Ténéré 250 - Como dar partida corretamente?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Ténéré 250 - Como dar partida corretamente?

Mensagem por cassioxtz » 29 Set 2011, 03:23

Pessoal, Não vi nenhum tópico falando à esse respeito e resolvi criá-lo.

Gostaria de saber, qual é o procedimento que vocês realizam para ligar suas motocas?

Vou relatar um fato curioso que aconteceu comigo:

Eu no meu caso (XTZ 250 Lander I.E) tenho instalado na moto o alarme cerruns desde que comprei a moto (2 anos) e sempre ligava ela com o botão start na posição On, mas depois que o meu alarme cerruns queimou sua central (módulo) eu parei de ligá-la assim.

Quando ocorreu esse problema, a moto tinha uns 3 meses de uso e como o alarme estava na garantia, foi trocado sem problemas. O mais estranho, foi que no dia que ocorreu isso, eu tentava dar a partida na moto e a ignição respondia com umas estraladas que vinham da sirene do próprio alarme como se estivesse cortando a ignição.

Depois disso, agora quando viro a chave eu deixo sempre o botão start na posição Off e somente após a luz da I.E apagar eu viro ele para a posição On.

Não sei se foi por esse motivo que o meu alarme havia queimado na época, mas desde que começei à fazer isso, nunca mais deu problema.

Esses dias meu pai que também tem uma XTZ 250 Lander veio me informar e me deu uma explicação que o correto é que quando virarmos a chave, o botão start tem que estar na posição On para assim escutarmos o som da I.E carregar e quando acionarmos a partida, o bico injetor poder mandar a pressão suficiente para a bomba de combustível, pois virando a chave da moto com o botão start na posição Off, segundo ele esse processo não acontece.

Mas mesmo assim a minha nunca teve frescura pra pegar em qualquer dia/horário seja frio ou calor. Acionou ela no start ela já responde de imediato.

Aproveitando, gostaria de saber quem de vocês utiliza ou já utilizou alarmes: Cerruns/Positron em suas motos injetadas?

Vi relatos em outro forum, exemplo: (Highlanders) onde alguns que utilizavam alarme Positron, tiveram problemas na injeção de suas motos, que se não me engano chegou até à queimar a bomba de combustível.

Alguém com um conhecimento técnico mais embasado sobre I.E em motos poderia me tirar essa dúvida? Pois eu continuo ligando a moto da forma que citei e não sei se isso pode vir à resultar em algum problema.
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Como ligar a moto (Qual é a forma correta)?

Mensagem por doug01n » 29 Set 2011, 08:54

Que eu saiba o barulho que vc ouve quando liga a moto é da bomba de combustível, e não da Injeção Eletrônica. Esta é um circuito eletrônico, não faz barulho.
Isto serve para manter a linha pressurizada antes da partida, para que o motor de arranque não tenha de dar muitas voltas até chegar o combustível e a ignição iniciar.

Eu sempre desligo o motor no botão vermelho, então raramente lembro de voltar o botão pra posição inicial, ligando a moto e depois mudando para a posição On.
Administrador

lucacsm
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 86
Registrado em: 27 Set 2011, 12:51
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Como ligar a moto (Qual é a forma correta)?

Mensagem por lucacsm » 29 Set 2011, 09:08

Deixo sempre o botão START na posição ON. Viro a chave e aguardo a luz da injeção apagar. Ligo a moto e deixo ela esquentar pelo menos 1 minuto. Mesmo na moto anterior que eu tive que era uma Tornado eu deixava esquentar um pouco.
Já ví gente ligando e saindo na mesma hora. Desse jeito o óleo ainda chegou a lubrificar todo o motor e esse procedimento pode reduzir a vida útil do mesmo.

Marper
Visitante
Visitante

Re: Como ligar a moto (Qual é a forma correta)?

