Tenere com 79000km fumando - O que trocar

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Thiago_1100S
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Re: Tenere com 79000km fumando - O que trocar

Mensagem por Thiago_1100S » 19 Mai 2020, 10:21

primeiro qual a cor da fumaça?
1 - Branca, pode ser um pouco de óleo que escorre pelo retentor de válvula.
2 - Preta, se só tem de manhã, pode ser a umidade do local acumulando a noite, e soltando tudo de manhã qnd liga (isso o caso bom), no caso ruim, excesso de combustível acumulado durante o longo período parado.

Eu seguiria a dica que ja deram acima... se é só isso roda até a revisão geral...
eu iria desmontar a minha p uma revisão geral nos 100 mil.... que iria completar no meio de março... mas como na empresa que trabalho começamos a ficar de home no final de fev, não rodei mais.... e ja estou desistindo de fazer a geral... pq comecei olhar detalhes e ela não tem problema nenhum, acho que a geral será com 150 mil...

BigField
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Re: Tenere com 79000km fumando - O que trocar

Mensagem por BigField » 25 Mai 2020, 10:50

Davrison escreveu:
18 Mai 2020, 14:11
Eu acredito que sim.
Mas de que qualquer forma consulte um mecânico.
Até por que para uma viagem de 2500 km é boma fazer uma revisão nela, daí já pergunta pra ele se vale a pena já arrumar eu deixar mais pra frente.
Certo, verei também com o mecânico o que ele me diz sobre os km que pretendo percorrer com a moto, e cruzar com as informações aqui de vocês.
Obrigado.

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Re: Tenere com 79000km fumando - O que trocar

Mensagem por BigField » 25 Mai 2020, 10:55

SREELDIN escreveu:
18 Mai 2020, 14:32
Na minha opinião faria a revisão geral com certeza, já que uma viagem de 2500 km não é pouca coisa, e é bom que sua moto esteja 100%.
Uma observação, a minha que tb é 2011 desde nova nunca usei yamalube, já usei shell, lubrax, até ypiranga e dos 50 mil até os 110 mil km usando ELF.
Mas todos eles na mesma especificação do yamalube e a metade do preço. :urrruuu: :urrruuu: :urrruuu: A troca com intervalos de 2500 a 3000 km com uma troca de filtro a cada 5 ou 6 mil km.
Pois é, pelo que a maioria está falando o "problema" de minha moto parece ser apenas os retentores de válvulas que devem estar mesmo ressecados. Mas a minha grande preocupação neste momento está sendo a possível viagem que pretendo fazer. É ela que tira o meu sono e não propriamente a moto (embora uma esteja relacionada a outra).
Oh Duvida cruel.

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Re: Tenere com 79000km fumando - O que trocar

Mensagem por BigField » 25 Mai 2020, 11:05

SREELDIN escreveu:
18 Mai 2020, 15:01
Depois dá uma olhada neste post da Noellen, a moto dela uma lander já com quase 300 mil km.
:arrow: search.php?author_id=3934&sr=posts :ohhhhh:
É isso que nos enche de orgulho, não é mesmo?!
Este motor é realmente muito bom e confiável. Assisti a ele todo e durante o vídeo me passava pela cabeça que a minha moto aguenta sim esta viagem que pretendo, pois apenas uma fumaça logo na primeira partida são os retentores que logo após a moto esquentar eles voltam a cumprir o seu papel, tanto que durante qualquer percurso que realizo não solta mais fumaça. O que me faz pensar que não há problemas nos anéis ou outra coisa a mais. :? :? :?
Será que estou certo em pensar assim? :? :? :?
Será que posso colocar a minha moto na estrada e partir sportbike ?
Viajar na fé .... :oremos:

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Re: Tenere com 79000km fumando - O que trocar

Mensagem por BigField » 25 Mai 2020, 11:20

Thiago_1100S escreveu:
19 Mai 2020, 10:21
primeiro qual a cor da fumaça?
1 - Branca, pode ser um pouco de óleo que escorre pelo retentor de válvula.
2 - Preta, se só tem de manhã, pode ser a umidade do local acumulando a noite, e soltando tudo de manhã qnd liga (isso o caso bom), no caso ruim, excesso de combustível acumulado durante o longo período parado.

