Acionar portão da garagem com o farol da moto
Enviado: 18 Jun 2011, 18:40
Oi pessoal, vou mostrar um passo-a-passo de como abrir/fechar o portão da garagem usando o farol da moto. A idéia é *muito* útil e *muito* simples, não sei como não me ocorreu isso antes, haja visto que estou sempre esquecendo meu controle em casa, ele fica sem pilha, etc.
ATENÇÃO: Este sistema NÃO é indicado para motos que possuem alarme antifurto!!!
Eu descobri de um jeito não muito legal que quando estamos na estrada, com o farol alto ligado, o controle do portão interfere com o sensor de presença do meu alarme POSITRON DUO-BLOCK, fazendo com que o alarme da moto pense que o controle do alarme não está próximo, daí o alarme começa a tocar, mesmo você estando na moto. Se você tem alarme, eu sugiro comprar uma solução já pronta que não deixe o controle do portão ligado o tempo todo quando o farol alto estiver ligado, ou ainda adaptar um botão no guidão só para acionar o controle do portão
A idéia não foi minha, vi um tutorial no forum dos highlanders (que por sua fez foi copiado do forum fazeronline), achei muito bom e resolvi arregaçar as mangas e colocar a coisa em prática. Resolvi documentar a coisa toda de uma forma simples para que qualquer um possa repetir. Realmente não tem mistério.
Só pra constar: eu só estou relatando algo que eu fiz com a minha moto e deu tudo certo. Não posso dar nenhuma garantia que tudo vai correr bem com sua moto. Lembre-se que bem ou mal vc está pendurando uma coisa no sistema elétrico, se vc estiver preocupado com a garantia de fábrica, ou ainda se sentir inseguro em realizar a operação, não faça nada e consulte um eletricista de confiança. Como não estamos cortando nenhum fio do sistema elétrico da moto, é tranquilo de remover o sistema caso queira deixar a moto na revisão na CC.
Vamos começar pelo esquema elétrico. O controle será ligado em paralelo com o farol alto. O fato de na Te250 o farol alto ser diferente do baixo simplifica um pouco as coisas. É só ligar tudo no conector do farol *esquerdo*. Quando quisermos abrir o portão, basta acionar o lampejador que o controle fica energizado e emite o sinal para o motor do portão. Para isso funcionar direito, é necessário dar um curto no botão pra ele sempre ficar "pressionado", elétricamente falando. Esta ligação não afeta em nada a moto nem o farol, tranquilidade e conveniência máximas.
O que vamos precisar:
- controle remoto com alimentação em corrente contínua, 12v
- 2 pedaços de fio de uns 15cm cada, preferencialmente um cinza/preto (negativo) e um vermelho (positivo). Pode ser um fio fino, pois a corrente é bem baixa. Nada de fio de chuveiro elétrico!
- 1 pequeno pedaço de fio para fazer o curto no botão
- ferro de solda
- solda
- enforca-gatos para prender o controle na moto
- alicate de corte para desencapar os fios
- fita isolante
- filme de PVC
- plástico bolha
Passo 1: desmonte o controle remoto, você só vai precisar do miolo dele. O seu controle não necessariamente é igual ao que eu usei, mas os elementos básicos devem estar aí (botão de acionamento e suporte pra pilha). Se seu controle não for de 12v, esquece
Passo 2: Devemos dar um curto no botão para ele ficar ligado direto. É bem simples, do lado oposto ao botão devem ter as pernas do botão soldadas. Pra saber qual pernas soldar, pegue o fio pequeno que fará o curto e encoste nas penas que vc acha que são as do botão, fazendo o curto. O led do controle deverá acender se as pernas estiverem corretas. Basta então soldar o fiozinho conforme a figura mostra.
Passo 3: Botão soldado, teste se está tudo OK, coloque pilha no controle e verifique que o led fica aceso direto, sem precisar apertar o botão.
Passo 4: Agora temos que soldar os fios maiores no conector da bateria. IMPORTANTE: fio vermelho vai no positivo, fio preto vai no negativo. Se inverter isso ai, a coisa não vai funcionar e vc vai ter que desfazer tudo para resolver! Depois de soldado, dê uma testada com a pilha pra ver se o controle ainda liga.
