Vento Lateral - Relato

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
pauloamaral
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 04 Out 2014, 15:48
Cidade onde mora: Coromandel/MG

Re: Vento Lateral - Relato

Mensagem por pauloamaral » 06 Out 2014, 12:28

Li todos os tópicos. Parece que é mal sem cura. Acho isso um problema grave porque na estrada com carretas andando a 120. Tipo você tem que andar no mínimo de 100 a 110. E pelo que parece nessa tocada a tenere vai ficar bastante instável. O motivo da minha escolha pela Tenere foi para poder fazer pequenas viagens também mas estou bastante inseguro agora. Gostei da moto mas me desanimou esse lance.

ventania
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 08 Mai 2013, 16:37
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Vento Lateral - Relato

Mensagem por ventania » 06 Out 2014, 16:51

Frederico, tudo bem.


Não fique triste com sua Tenerezinha.


Tive dois estagiários, irmãos aqui no meu escritorio em que um tinha uma SRAD 750 e pilotava motos há mais de 8 anos, a Srad a dois anos e o irmão tinha uma CBR 600 R, e pilotava motos há mais de 5 anos.


Pois é, eles indo para a cidade praiana de Caraguatatuba aqui em São Paulo, por uma rodovia chamada Ayrton Sena. Um vento lateral bem forte, derrubou o irmão mais velho da Srad a uns 140km/h. A moto tem uma aerodinamica otima e o vento lateral o derubou assim mesmo.

Andei de moto com eles e posso afirmar que o que caiu não era bração não.


Então, vento lateral dependendo da velocidade derruba mesmo.


Por que será que meu apelido é VENTANIA?

Avatar do usuário
walace
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 18 Nov 2013, 13:05
Cidade onde mora: São José dos Pinhais/PR
Localização: São José dos Pinhais/PR

Re: Vento Lateral - Relato

Mensagem por walace » 06 Out 2014, 17:50

Este vento lateral eu tb sentia na bros 125, mas claro, muito menos pq a moto andava bem menos também. No vácuo as duas não apresentam problemas, mas confesso que não "pratico" muito.

O que faço é baixar a velocidade ligeirinho, aí você consegue controlar. Apenas uma vez eu peguei uma chuva com vento muito forte e tive que baixar mesmo a velocidade, caí para 30km e parei no primeiro abrigo que encontrei.
Tenere Azul 2013-2014
Bros 125 2005-2005 - Até 2013

ferrão
Novato+
Novato+
Mensagens: 46
Registrado em: 23 Out 2013, 21:16
Cidade onde mora: rio verde/GO

Re: Vento Lateral - Relato

Mensagem por ferrão » 06 Out 2014, 22:04

O vento sem dúvida é o que mais me incomoda na teneré!!!! Estes dias fiz uns teste na estrada e na minha opinião, a teneré foi feita para andar a 80Km/h. Nesta velocidade a moto não vibra, não tem turbulência na cabeça, problemas com vento lateral e anda sobra motor para ultrapassar tranquilo!!!!!

Eu sei!! Eu sei!!! Eu também ando a 110/120km/h, mais é muito desconfortável, muita vibração, o motor ta no limite, a cabeça chacoalhando com a turbulência... Tá froids!!! :crazy:

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Vento Lateral - Relato

Mensagem por Natão » 07 Out 2014, 07:40

Todas as motos altas que tive sofrem mais com o vento... A Sahara, que tenho atualmente sofre bastante... vento fica jogando a gente de um lado pro outro, é um saco!

A dica é a mesma, reduza a velocidade e diminua o arrasto do vento encolhendo o corpo na moto, fazendo peso no guidão. Motos mais baixas sofrem menos... com menos carenagem menos arrasto...

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Vento Lateral - Relato

Mensagem por Kakko » 07 Out 2014, 10:55

qualquer coisa em movimento em uma via com ventos laterais vai ter problema...hummm...talvez um trator nem tanto :mrgreen: mas já vi caminhões tombarem...e carros...motos...bicicletas....scooters...tudo balança...rsrs.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Vento Lateral - Relato

Mensagem por Natão » 07 Out 2014, 13:11

Descendo a imigrantes... assim que sai do primeiro paredão... antes de pegar o primeiro túnel... minha primeira viagem longa! Tava a uns 70km/h... foi um dos maiores sustos sobre uma moto na minha vida...

O vento me jogou com tudo para a outra faixa... na hora soltei o acelerador abaixei fui pro canto da via. Pior que a viagem toda até o Sul foi ventando eu no lombo de uma XR 200r.

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Vento Lateral - Relato

Mensagem por doug01n » 07 Out 2014, 15:39

No último FDS, peguei ventos laterais a noite na Ayrton Senna com um Focus, e ele saía da trajetória com as rajadas. Tudo é afetado. Dependendo da velocidade, mais ou menos afetado, mas o mais perigoso são rajadas mesmo.
Administrador

Avatar do usuário
CASZ
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Abr 2014, 23:46
Cidade onde mora: Porto Alegre/RS

Re: Vento Lateral - Relato

Mensagem por CASZ » 08 Out 2014, 21:17

Alguém já viu fotos das motos andando inclinados na Patagônia? Aquilo lá é bizarro.
Eu já peguei muito vendo lateral, é tenso manter a moto na pista. Já o vento frontal diminui tua autonomia e deixa a dianteira da ténéré leve demais.
É o jeito....moto trails te levam onde as outras não se arriscam, mas.... nada é perfeito.

pini94
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 259
Registrado em: 18 Set 2014, 17:02
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Vento Lateral - Relato

Mensagem por pini94 » 08 Out 2014, 21:58

Pessoal, no dia 04/09 fiz o trajeto de Bauru a São Carlos, e os primeiros 50km de Bauru a Jáu foram tensos demais. Eu tive que andar com a moto deitada como se estivesse fazendo curva, e estava a 110km/h, mas não teve jeito, levei uma rajada mais forte e estive muito perto de tomar chão, o único remédio que achei foi reduzir a velocidade para 85km, pois a frente da moto quando eu deitava contra o vento ficava muito leve e muito instável. Passei apertado :shock: :shock: :shock: :shock:
Thiago Pini Milanez

Ténéré 250 2011 branca (Cabrita)
Só na bike por enquanto...
Crypton T105 (do meu pai)

Responder