COMPARATIVO TÉNÉRÉ 250 x LANDER / X

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

COMPARATIVO TÉNÉRÉ 250 x LANDER / X

Mensagem por Helano » 16 Jan 2011, 01:31

[center]COMPARATIVO TÉNÉRÉ 250 x LANDER / X[/center]

Olá pessoal,
Tenho visto por aí o pessoal pedindo muito a comparação da Lander com a Ténéré e até mesmo o pessoal chamando (injustamente) a Ténéré 250 de Landéré.

Bem, eu tive a enorme sorte de poder fazer testes com as duas por alguns dias. Isto ocorreu porque eu tinha uma Xtz 250x, comprei a Ténéré 250 e ainda fiquei alguns dias com as duas crianças na garagem até vender a X. Desta forma, tive uma excelente oportunidade de compará-las e tirar minhas próprias conclusões. Vamos a elas então...
MOTOR :thumbup:
Como todos sabem, o motor destas duas motos é exatamente o mesmo, porém na Ténéré existe 1 cv a mais de potência (quase nada). Acontece que a Yamaha também equipou a Ténéré com uma relação final de transmissão diferente, de maneira que na prática ocorre que a Ténéré exige menos rotação do motor para manter uma mesma velocidade. A 100km/h por exemplo, o motor dela está em torno de 6.500rpm, enquanto que na Lander já fica acima dos 7mil rpm. Obviamente alguém já vai imaginar logo que o consumo da Ténéré seja menor, certo? Em tese sim, mas na prática não percebi isto, por causa de um outro detalhe. Com essa mudança na relação, a moto também perdeu um pouco em arrancadas e retomadas, de maneira que você acaba tendo que acelerar um pouco mais para ter maior arranque. Resultado final? Exatamente o mesmo consumo da Lander. Andando tranquilo, acelerando gradativamente (sem enrolar o cabo) e trocando as marchas em torno de 5mil rpm, tenho feito a média de 30 a 32km/l
FREIOS :thumbup:
Estes sim melhoraram sensivelmente. A Yamaha equipou a nova Ténéré com novos dutos (tubulações) de freio, feitos de um material mais rígido, quase no estilo "Aeroquip", de maneira que sinto agora muito mais confiança nos freios. Ainda continuam meio borrachudos, mas passam uma sensação maior de segurança, pois quando você exige deles, eles respondem, chegando até a travar a roda traseira se você exagerar na dose.
SUSPENSÃO / PNEUS :thumbup:
A suspensão traseira agora é equipada com um amortecedor a gás e regulagem de pré-carga da mola com rosca, permitindo ajustes bem mais precisos e a suspensão dianteira também foi recalibrada. Na prática estas mudanças deixaram a moto um pouco mais dura, porém muito mais estável, transmitindo mais segurança nas curvas. Tal sensação é reforçada pelos pneus Pirelli Scorpion, que tem uma proposta mais "onroad". Mesmo em relação à X, que é uma motard (pneus street), senti bem mais confiança nas curvas com a Ténéré.
BOLHA (para-brisa) :thumbup:
Simplesmente sensacional!! E olha que na X eu já tinha uma bolha da motovisor, mas é realmente incomparável com a original de fábrica que vem na Ténéré. Ela segura bem o vento, parece não atrapalhar muito no desempenho da moto e ainda tem um nível de ruído (do vento) bem satisfatório.
TANQUE, BOCAL E ABAS (ALETAS) :thumbup:
Mais um grande acerto da Yamaha. As abas do tanque oferecem também uma boa proteção aerodinâmica e o bocal além de muito bonito, é bastante funcional. Sobre o tanque em si, agora eu rodo 300km até começar a piscar a reserva. Na Lander isso ocorria já com 200km.
PARA-LAMAS DIANTEIRO BAIXO :?:
Bom, este item é discutível em termos estéticos, afinal gosto é que nem *****, cada um tem o seu né? Porém, falando da questão prática, acabou a velha história de ficar jogando água pra cima, no motor e muitas vezes até na cara do piloto, dependendo da intensidade da chuva.
FAROL :shock:
Aqui sim é uma covardia completa qualquer tentativa de comparação com a Lander. Na Lander havia apenas uma ridícula lâmpada H4 de 35w de potência, além do globo ótico dela não focar muito bem a luminosidade dessa fraca lãmpada. Na Ténéré? Bem, aí são duas lâmpadas H7 (que acendem alternadamente alto/baixo) de 55w cada um, além do foco que o globo ótico dela proporciona, ser perfeito. O detalhe é que não sei porque o farol de todas as Ténérés que eu já vi, vêm totalmente desregulados de fábrica, iluminando muito pra cima, jogando luz na cara dos motoristas. Será que a Yamaha fez isso de propósito para aparecer e todo mundo ver a Ténéré?? Tenho minhas dúvidas.... mas o fato é que uma simples regulagem resolve e deixa tudo uma maravilha.
BANCO :thumbup:
Outra grande melhora da moto, bem mais anatômico e confortável que o da Lander. A espuma dele é meio durinha, porém não causa aquela sensação de estar sentado em cima de uma tábua, que tinha da Lander.
PLUGES DO FAROL :thumbdown:
Como nada nesse mundo é perfeito, no meu ver a Yamaha fez uma bela de uma cag******** nesse item. Vejam na foto abaixo que existe um vão enorme entre o guidon e esse pluges, de maneira que eles ficam completamente expostos, sem nenhum tipo de proteção, para evitar de bater ali água, sujeira, etc. Na Lander por exemplo, há uma borracha enorme que veda muito bem esses contatos elétricos e na Ténéré fiquei com a sensação de que fizeram aquilo ali, meio "a facão".

Imagem
BAGAGEIRO :?: :?:
Tem? Existe? Aqui também é outra bela cag****** da Yamaha. Como é que me lança uma moto dessa sem bagageiro dona Yamaha? Agora ficamos nós, proprietários quase felizes da Ténéré querendo equipar nossas queridas meninas com belos baús e simplesmente ficamos dependendo da Yamaha ter a boa vontade (ou não) de lançar o bendito bagageiro. Sei que já existem alguns vendedores de acessórios produzindo esse item, mas o próprio fabricante da motocicleta não dispor desse item? Que coisa feia dona Yamaha :batecabeca:

Bom galera, acho que já disse tudo que pude constatar sobre a motinha. Dúvidas, fiquem à vontade....

Abraço :thumbup:

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

MortGildo
Visitante
Visitante

Re: COMPARATIVO TÉNÉRÉ x LANDER / X

Mensagem por MortGildo » 16 Jan 2011, 13:22

Excelente comparação Helano.
A Minha Tenere tá com 500Km, o primeiro reabastecimento foi com 300 Km e pegou 9 litros de gasolina, vou ver o proximo, mas achei a Moto bem econômica para o desempenho que ela oferece, eu tinha uma Intruder 125 e fazia uma média de consumo similar a esta... estou agora pesquisando possíveis fontes de ruído na Tenere... percebi que na parte frontal do plástico que cobre o tanque tem uma aba que bate direto num tubo chassi fazendo um barulinho nas vibrações vou experimentar emborracha esta parte para testar...

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: COMPARATIVO TÉNÉRÉ x LANDER / X

Mensagem por Helano » 16 Jan 2011, 15:10

MortGildo

Seja muito bem vindo cara :thumbup: Se puder, passa depois lá na sessão de apresentação pra gente poder te conhecer um pouco mais.

Sobre os ruídos de vibração, não fique muito grilado com isso não cara, esse motor 250 da Yamaha, apesar de ser um motor muito bom, é meio barulhento mesmo. Faça um teste... com a moto parada em ponto morto, acelere até os 6mil rpm e veja se é este ruído de vibração que está te incomodando. Ponha o ouvido próximo ao motor e você verá que a vibração vem da parte de cima, próximo ao comando de válvulas, isto é "normal" nesse motor, fique tranquilo.

Abraço e bem-vindo aê!

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Rafa34
Visitante
Visitante

Re: COMPARATIVO TÉNÉRÉ x LANDER / X

Mensagem por Rafa34 » 16 Jan 2011, 19:22

MortGildo escreveu:Excelente comparação Helano.
A Minha Tenere tá com 500Km, o primeiro reabastecimento foi com 300 Km e pegou 9 litros de gasolina, vou ver o proximo, mas achei a Moto bem econômica para o desempenho que ela oferece, eu tinha uma Intruder 125 e fazia uma média de consumo similar a esta... estou agora pesquisando possíveis fontes de ruído na Tenere... percebi que na parte frontal do plástico que cobre o tanque tem uma aba que bate direto num tubo chassi fazendo um barulinho nas vibrações vou experimentar emborracha esta parte para testar...
Olá MortGildo, a minha ta com apenas 100km..rs..ainda to amaciando e só tá com isso pois não quero ficar andando sem a placa que se Deus quiser sai terça ou quarta os doc. dela..aí chego nos 1000km rapidinho.. :lol:
Bom voltando ao assunto barulho, tb notei o seguinte, sempre que passo por essas correções do asfalto e da aquela "puladinha" seca faz mesmo esse barulho na frente...como se tivesse batendo um plastico, mas só faz qdo ela passa em alguma depressão maior da rua, creio q seja normal, mas se não for vamos relatar a dona Yamaha isso aí..

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: COMPARATIVO TÉNÉRÉ x LANDER / X

Mensagem por Helano » 16 Jan 2011, 19:40

é verdade :!:

além desse barulho de motor que falei acima, a minha também faz esse barulho que o Rafa falou ao passar em depressões... deve ser normal, sei lá... :?:
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Jacob
Visitante
Visitante

Re: COMPARATIVO TÉNÉRÉ x LANDER / X

Mensagem por Jacob » 16 Jan 2011, 21:59

Excelente comparativo Helano, ficou muito bem detalhado.
Concordo em gênero, numero e grau no quesito banco, a espuma e bem dura, depois de um tempo a bunda doi e incomoda muito, numa proxima viagem sem duvidas alguma vou usar algo para contornar esse problema, nem que seja uma almofada.

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: COMPARATIVO TÉNÉRÉ x LANDER / X

Mensagem por Helano » 16 Jan 2011, 22:05

Fala Jacob,

Pois é, o banco tem uma anatomia perfeita, mas a espuma podia melhorar.

Seja bem vindo irmão!!! Quando tiver um tempinho, passa lá na sessão de apresentação e fala um pouco de você, só para a galera ir se conhecendo, se entrosando etc.

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

RafelXTZmcp2010
Visitante
Visitante

Re: COMPARATIVO TÉNÉRÉ x LANDER / X

Mensagem por RafelXTZmcp2010 » 17 Jan 2011, 17:02

Daew Helano,primeiro gostaria de dizer e agradecer que eu conheci este forum devido ao seu convite lá no XTZ Forum Club...Obrigado...
E segundo que vc deve ir trabalhar lá na duas rodas,comparativo de profissional,bem explicado e nem um pouco confuso...
É isso,valeu Helano,abraços

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: COMPARATIVO TÉNÉRÉ x LANDER / X

Mensagem por Helano » 17 Jan 2011, 17:04

RafelXTZmcp2010

Valeu cara :lol: :lol:

Depois quando tiver um tempinho, dá uma passadinha lá na sessão de apresentação e fala um pouco de você para a turma aqui beleza? É legal pra gente se conhecer e ir se entrosando :thumbup:

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

MortGildo
Visitante
Visitante

Re: COMPARATIVO TÉNÉRÉ x LANDER / X

Mensagem por MortGildo » 17 Jan 2011, 18:54

É Galera fuçei na parte da frente do tanque mas não cosegui locaizar de onde vem esse barulho... na verdade a parte plástica preta fica meio distante da parte de metal, só encosta se empurrar com o dedo!

Responder