Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por Fmm4100 » 28 Abr 2014, 15:13

Por mim trancava o tópico depois dessa.
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por ivojoseaug » 28 Abr 2014, 15:44

alexpazetto escreveu:Olá a todos. Eis aqui a minha primeira participação no fórum da Té. Já quero começar agradecendo pela contribuição de todos os membros nos mais diversos tópicos, vocês não têm ideia do quanto já me ajudaram. Pois bem, aqui vai a minha opinião a respeito de longas viagens.

Primeiramente, considero que em longas viagens a alta velocidade não é aliada. Ao meu ver é bem o oposto disso, pois rodando mais "na manha" você minimiza riscos de acidentes, economiza e ainda curte muito mais a viagem como um todo. Tenho também uma V-Strom 650 e já fiz inúmeras viagens com ela, inclusive uma pro Atacama no ano passado. É uma senhora moto? Sim. É confortável? Com certeza!

Porém, eis o que acabou acontecendo: Comprei a Tézinha pra rodar na cidade, e acabei deixando a V-Strom meio de lado. Coisa de maluco? Talvez. O fato é que considero a Té uma moto muito mais "na mão", e pra pessoas como eu que não gostam de andar em alta, em longas viagens a diferença na velocidade final entre elas não faz tanta diferença assim. Um exemplo prático, no meu caso, é uma viagem que faço de 3 a 4 vezes por ano de Florianópolis até Concórdia, no oeste de SC (aprox. 1.000km ida e volta, sempre com garupatroa, baú e alforges cheios). Fiz essa viagem muitas vezes com a v-strom e sempre levei de 6h:30min a 7 horas por trecho. Nessa última vez eu fui de Ténéré 250, também carregada com baú, alforges e patroa na garupa. A surpresa? Fiz em 6h:45min. Não passei nenhum aperto na estrada, fiz o mesmo número de paradas, etc. Inclusive estava com o banco original, que foi substituído posteriormente por um Erê, que é muito mais confortável.

A minha conclusão pode ser resumida numa frase bem batida no motociclismo, e que inclusive já foi citada anteriormente nesse tópico: "Qualquer moto leva a qualquer lugar". Basta você ter bem claro para si o que quer de uma moto e quais são as suas prioridades com ela. Pode ser que você priorize potência, conforto, autonomia, economia, agilidade no asfalto ou fora dele, etc. No meu caso, acabei optando por rodar com uma moto confiável, de mecânica simples e acessível, econômica, leve e que quase não tem limitações de terreno: a Ténéré 250. Tô feliz da vida com ela :joinha:
Alex, só complementando seu pensamento...rodei 1300km num dia só com a té250, também com alforges (roncar), mas sem garupa. Na manha total, 110, 120, 130 na 040 por curtos momentos, mas pista vazia...nenhum imprevisto, nenhum mal funcionamento, 8000 giros durante 18 horas e o motor não da a mínima. Essa motinha ganhou meu respeito.

Avatar do usuário
alexpazetto
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 28 Abr 2014, 14:30
Cidade onde mora: São José/SC

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por alexpazetto » 28 Abr 2014, 16:02

Fmm4100 escreveu:Por mim trancava o tópico depois dessa.
Obrigado pela consideração, man :D
ivojoseaug escreveu:Alex, só complementando seu pensamento...rodei 1300km num dia só com a té250, também com alforges (roncar), mas sem garupa. Na manha total, 110, 120, 130 na 040 por curtos momentos, mas pista vazia...nenhum imprevisto, nenhum mal funcionamento, 8000 giros durante 18 horas e o motor não da a mínima. Essa motinha ganhou meu respeito.
Parabéns cara, 1300km não é pra qualquer um. O meu máximo foi 1200, mas com a V-Strom ^^

E só pra puxar um pouco mais de sardinha pra brasa da Té250, menciono ainda que nessa viagem que faço regularmente tem metade do trecho de serra acima, e ela pediu pra reduzir a marcha poucas vezes. Foi praticamente só engatar a 5ª e ir embora...

