Fazer antes sem ter nenhum problema por cinco anos e meio, até trocar pela T250.
Qualquer um vê que as mangueiras são de péssima qualidade e com a passagem do óleo quente, a pressão e a vibração do motor. . .
A Yamaha tinha que ter a honestidade de assumir a kaka que fez e trocar de todas as motos antes de prejudicar o consumidor do seu produto que é a causa da sua existência.
Imagem

chassot
Visitante
Visitante

Re: Yamaha não promove recall, deixando clientes correndo ri

Mensagem por chassot » 30 Jan 2012, 10:48

Helano e Fender,

Ok. Não conheço a Fazer nem a Lander, nem sei se a montagem do radiador de óleo é igual.
Se houve o problema com o fornecedor da mangueira e este foi substituído em parte o problema está resolvido.
Resta aos proprietários dos modelos 2011 reclamarem as trocas. Contudo, dúvido que a Yamaha fará recall para troca da mangueira e tampouco troque de graça após a garantia, afinal o produto "precisa" funcionar durante a garantia.

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Yamaha não promove recall, deixando clientes correndo ri

Mensagem por doug01n » 30 Jan 2012, 11:04

Na minha foram feitas, na garantia, as trocas:

- das flautas da suspensão;
- das duas mangueiras de óleo, que apresentaram pequenos vazamentos;
- das sanfonas da suspensão (que rasgaram com menos de 25.000km de uso)

Apresentados os problemas, agendei a troca e a burocracia, assim como o custo, foi ZERO. Isso conversado diretamente com o chefe da oficina da Red Baron (Shyodi). Foi agendar a substituição das peças de acordo com o pedido e chegada das mesmas na concessionária.

As mangueiras de óleo, na minha opinião devem ser objeto de recall sim, pois pode ocasionar quebra do motor.
Administrador

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Yamaha não promove recall, deixando clientes correndo ri

Mensagem por Helano » 30 Jan 2012, 11:27

Pessoal,

Para não ficar apenas no "achômetro" se a Yamaha tem obrigação de trocar ou não, vamos analisar o seguinte?

1) Todos concordamos que está mais do que claro que o problema de vício (fadiga) de material existe nas mangueiras que foram utilizadas nas Ténérés 2011, certo? A prova irrefutável disso, é que a Yamaha trocou por outras mangueiras nas Ténérés 2012.

2) Agora vejamos o que diz A LEI sobre este assunto.




LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. (CDC)

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

III - o abatimento proporcional do preço.

§ 2° Poderão as partes convencionar a redução ou ampliação do prazo previsto no parágrafo anterior, não podendo ser inferior a sete nem superior a cento e oitenta dias. Nos contratos de adesão, a cláusula de prazo deverá ser convencionada em separado, por meio de manifestação expressa do consumidor.

§ 3° O consumidor poderá fazer uso imediato das alternativas do § 1° deste artigo sempre que, em razão da extensão do vício, a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou características do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial.

§ 4° Tendo o consumidor optado pela alternativa do inciso I do § 1° deste artigo, e não sendo possível a substituição do bem, poderá haver substituição por outro de espécie, marca ou modelo diversos, mediante complementação ou restituição de eventual diferença de preço, sem prejuízo do disposto nos incisos II e III do § 1° deste artigo.





3) Pronto galera, mais alguma dúvida de que a Yamaha está LESANDO os seus consumidores, já que ela se nega a trocar as mangueiras, trocando apenas de quem já teve algum vazamento?

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Yamaha não promove recall, deixando clientes correndo ri

Mensagem por ivnn » 30 Jan 2012, 15:31

Helano escreveu:Pessoal,

Para não ficar apenas no "achômetro" se a Yamaha tem obrigação de trocar ou não, vamos analisar o seguinte?

1) Todos concordamos que está mais do que claro que o problema de vício (fadiga) de material existe nas mangueiras que foram utilizadas nas Ténérés 2011, certo? A prova irrefutável disso, é que a Yamaha trocou por outras mangueiras nas Ténérés 2012.
Pq isso seria uma prova "irrefutável"? Afinal, se a fabricante usao uma lâmpada diferente em seu novo modelo, e o resultado fica melhor, não é por isso que todo mundo que tem o modelo antigo pode alegar que a lâmpada antiga tinha vício de qualidade. A melhora geral do produto é, em tese, um objetivo permanente.

As mangueiras são vagabundas. Isto está claro. Mas em que ponto termina o direito da Iamarra fazer uma moto vagabunda, e começa a obrigação de fazer um recall?

A impressão que tenho desse caso é que se fosse um tubo de freio dando esse probrema, seriam obrigados a fazer recall. Em não sendo, parece-me que eles podem perfeitamente optar por vertir a camisa do "sou vagabo mesmo, e daí?". E ficar por isso. A escolha é deles.

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Yamaha não troca mangueiras defeituosas da Tenere 250

Mensagem por Helano » 30 Jan 2012, 16:32

ivnn

A questão toda é que estamos tratando de um componente que é de pleno conhecimento do próprio fabricante que tem vícios de fabricação. Se estivéssemos falando, por exemplo, da troca do banco duro por outro mais macio, ok. Porém não é o caso, estamos tratando de um componente que do nada, um belo dia, provoca vazamento de óleo, o que já fez alguns companheiros, até aqui mesmo do fórum terem o motor da moto completamente avariado por conta disso.

Faz um teste.... chega lá no google ou então no "reclame aqui" e coloca lá "mangueira de óleo ténéré". Você poderá constatar muito facilmente a imensidão de clientes que tiveram problemas com essas malditas mangueiras. O que fico me perguntado é como a Yamaha prefere ficar com "filme queimado" ao invés de sanar o problema e receber elogios pela solução.

Sobre o "sou vagabo mesmo e daí"... Daí que no post anterior eu copiei o que diz A LEI! Lei é lei meu amigo, se cumpre, não se discute... DURA LEX SED LEX ... ou seja? A Yamaha vai ter que trocar, querendo ou não, pelas vias "da conversa" ou pelas vias judiciais, ela escolhe....

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Vilmar
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 62
Registrado em: 20 Nov 2011, 21:36
Cidade onde mora: Machado/MG

Re: Yamaha não troca mangueiras defeituosas da Tenere 250

Mensagem por Vilmar » 30 Jan 2012, 17:19

Nao tive problemas com as mangueiras ainda com 1200km, porem na primeira revisao falei sobre o toc toc "que veio de fabrica" e as mangueiras. Diseram que o problema das mangueiras nao ocorreu em todas e o toc toc era na caixa de direçao e que alguns ajustes resolviam. Mexeram na caixa e reduziu um pouco, mas nao resolveu. Estou pensando em procurar o procon aqui de minha cidade e conforme for a promotoria de justiça que pode ate pedir providencias junto a fabrica. Vou esperar somente a posiçao da concesionaria que pediu uns dias pra marcar uma nova revisao.
Ex: Tenere 250 2011 branca, Xtz 125 K 2012, Crypton ED 2015, Tornado 2007
Atual : XL 250r 1983
Em breve: XT 600Z Tenere

Responder