Ténéré 250 - Primeiras impressões

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
lucacsm
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 86
Registrado em: 27 Set 2011, 12:51
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Ténéré 250 - Primeiras impressões

Mensagem por lucacsm » 27 Set 2011, 13:36

Boa tarde a todos do fórum. Esta é a minha primeira postagem. Adquiri ontem 26/09/11 a minha T na cor preta. Gostaria de compartilhar com vocês as primeiras impressões que tive em relação a esta moto. Até mesmo para que essa postagem sirva de referência na hora de decidir a compra.

Fui usuário de motos Honda por muito tempo mais ou menos 14 anos. Esta é a minha primeira moto da Yamaha. Não estou aqui para exaltar os fabricantes ou mostrar suas falhas, mas sim para mostrar que existe um certo preconceito quando se fala em moto que não seja da Honda.

Primeiramente gostaria de afirmar que esta visão está totalmente errada. Pude notar isso pelo pouco que andei com a T.

Os três principais motivos que me levaram a optar pela Ténéré 250:

1º Quando eu era moleque sonhava com uma Ténéré. Fiquei curioso e fui conferir a moto ao vivo na cc. Gostei muito principalmente da frente com dois faróis que por sinal iluminam muito bem.
2º Preço. Está mais em conta do que a XRE, isso sem falar no preço do seguro que para a XRE aqui no Rio fica quase inviável.
3º Motor confiável. Minha última moto foi uma Tornado. Ótima moto, mas tive falta de sorte. Comprei-a zero. Com 300KM o velocímetro pifou, com 16.000 Kms tive que abrir o motor pois deu problema no cabeçote (válvulas), assim como acontece com as XREs. Com 19.000 tive que trocar o kit de pistão, anéis e cilindro. Depois disso a moto não foi mais a mesma. Sou muito chato e exigente com manutenção e realmente fiquei sem entender como isso tudo aconteceu. Meu cunhado tem uma Lander e não faz metade da manutenção que faço. A dele está lá super inteira de motor.

Andei pouco com a moto, ainda estou me acostumando pois quando faço uma curva a frente da moto não vira, mas isso é só questão de costume.

Lí muitos testes realizados com a T. Posso afirmar que rodar apenas para fazer o teste é pouco para avaliar a moto. Muitos reclamam do freio borrachudo. Ora, é necessário um certo tempo para que a pastilha acente corretamente no disco de freio.
Outros reclamam do barulho de máquina de costura do motor. Essa é uma particularidade do motor e ponto final. Não é defeito.

Gostei muito da ciclistica da moto, muito mais confortável que a Tornado, apesar da suspensão da Tornado ser mais macia, mas a T parece que é mais estável.

Outro quesito, dizem que ela tem uma aceleração lenta. Não senti muita diferença para a Tornado. Senti mais conforto na T na hora de rodar o punho pois este é muito mais leve do que uma moto com carburador.

A bolha faz toda diferença na hora de pilotar contra o vento. Notei que o vento não bate diretamente no peito do motociclista, apenas sinto um fluxo no topo do capacete. Pode parecer bobagem mas isso realmente contribui muito para o conforto.

O painel é bem bonito e funcional. Você acaba esquecendo da velocidade e olha só para o conta giros.

Enfim, estou gostando muito da moto. A única coisa que notei foi o famoso TOC-TOC na suspensão dianteira que não acontece toda hora. Mas, pelo que pude saber a Yamaha está ciente; para resolver bastar abrir uma OS na CC e mandar email para o SAC.

Bem é isso

Abraços a todos :joinha:
Claudio

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Ténéré Primeiras impressões

Mensagem por msfazer » 27 Set 2011, 15:14

Cláudio! Fiz exatamente a mesma troca que vc fez. Eu saí de uma Tornadinho 2008 para uma Té250. Eu peguei a XR250 com 11 mil km, vendi com 19 mil.

Eu achava mto estranha a tocada da tornado. Vc reduz pra conseguir uma ultrapassagem e ela subia o giro, mas não dava mais torque. E mais estranho ainda por ser um motor com comando duplo.... :crazy: :crazy: :crazy:

Sobre a suspensão, a questão é que a Tornado é quase Off, enquanto a Té250 é quase 100% On road. Acho normal que exista essa diferença no curso.

As duas têm suas virtudes, mas acho que a Té250 é mto mais completa para quem roda em estrada e na cidade. O quadro da Té250 é preparado para suportar carga, coisa que a Tornadinho não aguenta (a exemplo da Lander, quebra o quadro). Pra quem pega terra, a Lander e a Tornado são melhores opções. Não é o caso de quem mora em grandes centros urbanos.

No fim das contas, peguei uma moto com autonomia quase 100% maior, 50% mais econômica, com mais conforto e tecnologia. Eu acho que foi uma boa troca.

Abs!

tenere Japi
Visitante
Visitante

Re: Ténéré Primeiras impressões

Mensagem por tenere Japi » 27 Set 2011, 16:20

Claudio seja bem vindo aqui amigo !

Eu saí de uma Falcon 400 e peguei a minha Tenere 250 , cara não posso reclamar de nada por enquanto ( a moto está com 5 mil km ) Tenho uma moto bonita , com exelente autonomia , faz em média 28/29 com um litro e olha que eu ando forte :D . Sem falar que tem exatamente a mesma velocidade final da Falcon , só que a Falcon fazia média de 19/20 , gastava demais...a diferença maior que eu senti entre as duas motos é que por questões óbvias a Falcon tinha mais torque ,principalmente em baixas rotações .

