GRAAANDE DÚVIDA... TENERÉ SEMINOVA X FAZER 0KM C/ ABS

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
sandrogonzaga
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Dez 2019, 14:33
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

GRAAANDE DÚVIDA... TENERÉ SEMINOVA X FAZER 0KM C/ ABS

Mensagem por sandrogonzaga » 04 Fev 2020, 18:21

Boa tarde pessoal. Vou falar um pouco de mim para que saibam mais ou menos o que penso, e tenham mais informações pra poder me ajudar a tomar essa decisão. Tenho 1,77cm, peso cerca de 115kg (gordinho e musculoso), sou novato com motos (recém tirei minha carteira para moto), apesar de dirigir carro a mais de 10 anos. Além disso, minha esposa também é gordinha. Sou um louco por segurança, e demorei muito para criar coragem em pegar uma moto por conta disso. Vamos a situação... Busco uma moto 250, e sou PERDIDAMENTE apaixonado pela Teneré. A aquisição da moto se dá, em grande maioria, para uso diário de ida e volta ao trabalho, cerca de 30km total via urbana e rodovia pavimentada. Penso em utilizar ela para passeios e pequenas viagens aos finais de semana também, mas só depois de pegar o jeito. Há alguns meses decidi que iria comprar a Terené por conta de minha paixão e vários fatores que irei descrever depois, foi quando iniciei minha adição de categoria na CNH. Porém hoje, procurando Tenerés semi novas, os preços me apontaram pra possibilidade de outras Yamahas 0km. Aqui em Floripa, as Tenerés 2018/2019 estão na faixa de R$ 15.500,00 a R$ 17.000,00. Com esse preço eu poderia pegar uma Lander ou uma Fazer 0km, ambas com ABS. Sei que cada moto tem uma proposta diferente, e minha paixão pela Tê tá falando muito alto... Mas vamos aos pontos que penso e gostaria da opinião de vocês.

TENERÉ
PRÓS
- Grande paixão, a mais linda das 3 (esse ponto pesa... coração fala alto)
- Mais alta e larga das 3. Visualmente é a mais fácil de ser vista por outros motoristas, trazendo uma segurança maior. O respeito por uma moto "grande" é maior do que por uma moto menor. Além disso, por ela ser grande, mais pesada e (imagino eu) menos ágil, acredito que irei ter mais cuidado do que com as outras.
- Versatilidade. É uma moto que vai bem no off e no on, além de ser muito boa pra viagens, independente do terreno.
- Conforto. Pelos comentários que vejo, a mais confortável das 3.
- Instalando protetor de carenagem, protetor de manopla e farol de led auxiliar, só aumenta a beleza dela, além da segurança aumentando a visilidade. Como sou inexperiente, o protetor de carenagem é indispensável pra proteger a moto em caso de quedas.
- Boa suspensão, que aguentaria bem meu peso e de minha esposa.
CONTRAS
- Moto usada
- Preço
- Sem ABS
- Menor agilidade e maior peso pode ser um entrave para alguém inexperiente

FAZER
PRÓS
- Moto focada para o uso urbano (que é grande parte onde usarei)
- Preço
- 0KM
- ABS/frenagem
- Agilidade e peso tende a ser mais fácil de manobrar para alguém inexperiente (pode ser um contra tbm na questão da confiança)
CONTRAS
- Agilidade e peso (por ser inexperiente, posso criar confiança demais antes da hora)
- Perde beleza ao instalar protetor de carenagem, manopla e farol auxiliar
- Menor conforto/posição para pilotar
- Não é tão bonita quanto a teneré kkkkkk
- Suspensão não tão boa para suportar meu peso e de minha esposa
- Visada para roubos