Avatar do usuário
Drico
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 213
Registrado em: 21 Fev 2013, 19:00
Cidade onde mora: Santa Catarina

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por Drico » 28 Abr 2014, 16:18

alexpazetto, parabéns pelas palavras!
Compartilho do mesmo pensamento.
Também costumo ir para o oeste de SC (São Miguel do Oeste) com a patroa umas quatro vezes por ano, visitar a mãe dela.
Geralmente vamos de carro, mas estou "doutrinando" ela a ir de moto.
Também não sofri nenhum aperto nas viagens com a moto carregada e naquela estrada "ótima" que você conhece bem.
Se tiver a fim, quando forem novamente de um toque, pois dependendo da nossa programação aqui, vamos juntos para o "Grande Oeste" curtindo as Tèzinhas!
Abç!

Avatar do usuário
alexpazetto
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 28 Abr 2014, 14:30
Cidade onde mora: São José/SC

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por alexpazetto » 28 Abr 2014, 16:24

Drico escreveu:alexpazetto, parabéns pelas palavras!
Compartilho do mesmo pensamento.
Também costumo ir para o oeste de SC (São Miguel do Oeste) com a patroa umas quatro vezes por ano, visitar a mãe dela.
Geralmente vamos de carro, mas estou "doutrinando" ela a ir de moto.
Também não sofri nenhum aperto nas viagens com a moto carregada e naquela estrada "ótima" que você conhece bem.
Se tiver a fim, quando forem novamente de um toque, pois dependendo da nossa programação aqui, vamos juntos para o "Grande Oeste" curtindo as Tèzinhas!
Abç!
Valeu Adriel! Você lembrou de mais um ponto importante: Estradas ruins. Mas comigo também foi tudo tranquilo, sem nenhum problema.
A propósito, vou pra lá novamente no dia 17/05 pra um casamento e retorno no dia seguinte. Se estiver afim é só avisar, brother :joinha:

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por Kakko » 28 Abr 2014, 16:49

Seguindo a linha do Alex.....é por aí mesmo....tenho tbm uma Ténere 600, mas a que uso diariamente para transporte de 100 kms dia, isso desde final de 2010, é a Té 250......a 600 é mais uma questão de relíquia...rsrs....e completando, para viagens na Tézinha aconselho a trocar o banco, instalar um protetor de manetes. :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Drico
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 213
Registrado em: 21 Fev 2013, 19:00
Cidade onde mora: Santa Catarina

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por Drico » 28 Abr 2014, 17:36

Bah Alex, dia 17/05 para mim não vai dar, pois neste final de semana vou para o norte do Estado (Joinville).
Mas não tem problema, vamos conversando.
E como estamos praticamente na mesma cidade, e temos muitos lugares interessantes a nossa volta, quando estiver a fim de dar uma rodada por aí com a patroa, é só dar um alô que marcamos algo.
Abç!

Ps: Pessoal, me desculpem pelo "off topic"!

Avatar do usuário
cjhygino
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 202
Registrado em: 16 Mar 2014, 19:17
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Campo Grande - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por cjhygino » 28 Abr 2014, 20:44

Galera... vcs são feras demais!!! simplesmente to cada vez mais animado prá minha viagem de junho pro RS...
::: Tenere 250 Preta 2014 - Gladiatrix :::

Avatar do usuário
Carlos Boni
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1936
Registrado em: 25 Fev 2013, 12:43
Cidade onde mora: Vargem Grande Plta/SP

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por Carlos Boni » 29 Abr 2014, 09:47

Com uma T e uma Lander, rodamos de Cuiabá a Rolin de Moura(RO) - 1080 km / 14 horas direto - parte dos 10300km de nossa aventura.
Tirando o fato de eu ter fritado a embreagem numa atolada e as trocas de óleo... Motos show!!!
:urrruuu: :urrruuu: :urrruuu: :urrruuu:
Carlos Boni
São Paulo / SP
Honda CB500X 2022/2022
Tenere 250 Cinza 2015/2015
Tenere 250 Azul 2013/2014
Tenere 250 Azul 2012/2012
Agrale Dakar 30.0 1986 DC
Honda XL 250 1983 DC

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por Kakko » 29 Abr 2014, 10:52

Xará...diga uma coisa que não reparei...a sua trip pela AS foi comk o banco original ??
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder