Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por diegonunes » 20 Dez 2011, 12:49

Em que momento eu disse que era mentira esse problema de vazamento de óleo? Pelo contrário, condenei a Honda pelo problema e confirmo que é de grande escala. O que eu fico puto, é dizer que o defeito não tem solução e a moto vai babar a vida toda. O maior detalhe tá no "mecânico" que meche na moto, aquele da CC mesmo. Qualquer conhecedor médio de mecânica vai saber que muitos ali não tem conhecimento técnico, é só fazer perguntas medianas. Isso serve pra grande parte das CC's. Passei por isso na Honda e na Yamaha.

A solução é muito mais simples. Se a tampa do cabeçote estiver empenada, troca-se ela, junta e os três coxins dos parafusos de fixação. Lembrando que a junta do cabeçote dessa moto custa R$ 25,00 e os três coxins custam R$ 6,00. A aplicação da junta deve ser feita com cola de silicone de alta temperatura (suporta 206°C). Nunca mais a moto irá vazar óleo pelo cabeçote. Quem tiver a curiosidade, verifique na CC Honda as XRE's 2012, elas estão vindo com uma cola transparente junto a junta.

O que dizer por exemplo da Yamaha que projetou a Fazer 2007/2008 com o link da suspensão sobre buchas, que causam travamento, ocasionando queda? Cada marca faz sua cagada. Mesmo assim, sou fã incondicional das Fazer's.

Boa parte dos fóruns dedicados a uma marca ou modelo costumam exaltar a qualidade e esquecem de mostrar os defeitos de seus. Porém, tenho visto aqui no T. Clube que algumas pessoas, detém um bom conhecimento e sensatez para falar nada mais que a verdade, isso é muito bom, torna-se referência.

As motos realmente não são tão diferente no final, você está correto. Mas não podemos desabonar as peculiaridades de cada uma.

Não concordo quando você disse que as motos estão longe de serem razoáveis. Para mim, as motos apresentam tecnologia de ponta e fazem muito bonito na sua categoria. O que eu concordo é que os preços praticados são exorbitantes. Concordo ainda quanto a durabilidade do motor Yamaha, é mais duradouro sim. Fica apenas uma ressalva quanto a biela deste. Devido a alta taxa de compressão deste, maior até que os motores 300cc Honda, a biela tem sofrido folga radial, onde só resolve substituindo.

A melhor moto é aquela que satisfaz sua necessidade e vontade sem te deixar na mão, seja ela qual for. Aqui no prédio por exemplo tem um morador que tem uma Tucson um Vectra e um Prisma, sabe qual era a moto do cara? Acredite se quiser, uma Shineray 50cc. Hoje ele vendeu e diz que não quer mais moto, tá velho. :crazy:

:thumbup:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por msfazer » 20 Dez 2011, 16:23

Diego- Antes de tudo, não quero te deixar puto, ok?! Peço desculpas se isso aconteceu.

Não podemos nunca perder de vista que não existe projeto perfeito em NENHUMA montadora. BMW, Triumph, Ducati.... TODAS dão zica! E como o tópico é sobre a XRE vs a Té250, vou limitar o escopo das minhas respostas a esse universo, para que os que entram aqui e procuram informação, consigam obtê-las.

Voltando ao tópico!
A pergunta é: Será que o cabeçote sai empenado ou empena com o uso? Será que não está escondendo um problema maior? A dificuldade em dar uma solução pro problema deixa uma dúvida nos consumidores.

Confesso que nunca vi um desses motor 249cc da Yamaha aberto. Sobre medidas dentro ou fora de especificações, sugiro que dê uma lida na duas rodas desse mês! Desmontaram uma Té250 com 20 mil km. Veja lá as medições. Não li nada sobre folga radial da biela.

Enfim... Essa discussão dá mto pano pra manga, fui até banido do XREOnLine (lá tem um monte de recalcado que tapa o sol com a peneira e aceita ser tratado como gado no papel de consumidor).

Mas acho que temos de remover qualquer emoção da discussão, esquecer as bandeiras. Só quem ganha com isso é a Yamaha e a Honda.

