Consumo e potência

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Vinifranco
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Jul 2020, 23:13
Cidade onde mora: Campo Largo

Consumo e potência

Mensagem por Vinifranco » 12 Jul 2020, 23:29

Olá, adquiri uma tenere 250 2014 faz uns 2 meses com 37 mil kms, tenho algumas dúvidas sobre como realmente a moto funciona, atualmente ela está fazendo 20km por litro independente da tocada, andando a 80km/h ou 120km/h, acima de 115 ela tem muito dificuldade pra desenvolver, numa descida o máximo é 129km/h, está com vela de iridium, filtro de ar, válvulas reguladas(segundo o mecânico) e óleo motul, tudo novo, pneus vipal TR 300, as duas questões são, esse consumo é normal? a velocidade também? É outra dúvida é se a moto tem potência pra cortar giro em 4ª marcha em terreno plano, o que seria perto de 124km/h, a minha corta em 3ª a 100km/h mas em quarta nem na descida ela corta chega no máximo a 119km/h e em 5ª vai até 129, então quem tiver mais experiência por favor me ajude só para saber se esses dados estão certos, sobre 20km por litro, 119km/h top speed(terreno plano com muito sofrimento) e a moto mar chegar a cortar em 4ª nem em descida.
Algumas coisas que já vi, pode ser a válvula que o mecânico não regulou direito, talvez sensor de queda, pois há algumas marcar de queda como os protetores meio torto e os pneus vipal, se alguém passou por isso me ajudem ou digam se é normal e detalhe quando a moto corta giro em 2ª ou 3ª a moto da um soco em vez de cortar giro, detalhe o corte de giro é apenas para fazer teste, pois sei que não faz bem para moto mas é mais fácil pra ter uma base de como a moto está reagindo, obrigado pela atenção e desculpe pelo incomodo, sou novo aqui e espero que não esteja intervindo em nenhuma regra.

Avatar do usuário
Ander
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 196
Registrado em: 30 Set 2014, 08:52
Cidade onde mora: Sítio-PR

Re: Consumo e potência

Mensagem por Ander » 13 Jul 2020, 08:40

Geralmente tbi/injetor sujos são os vilões para piorar um consumo drasticamente...

A faixa econômica dessa moto, snme, 80-90km/h, mão leve em todas trocas de marcha e retomadas.

Lembrando que ela tem 20cv.

JairoJunior
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 08 Jul 2018, 20:07
Cidade onde mora: Ribeirão das Neves/MG

Re: Consumo e potência

Mensagem por JairoJunior » 13 Jul 2020, 08:56

Vinifranco escreveu:Olá, adquiri uma tenere 250 2014 faz uns 2 meses com 37 mil kms, tenho algumas dúvidas sobre como realmente a moto funciona, atualmente ela está fazendo 20km por litro independente da tocada, andando a 80km/h ou 120km/h, acima de 115 ela tem muito dificuldade pra desenvolver, numa descida o máximo é 129km/h, está com vela de iridium, filtro de ar, válvulas reguladas(segundo o mecânico) e óleo motul, tudo novo, pneus vipal TR 300, as duas questões são, esse consumo é normal? a velocidade também? É outra dúvida é se a moto tem potência pra cortar giro em 4ª marcha em terreno plano, o que seria perto de 124km/h, a minha corta em 3ª a 100km/h mas em quarta nem na descida ela corta chega no máximo a 119km/h e em 5ª vai até 129, então quem tiver mais experiência por favor me ajude só para saber se esses dados estão certos, sobre 20km por litro, 119km/h top speed(terreno plano com muito sofrimento) e a moto mar chegar a cortar em 4ª nem em descida.
Algumas coisas que já vi, pode ser a válvula que o mecânico não regulou direito, talvez sensor de queda, pois há algumas marcar de queda como os protetores meio torto e os pneus vipal, se alguém passou por isso me ajudem ou digam se é normal e detalhe quando a moto corta giro em 2ª ou 3ª a moto da um soco em vez de cortar giro, detalhe o corte de giro é apenas para fazer teste, pois sei que não faz bem para moto mas é mais fácil pra ter uma base de como a moto está reagindo, obrigado pela atenção e desculpe pelo incomodo, sou novo aqui e espero que não esteja intervindo em nenhuma regra.
Bom dia!

Cara, provavelmente tem algo desregulado. Na minha última viagem a minha 2013 fez 27km/l andando com garupa na média de 100km/h. Andando dentro da cidade, atualmente s trânsito, consegui a média de 31km/l. O normal em cidade na minha tocada é 29.
Eu tinha um desses Vipal TR300 130/80-18. Depois de rodar uns 10 mil ele virou um sabonete, escorregava demais. Troquei por um Rinaldi 120.
Moto nova é complicado mesmo. A gente empolga demais, e enrola o cabo. Aproveita ela, e quando estiver mais tranquilo, sem correr tanto, faz a média de consumo pra ver. Meu consumo mudou muito, por causa de anda e para de trânsito, e também das saídas mais fortes no semáforo.
Sobre velocidade, eu sempre tento fazer as trocas de marcha nos 5mil rpm. Sem forçar tudo, dá pra andar a 110. Se chegar nos 7500rpm de 5°, ela anda nos 127. E faz 28, 29 no litro.

Felicidades, e boa sorte com a tenebrosa!

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk


Avatar do usuário
FabioSp
Usuário
Usuário
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Jun 2016, 08:45
Cidade onde mora: RMC/SP
Localização: RMC/SP

Re: Consumo e potência

Mensagem por FabioSp » 13 Jul 2020, 12:51

O relato me lembro problemas típicos de embreagem patinando.

RodTancs
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Ago 2020, 12:53
Cidade onde mora: São Paulo

Re: Consumo e potência

Mensagem por RodTancs » 06 Out 2020, 16:45

Pessoal a propósito a minha Tzinha tá fazendo 13Km/l na estrada, mesmo com cabo torcido to achando muito estranho.

Ela tá com 15 mil km, ano 2018, filtro de ar novo (troquei pois tinha feito off e o original estava um tijolo, mas não adiantou nada) a revisão dos 15 mil foi recém feita na concessionária.

A vela tá meio esbranquiçada e o escape superaquece quando ando em estrada, suponho que esteja dando falta em alta.

ME ajudem com o que seria bom fazer para resolver esse consumo elevadíssimo.

Desde ja agradeço qualquer ajuda.

Abs
Teneré 250 2018

Responder