Passo 5: Enrole o controle com plástico bolha do jeito que é mostrado na foto. Isso dá uma certa proteção contra as trepidações da moto. Depois enrole tudo com filme PVC para deixar a coisa meio resistente à água (deve proteger contra chuva, não contra uma mangueira apontada pro controle!!). Por fim enrole tudo com fita isolante pra ficar tudo preto e assim não ficar tão aparente quando colocado na moto.
Passo 6: É bom dar uma checada com um multimetro se a corrente tá baixa. No meu caso tá puxando 6,69mA, a bateria não vai nem sentir. Lembre-se que para medir corrente o multimetro tem que ficar em série, entre a pilha e o controle.
Passo 7: Agora vamos à moto. Retire o plugue do farol ESQUERDO e abra o conector soltando as laterais e o meio, conforme indicado na foto.
Passo 8: Coloque o controle na moto. Veja que há um buraco na "aranha" logo embaixo do painel. Meu controle coube perfeitamente aí, tomara que o seu caiba :) Os fios devem sair pelo lado esquerdo pra ficarem perto do conector do farol.
Passo 9: Agora ligue os fios do controle com os fios do farol. Muito cuidado para não inverter as ligações e, principalmente, CUIDADO PARA NÃO DAR CURTO NO SISTEMA!!. Dentro do conector o fio positivo nunca deve escostar no negativo, caso contrário vc vai dar um curto na bateria e aí reze pro fusível segurar a onda. Se não segurar, a bateria pega fogo. E pior: a bateria fica embaixo do assento, ou seja embaixo dos seus bagos! O espaço é bem pequeno, certifique-se que não haja possibilidade de dar curto. Isole muito bem os dois lados com fita isolante.
Passo 10: Feche o conector, conecte no farol e dê uma isolada nos fios que ficaram expostos (coisa que a Yamaha não fez nos fios do farol ehehe)
Passo 11: Prenda bem o controle na aranha usando os enforca-gatos. O controle não deve poder se mexer.
Resultado:
A moto ganhou o poder de abre-te sésamo :) Repare que sempre que o farol alto estiver ligado o controle estará energizado. Isso não vem a ser um problema quando você está longe do seu portão (ou longe de um portão com a mesma freqüência do seu portão). Como o consumo de corrente é baixo e o controle praticamente não esquenta (80mW), é tranquilo de ficar de farol alto na estrada, nada vai queimar, ou derreter por estar tanto tempo ligado.
Bom, é isso, isso tudo foi muito útil pra mim e espero que seja útil para outras pessoas.
Abraços,
Rodolfo Lima
ATENÇÃO: Este sistema NÃO é indicado para motos que possuem alarme antifurto!!!
Eu descobri de um jeito não muito legal que quando estamos na estrada, com o farol alto ligado, o controle do portão interfere com o sensor de presença do meu alarme POSITRON DUO-BLOCK, fazendo com que o alarme da moto pense que o controle do alarme não está próximo, daí o alarme começa a tocar, mesmo você estando na moto. Se você tem alarme, eu sugiro comprar uma solução já pronta que não deixe o controle do portão ligado o tempo todo quando o farol alto estiver ligado, ou ainda adaptar um botão no guidão só para acionar o controle do portão
A idéia não foi minha, vi um tutorial no forum dos highlanders (que por sua fez foi copiado do forum fazeronline), achei muito bom e resolvi arregaçar as mangas e colocar a coisa em prática. Resolvi documentar a coisa toda de uma forma simples para que qualquer um possa repetir. Realmente não tem mistério.
Só pra constar: eu só estou relatando algo que eu fiz com a minha moto e deu tudo certo. Não posso dar nenhuma garantia que tudo vai correr bem com sua moto. Lembre-se que bem ou mal vc está pendurando uma coisa no sistema elétrico, se vc estiver preocupado com a garantia de fábrica, ou ainda se sentir inseguro em realizar a operação, não faça nada e consulte um eletricista de confiança. Como não estamos cortando nenhum fio do sistema elétrico da moto, é tranquilo de remover o sistema caso queira deixar a moto na revisão na CC.
Vamos começar pelo esquema elétrico. O controle será ligado em paralelo com o farol alto. O fato de na Te250 o farol alto ser diferente do baixo simplifica um pouco as coisas. É só ligar tudo no conector do farol *esquerdo*. Quando quisermos abrir o portão, basta acionar o lampejador que o controle fica energizado e emite o sinal para o motor do portão. Para isso funcionar direito, é necessário dar um curto no botão pra ele sempre ficar "pressionado", elétricamente falando. Esta ligação não afeta em nada a moto nem o farol, tranquilidade e conveniência máximas.