Eu, sinceramente, acredito no que disse: Acho que pelo valor que se cobra, tem que ser um produto MUITO superior às duas motos. R$13k no câmbio de hoje dá cerca de US$7300. Vê que moto vc compra com essa grana no Chile ou na Argentina...

Minha apreciação é: Tecnicamente, a XRE é superior à Té250. Na prática, essa superioridade não se evidencia.

Abs!

Avatar do usuário
diegodeoliveira
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 09 Nov 2011, 09:08
Cidade onde mora: Vila Velha/ES

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por diegodeoliveira » 20 Dez 2011, 18:21

O que vc disse sobre os precos no brasil e a mais pura realidade.
As motos,assim como os carros,sao vendidos a preco de equipamento de ponta,porem o produto entregue nao.
Pagamos preco de ferrari e recebemos fusca.









Eu, sinceramente, acredito no que disse: Acho que pelo valor que se cobra, tem que ser um produto MUITO superior às duas motos. R$13k no câmbio de hoje dá cerca de US$7300. Vê que moto vc compra com essa grana no Chile ou na Argentina...

Avatar do usuário
Bobbe
Novato+
Novato+
Mensagens: 51
Registrado em: 19 Dez 2011, 17:46
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Campinas/sp

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Bobbe » 20 Dez 2011, 19:53

Caros colegas.

Obrigado pelas experiências que vcs expõe aqui!

Fui ver uma T e tb XRE entre ontem e hoje.

No quesito preço, eu ficaria com a XRE mesmo sendo R$ 700,00 ou R$ 800,00 mais cara. Porque andei e gostei demais!! Agora, a questão é motor. Acho que vou aguardar mais um ano para ter outra XRE. Não posso confiar ainda nessa moto. Apesar de nunca ter tido problema de vazamento de oleo, apagão enquanto andava..etc... Eu era bem comportado com a moto.

Mas enquanto isso, a T talvez seja a solução para mim.
Fiquei muito impressionado com o valor das peças originais!!! Muito mais alto que o da XRE.

Um gerente da cc Honda onde eu levava a XRE para revisões respondeu à minha pergunta sobre a Tenere 250: uma super máquina!! Atente apenas aos valores das peças. De resto, aproveite a máquina.

Achei bem legal ele dizer isso de uma concorrente. E salientou que a Yamaha é uma ÓTIMA concorrente.

Bem, talvez eu compre uma azul.... o que vcs acham dessa cor???? Por ser 2012. Senão eu ficaria com uma preta 2011.

abr

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por diegonunes » 20 Dez 2011, 20:11

Eu acho a azul espetacular. Se eu tivesse uma, pintava as bengalas, balança e protetores de escape de preto fosco, além de trocar os aros por uns pretos em alumínio. Ai sim fica perfeita.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
diegodeoliveira
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 09 Nov 2011, 09:08
Cidade onde mora: Vila Velha/ES

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por diegodeoliveira » 20 Dez 2011, 21:43

Eu particularmente sou vidrado na azul. Nao vejo a hora de chegar o mes de marco pra eu comprar. Estou me esforcando pra poder,comprar a vista

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por kablack » 21 Dez 2011, 02:13

diegonunes:

diegonunes escreveu:T250 e XRE, respectivamente, é como andar num burro e passar prum manga larga machador. A suspensão Honda sempre foram excepcionais. Esse quesito não dá pra discutir, é Honda quem leva a melhor.
Ótima comparação!! É isso mesmo. A XRE é muito, mas muito mais gostosa de andar. (Só que o "burro" não vaza óleo no cabeçote. Já o "maga larga marchador" dá vontade de "sacrificar" quando apresenta problemas de motor...)

Não é só na suspensão não... Freio, banco, câmbio, aderência, conforto, ruído, torque, acelereção, retomadas, velocidade final, valor das peças, valor e facilidade de revenda... Tudo isso em favor da XRE.

Em favor da Yamaha: - Motor que não vaza = confiabilidade mecânica, valor de seguro, posição de pilotagem, bolha, tanque e autonomia maiores e na minha humilde opinião é mais bonita...

