Aro Roda Dianteira Enferrujando

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
joaoamaral
Novato+
Novato+
Mensagens: 35
Registrado em: 12 Ago 2012, 22:26
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Aro Roda Dianteira Enferrujando

Mensagem por joaoamaral » 13 Ago 2013, 07:57

"MARCIO", desculpe a demora...

As buchas e espaçadores, rolamentos e discos de freios foram as da Fazer.

Primeiro, por querer colocar novos, depois por querer evitar ao máximo "adaptações"...

Desta forma, as únicas adaptações necessárias foram:
- reduzir os diâmetros dos discos para os tamanhos dos da Te;
- Troca da relação (tipo comum às duas motos);
- pequena redução nos apoios posteriores do paralama dianteiro.

Repetindo... Foram as únicas adaptações necessárias.

Abraços!

JOVA - GTI9300 - Tapatalk
Em minha vida, o que não soma não subtrai!
Em minha vida, tudo que não soma não subtrai...

Avatar do usuário
georgelemos
Novato+
Novato+
Mensagens: 59
Registrado em: 04 Jul 2013, 14:17
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: Aro Roda Dianteira Enferrujando

Mensagem por georgelemos » 13 Ago 2013, 13:16

Tinha uma XTZ 125 e acontecia a mesma coisa (ferrujem) creio que todas acontecem isso devido ao tempo (chuva, sol, chuva, sol, sujeiro, cachorros fdp, gatos lazarentos e mendigos rs )

Avatar do usuário
bumerx
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 228
Registrado em: 19 Jun 2013, 09:37
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Aro Roda Dianteira Enferrujando

Mensagem por bumerx » 13 Ago 2013, 13:50

Tive uma XTZ X 125 2008 e nos 3 anos que fiquei com ela isso nunca aconteceu. É sorte/azar mesmo...
Keep'em Flying!
Imagem

Avatar do usuário
MARCIO MPS2000
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 72
Registrado em: 09 Fev 2013, 20:35
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Aro Roda Dianteira Enferrujando

Mensagem por MARCIO MPS2000 » 09 Set 2013, 23:16

João, Eu sou aqui do RJ também e tava só esperando alguém fazer essa adaptação para repetir na minha TNR qdo tiver que trocar os pneus.
Na tua resposta anterior vc falou que trocou os freios pelos da Fazer e depois teve que reduzir os diâmetros para ficar como o da TNR. -->"- reduzir os diâmetros dos discos para os tamanhos dos da Te;"

A minha dúvida é a seguinte:
a) Dá pra usar os discos originais da TNR nas rodas da Fazer ? ou não? A furação é diferente? Se possível gostaria de usar os discos originais.
b) Vc usou os freios da Fazer por que ? Depois teve o trabalho de reduzir o diâmetro...imagino que teve de levar em um torneiro mecânico...

Vendo as fotos fiquei com duas preocupações em relação ao teu projeto.
c)--> O disco dianteiro ficou com uma área de atrito muito reduzida...Por isso a minha preferência em usar o disco original da TNR nas rodas da Fazer.
d)--> O pneu dianteiro vc colocou o traseiro da Bros. Isso não afetou a condução ? Curvas, frenagens como está o comportamento da moto, rodando ? Te pergunto isso porque pretendo colocar os pneus SPORT DEMON da PIRELLI e não pneus ON/OFF.

Por ultimo se puder indicar o mecânico que fez essas alterações já facilita um bocado.

Desculpa o texto, tá meio grande mas são pontos importantes do Projeto. Valeu.

