Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
leonardo.leitao
Novato+
Novato+
Mensagens: 32
Registrado em: 15 Set 2013, 19:17
Cidade onde mora: Sorriso/MT
Localização: Sorriso/MT

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por leonardo.leitao » 02 Jan 2014, 05:36

Vendi minha última moto em 2007, uma saudosa Tornado 2005, que peguei 0 km e rodei 20.000 km, tendo percorrido todos os locais transitáveis do pantanal sul mato-grossense. Hoje sinto uma enorme vontade de pegar outra moto, especificamente uma Tézinha, para fazer viagens mais longas, aliás, viagens para distâncias limitadas apenas pela vontade. Apesar de gostar muito de moto e das várias possibilidades que ela nos dá, não tenho a mesma coragem de 2005. Depois que passei a trabalhar diretamente com o trânsito e as suas mazelas, o meu entusiasmo motociclístico foi embora devagarzinho. Este fórum tem me ajudado a recuperar a motivação para voltar a andar, digo, cruzar fronteiras sobre duas rodas. A cada postagem que vejo por aqui do pessoal indo pro Chile, Argentina, Uruguai, concluo que a vida é extremamente curta para deixarmos que os medos nos impeça de fazer as coisas que sonhamos. Em breve minhas fotos e relatos estarão por aqui. Grande abraço a todos e parabéns pelo excelente espaço, cujo nível é sempre elevadíssimo. Feliz 2014!!!
Yamaha/XTZ 250 Teneré 2013/2014
Honda/XR 250 Tornado 2005/2005
Honda/CG 150 Titan KS 2004/2004

edguaruja
Novato+
Novato+
Mensagens: 36
Registrado em: 24 Nov 2013, 16:08
Cidade onde mora: guaruja sp

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por edguaruja » 02 Jan 2014, 08:08

Já fiz varias viagens com motos de vários tamanhos e nunca tive problemas sérios.

A diferença é que nas motos pequenas você tem que se adaptar à moto, é preciso um pouco de paciência e rodar no rítimo dela; com motos maiores é você quem faz o rítimo.

Com motos pequenas é preciso sempre estar consciente de suas limitações, principalmente a falta de motor que te obriga às vezes até a andar no acostamento para sair da frente de caminhões e ponderar bem nas ultrapassagens. Outro fator a observar com motos pequenas é a autonomia que diminui bastante nas estradas, pois você é obrigado a manter o giro alto, aumentando o consumo, como acontece com nossas 250; nessa situação elas consomem mais que uma BMW 650.

Respeitando o limite da moto, das estradas e principalmente o seu próprio limite, você vai a qualquer lugar; portanto temos um ano inteiro para rodar, rodar, rodar........ a todos desejo boa viagem.

Obs. como não li o tópico todo, é possível que tenha escrito algo repetitivo, mesmo assim é bom sempre lembrarmos e respeitarmos nossos limites.

Abraços
Edgard

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por Radames Aragon » 02 Jan 2014, 09:16

Leonardo Leitao, q bom q vc está curtindo o fórum e fazendo vc perder o medo. Espero q vc possa aproveitar bem seu retorno às duas rodas, imagino q numa Tezinha, certo?

Edgard, isso td q vc falou é vdd, mas pelo menos a Tezinha deixa a gente manter os 100-110km/h sem tanto desgaste qto as menores :thumbup:

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por oscarmaxi » 02 Jan 2014, 11:29

Leonardo,

Cada um tem sua motivação pessoal para curtit a moto, além daquela motivação comum a todos, como sensação de liberdade. Eu voltei a andar de moto porque estava me sentindo meio bundão depois de ter completado 50 anos. Parece que tudo passa a ser perigoso, arriscado, e a gente vai se recolhendo, deixando de aproveitar algumas das coisas boas da vida... E numa dessas, nos expomos a ter um ridículo AVC sentado no sofá da sala... Outra motivação pessoal para mim foi a possibilidade de um certo isolamento dos tantos problemas em que nos envolvemos em nossa vida diária. Quando estou sobre a moto, sozinho, em uma estrada, a atenção ao trânsito, a vista das paisagens ao longe, o sol, o vento, parece que me colocam em contato comigo mesmo de novo e me dão uma perspectiva mais integrada ao mundo...
Mas é claro que tudo isso deve ser vivido com um mínimo de segurança e planejamento. Assim, para essa finalidade, não tenho do que reclamar da tenerezinha. Seu motorzinho é muito confiável, sua autonomia, se nâo houver exageros, é muito boa, é uma moto leve e tem uma boa posição para as costas, evitando dores... Eu gosto de sair sozinho, mas quem não gosta deve pedir a algum colega que vá acompanhá-lo e que tenha moto maior, que respeite o limite da tenerezinha. Pelo menos para mim é mais prazeroso viajar a 90, 100, sozinho, na boa, do que tentar acompanhar um amigo em moto maior a 110, 120, 130.
Então, fica aqui minha impressão sobre o assunto. O medo deve servir apenas para evitarmos ir além dos limites, não para abrirmos mão daquilo que gostamos, que nos dá alguma alegria e prazer em sentirmos a vida. Continue avaliando a sua coveniência pessoal em voltar a subir numa moto. Se concluir que vale a pena, boa sorte, bons passeios, boa diversão.