Pensei em colocar aqui a Lander, pois ela combina os pontos positivos de uma e de outra, mas eu realmente não gosto da aparência dela. Acho que, além de tudo, temos que gostar da nossa criança. Não basta comprar por ser a melhor opção, sendo que vamos ver ela todos os dias hehehe.
Escrevendo isso tudo e analisando, os principais pontos que me fariam comprar a FAZER é o fato de ser 0KM e ter ABS. Já a Teneré, seria a paixão, a maior segurança relativa a visibilidade e respeito pelo porte dela, e o conforto.
Agora, será que realmente vale a pena pegar uma FAZER pelo fato de ser 0KM e ter ABS? O ABS faz tanta diferença assim que vale a pena deixar a “segurança” que o porte da Teneré pode trazer no dia a dia? Será que vale a pena deixar a paixão que sinto pela teneré de lado, junto com o conforto dela, por uma moto 0km com ABS?

Avatar do usuário
Davrison
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 20 Mai 2015, 08:31
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: GRAAANDE DÚVIDA... TENERÉ SEMINOVA X FAZER 0KM C/ ABS

Mensagem por Davrison » 05 Fev 2020, 13:33

Cara, a minha teneré é 2011 e te falo, é uma p3t@ moto até hoje, mas, não pagaria 15/17k nela jamais, não vale isso!! Pensaria em uma mais antiga na faixa dos 12/14k, mas, aí a peregrinação atrás de uma pouco rodada e conservada será muito maior. Você mencionou que a suspa dela é ideal para seu peso, mas, fique atento também ao desempenho do motor. Ele é limitado, principalmente quando com garupa e carga, vai ter que se acostumar com as reduzidas de marcha na subida se não quiser forçar o motor, Ahhh... e o consumo de combustível também aumenta. Agora se isso não for problema, não há o que se preocupar, até por que o motor não vai quebrar por causa disso!!
Agora, não querendo te deixar mais em duvida ainda, tem a Versys x-300. Tudo bem que é um pouco mais cara, mas oferece muito mais tecnologia que a tenere (6 marchas, rodas de alumínio, bicilíndrico, 40cv, opção c/ ABS, etc.) e se uma zero estiver fora do alcance já tem umas usadas com baixo km e preço interessante.

Espero ter ajudado e boa sorte na escolha.
"Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


CB500X 2020 Preta
Tenere 250 2011 Preta
NX350 Sahara 1997 Roxa

sandrogonzaga
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Dez 2019, 14:33
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: GRAAANDE DÚVIDA... TENERÉ SEMINOVA X FAZER 0KM C/ ABS

Mensagem por sandrogonzaga » 06 Fev 2020, 16:06

Valeu pelos toque. Realmente cheguei a pensar na versys, mas tá fora do que posso pagar.

Avatar do usuário
SREELDIN
Moderador
Moderador
Mensagens: 904
Registrado em: 11 Mar 2013, 13:17
Cidade onde mora: Belo Horizonte-MG
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: GRAAANDE DÚVIDA... TENERÉ SEMINOVA X FAZER 0KM C/ ABS

Mensagem por SREELDIN » 06 Fev 2020, 18:48

Vai de Tenere e seja feliz, a minha é 2011 e já passou dos 105 mil km, só alegria e ainda tenho mais 200 mil pra rodar sem me preocupar com o motor dela :rock: :rock: .
O único problema dela é que tem que colocar gasolina, trocar óleo, pastilha de freio e pneu :urrruuu: :urrruuu: :urrruuu: :urrruuu:
___________________________
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
Ténéré 250 2011
YBR 125 2012
XRE 300 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001
Titan 125 2001
XLR 125 1998

Reite
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 13 Jun 2019, 10:44
Cidade onde mora: Rio de janeiro

Re: GRAAANDE DÚVIDA... TENERÉ SEMINOVA X FAZER 0KM C/ ABS

Mensagem por Reite » 06 Fev 2020, 23:13

Amigos, segurança pra mim é fundamental.
É a nossa vida que está em risco.
Moto sem ABS... tô fora.

