Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Jhaimilson
Usuário
Usuário
Mensagens: 133
Registrado em: 29 Set 2013, 21:38
Cidade onde mora: Santa Bárbara D'Oeste
Localização: Santa Bárbara D' Oeste

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por Jhaimilson » 22 Fev 2015, 11:08

Não Luiz Koudela, a Teneré 660 é uma baita moto... Acho ela linda demais e muito imponente... Tem motor, mantem uma velocidade de cruzeiro legal, mas acho que a proposta del, assim como outras grandes "big single" é mais enduro, é mais espartana...

Ela vai com mais conforto que a Teneré 250 sem dúvidas e é na minha opinião mais versátil que a Tiger e a F800, porém a vibração dela para uma viagem longa (entenda ai 1000 km pra cima diretão) acho que seria um ponto a ser observado sim.

Posso estar enganado e errado quanto a ela, pois nunca andei e nem fiquei horas em cima, mas apenas por ver os relatos de quem tem e fala da vibração da pra ter uma ideia.
Atual - Suzuki GSX-S750
Ex - Yamaha Ténéré 250 2016 Branca
Ex - Triumph Tiger 800 STD 2015 Branca
Ex - Yamaha Ténéré 250 2011 Branca
Ex - Honda CG150 Titan ESD 2005 Verde
Ex - Honda Biz 100 2001 Azul

Marchi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 213
Registrado em: 19 Jan 2013, 19:31
Cidade onde mora: São Paulo

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por Marchi » 22 Fev 2015, 11:45

Olá amigos,

Eu acho essa tal vibração , muito subjetiva , pois vai de cada um .
Claro , andar em uma Tezinha direto a 120 km/ h , não é tarefa fácil de cumprir.
Agora , uma XT 660, Tenere 660 , BMW G 650 a 110, 120 km/h é lisa , redondinha , uma delícia de moto.
Caso vc queira andar a 150 / 160 direto , óbvio que sentirá um desconforto.
Abs,

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por Fmm4100 » 22 Fev 2015, 16:05

Bicicleta também serve para viagem longa, assim como a canela também serve.
Uma moto pequena vai te cansar mais do que uma moto grande, isso é fato incontestável, porem uma chega onde a outra chega, assim como o caviar enche a barriga assim como a sardinha em lata também enche.

O fato principal é que a Tenere não costuma deixar os viajantes de longa distancia na mão.
Com pequenas adaptações (banco, pedaleira, riser e outros), que não aproximam o valor da moto com os upgrades mais acessíveis (G650, Tenere 660, XT660), a moto passa a ser uma boa companhia para estas viagens.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Leandro Bass
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Mar 2014, 11:58
Cidade onde mora: Corumbá/MS
Contato:

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por Leandro Bass » 22 Fev 2015, 16:29

Quer conforto vai de carro !!

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por oscarmaxi » 22 Fev 2015, 20:28

