Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?
Enviado: 21 Fev 2015, 23:20
Vou ser o do contra nesse tópico... são apenas as minhas opiniões sobre as experiências que tive com a minha Teneré 250, hoje mesmo andando apenas 200 km em terra, pista, cidade, com um total de 5 horas em cima dela, ok?
Sei que muitos aqui já fizeram viagens espetaculares e internacionais (possuem muito mais propriedade para falar da moto do que eu), que a moto foi com segurança e que não deixou na mão, acredito em todo esse potencial da Teneré, ela é uma ótima moto, mas na minha opinião não é adequada para longas viagens. Sei que tem até Traxx 110 que já foi pro Alasca, mas não é isso que quero discutir, pois até a pé vc vai pro Alasca, basta ter tempo, disposição e dinheiro.
Acho que para uma longa viagem ela precisaria ter mais motor e ser pelo menos bicilindrica (poderia ter o motor da R25 ou R3 remapeado por exemplo), pois a vibração dela em uma velocidade de cruzeiro de apenas 100 km/h incomoda e da formigamento, além do motor ficar com o giro entre 6.500 e 8.000 rpm, que a deixa em uma situação de stress pedindo uma sexta marcha e berrando muito, além da falta de torque que é inexistente, portanto a atenção tem que ser muito maior, principalmente em ultrapassagens. Carregada então, a situação e esforço do motor é ainda maior e o desempenho com certeza piora, então para ter uma viagem razoavelmente "confortável", a velocidade seria limitada entre 80 e 90 km/h, o que na minha opinião é inviável e deixa a viagem longa, ainda mais longa e mais cansativa. Ela chega? Claro! Mas vai ser um "saco".
Além da questão do motor, tem os freios, banco, quadro e outros detalhes que vemos o pessoal citar em outros tópicos. O banco é uma porcaria, em meia hora já começa a incomodar, então o jeito é comprar outro mesmo. Outro detalhe é o quadro que precisa de reforço, pois quebra.
A moto é muito versátil, peguei umas trilhas bem ajeitadas com ela e foi muito bem, além de ser leve pelo seu tamanho. A suspensão nem se fala, um espetáculo, absorve muito bem as irregularidades, me senti no asfalto em plena lama e cascalho.
Resumindo, a moto tem mais qualidades do que pontos negativos. De modo geral:
* A moto é boa;
* Vai pra longe, sim, até a pé e de mobilete você vai, porém o conforto e a segurança é outra história;
* Falta motor e torque;
* Vibra bem quando está acima dos 90 km/h e da formigamento, isso cansa muito, pois treme mão, pés, perna, embora a vibração seja pequena, ela é contínua e se reflete quando fica na moto por um longo período;
* O banco é péssimo;
* A suspensão é excelente;
* O quadro é uma porcaria, precisa colocar reforço;
* A autonomia é ótima;
* O farol é ótimo;
* O freio é borrachudo.
Não serve para longas viagens, a não ser que pare o caminho inteiro, seja o Rocky Balboa (sem dor, sem dor Rocky!) ou seja um fã de carteirinha que não reconhece esses detalhes e limitações, e insiste em dizer que ela é perfeita, que não sente nada, que o que citei não condiz, que o cara é o supremo e que nada disso atrapalhe ou esteja correto.
Apenas para ressaltar, sou motociclista desde os 18, hj tenho 26, sempre tive moto pequena e com muito esforço conquistei uma nave. Amo motos independente da cilindrada, potência, marca e com certeza faria uma viagem longa com a Teneré, pois assim como a maioria, nós, motociclistas, somos um Rocky Balboa, adoramos o que fazemos, não sentimos dor e vamos sempre até o fim para curtir o que amamos, a estrada, amizades, os lugares que só a moto pode nos levar e as sensações maravilhosas que sentimos quando andamos e ficamos sorrindo a toa. Mas com uma opinião racional, ela não serve para longas viagens, assim como XRE, CG, Falcon, XT660, Teneré 660, CB300, Fazer, Hornet etc.
Sei que muitos aqui já fizeram viagens espetaculares e internacionais (possuem muito mais propriedade para falar da moto do que eu), que a moto foi com segurança e que não deixou na mão, acredito em todo esse potencial da Teneré, ela é uma ótima moto, mas na minha opinião não é adequada para longas viagens. Sei que tem até Traxx 110 que já foi pro Alasca, mas não é isso que quero discutir, pois até a pé vc vai pro Alasca, basta ter tempo, disposição e dinheiro.
Acho que para uma longa viagem ela precisaria ter mais motor e ser pelo menos bicilindrica (poderia ter o motor da R25 ou R3 remapeado por exemplo), pois a vibração dela em uma velocidade de cruzeiro de apenas 100 km/h incomoda e da formigamento, além do motor ficar com o giro entre 6.500 e 8.000 rpm, que a deixa em uma situação de stress pedindo uma sexta marcha e berrando muito, além da falta de torque que é inexistente, portanto a atenção tem que ser muito maior, principalmente em ultrapassagens. Carregada então, a situação e esforço do motor é ainda maior e o desempenho com certeza piora, então para ter uma viagem razoavelmente "confortável", a velocidade seria limitada entre 80 e 90 km/h, o que na minha opinião é inviável e deixa a viagem longa, ainda mais longa e mais cansativa. Ela chega? Claro! Mas vai ser um "saco".
Além da questão do motor, tem os freios, banco, quadro e outros detalhes que vemos o pessoal citar em outros tópicos. O banco é uma porcaria, em meia hora já começa a incomodar, então o jeito é comprar outro mesmo. Outro detalhe é o quadro que precisa de reforço, pois quebra.
A moto é muito versátil, peguei umas trilhas bem ajeitadas com ela e foi muito bem, além de ser leve pelo seu tamanho. A suspensão nem se fala, um espetáculo, absorve muito bem as irregularidades, me senti no asfalto em plena lama e cascalho.
Resumindo, a moto tem mais qualidades do que pontos negativos. De modo geral:
* A moto é boa;
* Vai pra longe, sim, até a pé e de mobilete você vai, porém o conforto e a segurança é outra história;
* Falta motor e torque;
* Vibra bem quando está acima dos 90 km/h e da formigamento, isso cansa muito, pois treme mão, pés, perna, embora a vibração seja pequena, ela é contínua e se reflete quando fica na moto por um longo período;
* O banco é péssimo;
* A suspensão é excelente;
* O quadro é uma porcaria, precisa colocar reforço;
* A autonomia é ótima;
* O farol é ótimo;
* O freio é borrachudo.
Não serve para longas viagens, a não ser que pare o caminho inteiro, seja o Rocky Balboa (sem dor, sem dor Rocky!) ou seja um fã de carteirinha que não reconhece esses detalhes e limitações, e insiste em dizer que ela é perfeita, que não sente nada, que o que citei não condiz, que o cara é o supremo e que nada disso atrapalhe ou esteja correto.
Apenas para ressaltar, sou motociclista desde os 18, hj tenho 26, sempre tive moto pequena e com muito esforço conquistei uma nave. Amo motos independente da cilindrada, potência, marca e com certeza faria uma viagem longa com a Teneré, pois assim como a maioria, nós, motociclistas, somos um Rocky Balboa, adoramos o que fazemos, não sentimos dor e vamos sempre até o fim para curtir o que amamos, a estrada, amizades, os lugares que só a moto pode nos levar e as sensações maravilhosas que sentimos quando andamos e ficamos sorrindo a toa. Mas com uma opinião racional, ela não serve para longas viagens, assim como XRE, CG, Falcon, XT660, Teneré 660, CB300, Fazer, Hornet etc.