BOTAS PARA MOTOCICLISTAS

Aqui ficarão as informações sobre os equipamentos de proteção que todo motociclista deve utilizar, por amor à sua vida e integridade física.
Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

BOTAS PARA MOTOCICLISTAS

Mensagem por Helano » 15 Jan 2011, 20:12

BOTAS

Este é um equipamento de proteção que é praticamente ignorado por 99% dos motociclistas que conheço. Infelizmente, a imensa maioria deles acredita que um calçado qualquer já é suficiente para se conduzir uma moto, o que é um absurdo enorme. Gostaria de lembrar que os nossos pés são os membros responsáveis por nosso contato direto com o solo e, portanto, essenciais para nosso equilíbrio, sustentação, locomoção e também necessários para atividades como dirigir ou pilotar uma motocicleta.

Nesta figura abaixo, já dá para ter uma leve noção da quantidade de ossos e de articulações existentes nos pés. Não sou médico, mas tive a curiosidade de utilizar o "santo google" para verificar que são apenas 26 ossos. Considerando-se que qualquer pequena moto pesa no mínimo 100kg, acho que já dá para entender que qualquer tombo, mesmo a uma pequena velocidade, já vai ser suficiente para fazer um bom estrago nesses pequenos ossos e articulações.
Imagem
Então, meus amigos, uma forma de evitar ou pelo menos amenizar possíveis lesões que venhamos a sofrer em caso de acidentes, é utilizar botas. Sobre elas, nem vou me atrever a tentar descrever todos os tipos e modelos existentes, pois a variedade é realmente imensa. Existem diversos estilos, cores, materiais, etc. O cuidado que eu gostaria de chamar atenção é que existem botas ESPECÍFICAS PARA MOTOCICLISTAS, e estas é que vocês devem adquirir, pois elas têm reforços nos pontos mais sensíveis, onde normalmente se machuca em caso de acidente, além de terem reforços nas partes de atrito com os pedais de freio e de câmbio, o que as faz durarem bem mais que um outro calçado que não foi feito com esta finalidade. A maioria delas tem também os frisos refletivos, que fazem com que você seja mais visto pelos outros veículos à noite.

Um outro ponto importante é que já existem botas que são feitas com material resistente à água ou até mesmo impermeável, o que é muito bem-vindo nos dias de chuva. Eu, por exemplo, utilizo uma destas (parecida com a foto abaixo), que apesar de não terem um dos melhores visuais, pelo menos oferecem um excelente conforto, não molham os pés e ainda têm um custo bem razoável para a proteção que oferecem. Assim como a variedade de modelos, os preços das botas também oscilam muito. As mais simples custam em torno de R$ 250,00, mas há botas que chegam a custar quase R$ 2.000,00. As similares a estas da foto, impermeáveis, estão em torno de R$ 300,00, o que eu acho bem razoável, considerando que duram muito.
Imagem
Abraço, :wave:

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

juniorcb
Visitante
Visitante

Re: BOTAS

Mensagem por juniorcb » 16 Jan 2011, 19:16

muito importante mesmo ! já vi aqui um acidente uma menina tava com o pai de moto! eles bateram em um Onibus ela cortou o pé chegando a ver o osso!

Perdomo
Visitante
Visitante

Re: BOTAS

Mensagem por Perdomo » 25 Jan 2011, 17:29

BoM, vou fazer um relato de como é importante o uso de botas.
Eu e minha esposa estavamos na casa de um amigo, na época eu tinha uma sahara 97, e, já de madrugada, resolvemos ir embora. O local, apesar de ser um conjunto residencial de classe A, não é bem sinalizado e eu havia ido lá uma ou duas vezes e durante o dia.
Na saída às 2h da manhã, erramos o caminho e fui fazer o retorno, ao iniciá-lo a roda dianteira torceu, havia caido numa vala e eu não vi, e nós simplesmente tombamos. A moto desceu tranquila, eu segurando o que deu, mas ela acabou no chão. Perguntei para a Ana, minha esposa, tudo bem e ela riu, tudo ótimo. Neste momento eu fui tirá-la da moto e, ao mesmo tempo, ela tentou sair sozinha e usou de apoio a roda traseira. Para azar dela, nesta dia ela estava com um sapato muito frágil e molenga e eu na ãncia de ajudá-la não cortei a corrente e a moto estava engatada. Resultado, 28 pontos no tornozelo, tendão de aquile à mostra, artéria quase rompida. Foi ao hospital e o procedimento foi mal feito e ela teve princípio de grangrena.
Foi um tombo com a moto parada e ela quase morreu, pois se tivesse rompido a artéria não dava tempo para levá-la ao hospital.
Hoje está tudo bem, ficou uma baita cicatriz, mas o pé está perfeito.
Foi a única vez que ela andou de moto sem bota.

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO IMPORTANTÍSSIMO!!!!! NUNCA...NUNCA...NUNCA DEVEMOS ANDAR DE MOTO SEM BOTAS. EU NÃO ANDO :thumbdown:

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: BOTAS

Mensagem por Helano » 25 Jan 2011, 18:21

depois dessa não precisa dizer mais nada né? passa a régua e fecha a conta :lol: :lol:

só escolher a bota agora e usar sempre...
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: BOTAS

Mensagem por Kakko » 22 Fev 2011, 12:45

Olá pessoal...

Semprei usei botas, principalmente em viagens, pois as vezes no dia dia andando proximo de casa acabamos por deixar de lado.

Acabei de comprar um par dessa bota, segundo inf. impermeável....vamos ver.

[img]http://www.monstermoto.com.br/bota-exus ... f.html[img][/img] [/img]
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: BOTAS

Mensagem por Hugo Falcão » 22 Fev 2011, 13:50

As botas que o Kakko tentou colocar aqui acima...

Imagem Imagem

Eu tenho uma da Bull Terrier, também impermeável!
Muito boa, mas acho que tem o cano meio curto!

Essa aí está num tamanho muito bom, Kakko!

Abraço!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: BOTAS

Mensagem por Kakko » 23 Fev 2011, 12:47

Falcão...é essa mesmo...grato por acertar a imagem...eu não consegui colocar....foi apenas o link

Bem, peguei uma chuva leve durante 20 minutos e não entrou água :) vamos ver dqui pra frente
Essa ficou em 350 pratas...a Bullterrier cano do mesmo tamanho ficava em 240 $$ , porém era mais desconfortável e o cara não garantiu a empermeabilidade.......apenas um pouco resistente.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: BOTAS

Mensagem por Hugo Falcão » 23 Fev 2011, 15:53

Kakko, essa sua é melhor mesmo que a que tenho da Bull Terrier!
O chato da minha é que, ao pegar uma chuva, se a calça de subir um pouco deixa o cano da bota de fora, possibilitando a entrada de água! :(

Vou ver se comrpo uma dessa sua!
Gostei!

Abraço!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: BOTAS

Mensagem por Kakko » 25 Fev 2011, 08:27

Pessoal.....a bota está passando no teste :thumbup:

Ontem peguei mais chuva....uns 15 minutos de chuva forte.

Não entrou água !!

Vamos ver após algum tempo de uso. Acho que depois que as costuras começarem a afrouxar

deverá diminuir a impermeabilidade.

Mas por enquanto está aprovada
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
PedroPersonal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 300
Registrado em: 25 Jan 2011, 08:39
Cidade onde mora: Muriaé - MG
Localização: Muriaé - MG

Re: BOTAS

Mensagem por PedroPersonal » 25 Fev 2011, 09:04

Bacana Kakko,

Por favor vá nos relatando o comportamento da bota, assim podemos ter refência na hora de comprar.

Obrigado

Responder