Ténéré 250 - Como dar partida corretamente?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Matavel
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 23 Jan 2014, 19:25
Cidade onde mora: BHte/MG
Localização: Belo Horizonte/MG

Re: Ténéré 250 - Como dar partida corretamente?

Mensagem por Matavel » 16 Out 2014, 15:09

Eu sempre liguei minha motos com o farol desligado, na vertical (para o óleo ficar totalmente embaixo), no neutro e com a embreagem puxada... de certa forma alivia o motor de arranque e não me custa nada esperar uns 30s para o óleo passar em todos os dutos e o motor aquecer um pouco... pode ser até uma mania tola minha, mas nunca me deu problemas e é um tempo pequeno...
Coloco ela em pé, ligo e deixo no descanso enquanto vou vestindo jaqueta, luvas e capacete... simples assim...
Valeu... inté.
_____________________
Ricardo Matavel - Nothing Else Matters

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Como dar partida corretamente?

Mensagem por diegonunes » 16 Out 2014, 20:46

O tranco inicial da marcha ocorre porque o óleo que fica entre os discos e espaçadores escorre.

Ao ligar a moto, pressione algumas vezes o manete de embreagem e perceberá que o traco diminui consideravelmente e muitas vezes, quase não ocorre. Manter a embreagem pressionada durante a partida é interessante também, pós alivia o peso do volante.

Eu não tenho ritual pra ligar a moto, mas costumo deixar o tempo enquanto guardo algo no bau, ponho luvas e capacete, em funcionamento.

O importante é não forçar muito nos primeiros minutos de funcionamento do motor.

Os motores de hoje, injetados, são bem modernos, não requerem as peripécias do passado.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ténéré 250 - Como dar partida corretamente?

Mensagem por ivojoseaug » 17 Out 2014, 11:37

Toscano escreveu:Olha o que esta no manual.

Imagem

O manual fica tentando ensinar bom senso...no brasil isso é matéria pra poucos, hahahahaha. Sobre rituais para ligar, são inócuos, apenas efeito placebo. No dia a dia, o cara tem que ficar ligado no seguinte:

- Não deixar descarregar a bateria.
- Botar gasolina em lugares de confiança.
- Verificar o nível de óleo e lubrificar corrente sempre que possível, de preferência mais de uma vez por semana.
- Uma vez por mes, olhar se há vazamentos nos retentores da bengala, estado geral do link, rodas, pneus, rolamentos e desgaste da pastilha de freios.
- Se o cara rodar muito, acima de 20.000 ano, trocar os fluidos de freio e suspensão da moto é uma boa medida, mas não é obrigatório...

Moto, para mim, ainda é custo benefício...muita frescura aumenta o custo...aí eu ando de gaiola (carro). Uma boa medida para qualquer motociclista que gosta de adotar "rituais", no sentido de manter sua moto sempre nova e com bom funcionamento, é adotar o ritual de aprender mecânica. Uma das coisas mais legais de ter moto é fazer a manutenção dela, ao menos verificações preventivas e serviços de lubrificação de partes móveis ou troca de consumíveis.

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 - Como dar partida corretamente?

Mensagem por kablack » 20 Out 2014, 23:52

Sobre aquecer um pouquinho antes de sair lembrei de alguns episódios interessantes...

1. Uma vez estava saindo da casa de um amigo... Liguei a moto e deixei esquentando enquanto colocava as luvas... O telefone celular tocou....Voltei "rapidinho" para avisá-lo sobre um "probleminha" de um inquilino dele e ficamos no telefone umas quatro horas com diversas pessoas... E a moto ligada na garagem... hahahahaha

2. Neste mesmo amigo... Estávamos quase na porta saindo quando a empregada dele chamou com o almoço pronto... Esquecemos a caminhonete "aquecendo" mais de uma hora... A fumaça do Diesel parecia "gelo seco" na garagem...

3. Outra vez fui deixar uma ex-namorada na casa do primo dela... entrei "rapidinho só para dar um oi" esqueci o carro ligado na garagem dele umas 3 horas enquanto tomávamos cerveja nos fundos... (haja ventoínha...)

4. Em outra ocasião saí cedinho para resolver uns compromissos em outra cidade. Na volta vejo o cachorro "trancado" do lado de fora da casa porque não vi que ele saiu enquanto manobrava a caminhonete... Detalhe: era um PitBull :gargalhada: Tinha que ver a cara dele... "desolado", "trancado" na rua.... :risadona:

5. E a melhor vem agora: -Uma vez na faculdade fui para casa de ônibus... Chegando lá "lembrei" que tinha deixado o carro no estacionamento da faculdade.... (pelo menos desta vez estava desligado...) :D

Resumo: Ligou a moto? Se precisar sair "rapidinho" desligue ela... não deixe "aquecendo"...
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Kaks
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 15 Out 2014, 10:43
Cidade onde mora: Santos/SP

Re: Ténéré 250 - Como dar partida corretamente?

