Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
naka
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por naka » 27 Nov 2012, 13:11

jonathanmello escreveu:Também passei por esse dilema. Sem nunca ter andado de moto, as pessoas diziam que eram loucura comprar uma moto dessas. Resumindo: comprei a moto (que ficou parada uns dois meses, já que eu não tinha carteira) e hoje ando tranquilo sem ter passado por nenhuma situação de risco. Tenho 1,78 e, nas primeiras semanas de uso, me atrapalhava um pouco quando parava a moto, já que meu pé não plantava no chão. Estou com 1 mês de uso e acho que foi uma ótima compra. Seja apenas calmo e cauteloso. Espero ter ajudado, um abraço!
Estou numa situação parecida com a sua.
Acabei de comprar a moto (vou pegá-la amanhã). Ainda não tenho habilitação (já fiz as aulas e só falta marcar a prova). Nunca tinha pilotado moto na minha vida.
Tenho 1,77m e 81Kg. Espero conseguir dominar a Tenere sem passar sufoco. rs.

jonathanmello
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por jonathanmello » 27 Nov 2012, 19:06

Você irá conseguir, fique tranquilo! Antes de ir para o trânsito intenso, fiquei treinando com a moto pelo meu bairro, que é pouco movimentado. Após conseguir controlar a aceleração, fazer curvas e me familiarizar com a moto, encarei meu percurso do dia-a-dia, que era feito de carro. não utilize o freio de forma brusca e não ande com garupa nesse início. Vai chegar uma hora em que verá a nova situação já está sob controle. Se tiver alguma pergunta, fique à vontade para fazer. Abraço!

Avatar do usuário
MMaffessoni
Novato+
Novato+
Mensagens: 36
Registrado em: 19 Set 2012, 21:35
Cidade onde mora: Caxias do Sul/RS
Localização: Caxias do Sul/RS

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por MMaffessoni » 27 Nov 2012, 22:46

É tranquilo! Eu, que nunca tinha tido moto antes, comecei com uma Honda Lead (e nem é realmente uma 'moto'! rsrs) em março deste ano. Havia feito as aulas para a habilitação, e saí andando com o scooter pela cidade. Não era preciso fazer marchas, o tamanho é incomparável à Té, e a complexidade geral de uma moto me apavorava.
Quando fui buscar a Té na CC, já tinha uns 45-50 dias que eu não sentava a bunda num banco de moto, pois tinha deixado a Lead para venda na mesma CC em que comprei a Té. Pensei: "num vo conseguir fazer isso direito..." Masssss, foi só sentar na moto, girar a chave e dar a partida pra todo o treinamento das aulas voltar pra cachola e tudo ficar mais tranquilo.
OK, tu vai precisar pegar mais leve no início, até sentir as reações da moto, o ponto de início de atuação da embreagem, a dosagem dos freios, a reação dinâmica dela (peso, inércia, etc), etc. Mas falo por experiência própria, de quem está com ela há...deixa ver... exatos 11 dias, e apenas pouco mais de 190km rodados: neguinho pega o jeito sem dificuldade. Tua altura é a mesma que a minha, e o peso quase igual.
Não te assusta, vivente! Só vai com calma, sem achar que dá pra se considerar 'expert' já de cara.
Curta a moto, devagar e com carinho. Ela vai te dar muitas alegrias!
Marcelo
XTZ 250 Ténéré ("TT" branca 2013)

Lead 110 ("Criptonita" verde 2012)

Felipe Sousa.´.
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Felipe Sousa.´. » 28 Nov 2012, 00:16

Hoje tive uma alegria muito grande.
Fui sorteado no consórcio,paguei apenas 3 parcelas e já fui sorteado.
Inicialmente eu iria dar um lance,mas resolvi esperar,pq queria pegá-la toda 13,não 12/13 e tb para minha CNH chegar.
Mas como demora 20 dias para a fábrica faturá-la,deve dar o tempo certinho.
Tenho 1,77 e 155 kg.

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por kablack » 28 Nov 2012, 00:28

Parabéns Felipe.

