Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Rafael11
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 75
Registrado em: 07 Mai 2015, 10:59
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima

Mensagem por Rafael11 » 23 Mai 2020, 08:12

Bom dia, tenho uma Tenere 250 2011 com 122 mil km.
Em estrada, tenho rodado com rpm entre 4000 e 5500 rpm. Que é o regime que a moto praticamente não vibra e considerando o que um colega do forum comentou: " a função eco fica acesa em 4 marcha até 5500rpm".

Com isso obtenho excelentes médias de consumo. Acontece que agora estou fazendo um serviço de entrega dia sim dia não. E calculo que economizaria um tempo de 1h30 com o cabo enrolado no trecho da bandeirantes ida e volta.

Fazendo as contas, calculo que vou gastar mais R$ 14,00 com 4 litros de gasolina, porém a ganho por hora de viagem passa de R$ 28,00 para R$ 40,00.
A difrença do rendimento, multiplicado pelas 3 horas de viajem da R$36,00.

Mas o mais importante é a 1h30 que tenho a mais do meu dia.

Num viagem total de 3 horas, vou rodar dois treixos de 45 minutos na Rod. Bandeirantes com o cabo enrolado e somente em quinta marcha, o que calculo que o giro do motor irá variar entre 7000 a 9000 RPM.

Considerando que mantinha RPM baixas visando prolongar a vida útil da moto e agora exerço uma atividade remunerada com ela, que as vezes justifica uma manutenção adiantada, pergunto: Será que estas viagem trarão problemas maiores do que apenas os desgastes normais do uso?
Considerando que não vi na yamaha nenhuma recomendação do tipo qual RPM máxima e duração do tempo de funcionamento.
Gostaria de saber se há algum problema no sentido de refrigeração, pressão do óleo, fadigas, etc...

Avatar do usuário
Filipe S
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 87
Registrado em: 04 Jan 2019, 20:03
Cidade onde mora: Mariana-MG

Re: Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima

Mensagem por Filipe S » 15 Jun 2020, 13:38

Motor foi feito pra girar.

Como ela tem injeção eletrônica, a própria injeção não deixa passar da rotação máxima do motor.
Ténéré 250 2014 (moto do tiozão 😆)
YBR 125 ED 2007 (econômica mas maaaanca)😥
CG 125 ES 2002 (a poderosa que deixou saudades)😜
Biz 125 ES 2007 (a moto que mais me jogou no chão) 😬
CBX 250 Twister 2007 (destroyed)😭

Avatar do usuário
FabioSp
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 26 Jun 2016, 08:45
Cidade onde mora: RMC/SP
Localização: RMC/SP

Re: Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima

Mensagem por FabioSp » 06 Jul 2020, 13:23

Bom, eu costumo viajar a 7000rpm, no máximo 8000rpm para preservar o motor. Maior velocidade = maior potência necessária para penetrar o vento = maior desgaste.

Para pensar:

Os 45minutos de percurso a 120km/h ( que equivalem a 90km certo ? ) vc faria em 54 minutos a 100km/h.

Não sei quanto a sua monocombustível, mas a minha BlueFlex faz 21km/l de etanol rodando a 120km/h e 24km/l de etanol rodando a 100km/h.

A pergunta é: compensa rodar a 120? Isso sem falar de barulho, vibração, etc

Avatar do usuário
Filipe S
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 87
Registrado em: 04 Jan 2019, 20:03
Cidade onde mora: Mariana-MG

Re: Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima

Mensagem por Filipe S » 10 Jul 2020, 23:26

No geral a minha fica me 25km/l.

Mas já deu 20 km/l em viagem, já deu 28,5 km/l tbm.

Tem muitas variáveis nisso.Eu raramente tenho saco pra andar entre 60 a 70 km/h. Normalmente faço isso quanto tô andando em grupo por estrada estreita com muita curva.

Agora sozinho, depende do humor, da hora se tô ou não atrasado. E se estiver com vontade cagar, ai ela faz até 160 km/h se precisar dirtbike
Ténéré 250 2014 (moto do tiozão 😆)
YBR 125 ED 2007 (econômica mas maaaanca)😥
CG 125 ES 2002 (a poderosa que deixou saudades)😜
Biz 125 ES 2007 (a moto que mais me jogou no chão) 😬
CBX 250 Twister 2007 (destroyed)😭

Rafael11
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 75
Registrado em: 07 Mai 2015, 10:59
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima

Mensagem por Rafael11 » 23 Jul 2020, 08:07

FabioSp escreveu:
06 Jul 2020, 13:23
Bom, eu costumo viajar a 7000rpm, no máximo 8000rpm para preservar o motor. Maior velocidade = maior potência necessária para penetrar o vento = maior desgaste.

Para pensar:

Os 45minutos de percurso a 120km/h ( que equivalem a 90km certo ? ) vc faria em 54 minutos a 100km/h.

Não sei quanto a sua monocombustível, mas a minha BlueFlex faz 21km/l de etanol rodando a 120km/h e 24km/l de etanol rodando a 100km/h.