Vamos ser sinceros? A Honda é muito mais máquina só que é inviável.

Seguro exorbitante + Motor vazando e sem solução = Mico!!!

Tudo que você ganha na aquisição da Honda custa muito mais do que parece em virtude dos custos ocultos de seguro e manutenção não programada do motor vaza-vaza da Estrela.


Sobre o motor 300 cc da Honda...
diegonunes escreveu: O que eu fico puto, é dizer que o defeito não tem solução e a moto vai babar a vida toda.
Pode ficar puto. O problema não tem solução. É erro de projeto. A liga do cabeçote é diferente da liga do cilindro e isso ocasiona dilatamentos diferentes entre os dois e o resultado é que vaza. Se tivesse solução ela já teria sido implementada.


diegonunes escreveu:O maior detalhe tá no "mecânico" que meche na moto, aquele da CC mesmo. Qualquer conhecedor médio de mecânica vai saber que muitos ali não tem conhecimento técnico, é só fazer perguntas medianas. Isso serve pra grande parte das CC's. Passei por isso na Honda e na Yamaha.
É por isso que as concessionárias tem os manuais de serviço e os boletins técnicos onde determinam como solucionar cada problema apresentado. Há inclusive um boletim técnico da Honda mandando abrir o motor das XRE e CB300R a cada 4.000 km. Pesquise e você encontra.

Tipo: - "Abra o cabeçote e inspecione tudo a cada revisão (ou 1.000km antes da cada revisão...)."

Solução bem mambira, não?
diegonunes escreveu:A solução é muito mais simples. Se a tampa do cabeçote estiver empenada, troca-se ela, junta e os três coxins dos parafusos de fixação. Lembrando que a junta do cabeçote dessa moto custa R$ 25,00 e os três coxins custam R$ 6,00. A aplicação da junta deve ser feita com cola de silicone de alta temperatura (suporta 206°C). Nunca mais a moto irá vazar óleo pelo cabeçote. Quem tiver a curiosidade, verifique na CC Honda as XRE's 2012, elas estão vindo com uma cola transparente junto a junta..
Entendi... Mas porque só os mecânicos Ultra mega sabem disso? Por que a Honda não coloca este procedimento (bem simples por sinal) no boletim técnico e optou por determinar que se abra o motor a cada 4.000 km?

Resumidamente o que você sugere como solução infalível é: -"Coloque cola no seu motor que mascara o problema." Pelo menos durante a garantia vai que é uma beleza... Quando a colar sofrer o natural desgaste o (in)feliz proprietário paga a conta.

Se você é um "conhecedor médio de mecânica" sabe que o problema é bem mais sério do que isso. Se colinha adiantasse a Honda tinha mandado por colinha... Simples assim. Mas não mandou... Mandou desmontar o motor a cada 4.000 km.
diegonunes escreveu:O que dizer por exemplo da Yamaha que projetou a Fazer 2007/2008 com o link da suspensão sobre buchas, que causam travamento, ocasionando queda? Cada marca faz sua cagada. Mesmo assim, sou fã incondicional das Fazer's.
Pode-se dizer que rolou recall, que o cliente foi respeitado e o problema solucionado. O produto perfeito não existe, mas assumir o erro e pagar pela sua responsabilidade faz bem para a imagem de qualquer marca. Concorda?

Agora... Parafraseando... O que dizer do motor Honda que vaza desde 2009 sem recall, sem explicação, sem pedido de desculpas, sem nada?

Adoro a XRE, quase comprei uma. Mas o "custo ladrão" e o motor vazando me fizeram desistir.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Bobbe
Novato+
Novato+
Mensagens: 51
Registrado em: 19 Dez 2011, 17:46
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Campinas/sp

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Bobbe » 21 Dez 2011, 09:23

Acho que a única solução é testar as duas.
Gostei da XRE. Sem dúvida.

Mas, andar durante um ano com desconfianças... foi muito complicado. Creio que muitas 2010/2011 não tiveram problemas...sérios. Eu nunca soube do diagnóstico desses problemas e muito menos entendi o prognóstico relatado pelos mecânicos da Honda e usuários mais expert. Cada problema tinha um motivo e uma solução...só que as soluções me soarem demasiado paliativas.

