Ténéré 250 - Primeiras impressões

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Gil-RJ
Novato+
Novato+
Mensagens: 39
Registrado em: 21 Jan 2013, 19:25
Cidade onde mora: Duque de Caxias/RJ
Contato:

Re: Ténéré 250 - Primeiras impressões

Mensagem por Gil-RJ » 23 Jun 2013, 19:12

Olá Diego,

Desculpe amigo, mas, a passagem por Porto de Galinhas foi rápida, fiquei só um dia inteiro lá, sabe como é, tava com saudades do meu filho de 4 anos e a volta foi mais rápida um pouco que o planejado.

Um grande abraço pra vc e todos os amigos de Pernambuco.
Bahia/2003
Sul/2004
Pantanal/2005
Lençóis Maranhenses/2006
Buenos Aires/2007
Atacama/2008
Diamantina/2009
Uruguai/2010 - carro
Porto de Galinhas/2011 - carro
Jeri/Te 250/2013
Uruguai/Argentina/2014 - carro
Bahia/2015/carro.
Recife/Te 250/2016.

Jhonatan
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Primeiras impressões

Mensagem por Jhonatan » 11 Jan 2014, 03:36

lucacsm escreveu:Boa tarde a todos do fórum. Esta é a minha primeira postagem. Adquiri ontem 26/09/11 a minha T na cor preta. Gostaria de compartilhar com vocês as primeiras impressões que tive em relação a esta moto. Até mesmo para que essa postagem sirva de referência na hora de decidir a compra.

Fui usuário de motos Honda por muito tempo mais ou menos 14 anos. Esta é a minha primeira moto da Yamaha. Não estou aqui para exaltar os fabricantes ou mostrar suas falhas, mas sim para mostrar que existe um certo preconceito quando se fala em moto que não seja da Honda.

Primeiramente gostaria de afirmar que esta visão está totalmente errada. Pude notar isso pelo pouco que andei com a T.

Os três principais motivos que me levaram a optar pela Ténéré 250:

1º Quando eu era moleque sonhava com uma Ténéré. Fiquei curioso e fui conferir a moto ao vivo na cc. Gostei muito principalmente da frente com dois faróis que por sinal iluminam muito bem.
2º Preço. Está mais em conta do que a XRE, isso sem falar no preço do seguro que para a XRE aqui no Rio fica quase inviável.
3º Motor confiável. Minha última moto foi uma Tornado. Ótima moto, mas tive falta de sorte. Comprei-a zero. Com 300KM o velocímetro pifou, com 16.000 Kms tive que abrir o motor pois deu problema no cabeçote (válvulas), assim como acontece com as XREs. Com 19.000 tive que trocar o kit de pistão, anéis e cilindro. Depois disso a moto não foi mais a mesma. Sou muito chato e exigente com manutenção e realmente fiquei sem entender como isso tudo aconteceu. Meu cunhado tem uma Lander e não faz metade da manutenção que faço. A dele está lá super inteira de motor.

Andei pouco com a moto, ainda estou me acostumando pois quando faço uma curva a frente da moto não vira, mas isso é só questão de costume.

Lí muitos testes realizados com a T. Posso afirmar que rodar apenas para fazer o teste é pouco para avaliar a moto. Muitos reclamam do freio borrachudo. Ora, é necessário um certo tempo para que a pastilha acente corretamente no disco de freio.
Outros reclamam do barulho de máquina de costura do motor. Essa é uma particularidade do motor e ponto final. Não é defeito.

Gostei muito da ciclistica da moto, muito mais confortável que a Tornado, apesar da suspensão da Tornado ser mais macia, mas a T parece que é mais estável.

Outro quesito, dizem que ela tem uma aceleração lenta. Não senti muita diferença para a Tornado. Senti mais conforto na T na hora de rodar o punho pois este é muito mais leve do que uma moto com carburador.