Mensagem por Kaks » 21 Out 2014, 00:07

Kkkkkkkkkkk, "aquecer" é um perigo pra você. Kkkk

Kaue Ramos
Honda CG Titan 03 - (2014)

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Como dar partida corretamente?

Mensagem por diegonunes » 21 Out 2014, 10:24

kkkkkkkk.

Ivo, concordo com você.

Já li vários conceitos sobre a necessidade de aquecer ou não os motores e tenho algumas conclusões, muita coisa é preciosismo e moda, apenas.

De fato, motores foram feitos para trabalhar numa faixa de temperatura, faixa essa que não é fria, rs. Porém, as tecnologias que confeccionam os motores receberam ups importantes, diminuindo ou neutralizando essa "necessidade":

- O primeiro deles é o nível de precisão na usinagem e retificação, quanto mais precisos, menos problemáticos e mais duradouros, é tanto que muitos veículos hoje não precisam passar pelo famoso amaciamento.

- Fosfatização de algumas peças. Boa parte dos motores modernos utilizam esse artifício em algumas peças ondem a lubrificação pode ser críticas, como o comando de válvulas. Em resumo, a fosfatização garante que o lubrifica se prenda fisicamente a peça, garantindo que na próxima partida por exemplo, haja pelo menos uma quantidade suficiente pra lubrificante para diminuir seu atrito.

- Os lubrificantes também estão mais tecnológicos e menos viscosos, isso garante mais velocidade de lubrificação e qualidade.

- Poder mecânico de lubrificação e a injeção eletrônica. Hoje, as bombas de óleo são muito eficientes e os motores são bem mais compactos, ou seja, a lubrificação é de boa qualidade até nos primeiros segundos pós partida. Com o advento da IE, a quantidade de combustível que é inserida na câmara de combustão é menor e completamente ajustada de acordo com as condições de funcionamento do motor. A contaminação e "lavagem" do cilindro pelo combustível é muito menor.

Entretanto, aquecer motor não é lenda nos antigos, é bom ficar claro.

Enfim, eu tenho o seguinte pensamento GERAL com relação a motores recentes:

Não é necessário aquecer o motor antes de sair, porém, é importantíssimo não judiar nos primeiros minutos de funcionamento. Motor não aquece de forma instantânea e suas folgas ideais só são obtidas quando em temperatura plena de trabalho.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 - Como dar partida corretamente?

Mensagem por kablack » 22 Out 2014, 18:23

Diego;

Sem dúvida, maior precisão na usinagem e retificação, fosfatização e os lubrificantes de baixa viscosidade quando frios e "range" maior, amenizam, em parte, os esforços e desgastes durante a partida do motor, tanto à frio quento quente.

Mas concordo somente até aí.

Ainda penso que a fase de aquecimento é crucial para a durabilidade dos motores.

É que ainda não encontramos solução para a dilatação do metal. O grande problema de exigir carga de um motor frio é que na maioria das vezes o motor tem uma composição de metais diferentes. Nos automóveis é comum o bloco de aço e o cabeçote de alumínio, por exemplo.

Ora, metais (ou ligas metálicas) diferentes tem coeficientes de dilatação diferentes, de modo que as peças do motor só atingem o tamanho do projetado na temperatura de funcionamento correta.

Antes desse momento o desgaste é infinitamente maior. Havendo, inclusive, risco maior de quebra.

Tudo isso é muito mais importante nos motores de arrefecimento à ar como a Té250, pois tais motores tem uma amplitude térmica maior e os projetos prevêm folgas maiores em virtude da maior dilatação térmica que esse tipo de motor sofre.

Desta forma, ainda acredito que o aquecimento é necessário.

Quando não consigo aguardar uns 3 minutos antes de sair com o veículo, pelo menos, aplico a menor carga possível no motor durante o período de aquecimento.

Finalmente, concordando em parte com o que você diz, esclareço que a fase de aquecimento é muito mais breve do que as pessoas comumente imaginam.

Nos motores de refrigeração líquida basta que o marcador de temperatura "descole" do frio para que se possa iniciar uma operação leve.

