Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
rocktenere
Visitante
Visitante

Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Mensagem por rocktenere » 29 Jan 2011, 11:08

Pessoal no manual da tenere informa que com a moto carregada se é recomendado 22 PSi na dianteira e 25 na traseira, porem tem que ser com o pneu frio, caso não se tenha um compressor em casa ou more do lado de um posto, sempre que chego para calibrar os pneus os mesmos estão quentes. Então pergunto, qual a pressão correta com os pneus quentes para se obter a pressão recomendada quando eles ficarem frios?

valeu!!!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: PRESSÃO DOS PNEUS - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Helano » 29 Jan 2011, 12:26

Já li em alguns lugares as pessoas falando que deve-se aumentar 2 libras na calibragem com pneus quentes. Obs: não garanto estar correta essa informação, seria o caso de pesquisarmos...

Eu deixo para calibrar a minha quando lavo a moto, tenho aquele compressor que liga no cinzeiro do carro e tenho um pequeno calibrador digital, quebra o maior galho, fica certinha a calibragem.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

fdfelix
Visitante
Visitante

Re: PRESSÃO DOS PNEUS - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por fdfelix » 29 Jan 2011, 18:05

rocktenere, o pneus pode aquecer mais o AR que dilata conforme aumenta a temperatura demora bem mais, daqui para o posto mais perto são 2 km, e sempre que vou calibrar já vou andando mais tranqüilo, freando mais levemente. Pode ficar tranqüilo que a diferença de PSI aumenta só com o AR bem quente dentro da camera.

Rubinho
Visitante
Visitante

Re: PRESSÃO DOS PNEUS - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Rubinho » 30 Jan 2011, 08:31

Coloca duas libras a mais que fica bom, até porque nos calibradores mais antigos, 1 libra de diferença é por causa da mangueira.

No meu carro sempre coloco 1 libra a mais.

dieles
Usuário
Usuário
Mensagens: 139
Registrado em: 25 Jan 2011, 10:47
Cidade onde mora: Manaus/AM
Localização: Manaus

Re: PRESSÃO DOS PNEUS - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por dieles » 03 Fev 2011, 12:39

Eu, mesmo andando sozinho, uso medida da calibragem pra garupa. Quais as consequências disso?

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: PRESSÃO DOS PNEUS - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por doug01n » 03 Fev 2011, 14:30

Provavelmente um desgaste mais acelerado do centro da banda de rodagem do pneu, uma vez que vc terá menos área de contato com o solo. Junto à isso, pode ter uma diminuição da capacidade de frenagem e também de aderência nas acelerações, pelo mesmo motivo.

Um pneu mais cheio que o recomendado deforma menos para contornar as pequenas elevações do terreno, fazendo a suspensão trabalhar mais também. Não sei o quão relevante isso seria para o desgaste da suspensão, mas mesmo que ínfimo, este fator existe.

Fora a vantagem de estar sempre preparado para carregar um garupa, não vejo mais nenhuma que justifique utilizar sempre assim. A não ser se a moto seja 90% do tempo utilizada em viagens, e com garupa.

Aos mais experientes, por favor me corrijam se eu estiver errado, pois no meu caso, é só teoria... Estou na minha segunda moto em menos de 5 meses andando em 2 rodas... :wave:
Administrador

dieles
Usuário
Usuário
Mensagens: 139
Registrado em: 25 Jan 2011, 10:47
Cidade onde mora: Manaus/AM
Localização: Manaus

Re: PRESSÃO DOS PNEUS - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por dieles » 03 Fev 2011, 14:43

Faltou citar que a moto fica mais econômica com um pneu mais cheinho. Mas você me convenceu a diminuir a calibragem ao falar sobre a frenagem. Mas ainda planejo usar um pouquinho acima do recomendado.

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: PRESSÃO DOS PNEUS - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por doug01n » 03 Fev 2011, 14:54

Verdade... menos atrito, maior economia, maior velocidade também. Alguém poderia depois postar as duas informações de calibragem sobre pneus dianteiro e traseiro, com e sem garupa, para deixarmos aqui como referência futura para os outros usuários do forum! :thumbup:
Se eu lembrar de ver no manual, posto aqui essa semana.
Administrador

dieles
Usuário
Usuário
Mensagens: 139
Registrado em: 25 Jan 2011, 10:47
Cidade onde mora: Manaus/AM
Localização: Manaus

Re: PRESSÃO DOS PNEUS - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por dieles » 03 Fev 2011, 14:56

18/22, solo
e
22/25, c/ garupa.

Sérgio Rocha
Visitante
Visitante

Re: PRESSÃO DOS PNEUS - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Sérgio Rocha » 03 Fev 2011, 15:46

Senhores,

Fiz um curso sobre pneus, para usar no meu serviço.

O lance é que a calibragem influi demais na vida util do pneu.


Como ja foi dito, pneu cheio demais, desgaste acentuado na area central da banda de rodagem. Alem de diminuir atrito, por ser menor a area de contato, acaba favorecendo o consumo (so pra quem vai rodar muuuuuuuuuuito ) e a estabilidade em curvas.

Pneu vazio demais, desgaste mais "regular", porem o pneu vai acabar se desmontando.
Serio!!

A banda de rodagem trabalha tanto "dobrando-se" que acaba soltando da estrutura do pneu. Isso aconteceu com um pneu Maggion que usei por 7000km, e ainda novo, precisou rodar 100 metros vazio (furado). As cordoalhas de nylon no interior do veículo, responsaveis pela a resitencia e nao deixar o pneu deformar com o excesso de pressao se soltaram da estrutura do pneu.

O pneu vazio tambem provoca o desgaste irregular em alguns modelos de pneu, tais como o Maggion Viper, Rinaldi R34, Levorin (esqueci o modelo), fazendo com que cada "quadradinho" do pneu encoste no piso de forma diferente, deixando o pneu com o desenho meio esquisito.

Fica claro isso em um pneu de trilha rodando no asfalto, que fica com um aspecto de "quinas" na borracha.


Quanto a calibragem:

Calibrem com o pneu frio. Tipo, vai passear, calibre o pneu assim que sair de casa.

Pneu quente é pneu que rodou uns 30km direto a uns 70 km/h, no minimo.

Não se preocupem com as perdas na mangueira velha do posto. A pressão no manômetro será a mesma na mangueira e no interior da câmera, pois a perda de carga é infima.

Quanto o pneu, o ar que esta dentro dele e a roda esquentam, vai ocorrer aumento de volume do gas , aumentando assim a pressão. Colocar mais libras não é indicado. Alguns calibram com Nitrogenio, que aumenta menos de volume, alterando menos a calibragem do pneu ao esquentar.

Particularmente gosto de pneus bem cheios. Se vc passa em um SENHOR buraco, e estoura o pneu, só vai o pneu pro vinagre, e o ARO da roda pode ficar intacto.

Vale lembrar que o uso de vacina de pneu contribui para manter a calibragem, pois a vacina impede a saida de ar pelo bico, alem de manter o ar e pneu mais frios.

Acho que é isso!

Responder