A pergunta é: compensa rodar a 120? Isso sem falar de barulho, vibração, etc
Já desencanei de andar com o cabo enrolado. A comparação seria entre cabo enrolado mais de oscilando entre 115 a 135 a 70 no painel, o que faz consumos acima de 40km/h tranquilamente: 44,47, 37,7489, 37,36, 37,38, 51,07, 38,00. Estas médias eu não sei qual foi a combinação, fiz vários testes como por exemplo
1. Segurar o giro a 4500, aumentando a carga no acelerador nas subidas e aliviando nas descidas.
2. Fazia o mesmo a 5500.
3. Segurava o giro a 4500 na subida, ai quando vinha a descida, mantinha a posição do acelerador o que fazia o giro a ultrapassar 7000 rpm as vezes
4. Várias outras combinações.
A no abastecimento pode fazer diferença na média. Geralmente eu peço para encher até a bomba fechar no automático. As vezes um frentista teimoso deixa encher acima da redinha. Um dia vou fazer um teste e ver quanto entra de combustível do estralo até a tela.
Acho que a minha mono faz quase uns 26 rodando a 120 km/h.

Motores monocombustível tendem a ser mais otimizados do que flex. Se eu tivesse um motor flex eu usaria o combustível mais econônomico da temporada e etanol especiamente na estrada. Mas de vez equando iria variando o combustível.

Rafael11
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 75
Registrado em: 07 Mai 2015, 10:59
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima

Mensagem por Rafael11 » 23 Jul 2020, 08:20

Filipe S escreveu:
10 Jul 2020, 23:26
No geral a minha fica me 25km/l.

Mas já deu 20 km/l em viagem, já deu 28,5 km/l tbm.

Tem muitas variáveis nisso.Eu raramente tenho saco pra andar entre 60 a 70 km/h. Normalmente faço isso quanto tô andando em grupo por estrada estreita com muita curva.

Agora sozinho, depende do humor, da hora se tô ou não atrasado. E se estiver com vontade cagar, ai ela faz até 160 km/h se precisar dirtbike
Eu já andei muito com cabo enrolando na Rod. bandeirantes, as vezes pensava "todo perdido se o pneu furar agora". Geralmente pilotando rápido da menos sono. Com o tempo, acostuma-se a andar de vagar, da para desviar de ondulações da pista até. E também tem que negociar muito com caminhões.
Na verdade eu estou tentando economizar equipamento, porque eu ia pra bolivia em julho. Se as fronteiras abrirem até setembro ainda vou.

--V8--
Usuário
Usuário
Mensagens: 108
Registrado em: 24 Nov 2016, 21:12
Cidade onde mora: Montes Claros - MG
Localização: Passos - MG

Re: Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima

Mensagem por --V8-- » 26 Jul 2020, 15:11

Já fiz um trecho de 700 km com cabo enrolado, e percebi que não compensa. Pois acabei parando mais para abastecer e fora que ficamos mais cansados devido ao aumento da atenção.

Este mesmo trecho andando entre 100 à 115 km/h consigo fazer médias de consumo de 27 à 30 km/L. Andando de cabo enrolado caiu pra 20.
Atual: Tenere 250 17/17

Ex:MT-07 ABS 15/16
Tenere 250 14/14
Fazer 250 12/13

Avatar do usuário
FabioSp
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 26 Jun 2016, 08:45
Cidade onde mora: RMC/SP
Localização: RMC/SP

Re: Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima

Mensagem por FabioSp » 27 Jul 2020, 08:14

Esse conceito de consumo se aplica a qualquer veiculo, não só a Ténéré por andar em alta rotação.

Fiz duas viagens longas com um colega de BMW F800 e, rodando a 100-110km/h o consumo da moto dele era praticamente o mesmo consumo da Ténéré 250. Nessa velocidade o motor dela está praticamente dormindo, andavamos 250/300km e abastecíamos, mal chegava dar 0,5l de diferença.

Quando eu tinha a Midnight também era mesma coisa, embora ela andasse a baixos giros a 140~160km/h, consumia muito mais gasolina que a 110km/h. Carro tb é assim, meu Palio ( motor Evo-Fire ) andando a 100km/h chega a fazer 17...18km/l em rodovia plana. Se andar a 140/150 vai para 10...12km/l.

Alisson César
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Set 2019, 06:35
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes

Re: Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima

Mensagem por Alisson César » 28 Jul 2020, 13:33

Boa Tarde senhores,

Estou com uma teneré 250 blueflex 2016, estou começando a fazer viagens, na estrada a Tenere 250 chega a qual velocidade máxima?

Felipemlima
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 18 Mai 2020, 01:38
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ

Re: Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima

Mensagem por Felipemlima » 29 Jul 2020, 20:16

Fiquei anos com a lander e a tenere, sempre pegando estrada e o meu conselho é viajar com a velocidade média de 110 Km/h, contagiro em 7.100, dessa forma a moto estará com uma boa economia, a minha por exemplo com bauleto e garupa nessa velocidade faz entre 26 e 27 com litro e no caso de ultrapassagem, eu ainda tenho força suficiente no motor, chegando até 8.000 rpm.
Dessa forma mantenho a longevidade do motor e uma boa segurança quanto a qualidade da pista para fazer minhas viagens.
Tenere 250 (2018) - Atual
Xtz 250 X (2010) - 2018/19
Xre 300 (2012) - 2015/17
Xtz 125 (2011) - 2011/13
Xtz 125 (2009) - 2009/11

Responder