Acho que o pessoal está exagereando para os dois lados...
Adoro caminhar e andar de bicicleta. Caminho e pedalo todos os domingos. Mas é claro que eu não iria para o Ushuaia nem a pé, nem de bicicleta... Embora seja algo materialmente possível, é racionalmente inviável...
Nem de Pop, de Bizz, nem mesmo de CG ou de Titan eu me aventuraria em uma viagem que tivesse de andar uma média distância em estradas com velocidade acima de 100 km/h. Não iria, por exemplo aqui de Campinas a Santos pela Bandeirantes, Rodoanel e Imigrantes, estradas com máximas de 110 a 120 km/h.
Mas de Tenere 250 já fui e vou de novo quantas vezes forem necessárias.
Deixando de lado os exageros, pois, na prática, ninguém em sã consciência vai de mobilete para a Patagônia, a moto de 250 cilindradas é a moto a partir da qual já é possível acompanhar, sim, o fluxo do trânsito das estradas sem se expor demasiadamente a perigos. Sem ter de ficar atrás de caminhões por falta de torque para ultrapassar ou ser jogado pela força do vácuo dos caminhões baús que passam por nós nos "lambendo"...
Especificamente a Tenere 250, com seu tanque que permite uma bela autonomia, sua suspensão de bom curso e seu motorzinho bem resolvido, não só "serve" para longas viagens, como tem sido escolhida por alguns viajantes para viagens muito interessantes. Quantos relatos sobre isso já vimos aqui mesmo neste tópico? Temos viagens aqui relatadas que foram matéria de revista especializada, outras cujos vídeos ficaram muito lindos, outras sobre viagens que não foram longas, mas "longuíssimas".
Sempre haverá motos mais adequadas do que outras para quaisquer que sejam os objetivos. Mais confortáveis, mais fortes, mais velozes. Tem quem goste de rodar 1.000 km por dia a 150 km/h. Mas tem também quem goste de algo mais tranquilo, rodar 400, 500 km por dia a 100 km/h, parando um pouco mais, apreciando a paisagem, tirando fotos. Tudo são escolhas. Temos de parar também com essa ideia de que só tem a Tenere 250 quem "não pode" comprar moto maior. Quem ainda não leu, poderia ler aquele primeiro tópico que está no item da Tenere 660, que comenta sobre a oportunidade e conveniência de se fazer um "up" para ela. Com todos os seus "inconvenientes" para alguns, tem muita gente que adora a Tenerezinha. Isso é pessoal, é subjetivo. Para mim, que sou magro e viajo sem garupa, com pouca bagagem, em velocidades compatíveis com as estradas, não sinto falta de moto maior. Essa questão é pessoal. Eu digo que adoro a Tenerezinha.
Se não tivéssemos aqui tantos relatos de gente que explorou praticamente toda a América do Sul com a Tenere 250, até poderia ficar a dúvida se a bichinha "serve" para isso. Mas estão aí para quem quiser ver. Tem fotos, vídeos, diários de viagem... Acho que de todos os relatos que vi aqui no tópico, não me lembro de alguém que tenha reclamado da moto, que tenha se arrependido de trocar o conforto do sofá pela visão dos glaciais do Sul da América, mesmo que isso lhe tenha custado uma dorzinha na bunda...

Avatar do usuário
TARSIO
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 160
Registrado em: 12 Fev 2013, 11:19
Cidade onde mora: são miguel do oeste-SC

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por TARSIO » 24 Fev 2015, 09:32

belo relato.
Editado pela última vez por TARSIO em 24 Fev 2015, 09:38, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
TARSIO
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 160
Registrado em: 12 Fev 2013, 11:19
Cidade onde mora: são miguel do oeste-SC

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por TARSIO » 24 Fev 2015, 09:35

oscarmaxi escreveu:Acho que o pessoal está exagereando para os dois lados...
Adoro caminhar e andar de bicicleta. Caminho e pedalo todos os domingos. Mas é claro que eu não iria para o Ushuaia nem a pé, nem de bicicleta... Embora seja algo materialmente possível, é racionalmente inviável...
Nem de Pop, de Bizz, nem mesmo de CG ou de Titan eu me aventuraria em uma viagem que tivesse de andar uma média distância em estradas com velocidade acima de 100 km/h. Não iria, por exemplo aqui de Campinas a Santos pela Bandeirantes, Rodoanel e Imigrantes, estradas com máximas de 110 a 120 km/h.
Mas de Tenere 250 já fui e vou de novo quantas vezes forem necessárias.
Deixando de lado os exageros, pois, na prática, ninguém em sã consciência vai de mobilete para a Patagônia, a moto de 250 cilindradas é a moto a partir da qual já é possível acompanhar, sim, o fluxo do trânsito das estradas sem se expor demasiadamente a perigos. Sem ter de ficar atrás de caminhões por falta de torque para ultrapassar ou ser jogado pela força do vácuo dos caminhões baús que passam por nós nos "lambendo"...
Especificamente a Tenere 250, com seu tanque que permite uma bela autonomia, sua suspensão de bom curso e seu motorzinho bem resolvido, não só "serve" para longas viagens, como tem sido escolhida por alguns viajantes para viagens muito interessantes. Quantos relatos sobre isso já vimos aqui mesmo neste tópico? Temos viagens aqui relatadas que foram matéria de revista especializada, outras cujos vídeos ficaram muito lindos, outras sobre viagens que não foram longas, mas "longuíssimas".
Sempre haverá motos mais adequadas do que outras para quaisquer que sejam os objetivos. Mais confortáveis, mais fortes, mais velozes. Tem quem goste de rodar 1.000 km por dia a 150 km/h. Mas tem também quem goste de algo mais tranquilo, rodar 400, 500 km por dia a 100 km/h, parando um pouco mais, apreciando a paisagem, tirando fotos. Tudo são escolhas. Temos de parar também com essa ideia de que só tem a Tenere 250 quem "não pode" comprar moto maior. Quem ainda não leu, poderia ler aquele primeiro tópico que está no item da Tenere 660, que comenta sobre a oportunidade e conveniência de se fazer um "up" para ela. Com todos os seus "inconvenientes" para alguns, tem muita gente que adora a Tenerezinha. Isso é pessoal, é subjetivo. Para mim, que sou magro e viajo sem garupa, com pouca bagagem, em velocidades compatíveis com as estradas, não sinto falta de moto maior. Essa questão é pessoal. Eu digo que adoro a Tenerezinha.
Se não tivéssemos aqui tantos relatos de gente que explorou praticamente toda a América do Sul com a Tenere 250, até poderia ficar a dúvida se a bichinha "serve" para isso. Mas estão aí para quem quiser ver. Tem fotos, vídeos, diários de viagem... Acho que de todos os relatos que vi aqui no tópico, não me lembro de alguém que tenha reclamado da moto, que tenha se arrependido de trocar o conforto do sofá pela visão dos glaciais do Sul da América, mesmo que isso lhe tenha custado uma dorzinha na bunda...