A Ténere é confortável e ainda temos o parabrisa que realmente ajuda muito , acredito que você fez uma ótima escolha , parabéns . :joinha:

BANDIT
Visitante
Visitante

Re: Ténéré Primeiras impressões

Mensagem por BANDIT » 27 Set 2011, 22:56

Claudio,
Pagou quanto no seguro da sua T ?
Abraço

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré Primeiras impressões

Mensagem por Helano » 28 Set 2011, 08:08

Olá lucacsm e BANDIT,

Primeiramente, gostaríamos de dar as sinceras boas-vindas ao Ténéré Club. :joinha:

Para que você possa se familiarizar com as ferramentas e procedimentos de utilização do fórum, pedimos que leia atentamente todas as informações que constam AQUI

Cordialmente,

Administração/Moderação
Ténéré Club
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

lucacsm
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 86
Registrado em: 27 Set 2011, 12:51
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Ténéré Primeiras impressões

Mensagem por lucacsm » 28 Set 2011, 09:51

Amigo Bandit, aqui no Rio pagando a vista a Ténéré está saindo a 12.500 e o seguro está em torno de 1.400.

Amigo msfazer, também sentia a mesma coisa. Todo dia quando volto para casa pego uma pequena serra com 8km. Sentia alguma dificuldade em manter uma velocidade constante na Tornado tinha que reduzir a marcha aí o giro subia muito e a velocidade não era compatível com o barulho que o motor estava fazendo, mesmo depois de ter trocado válvulas, pistão, cilindro.
Com a Ténéré a história é outra ela sobe numa boa sem problemas. Em relação ao que você disse sobre o comando da Tornado eu concordo. Comando duplo torna as coisas mais complicadas. Regra básica!! Quanto mais simples mais difícil dar problema. Como prova disso temos o motor da Yamaha com apenas duas válvulas, sempre chega junto até mesmo da XRE 300.
Notei também que chego em casa menos cansado pois a posição de pilotagem é bem melhor.

Amigo tenere_japi estou gostando muito da moto :risadona:

Amigo Helano assim que sobrar um tempinho irei ler as regras do fórum.

Abraços a todos.

Diel96
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48

Re: Ténéré Primeiras impressões

Mensagem por Diel96 » 29 Set 2011, 20:55

O que mais gosto é a posição de pilotagem, com certeza estou bem menos cansado quando chego do trabalho depois de enfrentar o transito caótico de Fortaleza!

acortez
Visitante
Visitante

Re: Ténéré Primeiras impressões

Mensagem por acortez » 03 Out 2011, 08:55

Lucas,

Qual onde vc fez o seguro pra ela aqui no Rio?

Abs

Avatar do usuário
HENKS
Usuário
Usuário
Mensagens: 145
Registrado em: 13 Fev 2011, 20:17
Cidade onde mora: Venâncio Aires - RS

Re: Ténéré Primeiras impressões

Mensagem por HENKS » 17 Out 2011, 21:01

MInhas impressões com 50 Km rodados:
1° cambio duro
2° moto leve, considerando o porte
3° alta muito alta
4° torque suficiente
5° farol perfeito
Super Ténéré 2015
Bonneville T120 2017
NC700x 2014
Tenere250 16
XV250Virago 98
YBR125K 08
SuperTénéré 14
Tenere250 11
StreetScrambler900 18
BizC100 03
Rd135Z 93
Xl125S 93
DragStar650 05
Turuna125 86
Tenere250 11
Xlr125 02
Cg125 86
Ml125 83
Rx80 79

Inspetor07
Visitante
Visitante

Re: Ténéré Primeiras impressões

Mensagem por Inspetor07 » 18 Out 2011, 00:56

Parabéns pelo excelente relato sobre a TENERE 250. Já tive várias motos e a última delas foi uma tornado 250 vermelha ano e modelo 2007. Vendi em 2008 pois foi a moto que mais desagradou dentre as que possui(todas zero , honda e na cc.).

Faz uns dias que resolvi comprar outra moto e confesso que foi uma surpresa muito boa ver que existe hj uma teneré 250 e que está tão bem aceita pela grande maioria. Tava decidido a comprar uma moto da YAMAHA mas seria uma LANDER ou uma semelhante sò que, ao ver a TENERE 250 minha vontade de comprar uma outra moto aumentou ainda mais.

Foi amor a primeira vista pois pra quem como Eu, que não tem TEMPO( $$$$$) pra comprar uma Tenere 660 ou 1200, a 250 vem suprir minhas necessidades. Tava certo de comprar ainda esse ano( novembro ou Dezembro) mas, depois de ver a AZUL, esperarei até ser lançada aqui em FORTALEZA e logo vou correndo buscar a minha heeheheh, :risadona: e dessa vez tenho certeza que vai ser a moto que mais tempo vai ficar comigo pode acreditar heehehehh.

Desculpem se me alonguei demais pois fiquei feliz de encontrar o forum e de aqui poder-mos sem dúvida trocar experiências sobre essa lenda do motocilcimo mundial. :joinha:

Grande abç a todos.

Responder