Avatar do usuário
leonardo.leitao
Novato+
Novato+
Mensagens: 32
Registrado em: 15 Set 2013, 19:17
Cidade onde mora: Sorriso/MT
Localização: Sorriso/MT

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por leonardo.leitao » 02 Jan 2014, 13:57

Companheiros de fórum,

Fiquei deveras contente com as palavras de motivação dos Senhores.

Em breve estarei nos encontros nacionais (fiquei transbordando de vontade de ir a Ibitipoca). Outro fator que tem me obrigado a adiar a aquisição da Té é a minha sonhada remoção para algum lugar perto do mar, que se Deus quiser sairá depois da Copa do Mundo.

Abraços!!!!
Yamaha/XTZ 250 Teneré 2013/2014
Honda/XR 250 Tornado 2005/2005
Honda/CG 150 Titan KS 2004/2004

hodnalro
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por hodnalro » 03 Jan 2014, 18:28

Estou terminando os preparativos para minha grande viagem com a minha TÉNÉRÉ. Resolvi postar algumas fotos de como coloquei o afastador de alforge com o meu bagageiro. O único detalhe foi que o parafuso original ficou "curto" para alcançar a rosca depois que coloquei o afastador de alforge. Fui em uma loja especializada em parafusos e comprei um um pouco maior (original 6,5cm; atual: 8,0cm).
Imagem
TROQUEI O BAÚ 33 POR UM DE 45 LITROS DA GIVI
Imagem
ESTE PARAFUSO CONSEGUIU PRENDER NORMALMENTE
Imagem
ESTE FOI O QUE EU TIVE QUE COMPRAR MAIOR (8 cm)
Imagem
Postei com o intuito de ajudar alguém que tenha a mesma combinação de BAGAGEIRO + AFASTADOR DE ALFORGE. Espero ter ajudado.

Avatar do usuário
Graciano
Usuário
Usuário
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Set 2012, 16:55
Cidade onde mora: SÃO PAULO - SP
Localização: SÃO PAULO

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por Graciano » 03 Jan 2014, 18:59

Boa Tarde Senhores, lendo o tópico, acho que não restam dúvidas, que é sim, possível fazer longas viagens com as nossas saudosas Motocicletas, no meu caso, a minha conta com um longo histórico de viagens curta, médias e longas.
Tenho certeza que ela é hoje a responsável por me conceder muitas alegrias em qualquer tipo de viagem que eu imagine fazer.
A minha próxima e já agendada viagem será para o URUGUAI, saindo de São Paulo em maio próximo, estou a todo vapor nos preparativos.

Imagem
Graciano
TÉNÉRÉ 250 - Blue "Jad"
XRE 300 - "Black"
Scooteiro - Lead 110 "Gray"

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por ivnn » 06 Jan 2014, 15:09

com esse povo atravessando o Brasil ou indo para o Chile com as Tes, não posso chamar meu passeio de "longa viagem".

Mas foi bem legal. Terça à noite fomos, eu na Te e a esposa na Lander dela, de SP até Ourinhos. Na manhã seguinte continuamos até Foz do Iguaçu.

Na volta, saimos de Foz no meio da tarde de sábado para chegar anoitecendo em Maringá. Pousamos lá, e domingo terminanos Maringá - SP (700km) só parando para abastecer e descansar um pouco, a cada 150km.

No total, deu um pouco mais de 2000km. As motos fizeram fácil.

Avatar do usuário
leonardo.leitao
Novato+
Novato+
Mensagens: 32
Registrado em: 15 Set 2013, 19:17
Cidade onde mora: Sorriso/MT
Localização: Sorriso/MT

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por leonardo.leitao » 16 Jan 2014, 02:46

Aos amigos que me deram uma palavra de motivação deixo meus sinceros agradecimentos. Hoje me encorajei e finalmente comprei a minha Tézinha negona, que sairá da loja nas próximas horas. Espero a partir de agora poder contribuir com as discussões aqui no site, e ainda, relatar muitas, mas muitas viagens pelo Brasil inteiro afora.
Yamaha/XTZ 250 Teneré 2013/2014
Honda/XR 250 Tornado 2005/2005
Honda/CG 150 Titan KS 2004/2004

plegolas
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 249
Registrado em: 18 Fev 2013, 23:18
Cidade onde mora: Goiânia/GO

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por plegolas » 17 Jan 2014, 01:53

Aeee seja bem vindo ao grupo, agora sobre rodas hehehe

Nao vais te arrepender!

Enviado usando Tapatalk
Não sou mais o membro TNC mais ao sul do Brasil... :/

Responder