Juízo com a motoca.

Abraço.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Felipe Sousa.´.
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Felipe Sousa.´. » 28 Nov 2012, 22:30

Obrigado Kablack,terei muito sim.
Até pq é minha primeira moto,aprendi a andar de moto na CB 500 do meu irmão,mas era mais baixa e isso favorecia a ciclística.
Tenho pego muitas dicas valiosas com a turma aqui do forum.

abraço !!

Avatar do usuário
Samir
Novato+
Novato+
Mensagens: 36
Registrado em: 26 Nov 2012, 15:20
Cidade onde mora: Salete / SC

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por Samir » 11 Dez 2012, 09:09

Tenho a minha desde o dia 01 de dezembro deste ano, minha primeira moto (porém, já havia andado bastante de ybr à uns 9 anos atrás). Fiz minha primeira viagem com ela, no dia 9 de dezembro, foram quase 700km, um pouco de dor nas costas, uns apertos na estrada de chão (um amigo com uma xt660, que tem mais de 15 anos de moto também achou aquela estrada de terra muito lisa), mas senti bastante segurança na minha tézinha. Fez média geral de 30,6 km/l, o que eu achei ótimo, pois foi bastante trechos de serra (Salete-Serra do Rio do Rastro- Serra do Corvo Branco- Morro da Igreja- Salete).
Enfim, acredito, que se o cidadão conhecer suas limitações, e não for afobado (meu caso, não quis acompanhar as Tornado, a Sahara e a Twister que foram junto nesta viagem) é uma moto segura para iniciantes, sim.

AllanGuinato
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por AllanGuinato » 25 Fev 2013, 16:54

P/ começar com uma 250cc, melhor pegar uma viraguinho. Ela é moleza de pilotar, mesmo sem experiencia.

Avatar do usuário
ValMartins
Participativo
Participativo
Mensagens: 429
Registrado em: 23 Jan 2013, 18:21
Cidade onde mora: São Paulo
Localização: São Paulo

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por ValMartins » 26 Fev 2013, 17:01

Bem, meus caros apreciadores da nossa querida TÉ!!! hoje (26/2/13) fiz a prova prática do DETRAN/SP de moto, e graças a deus PASSEI na Bagaça, o que diga-se de passagem é uma porcariazinha, mas ser avaliado nunca é bom. Mas vamos ao assunto do tópico. Tenho 1,75 e 75,0 kg . Fiz um teste outro dia numa loja com uma TÉ e acredito que a altura dela não seja problema.
O problema maior pra quem está iniciando como eu e outros aqui no tópico é manter a calma, controlar a ansiedade e acima de tudo respeitar os próprios limites em cima da TÉ. Já me matriculei num curso de pilotagem defensiva e antes de colocar ela pra rodar em SP vou andar bastante no meu bairro pra sentir o brinquedo.
Acredito que não seja problema pra quem vai comprar uma TÉ 250 de inicio. Desde que respeito as próprias limitações e pilote com muito cuidado.
Tem neguinho que diz, não compra uma 125, bla bla bla...Não estamos aqui falando de iniciar com uma 600 ou 1200. Lembrem-se falamos de uma 250cc . Agora é estudar a moto, aprender a pilotar e correr pro abraço.
Andar de moto... um estado de espírito!!!

Ténéré 250 Azul!!!

EG6-SI
Novato
Novato
Mensagens: 28
Registrado em: 02 Fev 2013, 21:20
Cidade onde mora: Sao Paulo

Re: Ténéré 250 é segura para iniciantes ?

Mensagem por EG6-SI » 26 Fev 2013, 22:13

Vaimartins, concordo com vc. Se tem grana para começar com uma 250/300 parte para o abraço só ter responsabilidade. Creio que até uma uma 600 monocilindrica para quem pode pagar é uma boa escolha. Nos EUA pelo que sei não existe moto abaixo de 250cc só scooter.
Ex Ninja 250R Vermelha / Atual XTZ 250 Ténéré Azul

Responder