Super Tenere XTZ 750 ou TDM 850?

FelipeAugusto
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Set 2021, 20:28
Cidade onde mora: Campinas/UF

Super Tenere XTZ 750 ou TDM 850?

Mensagem por FelipeAugusto » 17 Set 2021, 21:25

Boa tarde pessoal!
Embora seja novo aqui neste fórum, já acompanho há muuuuuito tempo e já consultei muuuito também, desde os tempos da minha saudosa XT 600, e por isso dou valor às informações que são trocadas pela galera!
É o seguinte: estou numa dúvida cruel entre comprar uma Super Tenere 750 ou uma TDM 850. Ambas são encontradas para venda em valores muito parecidos, e também têm suas semelhanças (consumo próximo, motorização próxima, robustez e confiabilidade) , diferenças (roda dianteira, curso de suspensão, altura do assento, altura dos escapes) e particularidades.
Ocorre que depois de virar o Google do avesso, não consegui encontrar nenhum comparativo entre essas duas motos fantásticas!
Por isso queria muito ouvir a opinião dos amigos que já tiveram essas motos e têm experiência e propriedade para falar.
Só pra dar o pontapé:
1- A XTZ 750 tem o conhecido problema crônico de trinca do chassi (que pode ser prevenido sempre mantendo o aperto dos parafusos que prendem o motor ao quadro) e pede constante atenção aos componentes internos do bura, inclusive com substituição periódica. Por outro lado, no mais é uma máquina de guerra. A TDM 850 já não sei elencar os pontos fracos. Fato é que ambas podem apresentar dificuldades de encontrar peças específicas se necessário, e que apesar da estrutura robusta, se precisar trocar carenagens (uma queda por exemplo), prepara a facada... Há muita diferença na manutenção, desgaste, custo das peças e dificuldades para encontrar alguns componentes?
2- Ambas têm excelente desempenho de motor. A TDM naturalmente tem maior vocação ON, e a Super nasceu no OFF. A SUPER vai super bem na estrada, mas encara um trecho diário de 800 a 1000 km com a mesma desenvoltura da TDM?. E a TDM, deixa muito a desejar no OFF em relação à Super? (claro que não estou falando de atravessar atoleiro de barro, mas em muita viagem não é difícil ter de encarar umas estradas de terra, areia fofa, chão enlameado... Pensa uma viagem de ida e volta de São Paulo ao Jalapao com trechos nas ruas de pedra das cidades históricas de Minas)
3- o que mais os amigos podem falar de comparativo entre ambas?
Espero que minhas dúvidas possam auxiliar outros companheiros de estrada (de terra e de asfalto) biker

Responder