mudar relação da teneré
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mudar relação da teneré
alguém já mudou ou pensou em mudar a relação da teneré pra ter mais final ou então seguir na mesma velocidade de cruzeiro que ta acostumado mas com uma rotação menor?
- Fmm4100
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Re: mudar relação da teneré
Rustinis,
Segue bastante coisa a respeito do assunto:
viewtopic.php?f=27&t=516&hilit=14+dentes" onclick="window.open(this.href);return false;
viewtopic.php?f=27&t=1961&hilit=pinhao+14" onclick="window.open(this.href);return false;
viewtopic.php?f=27&t=2118&hilit=pinhao+14" onclick="window.open(this.href);return false;
Segue bastante coisa a respeito do assunto:
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Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
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- ADRIANORX
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Re: mudar relação da teneré
Caro amigo
Já tive experiência de alongar relação da Falcon, Lander e CB300, que lição tirei disso?
Se anda sozinho sem carga no plano podes alongar sem medo, agora se viaja com carga e garupa ou enfrenta subidas na Serra, esquece é só colocar dinheiro fora.
ADRIANORX
Já tive experiência de alongar relação da Falcon, Lander e CB300, que lição tirei disso?
Se anda sozinho sem carga no plano podes alongar sem medo, agora se viaja com carga e garupa ou enfrenta subidas na Serra, esquece é só colocar dinheiro fora.
ADRIANORX
- Kakko
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Re: mudar relação da teneré
Conselho : Não muda nada que qualquer coisa que fizeres , no sentido de alongar, vai piorar o rendimento.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
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XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
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Re: mudar relação da teneré
Com todos os tópicos que li e por minha experiência na prática a Ténéré 250 sofre com aerodinâmica quando está sozinho e aerodinâmica e peso quando está com garupa.
Eu estava com a moto com tudo original e coloquei um pinhão de 14 dentes.
Ficou estranha em baixa, mas se acostumar fica legal, porém em alta você percebe um belo peso a mais, parece que ta carregando uma bigorna na garupa. rsrsrs
Só que quando alonga o pinhão de 13 (original) para 14 o velocímetro fica bem ajustado com um GPS, se aferir fica exato, diferente do 13 dentes que marca 10km/h a mais que no GPS.
Porém no trecho da castello branco que pego ela dava 130 até 135 na reta de final, passou a dar 120 e com muita sorte 125, que no real deu a mesma coisa, porém se colocar garupa e se o vento vier contra, ferrou...
O ideal era fazer alguma traquinagem na moto para que ela tenha força para empurrar o pinhão de 14 dentes, ai ficaria legal.
A minha eu troquei as rodas por aros motard e pneu 100 na frente e 150 na traseira com desenho pra asfalto, a moto ficou muito mais solta, depois tirei o filtro de espuma e fiz um gambiarra com uma meia bem esticada e a vela coloquei de iridium, no mesmo trecho a moto ta marcando 145 km/h, agora estou pensando em colocar o pinhão de volta e ver se dessa vez ela tem força pra empurrar o pinhão de 14 dentes.
Quando fizer isso passo pra vocês.
Lembrando que estou com relação DID da Lander, que é 13x39 contra 13x40 da ténéré.
Um abraço!
Eu estava com a moto com tudo original e coloquei um pinhão de 14 dentes.
Ficou estranha em baixa, mas se acostumar fica legal, porém em alta você percebe um belo peso a mais, parece que ta carregando uma bigorna na garupa. rsrsrs
Só que quando alonga o pinhão de 13 (original) para 14 o velocímetro fica bem ajustado com um GPS, se aferir fica exato, diferente do 13 dentes que marca 10km/h a mais que no GPS.
Porém no trecho da castello branco que pego ela dava 130 até 135 na reta de final, passou a dar 120 e com muita sorte 125, que no real deu a mesma coisa, porém se colocar garupa e se o vento vier contra, ferrou...
O ideal era fazer alguma traquinagem na moto para que ela tenha força para empurrar o pinhão de 14 dentes, ai ficaria legal.
A minha eu troquei as rodas por aros motard e pneu 100 na frente e 150 na traseira com desenho pra asfalto, a moto ficou muito mais solta, depois tirei o filtro de espuma e fiz um gambiarra com uma meia bem esticada e a vela coloquei de iridium, no mesmo trecho a moto ta marcando 145 km/h, agora estou pensando em colocar o pinhão de volta e ver se dessa vez ela tem força pra empurrar o pinhão de 14 dentes.
