mudar relação da teneré

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Rustinis
Visitante
Visitante

mudar relação da teneré

Mensagem por Rustinis » 28 Jul 2013, 18:58

alguém já mudou ou pensou em mudar a relação da teneré pra ter mais final ou então seguir na mesma velocidade de cruzeiro que ta acostumado mas com uma rotação menor?

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4292
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: mudar relação da teneré

Mensagem por Fmm4100 » 28 Jul 2013, 19:45

Rustinis,

Segue bastante coisa a respeito do assunto:

viewtopic.php?f=27&t=516&hilit=14+dentes" onclick="window.open(this.href);return false;

viewtopic.php?f=27&t=1961&hilit=pinhao+14" onclick="window.open(this.href);return false;

viewtopic.php?f=27&t=2118&hilit=pinhao+14" onclick="window.open(this.href);return false;
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)

Avatar do usuário
ADRIANORX
Usuário
Usuário
Mensagens: 119
Registrado em: 04 Abr 2013, 11:06
Cidade onde mora: POA/RS
Localização: PORTO ALEGRE

Re: mudar relação da teneré

Mensagem por ADRIANORX » 21 Ago 2013, 12:22

Caro amigo
Já tive experiência de alongar relação da Falcon, Lander e CB300, que lição tirei disso?
Se anda sozinho sem carga no plano podes alongar sem medo, agora se viaja com carga e garupa ou enfrenta subidas na Serra, esquece é só colocar dinheiro fora.
ADRIANORX

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: mudar relação da teneré

Mensagem por Kakko » 21 Ago 2013, 12:28

Conselho : Não muda nada que qualquer coisa que fizeres , no sentido de alongar, vai piorar o rendimento.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Pelloso
Visitante
Visitante

Re: mudar relação da teneré

Mensagem por Pelloso » 23 Ago 2013, 15:22

Com todos os tópicos que li e por minha experiência na prática a Ténéré 250 sofre com aerodinâmica quando está sozinho e aerodinâmica e peso quando está com garupa.

Eu estava com a moto com tudo original e coloquei um pinhão de 14 dentes.
Ficou estranha em baixa, mas se acostumar fica legal, porém em alta você percebe um belo peso a mais, parece que ta carregando uma bigorna na garupa. rsrsrs

Só que quando alonga o pinhão de 13 (original) para 14 o velocímetro fica bem ajustado com um GPS, se aferir fica exato, diferente do 13 dentes que marca 10km/h a mais que no GPS.
Porém no trecho da castello branco que pego ela dava 130 até 135 na reta de final, passou a dar 120 e com muita sorte 125, que no real deu a mesma coisa, porém se colocar garupa e se o vento vier contra, ferrou...

O ideal era fazer alguma traquinagem na moto para que ela tenha força para empurrar o pinhão de 14 dentes, ai ficaria legal.

A minha eu troquei as rodas por aros motard e pneu 100 na frente e 150 na traseira com desenho pra asfalto, a moto ficou muito mais solta, depois tirei o filtro de espuma e fiz um gambiarra com uma meia bem esticada e a vela coloquei de iridium, no mesmo trecho a moto ta marcando 145 km/h, agora estou pensando em colocar o pinhão de volta e ver se dessa vez ela tem força pra empurrar o pinhão de 14 dentes.

Quando fizer isso passo pra vocês.

Lembrando que estou com relação DID da Lander, que é 13x39 contra 13x40 da ténéré.

Um abraço!

ricomac
Novato+
Novato+
Mensagens: 49
Registrado em: 01 Jul 2013, 12:31
Cidade onde mora: louveira/sp

Re: mudar relação da teneré

Mensagem por ricomac » 25 Ago 2013, 13:56

Pinhão vaz, coroa rifel e corrente kmc. Coloquei o mesmo da lander x, a diferença esta no tamanho dos elos, é menor. A moto fica mais macia e a corrente mais silenciosa, a moto ficou mais esperta em baixas rotações, ajuda bastante na parte urbana. Notei que perdeu um pouco no arranque e a velocidade final continua a mesma.