O que vamos precisar:
- controle remoto com alimentação em corrente contínua, 12v
- 2 pedaços de fio de uns 15cm cada, preferencialmente um cinza/preto (negativo) e um vermelho (positivo). Pode ser um fio fino, pois a corrente é bem baixa. Nada de fio de chuveiro elétrico!
- 1 pequeno pedaço de fio para fazer o curto no botão
- ferro de solda
- solda
- enforca-gatos para prender o controle na moto
- alicate de corte para desencapar os fios
- fita isolante
- filme de PVC
- plástico bolha
Passo 1: desmonte o controle remoto, você só vai precisar do miolo dele. O seu controle não necessariamente é igual ao que eu usei, mas os elementos básicos devem estar aí (botão de acionamento e suporte pra pilha). Se seu controle não for de 12v, esquece
Passo 2: Devemos dar um curto no botão para ele ficar ligado direto. É bem simples, do lado oposto ao botão devem ter as pernas do botão soldadas. Pra saber qual pernas soldar, pegue o fio pequeno que fará o curto e encoste nas penas que vc acha que são as do botão, fazendo o curto. O led do controle deverá acender se as pernas estiverem corretas. Basta então soldar o fiozinho conforme a figura mostra.
Passo 3: Botão soldado, teste se está tudo OK, coloque pilha no controle e verifique que o led fica aceso direto, sem precisar apertar o botão.
Passo 4: Agora temos que soldar os fios maiores no conector da bateria. IMPORTANTE: fio vermelho vai no positivo, fio preto vai no negativo. Se inverter isso ai, a coisa não vai funcionar e vc vai ter que desfazer tudo para resolver! Depois de soldado, dê uma testada com a pilha pra ver se o controle ainda liga.
Passo 5: Enrole o controle com plástico bolha do jeito que é mostrado na foto. Isso dá uma certa proteção contra as trepidações da moto. Depois enrole tudo com filme PVC para deixar a coisa meio resistente à água (deve proteger contra chuva, não contra uma mangueira apontada pro controle!!). Por fim enrole tudo com fita isolante pra ficar tudo preto e assim não ficar tão aparente quando colocado na moto.
Passo 6: É bom dar uma checada com um multimetro se a corrente tá baixa. No meu caso tá puxando 6,69mA, a bateria não vai nem sentir. Lembre-se que para medir corrente o multimetro tem que ficar em série, entre a pilha e o controle.
Passo 7: Agora vamos à moto. Retire o plugue do farol ESQUERDO e abra o conector soltando as laterais e o meio, conforme indicado na foto.
Passo 8: Coloque o controle na moto. Veja que há um buraco na "aranha" logo embaixo do painel. Meu controle coube perfeitamente aí, tomara que o seu caiba :) Os fios devem sair pelo lado esquerdo pra ficarem perto do conector do farol.
Passo 9: Agora ligue os fios do controle com os fios do farol. Muito cuidado para não inverter as ligações e, principalmente, CUIDADO PARA NÃO DAR CURTO NO SISTEMA!!. Dentro do conector o fio positivo nunca deve escostar no negativo, caso contrário vc vai dar um curto na bateria e aí reze pro fusível segurar a onda. Se não segurar, a bateria pega fogo. E pior: a bateria fica embaixo do assento, ou seja embaixo dos seus bagos! O espaço é bem pequeno, certifique-se que não haja possibilidade de dar curto. Isole muito bem os dois lados com fita isolante.
Passo 10: Feche o conector, conecte no farol e dê uma isolada nos fios que ficaram expostos (coisa que a Yamaha não fez nos fios do farol ehehe)
Passo 11: Prenda bem o controle na aranha usando os enforca-gatos. O controle não deve poder se mexer.
Resultado:
A moto ganhou o poder de abre-te sésamo :) Repare que sempre que o farol alto estiver ligado o controle estará energizado. Isso não vem a ser um problema quando você está longe do seu portão (ou longe de um portão com a mesma freqüência do seu portão). Como o consumo de corrente é baixo e o controle praticamente não esquenta (80mW), é tranquilo de ficar de farol alto na estrada, nada vai queimar, ou derreter por estar tanto tempo ligado.
Bom, é isso, isso tudo foi muito útil pra mim e espero que seja útil para outras pessoas.
Abraços,
Rodolfo Lima