Teste de longa duração Ténéré 250 - Revista Duas Rodas

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Daniel3006
Visitante
Visitante

Teste de longa duração Ténéré 250 - Revista Duas Rodas

Mensagem por Daniel3006 » 13 Jan 2012, 13:13

Ténéré 250 desmontada após 20.000km.

O Teste com a Ténéré, iniciou-se em janeiro de 2011. Após 11 meses, foram percorridos 21.444km, por rodovias de SP, RJ, MG, PR, SC e GO. Em São Paulo – Capital, foi utilizada no trânsito urbano.

Constatou-se que a compressão do cilindro estava em 1.155kPa, dentro do limite. A pressão da bomba de combustível foi de 254kPa e em prefeitas condições.

A Central eletrônica não constatou nenhum tipo de erro ou problema. Sensores, bateria e pressão do combustível, em prefeitas condições.

Painel, revestimento do banco, punhos e demais plásticos, sem sinais de envelhecimento ou ressecamento. A única observação foram as laterais do tanque – onde encostam as pernas – já meio amareladas.
Não foi constatado sinais de oxidação em qualquer parafuso ou solda. Apenas dois pontos de ferrugem, nas roscas da mesa inferior de direção.

Os rolamentos da caixa de direção em excelente estado, porém com pouca lubrificação.
Partes que necessitam ser lubrificadas, como links da suspensão traseira e rolamentos das rodas em ótimas condições.
A relação secundária poderia durar mais 20.000km!

No motor, não foram constatados vazamentos. As válvulas com folgas dentro das especificações. Câmara de combustão, válvulas e pistão, apenas escurecidos, sem carbonização excessiva. Os únicos pontos de carbonização, foram no corpo de admissão, depois da borboleta, e no dorso da válvula de admissão, mas nada que pudesse comprometer o rendimento do motor.
Comando de válvulas, balancins, corrente de comando, guia e tensionador, dentro da perfeita normalidade.

Engrenagens do câmbio sem riscos e nem sinais de desgaste.

Engrenagem plástica do motor de partida em ótimas condições.

Discos de embreagem e discos separadores com desgastes normais. O primeiro disco e separador, com sinais de superaquecimento, mas ok.

Quanto à parte interna do cilindro, graças ao tratamento cerâmico, está praticamente nova e ainda com marcas do brunimento evidentes.

Motor de partida - roletado para aumentar a durabilidade – estava com carvões e induzido sem desgastes aparentes.

Após estas constatações, a moto foi remontada com juntas e lubrificantes novos para cumprir o teste de Longa Duração até os 60.000km!

Observações:

Aos 6.000km registrou o melhor consumo: 34,7km/littro.

8.130km: colisão frontal com automóvel. Reparos: manete do freio, guidão, aro de roda, lateral plástica e adesivo do tanque. Desmontagem do garfo e frente realinhada. Custo: R$722,00.

11.625km: Revisão dos 10.000km. Troca do pneu traseiro, pastilhas de freio, vela, óleo e filtros. Lubrificação da suspensão traseira, rolamentos de roda e caixa de direção. Regulagem de válvulas. Custo: R$718,00.

13.781km: Colocado um para-brisas maior e protetores de mão, para ajudar a proteger do frio, durante o Inverno.

20.000km: Levada em concessionárias Yamaha e Honda, para avaliações, recebeu a melhor oferta de compra de R$10.700,00.

Original por Francis Vieira.
Diretor editorial: Josias Silveira – email: josias@sisal.com.br
Ano37 – Número 435 – DEZEMBRO 2011.
Págs. 162-166.

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Revista DUAS RODAS – Teste Longa Duração.

Mensagem por cassioxtz » 13 Jan 2012, 13:21

Caramba!!! :o

Que show de durabilidade hein!

Já esperava por isso devido a qualidade da Lander.

Mas no período de testes cacetaram a coitada...

Eu encomendei essa revista, pois não havia achado ela pra comprar mas ainda não chegou :cry:

Valeu por ter dividido isso com a gente.

Abs,
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Daniel3006
Visitante
Visitante

Re: Revista DUAS RODAS – Teste Longa Duração.

Mensagem por Daniel3006 » 13 Jan 2012, 13:27

Obrigado, Cássio.

Este é um resumo do artigo.

Como vão continuar o teste até os 60.000km, espero que o pessoal mande mensagens para o Josias Silveira (o Editor Chefe da Revista Duas Rodas) comentando problemas e soluções.
Além de enriquecer materias futuras, mostrará que os apreciadores da Ténéré são muito exigentes!

Abraços,

spainelt
Visitante
Visitante

Re: Revista DUAS RODAS – Teste Longa Duração.

Mensagem por spainelt » 13 Jan 2012, 14:03

"Rolamento de roda e caixa de direção" pelo jeito da roda dianteira já que o veiculo se envolveu em uma colisão. No minimo houve esmagamento do conjunto interno do rolamento vindo a apresentar defeitos a volta do uso.

Abraços :animado:

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Revista DUAS RODAS – Teste Longa Duração.

Mensagem por doug01n » 13 Jan 2012, 16:28

troca do pneu com 10.000km?

Eu troquei o meu com quase 22.000km e ainda rodava mains uns 2.000 até ficar liso no centro.

A minha tá andando a mesma coisa... Muito bom!
Administrador

Avatar do usuário
fjruthes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1090
Registrado em: 23 Jun 2011, 21:55
Cidade onde mora: Indaial/SC

Re: Revista DUAS RODAS – Teste Longa Duração.

Mensagem por fjruthes » 13 Jan 2012, 17:31

Pneu vai muito da tocada do piloto... Quando eu tinha a YBR que eu era meio cachorro loco durava 10 mil só o pneu, depois que me acalmei um pouco passou a durar 20 mil...
"SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER"

Avatar do usuário
Eduardo Prado
Novato+
Novato+
Mensagens: 42
Registrado em: 04 Out 2011, 10:51
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Revista DUAS RODAS – Teste Longa Duração.

Mensagem por Eduardo Prado » 13 Jan 2012, 21:22

Não é atoa que a Ténéré é uma lenda mesmo! Mesmo ela sendo a mais "fraquinha" de todas, herdou o "espirito" durão das outras :boxe:
Ex: CG Titan 125 2000 - Minha motinha ruim e feia
Atual: Fan 150 ESDI 2012 - Motinha bonita e boa \o/
Futura: XRE 300 & V-Strom 650

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Revista DUAS RODAS – Teste Longa Duração.

Mensagem por Fender » 14 Jan 2012, 01:02

Gostei do que li.
Não podia ser diferente, já conhecemos o teste da Fazer.
Imagem

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Revista DUAS RODAS – Teste Longa Duração.

Mensagem por cassioxtz » 14 Jan 2012, 01:18

doug01n escreveu:troca do pneu com 10.000km?

Eu troquei o meu com quase 22.000km e ainda rodava mains uns 2.000 até ficar liso no centro.

A minha tá andando a mesma coisa... Muito bom!
Concordo com o que o doug01n falou.

Um pneu desenvolvido para rodar mais em pista não poderia durar tão pouco assim.

Pelo menos eu já tenho uns de reserva que eu retirei da minha ex-Lander antes de vender, não cheguei nem a rodar 2.000kms com eles.

Abraço galera e vamos pra estrada! :rock:
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
Vinicius Brandão
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 213
Registrado em: 24 Ago 2011, 21:04
Cidade onde mora: Rio de janeiro
Localização: Rio de Janeiro

Re: Revista DUAS RODAS – Teste Longa Duração.

Mensagem por Vinicius Brandão » 14 Jan 2012, 22:20

Eu digitalizei a reportagem, quem quiser da uma lida, manda o email por MP.
"Não exijas do teu próximo aquilo que ainda não consegues fazer."
Autor: ( Chico Xavier )

Responder