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Re: Velocidade em subidas ingrimes?

Enviado: 20 Jan 2012, 08:24
por Helano
baruck

Tentando ajudar...Cara, você tem que analisar o uso que você vai fazer da moto. Então você tem que considerar algumas coisas do tipo...

- Uso urbano diário ou para viagens esporádicas? Só isso já te diz muita coisa sobre o que escolher...

- Vai andar sempre em asfaltinho liso ou pretende andar também em ruas ou estradas não muito conservadas?

- Tem mecânico de confiança à disposição para ficar mexendo em moto usada e carburada ou prefere não quer esquentar cabeça com manutenção? Zero é zero e tem garantia, além de ter injeção eletrônica.

- E os custos de manutenção, peças e seguro de cada uma? Já botou na ponta do lápis? Veja se isso aqui ajuda --> viewtopic.php?f=34&t=487&hilit=gastos+anuais" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraço e boa sorte!

Helano

Re: Velocidade em subidas ingrimes?

Enviado: 20 Jan 2012, 08:42
por baruck
Sei como é... O uso é urbano e viagens esporadicas, sem enfiar moto no barro, porque apesar de goiânia ser uma roça, aqui é tudo asfaltado hehehehe... O intrudão é um sonho, aquele motor gigante 1400 CC é o demoin... mais os custos com manutenção podem ser altos... A Tenere e outro sonho, porque sempre gostei da tenere 600 antiga... Estou avaliando os gastos mesmo...

Re: Velocidade em subidas ingrimes?

Enviado: 20 Jan 2012, 10:52
por doug01n
Já viajei engarupado, com baus laterais, Fernão Dias... A menor velocidade em subidas (estava querendo manter entre 100 e 110km/h permitidos) foi de 90km/h, em que reduzi pra quarta, cabo enrolado, e manteve no mínimo isso, somando um vento levemente contra. Se estiver sozinho, dá pra manter uns 100km/h em subidas íngremes não muito longas, sem vento.

Isso falando de estradas, claro. Dentro da cidade, consigo manter a máxima da via em qualquer circunstância.

Re: Velocidade em subidas ingrimes?

Enviado: 20 Jan 2012, 11:03
por Helano
"cabo enrolado" = giro lá em cima = tome porrada no motor da tezinha = estar no limite

Re: Velocidade em subidas ingrimes?

Enviado: 20 Jan 2012, 12:05
por COMANDO TENERE
com a minha viajo sempre 110 120 e nas decidas 140 :rock: é mioto dificil cair de 100 isso que ando com garupa e bauleto 45L lotaderrimo cabo enrolado. Não ultrapassando a parte vermelha no contagiro não tem problemas o manual recomenda a nao andar somente na parte vermelha do contagiros. Fiz 270 km em 2:30 horas com uma parada pra abastecer e 2 rapidas pra banheiro :joinha: . Cabo enrolado o tempo todo :oremos: . Não tem que ter doh ela aquenta pasta ficar atento ao oleo. :sol:

Re: Velocidade em subidas ingrimes?

Enviado: 20 Jan 2012, 12:12
por Helano
Desculpa comando, mas discordo de você cara. Acredito que não seja saudável para motor nenhum, andar sempre próximo ao limite, o que aliás está claramente escrito no manual. Não estou com o manual aqui em mãos agora, mas irei consultar onde está tal observação e postar aqui para vocês.

Obviamente, não haverá nenhum efeito imediato e visível, mas com certeza a vida útil do motor é reduzida com o uso constante nessas condições.

Aproveitando, não deixe de ver isto aqui por favor --> viewtopic.php?f=3&t=376" onclick="window.open(this.href);return false;

Re: Velocidade em subidas ingrimes?

Enviado: 20 Jan 2012, 12:51
por caruso
É isso Helano,
com o giro próximo do máximo sempre, os sintomas aparecerão a longo prazo. Igualmente ruim é andar com giro muito baixo em marcha alta (tipo 2000 a 3000 rpm de 3ª a 5ª) dessa forma o motor é exigido numa faixa onde ele tem pouco torque prejudicando o bombeio de óleo para as partes que precisam ser lubrificadas causando danos a longo prazo.
Apenas um adendo: quando viagei para Argentina e Cordilheira, começamos economizando as motos (minha TÉ e duas Lander) mas depois de um tempo quando pegamos as entediantes retas infinitas na Argentina era 130-135km/H direto percorendo de 150 a 200km "non-stop" e sempre na casa dos 40º, teve dia que pegamos 44º.
Sei que fiz errado, mas agora tenho certeza que a moto é braba mesmo.

Re: Velocidade em subidas ingrimes?

Enviado: 20 Jan 2012, 13:59
por baruck
Sei que fiz errado, mas agora tenho certeza que a moto é braba mesmo.
Boa rapaz... A moto aguenta o tranco... Não pode andar sempre no limite, mais se você precisar e chamar ela no arreio a potranca aguenta o tranco. :rock:

Re: Velocidade em subidas ingrimes?

Enviado: 20 Jan 2012, 14:39
por Eduardo Prado
Viw Helano, você comentou que a velocidade razoavel seria 100 km/h! Mas para uma 250cc não é muito pouco? 100 km/h é umavelocidade razoavel para uma motinha 125cc(sei disso por que tenho uma cg125 feia e ruim que aguenta o tranco sussegadamente :D ) ! Uma 250cc tem que aguentar tranquilamente pelo menos uns 115 ou 120 km/h :?

Re: Velocidade em subidas ingrimes?

Enviado: 20 Jan 2012, 15:44
por fjruthes
Eduardo Prado escreveu:Viw Helano, você comentou que a velocidade razoavel seria 100 km/h! Mas para uma 250cc não é muito pouco? 100 km/h é umavelocidade razoavel para uma motinha 125cc(sei disso por que tenho uma cg125 feia e ruim que aguenta o tranco sussegadamente :D ) ! Uma 250cc tem que aguentar tranquilamente pelo menos uns 115 ou 120 km/h :?
Uma 125 a 100km/h tá no talo já.. Provavelmente sua CG não tem contagiros, se tivesse veria que está a pelo menos uns 9 ou 10 mil giros

Enquanto que a 250 a 100km/h está a 6/7 mil giros. * Andando sem forçar tanto e com uma boa sobra pra ultrapassagens e demais situações que exijam um pouco mais de velocidade.

> Isso é velocidade de cruzeiro, andar sem forçar demasiadamente o motor e com folga para ultrapassagens e demais...

O cruzeiro de uma 125 é 80km/h +/-.. Nisso ela já tá em 8 mil RPM...

Mas é claro que vc consegue andar a 120km/h sem problemas com a Té... ainda tendo uma sobra, só vai forçar mais o motor..