Quando fizer isso passo pra vocês.
Lembrando que estou com relação DID da Lander, que é 13x39 contra 13x40 da ténéré.
Um abraço!
Re: mudar relação da teneré
Pinhão vaz, coroa rifel e corrente kmc. Coloquei o mesmo da lander x, a diferença esta no tamanho dos elos, é menor. A moto fica mais macia e a corrente mais silenciosa, a moto ficou mais esperta em baixas rotações, ajuda bastante na parte urbana. Notei que perdeu um pouco no arranque e a velocidade final continua a mesma.
Abraço.
Abraço.
- COUTINHO
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Re: mudar relação da teneré
AmigoPelloso escreveu:Com todos os tópicos que li e por minha experiência na prática a Ténéré 250 sofre com aerodinâmica quando está sozinho e aerodinâmica e peso quando está com garupa.
Eu estava com a moto com tudo original e coloquei um pinhão de 14 dentes.
Ficou estranha em baixa, mas se acostumar fica legal, porém em alta você percebe um belo peso a mais, parece que ta carregando uma bigorna na garupa. rsrsrs
Só que quando alonga o pinhão de 13 (original) para 14 o velocímetro fica bem ajustado com um GPS, se aferir fica exato, diferente do 13 dentes que marca 10km/h a mais que no GPS.
Porém no trecho da castello branco que pego ela dava 130 até 135 na reta de final, passou a dar 120 e com muita sorte 125, que no real deu a mesma coisa, porém se colocar garupa e se o vento vier contra, ferrou...
O ideal era fazer alguma traquinagem na moto para que ela tenha força para empurrar o pinhão de 14 dentes, ai ficaria legal.
A minha eu troquei as rodas por aros motard e pneu 100 na frente e 150 na traseira com desenho pra asfalto, a moto ficou muito mais solta, depois tirei o filtro de espuma e fiz um gambiarra com uma meia bem esticada e a vela coloquei de iridium, no mesmo trecho a moto ta marcando 145 km/h, agora estou pensando em colocar o pinhão de volta e ver se dessa vez ela tem força pra empurrar o pinhão de 14 dentes.
Quando fizer isso passo pra vocês.
Lembrando que estou com relação DID da Lander, que é 13x39 contra 13x40 da ténéré.
Um abraço!
Já fez a mudança do pinhão? Qual a impressão?
Abraço
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Re: mudar relação da teneré
Olá ricomac.
Eu já tenho um pinhão de 14 na minha Teneré, mas é o de passo 520. Já chegou a hr de trocar a minha relação e queria experimentar coisa nova. Achei interessante essa sua estratégia de colocar a relação com passos mais curtos, como o da 250x, por conta do resultado que vc teve (diminuir barulho). A minha dúvida é: O item da VAZ, que vc comprou foi o YB15.215 ?
No site da VAZ, não diz nada se esse é o de 428 ou de 520. Aí fiquei na dúvida :-S
Se puder, tem como passar a relação dos itens e onde vc comprou?
Abraços.
Eu já tenho um pinhão de 14 na minha Teneré, mas é o de passo 520. Já chegou a hr de trocar a minha relação e queria experimentar coisa nova. Achei interessante essa sua estratégia de colocar a relação com passos mais curtos, como o da 250x, por conta do resultado que vc teve (diminuir barulho). A minha dúvida é: O item da VAZ, que vc comprou foi o YB15.215 ?
No site da VAZ, não diz nada se esse é o de 428 ou de 520. Aí fiquei na dúvida :-S
Se puder, tem como passar a relação dos itens e onde vc comprou?
Abraços.
- Wladimir Souza
- Usuário-
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Re: mudar relação da teneré
Colega, eu coloquei pinhão 14, porem, minha moto tem vela de iridium que melhora o rendimento em baixa. No meu caso, a moto ficou otima e não perdeu rendimento, nem em baixa, nem em alta..
abraço
abraço
Viajando de carro você vê a paisagem; de moto, faz parte dela
- COUTINHO
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Re: mudar relação da teneré
WladimirWladimir Souza escreveu:Colega, eu coloquei pinhão 14, porem, minha moto tem vela de iridium que melhora o rendimento em baixa. No meu caso, a moto ficou otima e não perdeu rendimento, nem em baixa, nem em alta..
abraço
Qual pinhão que usou? Comprou direto na concessionária?
Obrigado