:palmas: :palmas: :palmas: sabias palavras. Pelos inumeros relatos de viajantes com essa máquina , não resta duvida de que ela se adaptou muito bem as estradas.

Na PAG 28 dei meu depoimento logo após uma viagem de quase 9 mil kms.

E agora gostaria de deixar outro depoimento, pois nessas férias tive uma outra experiência.
Realizei novamente uma viagem ao mesmo destino (Carretera Austral-Chile), só que desta vez com minha companheira/garupa e com uma Ténéré660.

Com relação a 660 foi tudo que eu imaginava: moto robusta , motor excelente para uma mono-cilindrica, ótima autonomia , moto linda e bem funcional, uma legítima aventureira. Recomendo a qualquer um que queira uma moto para aventura.

Agora, na comparação com a Ténéré250..... É difícil escolher uma quando ambas são boas. :?

Mas na minha opinião pessoal e de acordo com meu perfil de motociclista, que gosta de andar moderadamente , sem pressa , em velocidades em torno de 110 km/h, acho melhor a TE250.

Principal vantagem: PESO.

Alguém aqui falou que a TE250 cansa mais em viagem por falta de potência.
Discordo totalmente.
O motor dela (250cc) é o suficiente. Tem boa elasticidade e um torque que possibilita ultrapassar com boa margem de segurança, e o melhor , ecônomico. Vibra menos e escape mais silencioso.
Nesta ultima viagem de 660 uma das coisas que mais me cansou foi o peso da moto.
Poderia relatar outros detalhes com relação a prós e contras , mas acabaria me estendendo muito.

Fui.... :urrruuu: :urrruuu: :urrruuu:

:joinha: :joinha: :joinha:

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por Fmm4100 » 24 Fev 2015, 13:16

Eu falei isso.
A falta de potência cansa se vc pegar uma sequência de subidas, onde a velocidade cai para 90, 80, dai tem que ficar subindo e descendo marcha toda hora.

Mas a moto não deixa de ser uma boa opção para viagens longas.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por diegonunes » 24 Fev 2015, 13:47

Penso que o comentário do oscarmaxi é ou parece ser um dos mais realistas sobre o assunto.

Já andei e conheço muitas motos de 50cc até 1300cc. Hoje tenho uma XT 660R, antes TNR, XRE e Fazer.

Posso dizer uma coisa nesse meio tempo que vivo sobre rodas, lendo engano achar que motos maiores são mais confortáveis, seguras e próprias para trips, é tudo muito relativo.

Algumas pessoas acham que velocidade de cruzeiros entre 80-110 km/h é baixa e que cansa, lendo engano.

Sabe o que realmente cansa e apavora em viagens, peso, vibração e baixa proteção aerodinâmica.

Moto como a TNR 250cc são as motos mais competentes pra quem precisa de uma moto pra tudo, não existe polivalência igual.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
TARSIO
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 160
Registrado em: 12 Fev 2013, 11:19
Cidade onde mora: são miguel do oeste-SC

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por TARSIO » 24 Fev 2015, 15:21

diegonunes escreveu:
Sabe o que realmente cansa e apavora em viagens, peso, vibração e baixa proteção aerodinâmica.

Moto como a TNR 250cc são as motos mais competentes pra quem precisa de uma moto pra tudo, não existe polivalência igual.
:joinha: :joinha: :joinha: :joinha: :joinha:


É ISSO !!!!!!!!!! FALOU POUCO, MAS FALOU TUDO!!!!!!

:joinha: :joinha: :joinha: :joinha: :joinha:

Responder