Eu seguiria a dica que ja deram acima... se é só isso roda até a revisão geral...
eu iria desmontar a minha p uma revisão geral nos 100 mil.... que iria completar no meio de março... mas como na empresa que trabalho começamos a ficar de home no final de fev, não rodei mais.... e ja estou desistindo de fazer a geral... pq comecei olhar detalhes e ela não tem problema nenhum, acho que a geral será com 150 mil...
Bom, respondendo suas perguntas:
1 - Sim, fumaça branca que ocorre apenas na primeira partida que se espalha no ar dentro de uns 15 segundos + ou -
2 - Embora fosse preta, no (caso ruim) de excesso de combustível acumulado, eu deveria perceber um leve consumo ao fazer o calculo na bomba de combustível quando fosse abastecer, visto que em cada período parada o combustível estaria "fugindo" do tanque, não é mesmo?

Porque iria fazer esta Geral em sua moto aos 100 mil ? Ela apresenta alguma coisa? Fumaça? Perca de força?
Ou apenas por fazer mesmo?
Pergunto pois, como temos relatos aqui mesmo neste fórum (membro SREELDIN ), este motor roda km e + km sem precisar de manutenções corretivas, apenas preventivas (trocas de óleo, filtros, vela, relação e outros).
Em meu caso, minha moto não apresenta NADA de anormal, está econômica, tem velocidade final, bom torque em baixa rotação, o SENÃO dela é esta fumaça branca logo cedo que me incomoda/preocupa em rodar assim. Se não fosse isso, continuaria a rodar apenas com as rotinas básicas de qualquer moto nova.

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Re: Tenere com 79000km fumando - O que trocar

Mensagem por Jotace » 29 Mai 2020, 18:50

A primeira coisa que veio na cuca foi a quantidade de álcool (água), em nosso combustível, além de outras coisas não identificadas.
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha :risadinha:

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Re: Tenere com 79000km fumando - O que trocar

Mensagem por FabioSp » 07 Jul 2020, 08:20

Eu não classificaria em 2 mas sim em 3 as fumaças:

1- Quando vc liga pela manha, praticamente todos os motores, sejam a etanol, gasolina até GNV emitem vapor de água pelo escapamento. No etanol faz muito mais ( e o Jotace tem razão quando citou a gasolina com mais etanol, agora com 27% ). Com esse frio que estava esses dias, tanto minha Ténéré quanto meu carro, todos alimentados a etanol, fazem uma nuvem de vapor assim que liga, gasolina faz também, mas em menor quantidade. Como identicar se é vapor? Se vc desliga a moto, a "fumaça" desaparece praticamente na hora.

2- Fumaça branca levemente azulada: essa vem da queima de óleo, provavelmente que passou pelos retentores. Se vc desliga o motor a fumaça permanece no ar, vai se espalhando e some em 20 ou 30 segundos e cheira óleo queimado.

3- Fumaça cinza escura: Só ocorre em motores alimentados a gasolina e é sinal de excesso de combustível. Pode ser a sonda com problemas ou o bico injetor gotejando. Se vc desliga o motor a fumaça permanece no ar tb, vai se espalhando e some em 20 ou 30 segundos e cheira gasolina, normalmente quando está assim o óleo do motor também começa a ter um forte odor de gasolina ( pois o combustível mal queimado acaba passando pelo anéis ).

Já aconteceu com carro meu ficar com retentor gasto e dar essa fumadinha de óleo de manha, mas eu acho muito preciosismo tirar o cabeçote só por isso, quando o consumo de óleo começa a incomodar, ai sim é hora de agir.

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