A XRE 300, se solucionados os problemas um dia, será minha moto novamente. Com certeza.

Meu receio com relação à Tenere é me decepcionar com relação às facilidade e confiabilidade nas retomadas ( torque da XRE é excelente) e principalmente nas ultrapassagens necessárias nas estradas.
Claro, o resto já sei: freios ( ai, na chuva fazem a diferença.....), câmbio ( XRE muiiiiiito macio) e o quesito revenda. Este só vou saber daqui a um ano quando for trocar de moto. Já sei que será mais dificil.

abr

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por diegonunes » 21 Dez 2011, 09:58

Kablack;

É claro que a liga do cabeçote é diferente da tampa, isso acontece com muitos carros e motos. A densidade do cabeçote é diferente, além disso ele precisa ter outras funções que a tampa não. Hoje, 90% dos motores possuem fosfatização interna. Você sabe pra que serve a fosfatização? Outra cosia, a dilatação é programa, não tem nada haver. O problema é como eu disse. Será que eu sou premiado e ter uma XRE que não vaza óleo? Quanto a cola, diversos motores, inclusive das belas japonesas Suzukis, fazem uso. Usar colar não é um artifício ou maneira de mascarar um problema. Na oficina do meu sogro, nestes 15 dias passados, foram feitos 2 motores de Alfa Romeu, uma 164 (V6 24V) e uma 156 (L4 12v), e adivinha, vai com rola na junta do cabeçote. Quem quiser fazer uma visita lá, é só falar.

Só mais uma informação quanto a cola. Sua validade média, caso não ultrapasse a temperatura de 206° é de 10 anos.

A inspeção no cabeçote é das folgas de válvula. Não sei qual o espanto. Verifiquem no manual da moto de vocês. A inspeção de folga de válvulas deve ser feita a cada 5.000. No caso do motor 250cc Yamaha, tem que abrir o cabeçote removendo aquelas duas tampas superiores. Cuidado quanto diz "abrir o cabeçote". Cabeçote tem duas faces, o que se abre para inspeção de revisão é a parte superior, basta tirar a tampa.

O problema de suspensão da Fazer não foi resolvido após o recall, inclusive, foi anunciado outro recall recentemente. O primeiro foi em 15/09/2011 (http://www.yamaha-motor.com.br/web/site/recall1.aspx" onclick="window.open(this.href);return false;), o segundo foi em 25/10/2010 ( http://www.yamaha-motor.com.br/web/site/recall6.aspx" onclick="window.open(this.href);return false;). Pergunte aos donos de Fazer que passaram pelo recall qual o comportamento da suspensão traseira após os serviços.

Mas deixa pra lá. O que importa é estarmos felizes com a moto que temos.

Bobbe escreveu:
Meu receio com relação à Tenere é me decepcionar com relação às facilidade e confiabilidade nas retomadas ( torque da XRE é excelente) e principalmente nas ultrapassagens necessárias nas estradas.
Bobbe, não deixe de escolher a T250cc por isso, ela responde muito bem sim. Lembre-se que essas motos, seja ela T250, XRE, Fazer, CB300, tem uma velocidade de cruzeiro máxima estipulada em 110 km/h. Não espere em qualquer uma delas pular para 140 km/h em pouquíssimos segundos.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
diegodeoliveira
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 09 Nov 2011, 09:08
Cidade onde mora: Vila Velha/ES

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por diegodeoliveira » 21 Dez 2011, 11:49

Faco das suaa minhas palavras.






kablack escreveu:diegonunes:

diegonunes escreveu:T250 e XRE, respectivamente, é como andar num burro e passar prum manga larga machador. A suspensão Honda sempre foram excepcionais. Esse quesito não dá pra discutir, é Honda quem leva a melhor.
Ótima comparação!! É isso mesmo. A XRE é muito, mas muito mais gostosa de andar. (Só que o "burro" não vaza óleo no cabeçote. Já o "maga larga marchador" dá vontade de "sacrificar" quando apresenta problemas de motor...)

