Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
cassio
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 82
Registrado em: 05 Abr 2012, 00:54
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por cassio » 12 Jul 2012, 23:49

Eu também recomendo. A Ténéré 250 é minha primeira moto. Tirei carteira em 2010 e só tinha pilotado em circuito de motoescola. Em maio deste ano, comprei a Ténéré e ainda pilotei da concessionária até em casa - suando de medo de fazer bobagem, afinal, foram 2 anos de espera, sem pilotar nada. "Só" deixei a moto cair uma vez por ter estacionado em um local inclinado; faltou perna - tenho 1,72 - e fui levando a moto devagarinho até encostar no chão. Ela já caiu uma segunda vez - aí doeu mais -, mas foi alguém que a derrubou na rua. É só ter noção e responsabilidade que dá para usar a Ténéré como primeira moto. Este fórum foi importantíssimo para mim, com dicas de pilotagem, segurança, manutenção e impressões gerais. Nesta semana, fiz meu primeiro teste com garupa. Devagar, sentindo a moto para perceber a diferença. Com cuidado, responsabilidade e com as informações que você pode obter neste fórum, a Ténéré 250 é, sim, segura para iniciantes.
Is there anybody out there?

fgomes
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por fgomes » 13 Jul 2012, 21:14

Meus caros,

Comecei andando com uma 350 da suzuki......tem tempo.......

Andar na Tê tem haver com conforto, pra mim, ela é muito mais macia e ao mesmo tempo é muito mais fácil de guiar.

A única dificuldade é a altura dela o resto é mt fácil.

O freio é um pouco borrachudo, mas dá o recado quando precisa.

Homenagem ao ROCK: .... :rock: :rock: :rock: :rock: :rock:

Avatar do usuário
BruceD
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 482
Registrado em: 18 Jun 2012, 01:22
Cidade onde mora: Ribeirão Pires/SP

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por BruceD » 14 Jul 2012, 02:07

a Té é minha segunda moto... bom, a primeira foi uma Yes que comprei de leilão, mas andei tão pouco com ela que acho q não devo contá-la, hahaha...

mas assim, acho q a moto deve ser escolhida mais levando em consideração o peso e altura do condutor do que a cilindrada (claro que se tratando das 125/150/250). A Té não tem nada de nervosa, não dá coice como uma XT660, então acho perfeitamente tranquila pra ser a primeira moto, é só se orientar pelo que o pessoal já falou, usar equipamentos de segurança de qualidade (isso pra qualquer moto, obviamente), e habituar-se às reações da moto, principalmente em relação à maneabilidade em baixa velocidade, e freios (o da Té é meio borrachudo, mas nada que comprometa a segurança, pelo menos até agora não tive grandes sustos com relação às frenagens)... é só ter juízo e correr pro abraço!!!

Cleber Moura
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 92
Registrado em: 02 Jul 2012, 22:28
Cidade onde mora: Capelinha/MG

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Cleber Moura » 14 Jul 2012, 16:58

Como ainda não chegou minha Té250, anda não posso dizer com muita certeza, mas minha moto atual é a Lander.

Concordando com vários aqui, o principal obstáculo é a altura da pessoa. Tenho 1,75m e não tenho problema algum, encosto os 2 pés no chão (a ponta) ou o 1 deles com o calcanhar e suporto o peso dela sem problemas. Ao menos montei na Té250 e achei pouca coisa maior.

Mas uma coisa que acho estranho nela, assim como achei estranho na XRE é o painel fixo. Em manobras é esquisito, mas acho que é questão de costume. Meu irmão é menor (1,70m), dono dessa XRE e manobra normalmente.

Não sei se haveria uma altura mínima, mas se o indivíduo tiver 1,60m, deverá ao menos ter força considerável nos braços e pernas e certa habilidade em equilibrá-la em manobras (tipo as competições de trial). Uma amiga minha que possui 1,60m, magrinha, teve dificuldades em andar na XTZ125 (acostumada com a ex-Pop 100), caia parada, mas rebaixou a suspensão dianteira uns 2cm (conseguiu encostar 2 pontas de pés no chão), acostumou e não caiu mais. Em uma revisão, sem ela saber, aumentaram a susp. diant. para a altura normal e ela nem percebeu. Mas na minha Lander, ela não tinha chance alguma pilotá-la sozinha.

Então, fora a questão da altura, sem problemas.

