Página 1 de 21

Yamaha não troca mangueiras defeituosas da Tenere 250

Enviado: 29 Jan 2012, 16:54
por Helano
Senhores,

Como todos sabemos, as Ténérés 250 2011 tem dois problemas críticos, advindos de falhas de projetos.

Um deles é o famigerado problema do toc-toc na suspensão dianteira, além desta dar fortes solavancos em depressões maiores.

Outro é o problema das mangueiras de óleo do motor que estouram do nada, o que já fez algumas pessoas perderem o motor da moto por falta de lubrificação e até correrem sérios riscos de se acidentar por causa do óleo vazando. Vai que esse óleo cai no pneu???

Para quem não sabe, eu estive no Salão Duas Rodas em 2011, onde tive a oportunidade de conversar pessoalmente com um engenheiro da Yamaha, o Sr. Eduardo Missao Sanduichi, onde foi confirmado por este os dois problemas acima. Como solução, ele informou que nas Ténérés 2012 os componentes da suspensão, bem como as mangueiras de óleo, seriam trocados por outros de melhor qualidade, o que sanaria estes problemas. O problema é que quando perguntei sobre recall, a resposta foi uma risadinha irônica com aquela velha conversa de; "estamos analisando isto". Eis abaixo uma foto deste encontro.



Pois bem, observando o catálogo de peças disponibilizado pela Yamaha no seu site, veio a confirmação deste fato. Vejam;

Mangueiras Ténéré 2011



Mangueiras Ténéré 2012



Flauta Ténéré 2011



Flauta Ténéré 2012



Parabéns pela incompetência de não promover um recall para os proprietários das Ténérés 2011 dona Yamaha!!!

Re: Yamaha não promove recall, deixando clientes correndo ri

Enviado: 29 Jan 2012, 17:10
por cassioxtz
Valeu Helano!

:palmas: :palmas: :palmas:

Se eu fosse um próprietário de uma Té250 2011/2011 eu iria na cc onde comprei a moto ou em qualquer outra e exigiria a troca dos itens que apresentaram esse defeito. :pdavida:

Pois é obrigação do fabricante à trocá-los mesmo a moto estando fora da garantia! Pois isso compromete o trabalho da suspensão dianteira e o outro a lubrificação do motor da moto que pode vir à fundir dependendo da gravidade da situação.

Mesmo a minha Tenerezinha sendo modelo 2012 eu ainda não me sinto 100% seguro com relação à isso, pois com à minha ex-Lander nos 2 anos que tive ela e passei pra frente com 25.000 km's nunca apresentou nenhum vazamento ou suor de óleo sequer no radiador. Seja nas mangueiras ou nos dutos da tampa lateral direita do motor.

Atenção ai pessoal do modelo 2011 que ainda não trocou esses itens!!!

Solicite a troca urgente!!!

Abraços.

Re: Yamaha não promove recall, deixando clientes correndo ri

Enviado: 29 Jan 2012, 17:16
por batugade
Eu comprei a minha tem 20 dias e é modelo 2011.
Até agora não senti nenhum dos problemas já levantados pela comuniade Ténéré.
Eu devo solicitar a troca ou aguardar e observar se os problemas existem na minha criôla?

Valeu!!!!

Re: Yamaha não promove recall, deixando clientes correndo ri

Enviado: 29 Jan 2012, 17:19
por cassioxtz
batugade,

Eu solicitaria a troca mesmo ainda não apresentando os tais problemas.

Pois é melhor prevenir do que remediar para depois não ficar na mão e no prejuízo por culpa do próprio fabricante.

Abs,

Re: Yamaha não promove recall, deixando clientes correndo ri

Enviado: 29 Jan 2012, 18:34
por LMattosBS
Deprimente a posição da dona Yamaha..

Re: Yamaha não promove recall, deixando clientes correndo ri

Enviado: 29 Jan 2012, 18:36
por Juliano
Gostaria de saber se essas mangueiras são as mesmas que possuem no motor da Fazer e da Lander. Pois nesses modelos nunca vi falar de falha nessas mangueiras.
Comprei a Teneré por ter o mesmo motor desses modelos, pois tive uma Fazer e nunca deu problema.

Abraço

Juliano

Re: Yamaha não promove recall, deixando clientes correndo ri

Enviado: 29 Jan 2012, 18:37
por André
Helano, não existe a possibilidade do "Ténéré Club" encaminhar ofícios aos órgãos de defesa do consumidor e ao Ministério Público para que sejam tomadas as medidas necessárias, no sentido de proporem ações judiciais determinando a Yamaha a proceder recall?

Entendo que o fórum não tem "personalidade jurídica" para tanto, entretanto creio que os mencionados órgãos se sensibilizariam com a causa por conta de tantas reclamações aqui relatadas.

Pensa aí!!!!!!

Abçs.

Re: Yamaha não promove recall, deixando clientes correndo ri

Enviado: 29 Jan 2012, 18:51
por Helano
Juliano escreveu:Gostaria de saber se essas mangueiras são as mesmas que possuem no motor da Fazer e da Lander. Pois nesses modelos nunca vi falar de falha nessas mangueiras.
Comprei a Teneré por ter o mesmo motor desses modelos, pois tive uma Fazer e nunca deu problema.

Abraço

Juliano
Juliano,

Para saber isto é muito simples. Basta observar o catálogo de peças da Fazer e da Lander e verificar o código das mangueiras. Uma coisa já posso te antecipar; apenas aqui no fórum, vários companheiros tiveram problemas com essas mangueiras, alguns deles inclusive tiveram o motor seriamente danificado por conta disto.
André escreveu:Helano, não existe a possibilidade do "Ténéré Club" encaminhar ofícios aos órgãos de defesa do consumidor e ao Ministério Público para que sejam tomadas as medidas necessárias, no sentido de proporem ações judiciais determinando a Yamaha a proceder recall?

Entendo que o fórum não tem "personalidade jurídica" para tanto, entretanto creio que os mencionados órgãos se sensibilizariam com a causa por conta de tantas reclamações aqui relatadas.

Pensa aí!!!!!!

Abçs.

André,

Não é possível por um motivo muito simples. O Ténéré Club não é moto clube, não é pessoa jurídica formalmente constituída e nem pretende vir a ser. Apenas se trata de um espaço na internet onde pessoas que tem um gosto em comum (motos) podem se encontrar para trocarem informações.

O que eu recomendo é que cada de um de nós tome alguma atitude efetiva e não fique esperando que outros a façam. Que tipo de atitude? Qualquer uma que esteja a seu alcance... Sac-Yamaha, Procon, divulgar em Redes Sociais (Facebook, Twitter etc.) ou mesmo Poder Judiciário. O que não dá é ficar parado esperando que alguma alma abençoada na Yamaha resolva cumprir aquilo que está na lei, especificamente o que está no Art. 18 do CDC.

Abraços a todos.

Helano

Re: Yamaha não promove recall, deixando clientes correndo ri

Enviado: 29 Jan 2012, 18:57
por Helano
Pessoal,

Sugiro verem este relato do blog do Hugo Falcão --> http://falcaosobrerodas.blogspot.com/20 ... -seus.html" onclick="window.open(this.href);return false;

É assim que a Yamaha desrespeita os seus consumidores.

Abraço,

Helano

Re: Yamaha não promove recall, deixando clientes correndo ri

Enviado: 30 Jan 2012, 00:26
por Barah
Valeu Helano pela ajuda na especificação das diferenças entre a codificação dos componentes. Entrarei em contado com a autorizada iama da cidade para proceder com a troca.

Muito obrigado :joinha: