TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
JeanMrX
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Re: TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Mensagem por JeanMrX » 13 Dez 2011, 13:32

Eu acho que as pessoas tem direito de modificar um bem que é seu...

E a pergunta do tópico é: O tal FuelController funciona ou é balela?

gabriel
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Re: TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Mensagem por gabriel » 13 Dez 2011, 15:44

funciona sim minha gente!! tenho amigos q colocaram em tornado e na lander tbm!!! vc consegue controlar curva de torque, em quantos RPM a moto vai cortar o giro e outras coisas...num é la aquela diferença, mais com certeza, a moto fica um pouco melhor p andar sim!! :joinha:

CHRISTHOFERSON, vai na fé cara, a moto é sua e vc tem direito de fazer o q bem entender e outra, nao vai prejudicar nada, se vc nao gostar...é so tirar q a injeção faz o remapeamento novamente e volta a ser o q era antes! ;)

abraço

CHRISTHOFERSON
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Re: TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Mensagem por CHRISTHOFERSON » 13 Dez 2011, 16:31

Opa valeu fera, assim que der certo vou colocar sim. Só quero pesquisar um MECÂNICO de confiança em Curitiba que esteja apto para fazer esse serviço decentemente. Enquanto isso vamos aguardar, vai que tenhamos mais algumas respostas relacionadas ao assunto e menas criticas. Segue mais alguns dados que encontrei:
O FUEL CONTROLLER PROGRAMÁVEL POSSIBILITA AS SEGUINTES OPÇÕES DE PROGRAMAÇÕES;
- AJUSTES NA INJEÇÃO:
PROGRAME A INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL PARA UM MAIOR DESEMPENHO DE SUA MOTOCICLETA, OU ENTÃO, UMA MAIOR ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL...

- AJUSTES NA IGNIÇÃO:
PROGRAME CURVAS DE AVANÇO PARA UM MELHOR DESEMPENHO...

- AJUSTES NO LIMITADOR DE GIRO:
AGORA, É VOCÊ QUE ESCOLHE QUANDO O LIMITADOR DE GIRO IRÁ CORTAR
...ISSO SE QUISER QUE ELE CORTE, É CLARO!

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Re: TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Mensagem por leco22 » 13 Dez 2011, 18:09

Essa história de limitador de giro virou paradigma mesmo hoje em dia, lembrem-se que até o advento da i.e. nenhum motor "cortava de giro", simplesmente perdia potência depois da rotação de pico e mudavamos a marcha, simples assim...
Eu mesmo tinha um fiat prêmio 1.6 alcool com comando bravo e carbura calibrado em que eu usava um pouquinho de gasosa podium no tanque (15%). De 1a/2a e de 2a/3a tinha potência útil pra trocar a 7500/8000, já no fim do contagiros,hehehe. Hoje a não ser que se mexa na injeção não se pode tentar fazer estas graças.
Quanto a calibragem da injeção, não mexeria na té não, mas se não fosse a garantia colocaria um bagulho desse amanhã na porcaria do clio que eu comprei.
Sahara/1996 "Sassá"
F800 GSA 2015 "Pato Bege"
GSX 1250 FA 2014 "Fafá"
XTZ 750 Super Ténéré 1997
Buell Ulysses 2006
Shadow 750/2009
Ténéré 250/2011
CG 125 2001
RX-80 1982

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Re: TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Mensagem por Helano » 13 Dez 2011, 18:20

Rapaz vou dar uma "Seu Saraiva" e colocar minha opinião sobre o assunto de uma forma muito prática...

Se você compra uma carne de sol, por mais que tire o sal e dê umas porradas na carne para ela amaciar, jamais ela vai virar um filé mignon.

Se você compra uma tênis xing-ling de R$ 50,00, por mais que você encha ele de borracha, amortecedor, palmilha ou sei lá o que, jamais ele vai virar um Nike top de linha.

Se você compra uma moto 250cc, por mais que você bote FuelTec, Servtec, leve na Polaco ou faça o diabo que for, jamais ela terá o desempenho (rendimento x consumo x durabilidade do motor) de uma moto maior.

Ou seja? O que eu quero dizer com isso? Simples.... será que vale essa trabalheira e gasto todo, para se ter um desempenho um pouco melhor e em contrapartida ter a vida útil do motor reduzida, além da desvalorização na hora da revenda?

Para quem realmente faz questão de uma moto com bom desempenho, sugiro juntar a grana e investir melhor.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

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Re: TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Mensagem por ghamauricio » 13 Dez 2011, 23:56

Pessoal, vocês estão se esquecendo que faltam alternativas à Té 250 na casa das 300~400cc.
Ou compra uma Falcon, que está fora de série e usa carburador, ou compra uma Ténéré 660 novinha.

Eu acho EXTREMAMENTE válido o camarada investir em melhorias no equipamento dele, e com um uso racional, o motor não vai explodir. O motor explodiu por que das duas uma: ou o trabalho foi exagerado, ou o trabalho foi no limite e a condução foi exagerada.

Um escapamento esportivo, um trabalho no cabeçote e um Servitec, quando combinados e usados com parcimônia, dá resultados substanciais! Mas como eu disse, o trabalho de corno de um engenheiro é parametrizar as coisas. Então ele faz um estudo e vê qual é a melhor solução para a média - incluindo o custo final do produto!!

Quem fala "quer uma moto mais rápida, compre uma moto maior" não entende NADA de mecânica. Pode ser que o custo de se deixar uma Té 250 com performance melhor que da XRE seja meio caro, mas sai mais barato do que comprar uma XRE. Ou se o preço ficar igual ou superior, pelo menos o cara tem uma moto personalizada e isso vale mais pra ele do que qualquer outra coisa.

Sendo a favor ou não, devemos reconhecer que o negócio funciona, e MUITO BEM! Na verdade é melhor do que alterar a programação do chip em si, porque você pode optar por diferentes modos. Agora, se você usaria ou não é outra história!

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Re: TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Mensagem por ghamauricio » 13 Dez 2011, 23:57

A propósito, ele funciona excepcionalmente bem na LEAD porque ela corta o giro muito abaixo do que o motor supostamente agüenta sem forçá-lo além da razão. Então ele entra só pra completar o mapeamento que o chip da Lead original não tem, acima dos 9000 giros.
Apesar da potência cair drasticamente acima dos 9000 giros, pelo menos consegue-se ALGUMA potência, e em termos de velocidade final, ainda assim é melhor esticar mais.

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Re: TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Mensagem por ghamauricio » 14 Dez 2011, 21:50

Obrigado, obrigado! Na verdade eu é que tenho mais inveja do namorado da vizinha. Ele tinha uma R1200GS da última vez que vi, uns 2 anos atrás. Agora ele apareceu com uma F800GS.

Mas enfim, um passo de cada vez! Hahahaha

Voltando ao tópico, eu tirei essa certeza de vários relatos de usuários de Lead comprando EM MASSA o Fuel Controller justamente porque o giro da Lead corta muito cedo. Na Lead esse negócio se encaixa perfeitamente!
Na Ténéré, bem, acho que o corte do giro está bem posicionado (em prol da longevidade do motor), e também acho ela bem "tunada", apesar de que dá pra tirar mais potência do motorzinho só de meter uma mistura mais rica. Se vale o investimento? Isso sim depende de cada um.

O ideal é você fazer as alterações e testar num dinamômetro. Fazer "no olho" e testar por sentimento é muito subjetivo, e aí sim pode não funcionar tanto quanto deveria.

O que você está se esquecendo é que estamos discutindo se funciona. Se você gastaria seu dinheiro com isso ou não é outro papo!

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Re: TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Mensagem por doug01n » 15 Dez 2011, 09:32

Não postei nada até agora...

Pode ser que realmente funciona. Mas é aquela coisa... cavalo anda, cavalo bebe. Em alguma faixa de rotação, vai comprometer alguma coisa, o cobertor não aumenta de tamanho... se cobrir a cabeça, vai descobrir o pé.

Se andar mais, vai comprometer a vida útil. Se beber menos, vai perder potência. Se conseguir adaptar a curva de injeção para a sua tocada, pode ser ótimo. Mas se o objetivo for economia, se a moto passar de 30 pra 33km/L, vc tem que ver se o gasto do kit vai valer a pena financeiramente. Senão eu escolheria continuar com ela original mesmo.

Sempre gostei de tunning e preparações, mas nunca fiz nada na prática. Estou curioso pra ver os resultados.

Abs!
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Re: TÉNÉRÉ 250 X FuelController Servitec

Mensagem por gasnobre » 15 Dez 2011, 10:35

Compartilho a mesma opinião do Doug.

A carência deixada pela lacuna de trails médias leva à procura por recursos de tunning. Tanto que hoje pra fazer um upgrade de cc tem que busca uma 600 que é literalmente o dobro do valor de uma tézinha, ou mais. O que quebra o sonho de muitos.

Se alguem busca mais potencia, vai reduzir a vida util do motor, se busca mais economia, vai perder potencia. Mas tambem tem os "ajustes finos" que podem ser feitor pra adequar melhor o uso da sua máquina para suas necessidades, pois ela vem com uma configuração media, pra satisfazer o maior numero de usuários.

Eu sinto falta de um pouco mais de potencia para ultrapassagens mais seguras, sou alto e pesado, entao a té sofre um pouco comigo.. Penso em fazer algum ajuste pequeno para ganho de potência, mas não vou mexer com isso agora.

Vai do gosto e necessidade de cada um.
abraço a todos.
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