ABS na Ténéré 250

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

ABS na Ténéré 250

Mensagem por cassioxtz » 18 Abr 2014, 13:03

E ai pessoal, blz?

Eu curtindo as férias e olha com o que eu me deparo:

Imagem

Uma motinho da Ditally com apenas 50cc e com freios a disco nas duas rodas. Reparem no tamanho do disco dianteiro. :o

Que vergonha hein Yamaha? Ter motos 250cc que pecam neste quesito que é crucial para nossa segurança. Até quando teremos que conviver com esse freio meia boca? Um freio que vive borrachudo! A verdade é que ela só se preocupa em colocar freios bons em suas motos acima de 600cc.

Está na hora de vocês colocarem um freio digno na Ténéré 250. Que a represente de verdade! Pelo menos o dianteiro!

Esperamos que o modelo 2015 venha com essa mudança, nem que seja comoopcional.

Abs,
Editado pela última vez por cassioxtz em 18 Abr 2014, 19:04, em um total de 3 vezes.
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
Nathanael
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 174
Registrado em: 17 Nov 2013, 17:49
Cidade onde mora: Divinopolis/MG

Re: ABS na Ténéré 250

Mensagem por Nathanael » 18 Abr 2014, 13:25

vou discordar da maioria dos donos de tenere agora
o freio da tenere nao e ruim!
ele requer um pouco mais de forca nos dedos, mas nao e ruim, nao e tao borrachudo, nao deixa de parar a moto
alias, e um freio seguro levando em conta a largura do pneu da frente e a area de contato com o solo
imagina so um freio que trava facil numa TE com esses pneuzinhos, imagina isso na terra?
o conjunto do freio foi acertado para a proposta da moto, que nao e exclusiva rodoviaria

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: ABS na Ténéré 250

Mensagem por cassioxtz » 18 Abr 2014, 18:55

Desculpa Nathanael mas você deve ser um dos poucos que acham que a Tenere tem os freios suficiente para o porte dela. Talvez para a Lander até tenha mas para a Tenere 250 não tem e eu explico o motivo:

Que cálculo um engenheiro utiliza ao aumentar o peso de um veiculo e não submedicionar o seus freios? Ela utiliza os mesmos freios da XTZ Lander que é uma moto mais leve. Veja bem, não sou engenheiro mas qualquer um entende que se você subdimensiona uma parte de um veículo certamente terá que fazer determinadoa ajustes em outra. Como se eu alterasse a potência da moto em um nível onde também fosse necessário reforçar o seu cambio para suportar tal potência. Do contrario em algum momento poderá estoura-lo.

Não sei se você já teve ou andou em outras motos, mas teste as motos da Honda. Até o Scooter Lead do qual possuo freia muito melhor e com mais eficiência, isso utilizando somente o freio dianteiro.

Não vou nem falar da XR Tornado que possui apenas freio a disco dianteiro.
Ou da CG titan, CB e XRE com e sem ABS. Se for pela sua linha de pensamento a Yamaha nunca irá colocar nem como opcional o freio ABS em suas motos 250 o que eu acho uma pena.

O que eu vejo e já ouvi de muitos usuários de motos com freio a disco dianteiro consideram ele muito perigoso pois não sabem utiliza-lo corretamente e quando freiam acabam o acionando de maneira muito agressiva pois não tinham o costume de lidarem com este tipo de freio.

Eu acho sim que a Yamaha deva melhorar nesse sentido, veja se na honda ela usa a mesma pinça de freio em wuase toda sua linha de baixa cc e veja se o projeto das pinças de freio dela deixam o freio borrachudo como na Yamaha.

A Yamaha sempre foi assim com motos de baixa cc. Dá pouca importância nesse ponto.

Não vou dizer que a Tenere seja ruim apenas por não ter freios que transmitem segurança, pelo contrário. Acho ela uma moto muito boa e resistente, porém necessita de pequenas melhoras pra se tornar excelente.

