Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por KANEKO » 06 Fev 2017, 15:26

tiaguinho escreveu:Fala pessoal!

Primeiramente desculpem ressuscitar o tópico :? ! Esse é meu primeiro post. Li todas as páginas aqui e vi que tem muita gente que pegou a ténéré como primeira moto. Ainda não tenho moto nem nunca andei pilotando, também não tenho a cat. A ainda. Nesse sábado estou indo fazer o trâmite inicial para adicionar a cat. A e tentar já marcar a primeira aula o quanto antes, se possível, estou muito ansioso :risadona: !!!

Tenho namorado alguns anúncios e pensando até em comprar logo antes mesmo de tirar a CNH, para não perder tempo, masssss optei por fazer primeiro a auto escola para ter certeza se é isso mesmo que eu quero, explico: Meu pai já teve moto e após um quase acidente ficou traumatizado e vendeu a moto e me proibiu de ter, minha mãe também não gosta e sempre fez drama quando quis comprar, hj eu estou com 30 anos, moro sozinho e tenho carro, pretendo usar a moto no dia-a-dia para trabalho, mas sempre com cautela.

Eu pretendo comprar uma semi-nova, por se tratar de primeira moto e falta de conhecimento também. Não sei nem o que verificar na moto para saber se está boa :cry:, mas vou pesquisar direito... O resultado de tudo eu vou postando aqui, ainda tem um chãozinho ai pela frente :)!!!
fala tiaguinho,

Vc está certinho tire a habilitação antes e pesquise com calma tem muita gente que acaba se afobando e se enrolando depois.

Sobre o que olhar nas motos existe uma lista básica e tals mas recomendo pedir ajuda a algum amigo mais experiente.
Fiz isso para um amigo meu ( tenho 25 anos e ele também ) ele depois de muito resistir caiu na tentação das motos kkkkk como ele está iniciando no mundo de duas rodas dei toda minha assessoria para a compra da moto.. descartei 2 motos por problemas que passariam batido por uma pessoa que não conhece as motocas :)

Roddd
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Mar 2017, 22:00
Cidade onde mora: Brasília DF

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Roddd » 26 Mar 2017, 23:24

Quando resolvi aprender a andar de moto e comecei a moto escola apareceu uma TE 250 usada excelente e acabei comprando antes de estar habilitado. Tenho 1,72m e percebi que ao subir nela fico na ponta dos pés, porém bastou se movimentar e a moto parece uma bicicleta de tão dócil que é. Inicialmente eu pensei em adquirir uma moto de 125cc, porém fui desencorajado por amigos que me explicaram que rapidamente eu iria sentir falta de potência. Estes amigos estavam certos, tanto que rapidamente me acostumei com o motor da TE 250, inclusive desejando que ela tivesse uma cavalaria maior. Porém esta moto possui algumas grandes virtudes, ela é muito econômica na cidade, especialmente se o trânsito fluir bem, chegando a fazer comigo sempre a média de 30 km/l aqui em Brasília (tocada de 60 a 80 km/h). A moto é praticamente indestrutível, dá pra pular lombadas sem reduzir a velocidade. Ela é confiável, não dá manutenção e já tem pessoas no fórum com a moto virando 200 mil km! O custo desta moto é baixo e a torna viável. Além do mais ela serve pra viagens longas como relatei minha experiência aqui http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... 52#p176152" onclick="window.open(this.href);return false;
Confesso que o desejo de uma moto mais potente retorna de tempos em tempos, como esses dias ao ver uma CB 500X me deixando bem para trás ao sair de um semáforo, mas quando colocamos todos os fatores na balança (custo, capacidade off, consumo, confiabilidade, etc), percebemos que esta moto é muito equilibrada!
E sim, ela serve de moto para iniciantes!

tiaguinho
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 90
Registrado em: 27 Jan 2017, 10:31
Cidade onde mora: Salvador/BA

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por tiaguinho » 27 Mar 2017, 09:36

Valeu KANEKO!!!

Eu já estou na última aula da auto escola, prova marcada já, mas ainda penso que não sei pilotar (realmente não sei), acontece que lá no circuito a gente só treina equilíbrio e primeira até segunda marcha. Diante disso me apareceu uma TE que fui dar uma olhada nesse fds e gostei muito :risadona: , estou com medo de deixar passar a oportunidade, mas está em uma concessionária, vou ter que levar a bichona pra casa, no caminho são uns 4km de transito moderado e uma ladeira, penso se devo arriscar eu mesmo levar ou se devo chamar algum amigo para dar essa força, o que acham? O negócio não foi fechado ainda, estou passando lá hj para conversar e se a conversa for positiva eu já fecho e com ela na garagem boto as fotos aqui!!!

Mais uma dúvida: ao ligar a moto na CSS subiu uma fumaça danada quando o motor começou a esquentar, disseram lá que foi do "óleo vegetal" que passaram para limpar e por isso aquela fumaça, condiz um pouco pelo fato da fumaça ter começado quando o motor começou a esquentar, mas dai bateu dúvida porque os modelos 2016 estavam reclamando de um vazamento de óleo, medo da moto estar sem óleo ou algo assim, existe algum medidor do nível igual tem nos carros?

