Tenere com 79000km fumando - O que trocar
Enviado: 14 Mai 2020, 12:58
Bom dia a todos.
Primeiro me apresentando: sou um cara apaixonado por moto (para passeios e futuramente viagens), tenho meus 40 anos e minhas motos se resumiam as 100cc como a Bis.
Já acompanho o fórum a muito tempo, pois sempre imaginei que eu seria dono de uma Tenere 250.
Pois bem, demorei muito a comprar a tão famosa e sonhada Tenere, até que ela infelizmente saiu de linha.
No meio do ano passado (2019) encontrei uma proposta que "achei" que era boa e acabei pegando a Tenere. Resumo rápido: Um cara me devia um valor a muito tempo e não me pagava. Em diversas cobranças não tinha como me pagar. Até que ele resolveu oferecer a moto que ele tinha para sanar a divida, que era a Tenere. Em resumo, a moto que é 2011 e quando a peguei já tinha 71000km "saiu" para mim no valor de R$ 7300,00.
Explicado como adquiri a Tenere, venho agora a vocês ou a quem poder me dar uma ajuda (uma luz) do que preciso fazer na Tenere para que eu possa ficar tranquilo com ela, pois quero segurança nas minhas futuras viagens que pretendo fazer com ela. Para ficar claro aqui para todos, pretendo ficar muitos km com ela.
A situação é a seguinte: Peguei a moto com mais ou menos 70690km rodados. A moto "estava" perfeita...porém não posso afirmar que ainda esteja. O que me incomoda nela é que quando dou a primeira partida do dia, ela solta muita fumaça que no prazo de 1 minuto se espalha no ar e some. Após isso posso rodar com ela o dia inteiro que ela não solta fumaça andando e nem se a desligo e paro para almoçar em alguma rodovia. É subir em cima novamente, dar a partida (nesta sem fumaça) e continuar o passeio. Vale ressaltar que estou trocando o óleo a cada 2000km e ao conferir na vareta o óleo consta normal, ou seja, não baixa o nível.
Porém, além de desejar que isto não acontecesse mais, de sair a fumaça, fico preocupado se não pode estar ocorrendo algo mais serio no motor dela e que possa me deixar na mão em meus passeios e na futura viagem que pretendo fazer (1170km de ida + 1170km de volta) e que será a minha primeira.
Como disse anteriormente, quero uma moto que me de segurança nas viagens e quero ficar com ela muito, muito tempo
O que vocês me sugerem a fazer? Trocar o que? Seria retentor de válvula? Anéis do Pistão? Pistão gasto? Cilindro (será???)? Biela? Ou será que teria que abrir e fazer o motor todo?
Vale a pena dizer que o motor está muito forte, tem excelente torque e está muito econômico, fazendo 34 km/litros. Minha preocupação mesmo e que me deixa chateado é a fumaça na primeira partida.
Bom, é isso. Sei que aqui no fórum tem muitas pessoas que já "renovaram" seus motores e sei de outros que tem kms e mais kms rodados em suas Teneres, e agradecerei a quem poder ajudar com dicas à este cara aqui que quer ter e ficar com a Tenere que sempre sonhou, o máximo confiável possível.
Desculpe pelo imenso texto, mas tentei ser o mais claro em poucas palavras.
Primeiro me apresentando: sou um cara apaixonado por moto (para passeios e futuramente viagens), tenho meus 40 anos e minhas motos se resumiam as 100cc como a Bis.
Já acompanho o fórum a muito tempo, pois sempre imaginei que eu seria dono de uma Tenere 250.
Pois bem, demorei muito a comprar a tão famosa e sonhada Tenere, até que ela infelizmente saiu de linha.
No meio do ano passado (2019) encontrei uma proposta que "achei" que era boa e acabei pegando a Tenere. Resumo rápido: Um cara me devia um valor a muito tempo e não me pagava. Em diversas cobranças não tinha como me pagar. Até que ele resolveu oferecer a moto que ele tinha para sanar a divida, que era a Tenere. Em resumo, a moto que é 2011 e quando a peguei já tinha 71000km "saiu" para mim no valor de R$ 7300,00.
Explicado como adquiri a Tenere, venho agora a vocês ou a quem poder me dar uma ajuda (uma luz) do que preciso fazer na Tenere para que eu possa ficar tranquilo com ela, pois quero segurança nas minhas futuras viagens que pretendo fazer com ela. Para ficar claro aqui para todos, pretendo ficar muitos km com ela.
A situação é a seguinte: Peguei a moto com mais ou menos 70690km rodados. A moto "estava" perfeita...porém não posso afirmar que ainda esteja. O que me incomoda nela é que quando dou a primeira partida do dia, ela solta muita fumaça que no prazo de 1 minuto se espalha no ar e some. Após isso posso rodar com ela o dia inteiro que ela não solta fumaça andando e nem se a desligo e paro para almoçar em alguma rodovia. É subir em cima novamente, dar a partida (nesta sem fumaça) e continuar o passeio. Vale ressaltar que estou trocando o óleo a cada 2000km e ao conferir na vareta o óleo consta normal, ou seja, não baixa o nível.
Porém, além de desejar que isto não acontecesse mais, de sair a fumaça, fico preocupado se não pode estar ocorrendo algo mais serio no motor dela e que possa me deixar na mão em meus passeios e na futura viagem que pretendo fazer (1170km de ida + 1170km de volta) e que será a minha primeira.
Como disse anteriormente, quero uma moto que me de segurança nas viagens e quero ficar com ela muito, muito tempo
O que vocês me sugerem a fazer? Trocar o que? Seria retentor de válvula? Anéis do Pistão? Pistão gasto? Cilindro (será???)? Biela? Ou será que teria que abrir e fazer o motor todo?
Vale a pena dizer que o motor está muito forte, tem excelente torque e está muito econômico, fazendo 34 km/litros. Minha preocupação mesmo e que me deixa chateado é a fumaça na primeira partida.
Bom, é isso. Sei que aqui no fórum tem muitas pessoas que já "renovaram" seus motores e sei de outros que tem kms e mais kms rodados em suas Teneres, e agradecerei a quem poder ajudar com dicas à este cara aqui que quer ter e ficar com a Tenere que sempre sonhou, o máximo confiável possível.
Desculpe pelo imenso texto, mas tentei ser o mais claro em poucas palavras.