A bolha faz toda diferença na hora de pilotar contra o vento. Notei que o vento não bate diretamente no peito do motociclista, apenas sinto um fluxo no topo do capacete. Pode parecer bobagem mas isso realmente contribui muito para o conforto.

O painel é bem bonito e funcional. Você acaba esquecendo da velocidade e olha só para o conta giros.

Enfim, estou gostando muito da moto. A única coisa que notei foi o famoso TOC-TOC na suspensão dianteira que não acontece toda hora. Mas, pelo que pude saber a Yamaha está ciente; para resolver bastar abrir uma OS na CC e mandar email para o SAC.

Bem é isso

Abraços a todos :joinha:
Claudio


É VERDADE>>> O painel é bem bonito e funcional. Você acaba esquecendo da velocidade e olha só para o conta giros. SÓ OLHO PRO VELOCÍMETRO DOS 100 PRA LÁ, E NÃO É SEMPRE... Éeeee QUE EU ACHO BONITO QUANDO VEJO O NÚMERO DE TRÊS DÍGITOS NELE :urrruuu:

FIZ UMA VIAJEM DE FORTALEZA PRA QUIXADÁ SEMANA PASSADA COM MINHA ESPOSA, MUITO BOM CARA! TAVA DOIDO PRA POR ELA NAS ESTRADAS DE BARRO(ou terra batida), FOI SÓ O QUE EU FIZ EM QUIXADÉX. FIZ UM PEQUENO VÍDEO QUE TÁ NO MEU CANAL NO YOUTUBE. VALEU DEUS ABENÇOE.

feiten
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 91
Registrado em: 01 Mar 2014, 12:33
Cidade onde mora: sao paulo/sp

Minhas primeiras impressões.

Mensagem por feiten » 18 Mar 2014, 10:45

Rodei uns 100km com a branquinha.

Primeiro a calibragem dos pneus: Estavam baixos, coloquei 22 frente e 25 traz. Agora sim.
Freio: dianteiro meio borrachudo, talvez por falta de costume, minha moto anterior tinha aeroquip e discos duplos. O trazeiro é fera!
Motor: Começou sem barulhos. Agora fazendo alguns estranhos, grilo daqui, barulho de ferro dali. Li aqui no fórum e na net que de certo modo normal. Conferi o nível do óleo e bora acelerar.
Conforto: Piloto: muito bom, banco na medida. Posição de pilotagem excelente. Garupa a esposa reclamou um pouco da posição, os capacetes batem um no outro, talvez se o "degrau" do banco para o garupa fosse um pouco mais alto....
Consumo: Vai demorar um pouco acho para fazer uma média. Enchi o tanque até a boca quando peguei a moto.

No geral estou muito satisfeito com ela. Saí de uma CB1300SF, por motivos financeiros. E precisava de outra locomoção. Comecei procurando Falcon usada, tem algumas porém com preço alto. Depois de uma bela pesquisa, optei pela T250.

Tenho dúvida se pego ou não uma estrada antes dos 1000km rodados. A velocidade constante pode prejudicar o motor com 100km rodados?

Agradeço a todos os sócios aqui pelas informações dessa pequena grande notável Ténéré 250.

Abraço,
Feiten.

ex Ténéré 250, CB1300SF , Buell Ulysses 1200 XB12X , HarleyDavidson 883R , Tornado 250 , Bandit600, CBX750Indy , Falcon 400, XLX350R .
Agora de Kawasaki Versys 650 Tourer 2012.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Minhas primeiras impressões.

Mensagem por Radames Aragon » 18 Mar 2014, 11:02

Vários aqui amaciaram a moto na estrada, mas o ideal é começar os 500km sem manter velocidade máxima por muito tempo.

Parece q sua esposa é um pouco "alta" (pelo menos mais q a minha, hehe). Uma solução drástica seria trocar o banco por um customizado e pedir pra subir a parte da garupa.

O consumo vai te agradar, ela faz pelo menos 27 km/l mas muitos aqui, andando no sapatinho e/ou magrinhos, fazem 31 km/l.

Enfim, parabéns pela aquisição! :thumbup:

AG22
Participativo
Participativo
Mensagens: 422
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:51
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Minhas primeiras impressões.

Mensagem por AG22 » 18 Mar 2014, 12:13

Minha moto agora que está chegando aos 800Km (ainda não chegou). Sempre respeitei a parte de amaciar o motor.
Minhas duas primeiras médias de consumo foram 32Km/L e a segunda 34Km/L. Quero ver a terceira, já que estou "andando mais forte". A única coisa que tenho para reclamar é do banco, que se andar por muito tempo realmente incomoda (mas já estou vendo as opções xD).

Gostei muito da moto, está me atendendo MUITO bem. Só quero começar a andar na estrada para ver o desempenho dela. Vou aguardar o próximo BV xD

Abraços e parabéns pela moto!

feiten
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 91
Registrado em: 01 Mar 2014, 12:33
Cidade onde mora: sao paulo/sp

Re: Minhas primeiras impressões.

Mensagem por feiten » 18 Mar 2014, 16:29

Radames, vou aguardar um pouco mesmo. Consumo ficando em 27 esta excelente! A espora tem 1.70m. Vai ter que acostumar com o banco, pelo menos por enquanto.
AG22, não sei se vou aguentar tudo isso, 800km rodados para pegar uma estrada!

Obrigado pelas opiniões.
Vamos marcar um passeio qualquer dia desses.

Abraço,
Feiten.

ex Ténéré 250, CB1300SF , Buell Ulysses 1200 XB12X , HarleyDavidson 883R , Tornado 250 , Bandit600, CBX750Indy , Falcon 400, XLX350R .
Agora de Kawasaki Versys 650 Tourer 2012.

Avatar do usuário
danielvreis
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 287
Registrado em: 20 Fev 2013, 00:05
Cidade onde mora: Laguna/SC

Re: Minhas primeiras impressões.

Mensagem por danielvreis » 18 Mar 2014, 17:00

eu amaciei os primeiros 500km na cidade e os outros 500km na estrada, mas sempre seguindo as recomendações de rotação do manual, que agora não lembro, foi tranquilo, nunca deu nenhum problema no motor.

faço sempre 25km/l mas peso 115kg, andando muito na maciota já cheguei a fazer 30km/l mas tem que ter muita paciencia para andar a 80km/h na estrada hehehe
A liberdade existe entre a roda dianteira e a traseira.
XTZ 250 Ténéré 2013
NEO CVT 2008

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: Minhas primeiras impressões.

Mensagem por Luiz Koudela » 18 Mar 2014, 20:14

feiten escreveu:Rodei uns 100km com a branquinha.

Primeiro a calibragem dos pneus: Estavam baixos, coloquei 22 frente e 25 traz. Agora sim.
Freio: dianteiro meio borrachudo, talvez por falta de costume, minha moto anterior tinha aeroquip e discos duplos. O trazeiro é fera!
Motor: Começou sem barulhos. Agora fazendo alguns estranhos, grilo daqui, barulho de ferro dali. Li aqui no fórum e na net que de certo modo normal. Conferi o nível do óleo e bora acelerar.
Conforto: Piloto: muito bom, banco na medida. Posição de pilotagem excelente. Garupa a esposa reclamou um pouco da posição, os capacetes batem um no outro, talvez se o "degrau" do banco para o garupa fosse um pouco mais alto....
Consumo: Vai demorar um pouco acho para fazer uma média. Enchi o tanque até a boca quando peguei a moto.

No geral estou muito satisfeito com ela. Saí de uma CB1300SF, por motivos financeiros. E precisava de outra locomoção. Comecei procurando Falcon usada, tem algumas porém com preço alto. Depois de uma bela pesquisa, optei pela T250.

Tenho dúvida se pego ou não uma estrada antes dos 1000km rodados. A velocidade constante pode prejudicar o motor com 100km rodados?