P.s: gostei do relato do Roddd, deu mais segurança na escolha, também será minha primeira moto, vms que vms!!!

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por KANEKO » 27 Mar 2017, 17:40

tiaguinho escreveu:Valeu KANEKO!!!

Eu já estou na última aula da auto escola, prova marcada já, mas ainda penso que não sei pilotar (realmente não sei), acontece que lá no circuito a gente só treina equilíbrio e primeira até segunda marcha. Diante disso me apareceu uma TE que fui dar uma olhada nesse fds e gostei muito :risadona: , estou com medo de deixar passar a oportunidade, mas está em uma concessionária, vou ter que levar a bichona pra casa, no caminho são uns 4km de transito moderado e uma ladeira, penso se devo arriscar eu mesmo levar ou se devo chamar algum amigo para dar essa força, o que acham? O negócio não foi fechado ainda, estou passando lá hj para conversar e se a conversa for positiva eu já fecho e com ela na garagem boto as fotos aqui!!!

Mais uma dúvida: ao ligar a moto na CSS subiu uma fumaça danada quando o motor começou a esquentar, disseram lá que foi do "óleo vegetal" que passaram para limpar e por isso aquela fumaça, condiz um pouco pelo fato da fumaça ter começado quando o motor começou a esquentar, mas dai bateu dúvida porque os modelos 2016 estavam reclamando de um vazamento de óleo, medo da moto estar sem óleo ou algo assim, existe algum medidor do nível igual tem nos carros?

P.s: gostei do relato do Roddd, deu mais segurança na escolha, também será minha primeira moto, vms que vms!!!
tiaguinho,

Feliz por sua evolução :)
Cara você está na mesma situação que meu amigo ele compro a moto e a habilitação saiu ele nunca tinha andado com uma moto na vida e a moto estava em outra cidade (fazer 250) fui com ele de carro e eu voltei com ela.

Deixei ela no prédio dele ai ele eu fico dando umas voltas por uma semana no bairro e tals até sentir confiança agora ele já melhorou bastante ( tem uns dois meses eu acho ) mas essa primeira semana foi fundamental para mão ter surpresas ruins.
Pense que a tenebrosa tem o centro de gravidade alto totalmente diferente das 125/150 das auto escola e ela não perdoa vacilos uma vacilada por causa do nervosismo por estar andando na rua e tals pode custar caro.

Sobre essa fumaça acontece mesmo os cara lavam e lambuzam a moto (odeio isso ), sobre o nível você vê pela própria vareta onde é trocado o óleo.

Abraço e brappp :wave:

tiaguinho
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 90
Registrado em: 27 Jan 2017, 10:31
Cidade onde mora: Salvador/BA

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por tiaguinho » 28 Mar 2017, 13:21

KANEKO, mais uma vez valeu pela força. Vou acionar um amigo que já anda a um tempo pra me quebrar esse galho, não estou me sentindo seguro ainda para encarar transito não.
Infelizmente a TE que eu ia pegar ontem não deu. Quando cheguei recebi a má notícia de que um cara chegou lá, ligou a moto e já fechou a compra, estava muito boa e um preço bom :O!! mas fica para a próxima, não era pra ser aquela. O pior é que está difícil encontrar uma usada em bom estado ao mesmo tempo que ela zero está cara, então o que resta é aguardar sair algum anúncio bacana!!

tiaguinho
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 90
Registrado em: 27 Jan 2017, 10:31
Cidade onde mora: Salvador/BA

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por tiaguinho » 28 Mar 2017, 22:22

KANEKO escreveu:
tiaguinho escreveu:Valeu KANEKO!!!

...
...
Pense que a tenebrosa tem o centro de gravidade alto totalmente diferente das 125/150 das auto escola e ela não perdoa vacilos uma vacilada por causa do nervosismo por estar andando na rua e tals pode custar caro.
Good news, não sei se foi papo de vendedor, mas recebi uma ligação hj dele dizendo que o carinha desistiu de comprar a moto, ligação feita 16:50, 17:20 eu estava na css fechando o negócio! Das semi-novas que encontrei foi a que mais me agradou, tanto pela cor (cinza fosco, que não está na linha 17) quanto pelos acessórios/ano... Agora uma dúvida que talvez só vcs consigam me ajudar, no momento que liguei a moto para testar as marchas notei que a primeira entrou fácil, mas ao tentar retornar para o neutro eu não estava conseguindo, o vendedor orientou a mover a moto um pouco para frente e ao fazer isso o neutro entrou bem. Fiquei com a pulga atrás da orelha, ele disse que era devido a moto estar muito tempo parada, sendo ligada e desligada no mesmo lugar, confere isso? os demais engates eu testei e estavam ok, só teve esse advento ai... se houver algum problema nisso ainda da tempo de cancelar a compra!

Sobre a moto é uma 16/16, comprada em setembro, o antigo proprietário usou para viagem, está com 8.500km!

Roddd
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Mar 2017, 22:00
Cidade onde mora: Brasília DF

Engate ruim na primeira marcha!

Mensagem por Roddd » 29 Mar 2017, 00:16

Realmente a TE 250 tem a primeira meio esquisita....diversas vezes ela não quer entrar....fui na concessionaria e o mecaniço explicou que é crônico nesta moto. Então quando tá difícil de entrar a primeira eu fico pressionando o pedal pra baixo e solto de leve a embreagem até sentir que engatou...faço isso tem mais de 1 ano. Esse macete de mover a moto tb já me disseram, mas nunca fiz. Quanto a começar a pilotar a moto, eu tb só fiz moto escola com treino só usando primeira marcha, em circuito fechado e só foco no equilíbrio. Quando comprei a TE 250 botei 2 calcas jeans e uma jaqueta de couro e sai pilotar ela depois das 22h....fiz isso por 1 semana até me acostumar, depois fui pegando o jeito....hora de esquina é importante. Hoje aprecio muito a altura da moto como qualidade....e depois que tira ela da inércia, não dá pra sentir nenhum problema com relação à isso...só a vantagem de passar sobre os retrovisores dos veículos nos corredores.
Quando comecei a pilotar a TE percebi que devia ter muito cuidado ao parar em rampa e evitar inclinar muito ela parada. Se frear ela bruscamente, em baixa velocidade e com o guidao desalinhado, é certo que a moto vai ao chão, já derrubei a minha assim, apenas amassou a maneta da embreagem que custa 20 reais....e se botar um protetor de mão elimina esse risco.
No mais basta respeitar a moto, sem ter medo dela...e ser muito feliz nesta bela máquina!

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por KANEKO » 29 Mar 2017, 11:01

tiaguinho escreveu:
KANEKO escreveu:
tiaguinho escreveu:Valeu KANEKO!!!

...
...
Pense que a tenebrosa tem o centro de gravidade alto totalmente diferente das 125/150 das auto escola e ela não perdoa vacilos uma vacilada por causa do nervosismo por estar andando na rua e tals pode custar caro.
Good news, não sei se foi papo de vendedor, mas recebi uma ligação hj dele dizendo que o carinha desistiu de comprar a moto, ligação feita 16:50, 17:20 eu estava na css fechando o negócio! Das semi-novas que encontrei foi a que mais me agradou, tanto pela cor (cinza fosco, que não está na linha 17) quanto pelos acessórios/ano... Agora uma dúvida que talvez só vcs consigam me ajudar, no momento que liguei a moto para testar as marchas notei que a primeira entrou fácil, mas ao tentar retornar para o neutro eu não estava conseguindo, o vendedor orientou a mover a moto um pouco para frente e ao fazer isso o neutro entrou bem. Fiquei com a pulga atrás da orelha, ele disse que era devido a moto estar muito tempo parada, sendo ligada e desligada no mesmo lugar, confere isso? os demais engates eu testei e estavam ok, só teve esse advento ai... se houver algum problema nisso ainda da tempo de cancelar a compra!

Sobre a moto é uma 16/16, comprada em setembro, o antigo proprietário usou para viagem, está com 8.500km!
As vezes é migue do vendedor as vezes o cara (comprador) deu para trás...gosto muito das cinza fosco tenho uma preta 2013 e penso em pegar uma 2015 cinza lá para o fim do ano.
Sobre os engates é isso mesmo façam um teste podem ver que a primeira engatada do dia é mais brusca ( do neutro para a primeira ) ai um amigo meu me disse desse "macete" de movimentar a moto para frente na hora de engatar ...e no fim é verdade mesmo o engate entra suave suave :thumbup:

tiaguinho
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 90
Registrado em: 27 Jan 2017, 10:31
Cidade onde mora: Salvador/BA

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por tiaguinho » 29 Mar 2017, 11:25

Valeu Rodd, KANEKO, muitíssimo obrigado pela força caras! Eu estou mega ansioso, primeira motoca... enfim, vcs já passaram por isso tbm né!!!
Já fiz a transferência e está tudo confirmado, com a TEzinha na garagem eu posto as fotos aqui.

Só mais uma dúvida se eu não estiver sendo muito chato :-|...! Eu fiquei preocupado com o lance que vc disse do centro de gravidade, diferença entre 150 e 250... Eu fiz a auto escola toda em uma 150. O amigo que tenho e que posso levar comigo para pegar a moto estou com medo dele não dar pé, ele deve ter uns 1,65 e tem filhos (fico preocupado...). Estou pensando em pedir a CSS pra ver se eles podem fretar até lá em casa, sem custo, se possível... é perto, são uns 3 ou 4km no máximo...

Estava planejando também em levar com minha noiva, em horário tranquilo, ela dirigindo o carro atrás de mim e indo devagar para meio que proteger dos apressados de trás... indo pela direita e na calma... Acham ainda assim muito arriscado??

Um forte abraço e mais uma vez obrigado!!!

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Thiago_1100S » 29 Mar 2017, 13:11

cara pode ir tranquilo, o centro de gravidade não muda pela cilindrada da moto, e sim pelo modelo e categoria... motos altas tem um centro mais alto... a TNR250 é super facil de pilotar, e vc verá tudo de cima... pode ficar tranquilo..
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Responder