Moto não liga de manhã tempo frio

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
cristiano.gomes
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 09 Jul 2020, 08:35
Cidade onde mora: Muriaé/ MG

Moto não liga de manhã tempo frio

Mensagem por cristiano.gomes » 09 Jul 2020, 08:57

Bom dia!
Tenho uma Tènèrè 250 2018/19 e de uns dias pra cá ela não quer ligar pela manhã. Minha garagem é aberta, só telhado e tem feito entre 8 e 15 graus à noite na minha cidade. Não sei se é por este motivo, mas fica nhé, nhé, nhé, nhé e não liga. E não está pegando nem com tranco. Já foi trocado vela, filtro de ar, passou aparelho pra verificar os sensores e regulou a válvula do motor. Hoje fui sair e aconteceu de novo. Na oficina o cara disse que pegou de manhã, mas lá é fechado. Vocês acham que pode ser devido a temperatura do óleo/ motor? Porque se ela pegar uma vez, o resto do dia dá partida normalmente. Obrigado!

Avatar do usuário
FabioSp
Usuário
Usuário
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Jun 2016, 08:45
Cidade onde mora: RMC/SP
Localização: RMC/SP

Re: Moto não liga de manhã tempo frio

Mensagem por FabioSp » 09 Jul 2020, 10:12

Não custa perguntar, mas vc esta usando gasolina?

Apesar que deveria pegar mesmo no etanol, esses dias que fez 7 graus aqui no interior de SP, a minha pegou todo dia com tanque 100% etanol, deu umas giradinhas a mais, entrou no modo de espera do blueflex, fez aquuueeela nuvem de vapor no escape, mas enfim pegou. Tem algo errado ai. Não pode ser o cabo da vela umido de sereno e fugindo faisca?

Avatar do usuário
cristiano.gomes
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 09 Jul 2020, 08:35
Cidade onde mora: Muriaé/ MG

Re: Moto não liga de manhã tempo frio

Mensagem por cristiano.gomes » 09 Jul 2020, 14:02

Então... desde que peguei a um mês já enchi tanque 2 vezes na Gasolina, inclusive agora está com aditivada. Pode ser umidade como você disse, visto que a garagem é telha mas aberta dos lados. Vou dar uma olhada nisso. Mas como o mecânico trocou a vela, ele teria visto esse problema (espero)! Outra coisa, toda vez que viro a chave, no painel fica piscando a luz indicativa da partida a frio, como na imagem anexo, mas antes pegava e a luz apagava. Obrigado pela ajuda!

Imagem

Avatar do usuário
FabioSp
Usuário
Usuário
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Jun 2016, 08:45
Cidade onde mora: RMC/SP
Localização: RMC/SP

Re: Moto não liga de manhã tempo frio

Mensagem por FabioSp » 09 Jul 2020, 15:01

Uma dúvida besta: vc não está ligando a moto engatada com a embreagem apertada? A luz verde de Neutro está acesa no painel?

Pelo manual, quando vc liga a chave, se estiver mais de 20ºC a luz Blueflex não deveria acender, se estiver menos de 20ºC ela fica piscando, mas deve apagar assim que o motor pega, isso na gasolina. A minha também é 18/19, mas sinceramente não me lembro se funciona assim, pois a ultima vez que abasteci gasolina nela já vai fazer 2 anos, quando estive no Uruguai.

Mas porque perguntei sobre a moto engatada? Porque quando está frio, se o sistema BlueFlex for acionado ( a luz fica acesa após a partida ), se vc engatar ela desliga na hora. Mas veja só, se vc tiver um problema com o sensor de neutro no câmbio, é isso que vai acontecer, ela não vai pegar. O caso que na gasolina, ela não deveria entrar nesse modo de espera ( pelomenos é oque diz o manual ).

Avatar do usuário
cristiano.gomes
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 09 Jul 2020, 08:35
Cidade onde mora: Muriaé/ MG

Re: Moto não liga de manhã tempo frio

Mensagem por cristiano.gomes » 09 Jul 2020, 16:17

Entendi Fábio.
Eu sempre dou partida com ela no Neutro... mas por via das dúvidas tentei hoje com a embreagem apertada, mesmo assim não ligou. Tem feito menos de 20ºC aqui na minha cidade sim. A luz geralmente fica piscando sim, quando viro a chave, mas nas vezes que a moto ligou a luz apaga.

Então pelo que disse tenho duas situações pra olhar: a questão do sensor do câmbio câmbio quando está no neutro e sobre o modo de espera na gasolina...

O mecânico me disse que trocou outra peça, vou pegar e testar amanhã falo aqui se deu certo!

Mais uma vez obrigado!

Avatar do usuário
cristiano.gomes
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 09 Jul 2020, 08:35
Cidade onde mora: Muriaé/ MG

Re: Moto não liga de manhã tempo frio

Mensagem por cristiano.gomes » 10 Jul 2020, 07:56

Fábio, bom dia!
Foi realizada a troca do cachimbo da vela e aparentemente resolveu. Pelo menos hoje pela manhã estava 18ºC aqui e pegou no primeiro toque do Start.
Vou observar nos próximos dias!
Obrigado!

Responder