Mensagem por Marper » 29 Set 2011, 10:15

Eu deixo no off também, pois faço com o doug01n faz, desligo no botão.
O único ritual que sigo antes de ligar a moto com motor frio é:
- girar a chave
- apertar o botão para on
- esperar o check no painel até a luz da injeção apagar.
- Aperto o manete da embreagem (para não acioná-la e poupar a bateria)
- Dou a partida
- Espero cerca de 1 minuto e saio.

:thumbup:

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Como ligar a moto (Qual é a forma correta)?

Mensagem por Petrel » 29 Set 2011, 10:44

Cassio, esse botão que vc ta chamando de Start, na verdade é um botão de parada de emergência, foi projetado para ser usado nessa situação, parar o motor da moto numa situação de emergência, então ele deveria permanecer em "on" direto.
O botão Start no diagrama esquemático é o botão de partida, aquele (cinza ou quase cinza) no qual colocamos o motor de arranque para girar.
Apesar dele ter sido projetado para parar em emergencia, nada impede que seja usado diariamente para parar o motor.
Quanto ao fato ocorrido na sua moto fica quase impossivel diagnosticar com 100% de certeza, tendo em vista que foi instalado o alarme e existe varias possibilidade para o alarme ser instalado, falo quanto a forma como o alarme vai parar a moto, onde ele vai atuar, se no corte da bomba, da ignição ou se atuando no botão de parada em emergencia, etc etc etc.
Eu após um estudo detalhado do diagrama esquemático (é meu trabalho diário) resolvi colocar o alarme (positron) para atuar no sensor do descanço lateral, pois esse ponto ja foi projetado na ECU para parar a moto sem registrar falha.
Imagine se vc coloca o alarme pra cortar o bico injetor, toda vez que o alarme atuar, a ECU vai registrar um erro, ela "ECU" vai entender que o bico falhou. isso vale para todos os demais pontos (sensores) possiveis de parada pelo alarme, exceto o botão de parada de emergencia que tb foi projetado para esse fim, só que no meu caso eu optei pelo descanço pois estava mais próximo do ponto onde coloquei o alarme e tb mais fácil de identificar além do fato do alarme só atuar parando o motor efetivamente no caso de ter uma marcha engrenada, eu prefirir assim, ou seja se por acaso a moto de repente não funcionar, eu não vou ter duvida se é o alarme que ta impedindo o moto de funcionar, desde que a moto esteja em ponto morto.
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Como ligar a moto (Qual é a forma correta)?

Mensagem por Kakko » 29 Set 2011, 10:53

Faço exatamente como o Marper comentou....

daí deixo aquecer um pouco , enquanto isso vou colocando balaclava...capacete....luvas... :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Como ligar a moto (Qual é a forma correta)?

Mensagem por cassioxtz » 29 Set 2011, 12:05

Valeu pessoal,

O botão à qual eu me refiro é o botão vermelho que é a chave On/Off da ignição e não o cinza (start.) Desculpa à confusão galera!

Esse fórum é show, à cada dia que eu acesso, tem sempre muita informação boa e de qualidade, pois podemos contar com vários experts no assunto.

Vocês são feras mesmo!

:rock:
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Como ligar a moto (Qual é a forma correta)?

Mensagem por Helano » 29 Set 2011, 12:10

Achei interessante a observação do Marper em relação à embreagem. Realmente acionar o manete diminui a carga para o motor de arranque durante a partida.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Como ligar a moto (Qual é a forma correta)?

Mensagem por doug01n » 29 Set 2011, 15:33

Como eu sempre deixo a primeira marcha engatada (para diminuir o risco de a moto movimentar-se por incidência de vento, alguém esbarrar, etc), eu SEMPRE aciono a embreagem para dar a partida no motor... interessante mesmo, pois nunca havia pensado por este lado, e eu já peguei este hábito sem querer!
Administrador

Marper
Visitante
Visitante

Re: Como ligar a moto (Qual é a forma correta)?

Mensagem por Marper » 29 Set 2011, 15:56

Kakko,

Mas é esse esquema, mesmo.
Ligo e o tempo que aquece é o tempo que me equipo.
Bandana (sempre), ou no frio a balaclava
jaqueta
joelheira
luvas
capacete
e rua!

Responder