Não é só na suspensão não... Freio, banco, câmbio, aderência, conforto, ruído, torque, acelereção, retomadas, velocidade final, valor das peças, valor e facilidade de revenda... Tudo isso em favor da XRE.

Em favor da Yamaha: - Motor que não vaza = confiabilidade mecânica, valor de seguro, posição de pilotagem, bolha, tanque e autonomia maiores e na minha humilde opinião é mais bonita...

Vamos ser sinceros? A Honda é muito mais máquina só que é inviável.

Seguro exorbitante + Motor vazando e sem solução = Mico!!!

Tudo que você ganha na aquisição da Honda custa muito mais do que parece em virtude dos custos ocultos de seguro e manutenção não programada do motor vaza-vaza da Estrela.


Sobre o motor 300 cc da Honda...
diegonunes escreveu: O que eu fico puto, é dizer que o defeito não tem solução e a moto vai babar a vida toda.
Pode ficar puto. O problema não tem solução. É erro de projeto. A liga do cabeçote é diferente da liga do cilindro e isso ocasiona dilatamentos diferentes entre os dois e o resultado é que vaza. Se tivesse solução ela já teria sido implementada.


diegonunes escreveu:O maior detalhe tá no "mecânico" que meche na moto, aquele da CC mesmo. Qualquer conhecedor médio de mecânica vai saber que muitos ali não tem conhecimento técnico, é só fazer perguntas medianas. Isso serve pra grande parte das CC's. Passei por isso na Honda e na Yamaha.
É por isso que as concessionárias tem os manuais de serviço e os boletins técnicos onde determinam como solucionar cada problema apresentado. Há inclusive um boletim técnico da Honda mandando abrir o motor das XRE e CB300R a cada 4.000 km. Pesquise e você encontra.

Tipo: - "Abra o cabeçote e inspecione tudo a cada revisão (ou 1.000km antes da cada revisão...)."

Solução bem mambira, não?
diegonunes escreveu:A solução é muito mais simples. Se a tampa do cabeçote estiver empenada, troca-se ela, junta e os três coxins dos parafusos de fixação. Lembrando que a junta do cabeçote dessa moto custa R$ 25,00 e os três coxins custam R$ 6,00. A aplicação da junta deve ser feita com cola de silicone de alta temperatura (suporta 206°C). Nunca mais a moto irá vazar óleo pelo cabeçote. Quem tiver a curiosidade, verifique na CC Honda as XRE's 2012, elas estão vindo com uma cola transparente junto a junta..
Entendi... Mas porque só os mecânicos Ultra mega sabem disso? Por que a Honda não coloca este procedimento (bem simples por sinal) no boletim técnico e optou por determinar que se abra o motor a cada 4.000 km?

Resumidamente o que você sugere como solução infalível é: -"Coloque cola no seu motor que mascara o problema." Pelo menos durante a garantia vai que é uma beleza... Quando a colar sofrer o natural desgaste o (in)feliz proprietário paga a conta.

Se você é um "conhecedor médio de mecânica" sabe que o problema é bem mais sério do que isso. Se colinha adiantasse a Honda tinha mandado por colinha... Simples assim. Mas não mandou... Mandou desmontar o motor a cada 4.000 km.
diegonunes escreveu:O que dizer por exemplo da Yamaha que projetou a Fazer 2007/2008 com o link da suspensão sobre buchas, que causam travamento, ocasionando queda? Cada marca faz sua cagada. Mesmo assim, sou fã incondicional das Fazer's.
Pode-se dizer que rolou recall, que o cliente foi respeitado e o problema solucionado. O produto perfeito não existe, mas assumir o erro e pagar pela sua responsabilidade faz bem para a imagem de qualquer marca. Concorda?

Agora... Parafraseando... O que dizer do motor Honda que vaza desde 2009 sem recall, sem explicação, sem pedido de desculpas, sem nada?

Adoro a XRE, quase comprei uma. Mas o "custo ladrão" e o motor vazando me fizeram desistir.

Abraço

Responder