Agradeço a todos os sócios aqui pelas informações dessa pequena grande notável Ténéré 250.

Abraço,
CB1300... Um esporro de moto!!!!!

Enviado de meu GT-P1000L usando o Tapatalk 2
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

feiten
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 91
Registrado em: 01 Mar 2014, 12:33
Cidade onde mora: sao paulo/sp

Re: Minhas primeiras impressões.

Mensagem por feiten » 24 Mar 2014, 16:34

Boa tarde a todos.

Ontem, pela primeira vez, andei com a T250 na estrada.
Não senti problemas com o para-brisas com li em relatos aqui no site. Talvez pelo capacete herdado da CB, um AGV K3, não é um espetáculo mas "fura" muito bem o vento.
Fui pela Trabalhadores até o aeroporto. A motinho se comporta bem até os 115/120km-h. Acima disso começa a vibrar um pouco. Normal para o tamanho dela. Fiz uma merda ao me empolgar na reta e acelerei até os 135km/h. Andei 2 minutos assim, lembrei do "amaciamento" depois.
O consumo aumenta bastante na estrada em relação a andar pela cidade. Normal também não?
Agora com 240km rodados.
Sem sustos.

Abraço a todos e boa semana.
Feiten.

ex Ténéré 250, CB1300SF , Buell Ulysses 1200 XB12X , HarleyDavidson 883R , Tornado 250 , Bandit600, CBX750Indy , Falcon 400, XLX350R .
Agora de Kawasaki Versys 650 Tourer 2012.

Avatar do usuário
aloreto
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 158
Registrado em: 24 Ago 2013, 13:46
Cidade onde mora: São Paulo-SP ZN (Santana)
Localização: São Paulo - Santana

Re: Minhas primeiras impressões.

Mensagem por aloreto » 24 Mar 2014, 18:31

feiten escreveu:Rodei uns 100km com a branquinha.

Primeiro a calibragem dos pneus: Estavam baixos, coloquei 22 frente e 25 traz. Agora sim.
Freio: dianteiro meio borrachudo, talvez por falta de costume, minha moto anterior tinha aeroquip e discos duplos. O trazeiro é fera!
Motor: Começou sem barulhos. Agora fazendo alguns estranhos, grilo daqui, barulho de ferro dali. Li aqui no fórum e na net que de certo modo normal. Conferi o nível do óleo e bora acelerar.
Conforto: Piloto: muito bom, banco na medida. Posição de pilotagem excelente. Garupa a esposa reclamou um pouco da posição, os capacetes batem um no outro, talvez se o "degrau" do banco para o garupa fosse um pouco mais alto....
Consumo: Vai demorar um pouco acho para fazer uma média. Enchi o tanque até a boca quando peguei a moto.

No geral estou muito satisfeito com ela. Saí de uma CB1300SF, por motivos financeiros. E precisava de outra locomoção. Comecei procurando Falcon usada, tem algumas porém com preço alto. Depois de uma bela pesquisa, optei pela T250.

Tenho dúvida se pego ou não uma estrada antes dos 1000km rodados. A velocidade constante pode prejudicar o motor com 100km rodados?

Agradeço a todos os sócios aqui pelas informações dessa pequena grande notável Ténéré 250.

Abraço,
Camarada, parabéns pela aquisição, mas deve estranhar muito devido às vibrações, pois sair de uma 1300!!! minha ultima motoca foi uma cb 400II e estranhei muito a vibração acima dos 90km/h..Meu somnho de consumo era essa cb 1300, agora sonho em vir a cb 1100 EX. Mas da tenerezinha não desgrudo pra vir trabalhar...gasta pouco e o guidão passa por cima dos retrovisores, ahaha
Boa sorte
“Você vive mais cinco minutos em cima de uma moto, do que algumas pessoas vivem a vida toda”..'.
Ténéré 250 13/13 azul
CB400II 1982
DT 180 1991
RD 350 1989

Responder