Nos motores refrigerados à ar, fica muito empírico, mas imagino alguma coisa em torno de 3 à 5 minutos para iniciar a operação e uns 15 minutos para a "carga total". Sendo certo que em trajetos curtos o veículo não atingirá sua temperatura ideal de funcionamento aumentando consideravelmente o desgaste.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Como dar partida corretamente?

Mensagem por diegonunes » 22 Out 2014, 19:34

Só lembrando que nos motores 250cc da Yamaha, essa dilatação do cilindro é bem menor, graças ao tipo de revestimento e presença de componentes forjados. Inclusive, nas especificações de folgas, estas existes entre pistão, anel e cilindro são menores que na maioria dos motores.

Lembre-se também que os motores são dotados de ligas especiais e o coeficiente de dilatação é programado em todas peças. Se forem diferentes ou iguais são relações projetadas.

Mas zelo nunca é demais, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 - Como dar partida corretamente?

Mensagem por kablack » 22 Out 2014, 23:21

Exatamente.

São relações e coeficientes de dilatação projetados e programados levando-se em consideração o motor na temperatura ideal de funcionamento.

O que equivale a dizer que: - Até que a temperatura ideal do motor seja atingida, estas peças (de liga especial, com folga mega ultra reduzida, usinadas à lazer na segunda lua de plutão e revestimento do cilindro do tipo "pica das galáxias") estão trabalhando fora do projetado para o motor, com um desgaste muito maior do que o "projetado".

Como já disse há, inclusive, o risco de quebra do motor ao se exigir potência com ele fora da temperatura de funcionamento (tanto no caso de aquecimento quanto frio), porque, na fase de aquecimento a temperatura do motor não é homogênea. O calor vem de dentro para fora e ainda não atingiu um funcionamento termodinâmico completo.

Em determinado momento, durante a fase de aquecimento temos:

- o cabeçote quente e o bloco frio;
- pistão quente e cilindro, biela(s) e virabrequim frios;
- válvula(s) de escapamento quente(s) e válvula(s) de admissão fria(s);
- tudo isso ocorrendo enquanto o óleo do motor está fora da viscosidade especificada... (uma das funções do óleo lubrificante é homogeneizar a temperatura do motor e transferir o calor entre as peças)

Exigir potência em um motor nesta condição gera um choque térmico entre estas peças que são encaixadas e projetadas para atingirem a performance certa na temperatura normal de trabalho.

Motores à combustão são máquinas térmicas. Tem absolutamente tudo a ver com temperatura.

Por que as injeções eletrônicas são projetadas para manter a mistura ar/combustível e rotação de marcha lenta mais alta na fase de aquecimento dos motores?

Respondo:

1. A mistura contém mais combustível (é mais rica) porque 1.1. O motor está funcionando fora do projetado e precisa de mais combustível e não deve e 1.2. Para que o excesso de combustível aumente rapidamente a temperatura do motor.
2. Já a rotação é mantida elevada (até mesmo o dobro da marcha lenta) para 2.1. evitar falhas fora da faixa de temperatura ideal e 2.2. Acelerar o processo de aquecimento.

Me parece muito claro que o processo de aquecimento é uma situação indesejada, da qual o motor deve sair o mais rapidamente possível e que, durante esta fase o funcionamento é irregular (ou fora do padrão).

Por último, não acho excesso de zelo aquecer o motor. Na verdade, acho que é o mínimo a ser feito para conservar o motor durável.


######################################


Agora vamos para a parte realmente divertida da história. Depois de ler tudo isso pensem o que ocorre com o motor nesta situação aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=z2y-EgVqllM" onclick="window.open(this.href);return false;
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Alfredo
Novato+
Novato+
Mensagens: 49
Registrado em: 05 Ago 2013, 00:11
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Como dar partida corretamente?

Mensagem por Alfredo » 23 Out 2014, 01:22

Penso intuitivamente como o kablack, que explicou muito bem o que eu imaginava antes.
Mas comigo eu geralmente ligo a moto enquanto coloco capacete e luvas ainda fora da moto, dai até montar e sair dá quase 1 minuto, esse tempo já é suficiente pro óleo circular no sistema, e nos quilômetros iniciais, pelo menos nos 5 primeiros, eu não dou carga no moto, evito ultrapassar 5000rpm e acelero progressivamente e lentamente. Claro que qdo to estacionado numa rua a noite ou num lugar mais noiado não dá pra ficar de bobeira né.
Qdo é a primeira partida da manha ela fica parada ligada uns 2 minutos, que é o tempo de abrir o portão pra sair.

Responder