Abraço.


Avatar do usuário
COUTINHO
Usuário
Usuário
Mensagens: 135
Registrado em: 13 Ago 2013, 11:23
Cidade onde mora: Santa e Bela Catarina

Re: mudar relação da teneré

Mensagem por COUTINHO » 03 Set 2013, 11:23

Pelloso escreveu:Com todos os tópicos que li e por minha experiência na prática a Ténéré 250 sofre com aerodinâmica quando está sozinho e aerodinâmica e peso quando está com garupa.

Eu estava com a moto com tudo original e coloquei um pinhão de 14 dentes.
Ficou estranha em baixa, mas se acostumar fica legal, porém em alta você percebe um belo peso a mais, parece que ta carregando uma bigorna na garupa. rsrsrs

Só que quando alonga o pinhão de 13 (original) para 14 o velocímetro fica bem ajustado com um GPS, se aferir fica exato, diferente do 13 dentes que marca 10km/h a mais que no GPS.
Porém no trecho da castello branco que pego ela dava 130 até 135 na reta de final, passou a dar 120 e com muita sorte 125, que no real deu a mesma coisa, porém se colocar garupa e se o vento vier contra, ferrou...

O ideal era fazer alguma traquinagem na moto para que ela tenha força para empurrar o pinhão de 14 dentes, ai ficaria legal.

A minha eu troquei as rodas por aros motard e pneu 100 na frente e 150 na traseira com desenho pra asfalto, a moto ficou muito mais solta, depois tirei o filtro de espuma e fiz um gambiarra com uma meia bem esticada e a vela coloquei de iridium, no mesmo trecho a moto ta marcando 145 km/h, agora estou pensando em colocar o pinhão de volta e ver se dessa vez ela tem força pra empurrar o pinhão de 14 dentes.

Quando fizer isso passo pra vocês.

Lembrando que estou com relação DID da Lander, que é 13x39 contra 13x40 da ténéré.

Um abraço!
Amigo

Já fez a mudança do pinhão? Qual a impressão?

Abraço

lamenzani
Visitante
Visitante

Re: mudar relação da teneré

Mensagem por lamenzani » 03 Set 2013, 19:21

Olá ricomac.
Eu já tenho um pinhão de 14 na minha Teneré, mas é o de passo 520. Já chegou a hr de trocar a minha relação e queria experimentar coisa nova. Achei interessante essa sua estratégia de colocar a relação com passos mais curtos, como o da 250x, por conta do resultado que vc teve (diminuir barulho). A minha dúvida é: O item da VAZ, que vc comprou foi o YB15.215 ?
No site da VAZ, não diz nada se esse é o de 428 ou de 520. Aí fiquei na dúvida :-S

Se puder, tem como passar a relação dos itens e onde vc comprou?


Abraços.

Avatar do usuário
Wladimir Souza
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Ago 2013, 23:03
Cidade onde mora: Sorocaba/SP
Localização: Sorocaba/SP

Re: mudar relação da teneré

Mensagem por Wladimir Souza » 03 Set 2013, 19:31

Colega, eu coloquei pinhão 14, porem, minha moto tem vela de iridium que melhora o rendimento em baixa. No meu caso, a moto ficou otima e não perdeu rendimento, nem em baixa, nem em alta..


abraço
Viajando de carro você vê a paisagem; de moto, faz parte dela

Avatar do usuário
COUTINHO
Usuário
Usuário
Mensagens: 135
Registrado em: 13 Ago 2013, 11:23
Cidade onde mora: Santa e Bela Catarina

Re: mudar relação da teneré

Mensagem por COUTINHO » 04 Set 2013, 08:10

Wladimir Souza escreveu:Colega, eu coloquei pinhão 14, porem, minha moto tem vela de iridium que melhora o rendimento em baixa. No meu caso, a moto ficou otima e não perdeu rendimento, nem em baixa, nem em alta..


abraço
Wladimir

Qual pinhão que usou? Comprou direto na concessionária?

Obrigado

Trancado