Sds,

Enviado de meu moto g(7) play usando o Tapatalk


Avatar do usuário
SREELDIN
Moderador
Moderador
Mensagens: 904
Registrado em: 11 Mar 2013, 13:17
Cidade onde mora: Belo Horizonte-MG
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: GRAAANDE DÚVIDA... TENERÉ SEMINOVA X FAZER 0KM C/ ABS

Mensagem por SREELDIN » 07 Fev 2020, 10:20

Já tenho quase trinta anos de pilotagem e sempre com ABS nas mãos e nos pés :urrruuu: :urrruuu: :urrruuu: e graças a Deus sem nenhum acidente. Mas brincadeiras a parte é claro que o ABS é importantíssimo, tomara que ache uma com ABS.
Abraço!!! :rock:
___________________________
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
Ténéré 250 2011
YBR 125 2012
XRE 300 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001
Titan 125 2001
XLR 125 1998

sandrogonzaga
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Dez 2019, 14:33
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: GRAAANDE DÚVIDA... TENERÉ SEMINOVA X FAZER 0KM C/ ABS

Mensagem por sandrogonzaga » 07 Fev 2020, 16:43

É pessoal... a dúvida tá grande kkkkkkk... Surgiu uma nova opção... XRE 190/300. O que dizem dessas motos?

Reite
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 13 Jun 2019, 10:44
Cidade onde mora: Rio de janeiro

Re: GRAAANDE DÚVIDA... TENERÉ SEMINOVA X FAZER 0KM C/ ABS

Mensagem por Reite » 07 Fev 2020, 18:48

Fui assaltado e fiquei sem a Lander.
Fui ao mercado para comprar outra moto e optei pela XRE 300.
Mais confortável, consumo igual, vibra menos, ABS nas duas rodas, aros de alumínio e seguro mais barato.

Não tive dúvidas.

Enviado de meu moto g(7) play usando o Tapatalk


Jotace
Mestre
Mestre
Mensagens: 859
Registrado em: 10 Jul 2012, 05:29
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: GRAAANDE DÚVIDA... TENERÉ SEMINOVA X FAZER 0KM C/ ABS

Mensagem por Jotace » 07 Fev 2020, 19:28

A XR300, 20/20 parte de 21.000 aproximadamente, dependendo da região (frete) e do modelo. Aquele preço do site não egziste... Rs. Ainda assim, pela tecnologia embarcada, torna-se uma aquisição razoável. Embora de cavalaria inferior à Versys 300, acredito ser mais confortável e não podemos esquecer a imensa rede de CCs. É uma moto que está sob a minha mira.

Esqueci de dizer, e parece que a dona Onda resolveu enfim o problema do trinca trinca. Redesenhou a circulação do ar, próximo da vela e aumentou a espessura do cabeçote.
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha :risadinha:

Avatar do usuário
Filipe S
Usuário
Usuário
Mensagens: 102
Registrado em: 04 Jan 2019, 20:03
Cidade onde mora: Mariana-MG

Re: GRAAANDE DÚVIDA... TENERÉ SEMINOVA X FAZER 0KM C/ ABS

Mensagem por Filipe S » 07 Fev 2020, 23:26

SREELDIN escreveu:
07 Fev 2020, 10:20
Já tenho quase trinta anos de pilotagem e sempre com ABS nas mãos e nos pés :urrruuu: :urrruuu: :urrruuu: e graças a Deus sem nenhum acidente. Mas brincadeiras a parte é claro que o ABS é importantíssimo, tomara que ache uma com ABS.
Abraço!!! :rock:
ABS... Aperta, Bomba e Segura. 😂
G 650 GS 2010 (tratorzinho 😃)
Ténéré 250 2014 (moto do tiozão 😆)
YBR 125 ED 2007 (econômica mas maaaanca)😥
CG 125 ES 2002 (a poderosa que deixou saudades)😜
Biz 125 ES 2007 (a moto que mais me jogou no chão) 😬
CBX 250 Twister 2007 (destroyed)😭

Responder