Marcio - MPS2000 :joinha:
Atuais:
2012 - YAMAHA XTZ 250 Ténéré - 4T / I.E.
1991 - YAMAHA RX - 1979 - 2T
Ex:
1990 - GARELLI III - 2T
Sonho:
YAMAHA XTZ 350 Ténéré - 6 marchas / ABS

Avatar do usuário
José Luiz
Novato
Novato
Mensagens: 28
Registrado em: 31 Mai 2012, 14:56
Cidade onde mora: São Paulo-SP

Re: Aro Roda Dianteira Enferrujando

Mensagem por José Luiz » 28 Set 2013, 15:03

Não sei como você esta achando o comportamento da moto, mas tecnicamente falando, não se deve usar pneu traseiro na frente. O trabalhos dos pneus na moto é muito diferente. O traseiro tem a questão da tração e o dianteiro a inclinação e dirigibilidade. Por isso, a construção deles é muito diferente.
Mesmo que você esteja satisfeito com o resultado é preciso atenção, pois em situações de limite pode não funcionar como se espera. :(

Esteticamente falando, achei que ficou muito bonito. ;)
Yamaha RD 125 (1986)... 22 anos sem moto...Intruder 125 (2008)...XTZ 250X (2010)....Ténéré 250 (2012) http://www.alpesdemoto2013.blogspot.com" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
joaoamaral
Novato+
Novato+
Mensagens: 35
Registrado em: 12 Ago 2012, 22:26
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Aro Roda Dianteira Enferrujando

Mensagem por joaoamaral » 15 Out 2013, 21:17

MARCIO MPS2000 escreveu:João, Eu sou aqui do RJ também e tava só esperando alguém fazer essa adaptação para repetir na minha TNR qdo tiver que trocar os pneus.
Na tua resposta anterior vc falou que trocou os freios pelos da Fazer e depois teve que reduzir os diâmetros para ficar como o da TNR. -->"- reduzir os diâmetros dos discos para os tamanhos dos da Te;"

A minha dúvida é a seguinte:
a) Dá pra usar os discos originais da TNR nas rodas da Fazer ? ou não? A furação é diferente? Se possível gostaria de usar os discos originais.
b) Vc usou os freios da Fazer por que ? Depois teve o trabalho de reduzir o diâmetro...imagino que teve de levar em um torneiro mecânico...

Vendo as fotos fiquei com duas preocupações em relação ao teu projeto.
c)--> O disco dianteiro ficou com uma área de atrito muito reduzida...Por isso a minha preferência em usar o disco original da TNR nas rodas da Fazer.
d)--> O pneu dianteiro vc colocou o traseiro da Bros. Isso não afetou a condução ? Curvas, frenagens como está o comportamento da moto, rodando ? Te pergunto isso porque pretendo colocar os pneus SPORT DEMON da PIRELLI e não pneus ON/OFF.

Por ultimo se puder indicar o mecânico que fez essas alterações já facilita um bocado.

Desculpa o texto, tá meio grande mas são pontos importantes do Projeto. Valeu.

Marcio - MPS2000 :joinha:
Marcio, por favor leia os meus posts desde o inicio... A maioria, senão todas as suas duvidas já estão respondidas.

Enviado de meu GT-N7100 usando o Tapatalk 2
Em minha vida, tudo que não soma não subtrai...

Avatar do usuário
joaoamaral
Novato+
Novato+
Mensagens: 35
Registrado em: 12 Ago 2012, 22:26
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Aro Roda Dianteira Enferrujando

Mensagem por joaoamaral » 15 Out 2013, 21:20

José Luiz escreveu:Não sei como você esta achando o comportamento da moto, mas tecnicamente falando, não se deve usar pneu traseiro na frente. O trabalhos dos pneus na moto é muito diferente. O traseiro tem a questão da tração e o dianteiro a inclinação e dirigibilidade. Por isso, a construção deles é muito diferente.
Mesmo que você esteja satisfeito com o resultado é preciso atenção, pois em situações de limite pode não funcionar como se espera. :(

Esteticamente falando, achei que ficou muito bonito. ;)
Amigo, sinceramente não tenho esse conhecimento técnico...

Mas, posso assegurar que já passei por situações limites... E nada a declarar. Muito ao contrário, a resposta não poderia ter sido melhor!