Marlon1980
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Marlon1980 » 14 Set 2012, 10:27

Pessoal...tenho 32 anos..e só agora tirei minha carteira.

A Té esta sendo minha primeira moto da vida...

O que posso dizer eh q estou simplesmente alucinado!!!

Mais do que recomendo

Um abraço a todos

Avatar do usuário
Paranoico
Usuário
Usuário
Mensagens: 110
Registrado em: 13 Set 2012, 12:54
Cidade onde mora: Marília/SP

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Paranoico » 14 Set 2012, 13:16

A Tenere é tranquila para ser a primeira moto, a única coisa que pega é a altura dela, então se o cara for baixinho e não tiver uma experiência com moto, pode tomar tombos bobos por falta de apoio no pé.

Tenho 1,69 e fico na ponta dos pés e a dona onça na garupa ainda rs. Mas já ando de moto há muito tempo, então sei algumas manhas.

Avatar do usuário
fseparovic
Novato+
Novato+
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Set 2012, 14:54
Cidade onde mora: São Caetano do Sul/SP
Localização: São Caetano do Sul/SP

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por fseparovic » 14 Set 2012, 15:08

A Tnr será a minha primeira moto..... vou buscar a minha na CC...
Mas como cunhado de motocilcista já comprei tudo que precisava...
Capacete, Jaqueta, Luva, Alarme e Seguro.
XTZ Ténéré 250 11/11 Preta

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Fmm4100 » 16 Set 2012, 20:12

Tirei a carteira em Março e fiquei no maior fogo para pegar a Teneré, mas comecei mesmo foi de Lead.

Até que para o transito de SP ela caiu como uma luva. Além de ser um burro de carga com seu bagageiro e baú, anda muito bem nesses corredores travados. O ruim é o limite de 80km/h.

Quanto a Té, peguei nesta semana e to andando bem tranquilo. So apanhei com as marchas nos dois primeiros dias, por culpa do mau costume com o CVT da Lead.

Acho que a a segurança com a moto depende muito do local que se anda com ela, que no caso de São Paulo é bem complicado.
A experiencia com a Lead valeu a pena.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

trioschivitor
Novato
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 29 Mar 2012, 20:52
Cidade onde mora: Salvador/Bahia

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por trioschivitor » 22 Nov 2012, 12:20

Acho que sou o mais baixo do forum, 1,62 e 50kg.
Querendo uma teneré como 1 moto sendo que só andei na moto escola e no teste em junho.
o que me dizem? em Salvador tem algum lugar que possa baixar um pouco a suspensão sem comprometer a dinâmica da moto?

Avatar do usuário
Fabio_joinville
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 330
Registrado em: 08 Dez 2011, 20:30
Cidade onde mora: Joinville/SC
Localização: Joinville - SC

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Fabio_joinville » 23 Nov 2012, 07:15

Quanto comecei eu tinha uma Titan 150 depois uma Bros 150 e por ultimo estou com uma Lander, minha esposa começou com uma Titan 150 e hoje está com uma Fazer 250, isso é muito relativo, no caso dela foi bom ter começado com um uma moto menor não por ser mais lenta, mais pelo peso da moto, no meu caso foi bom por que quando eu comprei minha primeira moto eu tinha 18 anos e tinha m..... na cabeça e concerteza com uma 250 eu não estaria participando desse tópico hoje, na minha opinião de 8 anos de motociclista, não vejo problemas com a pilotagem até porque você é bem alto pra ela e tem força para manobrar a moto parada, é uma moto leve, porém não esqueça que não é uma 150, ela anda bem mais, então procure ir com calma, principalmente em saídas de curvas aonde você pode perder a aderência da roda traseira da moto, se puder troque o pneu dianteiro que é 80/90 por um 90/90 realmente faz diferença além de deixar a moto mais bonita fica com a dianteira muito mais segura.
Resumindo, comece tranquilo, ande devagar, em dias de chuva mais devagar ainda, tenha cautela nas frenagens e arrancadas, mesmo para que tem experiência isso é válido.
Abraços.
Honda CG 150 Titan KS (2004 zero) - 2004 à 2008
Honda NXR 150 BROS KS (2006/2007) - 2008 à 2012
Yamaha XTZ 250 Lander (2007/2007) - 2012 à 2013
Yamaha XTZ 250 Teneré (2012/2013) - 2013 ....

Responder