Helano escreveu:Bom gente,
Como todos sabem (pelo menos os que já me conhecem) eu não tenho fidelidade nem "xiitismo" nenhum em relação a marcas ou modelos de veículos. Outra característica minha é que não me apego a opiniões, mas sim a fatos concretos. Todos sabemos aqui que na Ténéré 250 a Yamaha deu algumas mancadinhas imperdoáveis (toc-toc suspensão, tubos óleo que vazam, ausência de bagageiro etc.).
Por outro lado, a "super" Honda (como alguns vêem) também tem feito umas boas "caquinhas" na "maravilhosa" Xre300. Essa semana um amigo da faculdade me mostrou como está a Xre dele... a moto com apenas 4mil km rodados dá uma trabalheira dos infernos pra pegar de primeira (pior que carburador) e quando pega fica numa engasgação só.... fora isso, o consumo da moto está altíssimo (média de 20 km/l) e SIM, tem o vazamento de óleo no cabeçote!!!! Esse papo de que esse problema já foi definitivamente resolvido é pura lenda!!
Né por nada não, mas minha branquela com mais de 14mil km rodados, está sequinha, nunca vazou nada e já passou mais de 20 dias parada (quando tive o problema no ombro e fiquei sem andar de moto) e quando liguei ela novamente, pegou de primeira, lisinha, sem dificuldade, sem engasgos... consumo? Minha última média foi de 32km/l. Seguro? Paguei R$ 800,00 na Porto, enquanto a dele queriam cobra mais de 2mil.... enfim... por essas e outras ainda acho a Ténéré muito mais moto que o mosquitão...
Helano,
citei seu post porque tocou diretamente no problema da XRE;
Bem, tenho uma XRE 2011, c/ quase 6.000 kms;
Todos sabem que há um problema de vazamento de óleo pela junta e coxins do cabeçote...
não é "normal", mas é simples de resolver trocando a junta e o coxim... (por conta da honda)
a minha até o momento deste meu post, não apresentou vazamento algum...
o problema da XRE, "são os mecânicos"; EXPLICO:
A minha c/ 5.500 kms rodados, apresentou tal problema,
dificuldade na partida, (só pegava se acelerar), e não ficava em marcha lenta... fiquei puto da vida e comentei no XRE... meti o pau na moto... mas não é p/ tanto;
O problema se dá pelo desgaste no amaciamento do motor, e o assentamento das válvulas na sede,
quando acontece esse desgaste e assentamento das válvulas nas sedes, a folga das válvulas diminuem, dificultando o funcionamento do motor;
O que fazer p/ solucionar o "problema"? É simples;
EXIGIR nas revisões programadas (4.000 em 4.000) que seja feita a verificação das folgas das válvulas, e se preciso for, regular as folgas das mesmas, (seleção de pastilhas)...
quando levei minha moto p/ a revisão de 4.000kms, comentei c/ o chefe da oficina sobre isso c/ ele,
ele, por sua vez, disse que não precisava...
então exigi um documento (ordem de serviço), discriminando o que foi feito na tal "revisão", pois se apresentasse algum problema, iria voltar lá p/ ele assumir...
não deu outra, c/ 5.500 kms a moto apresentou o tal problema citado acima, só pega se acelerar, e não mantem em baixa...
retornei a concessionária, chamei o gerente de serviços e passei o ocorrido ao conhecimento dele;
Ela mandou verificar as folgas das válvulas e constataram que estava fora do padrão, (pouca folga),
o que causa toda essa polêmica em torno da moto.
Depois de feita a seleção de pastilhas, a moto voltou ao normal...
Conclusão:
o problema está na (preguiça) dos mecânicos em fazer o que está recomendado no manual...
por isso recomendei a todos os companheiros do XRE, que EXIJAM a verificação das folgas de válvulas e se preciso for, seleção de pastilhas, feito isso, não haverá problemas...
caso isso não seja feito, ai sim causará problemas...
Espero que tenham todos entendido o que relatei, e espero também que sirva p/ acabar c/ o rótulo de que não presta... feito devidamente o ajuste de folga das válvulas = sem problemas...
no mais, tou feliz c/ ela,
Acho uma moto valente, bom torque, confortável, freio bom, banco largo e macio em dois níveis, bagageiro, farol bom 55/60w, rodas e balança em alumínio, suspensão boa e macia p/ uso on/off, etc...
tou fazendo 27,5 km/l...
não tenho "xiitismo" nem fidelidade c/ marca A ou B,
só estou explicando o que acontece tecnicamente na moto, é só regular as válvulas, e não causará problemas, simples assim...
abraço a turma!!!