Enviado de meu GT-N7100 usando o Tapatalk 2
Em minha vida, tudo que não soma não subtrai...

Avatar do usuário
sammyrpinho
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Jul 2013, 14:58
Cidade onde mora: Campos dos Goytacazes/RJ
Localização: Noroeste Fluminense

Re: Aro Roda Dianteira Enferrujando

Mensagem por sammyrpinho » 16 Out 2013, 11:39

joaoamaral escreveu:
José Luiz escreveu:Não sei como você esta achando o comportamento da moto, mas tecnicamente falando, não se deve usar pneu traseiro na frente. O trabalhos dos pneus na moto é muito diferente. O traseiro tem a questão da tração e o dianteiro a inclinação e dirigibilidade. Por isso, a construção deles é muito diferente.
Mesmo que você esteja satisfeito com o resultado é preciso atenção, pois em situações de limite pode não funcionar como se espera. :(

Esteticamente falando, achei que ficou muito bonito. ;)
Amigo, sinceramente não tenho esse conhecimento técnico...

Mas, posso assegurar que já passei por situações limites... E nada a declarar. Muito ao contrário, a resposta não poderia ter sido melhor!

Enviado de meu GT-N7100 usando o Tapatalk 2

Parceiro, parabéns prq ficou FODA! Tem como me informar quanto gastou nessa brincadeira? só pra fazer uma previsão...
>> Ténéré 250, AZUL, 2012
>> Titan 150 Mix, PRETA, 2010

Sammyr Pinho
Membro Fundador
Imagem
curta nossa fanpage:
facebook.com/bonsaliadosmg

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4288
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Aro Roda Dianteira Enferrujando

Mensagem por Fmm4100 » 16 Out 2013, 11:42

joaoamaral escreveu:
bumerx escreveu:João,

Quanto saiu a brincadeira? Havia cotado o preço para colocar motard e ficou em torno de R$1500,00/R$2000,00. Havia cogitado à época a roda da fazer, mas acabei desistindo.

Hoje tenho 2 aros de aluminio azuis da three reads no tamanho original. Os aros sairam por R$260 + R$20,00 de frete. Tive de comprar a borracha para envolver o aro e proteger a camera que ficou em R$7,00. Meu mecânico me cobrou R$70,00 de mão de obra para trocar tudo.

Gastei R$357,00 no total.
Amigo,

Por incrivel que possa parecer não sei precisar exatamente o quanto saiu no total. Mas, vamos ver se consigo listar:
290 - Pneus, em promoção no Maia
720 - Aros, na autorizada
250 - Buchas, rolamentos e afins (não guardei todas as notas, portanto o valor é aproximado), na autorizada
170 - Relação (paralelo compativel com os dois modelos - Te/Fazer), na autorizada
40 - Montagem no borracheiro
---------
R$ 1.470 - Total aproximado

Obs.: não tive despesa de mão-de-obra... Entrei naquela de faça voce mesmo... Por isso, depois de muito pesquisar fui comprando os itens necessários à medida que identificava a necessidade...

Mas, esteja certo... Para mim, valeu cada centavo e os quatro dias de trabalho...

Abraços!
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)

Avatar do usuário
Gabriel_Tenere.OO
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 261
Registrado em: 05 Jul 2011, 23:38
Cidade onde mora: Boituva/SP

Re: Aro Roda Dianteira Enferrujando

Mensagem por Gabriel_Tenere.OO » 31 Out 2013, 23:33

a minha esta com de 15 pra 16 mil...do primeiro modelo q saiu da tehzinha.
estou vendo muitos pontos de ferrugem no aro dianteiro também.
to resolvendo um problema elétrico não sei se da pra fazer dessa vez a troca.
mas meu medo esta em pensar que se a ferrugem já esta aparecendo. se eh problema superficial ou se por dentro já esta bem feio também.

Responder