Se até sua concorrente XRE tem a versão com ABS! isso porque seus freios convencionais já são excelentes e dão conta do recado. Porque a Tenere não pode ter também?

Eu sou adepto a essa mudança e pagaria a mais por esse item. Pois somente eu sei o que passei com esse freio em situações de emergência em que precisei e vi o quão ele é ineficiente.
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
Nathanael
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 174
Registrado em: 17 Nov 2013, 17:49
Cidade onde mora: Divinopolis/MG

Re: ABS na Ténéré 250

Mensagem por Nathanael » 18 Abr 2014, 21:56

Cassio
eu nao discordo que a TE merece um ABS como opcional
mas nao acho correto oque muita gente diz sobre o freio dianteiro
borrachudo, parece que nao vai parar, fraco, nao freia e talz....
isso e um grande exagero, como eu disse, o freio dela e suficiente pra parar a moto com seguranca sem travamento acidental
abs seria bom? e claro!
o freio da moto e tao horroroso quanto dizem? Nao!

EduLoner
Novato-
Novato-
Mensagens: 14
Registrado em: 01 Mar 2014, 18:23
Cidade onde mora: Santo André / SP

Re: ABS na Ténéré 250

Mensagem por EduLoner » 18 Abr 2014, 22:22

Para meu uso e da forma de condução que tenho, eu utilizo muito o freio motor e o freio traseiro para ajudar a diminuir a velocidade, os freios da Tenere são suficientes para mim.

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: ABS na Ténéré 250

Mensagem por ivojoseaug » 19 Abr 2014, 13:20

Também julgo os freios da t250 adequados. em situações de pouca tração e alta adrenalina, freios sensíveis vão levar 90% dos motociclistas direto pro chão.

AG22
Participativo
Participativo
Mensagens: 422
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:51
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: ABS na Ténéré 250

Mensagem por AG22 » 19 Abr 2014, 13:32

Nunca usei um ABS, mas o freio da Té250 funcionou muito bem nas frenagens de emergência que precisei fazer.

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: ABS na Ténéré 250

Mensagem por filipedonato » 19 Abr 2014, 20:51

Eu também acho o freio bom! O ruim é a pastilha original que não é eficiente. Troquei a traseira por uma da Cobreq que é a paralela mais baratinha que tem ela é 2x melhor que a original.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: ABS na Ténéré 250

Mensagem por Radames Aragon » 19 Abr 2014, 20:59

Pessoal, a despeito da opinião individual, acho q desvirtuaram a idéia do autor original q é pedir ao menos uma versão especial com ABS, não estava aqui pra avaliar o freio atual.

O equipamento é uma coisa independente da qualidade do freio, e como tal acho q agregaria muito q houvesse essa opção.

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: ABS na Ténéré 250

Mensagem por cassioxtz » 22 Abr 2014, 20:29

Pessoal, blz!

Eu concordo com a opinião de vocês.
O que eu não concordo é que a Yamaha não olha muito e inova no mercado de media cc como é o caso das 250.

Essa moto tem uma mecânica excelente e pra ela matar a pau à concorrência, só faltaria uma lanterna traseira mais agradável tipo em LED e não usar a mesma da Lander e um freio melhor com opção de ABS que seja menos borrachudo, pois o problema desse freio está na construção da pinça. Eu nao preciso nem dizer sobre a eficiência dos freios da concorrência. Só na não entendo o porque a Yamaha não adota esse tipo de pinça. Pelo menos em sua linha 250cc. Se não exigirmos melhorias nas motos em que usamos, nunca chegaremos a te-las no mesmo nível dos outros países. Ou seja, continuaremos pagando caríssimo por resto e pouca tecnologia se comparado ao restante do mundo. Sempre faltou a marca apostar mais em nosso País, o que é uma pena! pois ela sabe que tem capacidade pra superar em todos os quesitos e eu sou um dos que sempre apostaram nisso.

Abs,
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Responder