Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
aviaum
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 16 Jan 2016, 22:54
Cidade onde mora: Sp/Sp

Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa

Mensagem por aviaum » 16 Jan 2016, 23:17

Pode regular sozinho sem problemas, na minha Teneré 2016 fiz em menos de 5 minutos, e na minha ja veio a chave junto com o kit de ferramentas. No kit vem um tubo com uma extremidade achatada, deve só encaixar ele na chave para ficar maior e fazer menos força. Na minha não precisei tirar nenhuma peça, foi encaixar a chave na ranhura e girar.

Avatar do usuário
alvamont
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 21 Abr 2015, 21:40
Cidade onde mora: Lavras/MG

Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa

Mensagem por alvamont » 06 Fev 2016, 14:00

Não é so girar a mola? precisa mexer na tal contra porca?, no manual nao fala nada dela, vou conferir nele novamente
Ryan Alvarenga -- PrOokas
Tenere 250 12/13 Azul
Fazer 250 12/13 Preta
Yes 125 Preta

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa

Mensagem por RAlves » 08 Fev 2016, 08:22

Girar só a mola não vai mexer a porca.

Se não soltar a contra porca não vai mexer a regulagem, ela serve pra travar a altura.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

jonatas_os
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 17 Out 2015, 14:30
Cidade onde mora: Porto Velho/RO

Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa

Mensagem por jonatas_os » 01 Mar 2016, 23:29

Segui o manual, só usei a ferramenta que vem com a moto e uma pequena barra que também vem junto. encaixei, girei, e pronto.

O detalhe é que a peça parece feita para girar só em um sentido, anti-horário, apertando a mola. Aí se quiser folgar, é só girar até o fim, que depois do último dente, ele cai de novo no primeiro.

As peças estando limpas, achei bem fácil.

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa

Mensagem por RAlves » 02 Mar 2016, 11:07

jonatas_os escreveu:Segui o manual, só usei a ferramenta que vem com a moto e uma pequena barra que também vem junto. encaixei, girei, e pronto.

O detalhe é que a peça parece feita para girar só em um sentido, anti-horário, apertando a mola. Aí se quiser folgar, é só girar até o fim, que depois do último dente, ele cai de novo no primeiro.

As peças estando limpas, achei bem fácil.
Isso é nas novas, até 2015 era diferente.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Felipe_Pinto
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Set 2016, 09:53
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa

Mensagem por Felipe_Pinto » 30 Out 2016, 13:18

RAlves escreveu:
jonatas_os escreveu:Segui o manual, só usei a ferramenta que vem com a moto e uma pequena barra que também vem junto. encaixei, girei, e pronto.

O detalhe é que a peça parece feita para girar só em um sentido, anti-horário, apertando a mola. Aí se quiser folgar, é só girar até o fim, que depois do último dente, ele cai de novo no primeiro.

As peças estando limpas, achei bem fácil.
Isso é nas novas, até 2015 era diferente.

Realmente já apertei e afrouxei o ajuste da pré-carga da mola umas 3x na minha modelo 2016 que já vem com a ferramenta no kit e não levei mais do que 5 min para fazê-lo sem nem retirar a borracha de proteção de sujeira. No nosso modelo não existe a contraporca. Quanto a girar somente em um sentido, não aconselho. Girando no sentido horário você realmente encontrará maiores dificuldades porque você estará "escalando" os dentes; mas é a orientação do manual e o segui em todas as vezes.

Abraços,
Felipe - T250 16/16 (Marrom)

claudiorsp
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 152
Registrado em: 15 Jun 2016, 14:49
Cidade onde mora: Goiânia/GO
Localização: Goiânia-GO

Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa

Mensagem por claudiorsp » 03 Nov 2016, 22:21

Hoje aconteceu uma coisa comigo que talvez interesse alguns dos senhores :thumbup:

Deixei a Ténéré para uma revisão geral. Os caras mudaram o lado de uma peça que conecta o amortecedor, a balança e aquele link da balança. Isso levantou a traseira dela consideravelmente. Eu percebi na hora que peguei a moto que estava muito mais alta, então logo verificaram que tinham colocado a peça na posição errada. Eu acho que inverter a posição dessa peça não prejudica a mecânica da moto, mas ainda não sei dizer se gostei ou não, vou andar assim mais um pouco. Imagino que deve afetar a dirigibilidade dela nas curvas. Eu sou leve, andando só não abaixa muito a suspensão, mas alguns podem gostar.
Eles disseram que se eu quiser eles voltam ao normal rapidão, pois a peça é de fácil acesso e nem precisa mexer na balança.

No catálogo de peças, o nome é BRAÇO CONECTOR TRASEIRO, Código 4B4-F217A-00. Pelo que eu vi é fácil de mexer.
Claudio Regis

_________________
Tenere 2013
Verys 2011
Tenere 2011
CB 300R 2009
Bros 2006

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa

Mensagem por Radames Aragon » 04 Nov 2016, 09:36

Sim, essa inversão já é conhecida. Embora ela "alonga" a suspensão deixando aparentemente mais macia, a traseira fica alta demais no repouso e pode alguma hora tombar sobre o pezinho se estiver em terreno irregular. Também deixa um pouco mais instável andando sobre terreno irregular - eu experimentei o efeito certa vez pelo mesmo erro do mecânico.

claudiorsp
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 152
Registrado em: 15 Jun 2016, 14:49
Cidade onde mora: Goiânia/GO
Localização: Goiânia-GO

Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa

Mensagem por claudiorsp » 07 Nov 2016, 10:15

Eu não gostei do resultado, andei 2 dias com a moto assim e voltei na oficina para consertarem. Eu sou leve (70kg) e ando sempre sozinho, então a moto não abaixa a traseira. Na verdade eu senti até que ela jogou meu corpo para frente colocando carga sobre meus braços, o que cansava um pouco.
Mas eu acho que uma pessoa mais pesada (100kg +/-) ou que ande muito com garupa vai gostar dessa modificação.
Claudio Regis

_________________
Tenere 2013
Verys 2011
Tenere 2011
CB 300R 2009
Bros 2006

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa

Mensagem por RAlves » 05 Jan 2017, 10:26

claudiorsp escreveu:Eu não gostei do resultado, andei 2 dias com a moto assim e voltei na oficina para consertarem. Eu sou leve (70kg) e ando sempre sozinho, então a moto não abaixa a traseira. Na verdade eu senti até que ela jogou meu corpo para frente colocando carga sobre meus braços, o que cansava um pouco.
Mas eu acho que uma pessoa mais pesada (100kg +/-) ou que ande muito com garupa vai gostar dessa modificação.

Não fica bom pois a suspensão fica MUITO macia, a ponto de dar fim de curso em qualquer lombada.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Responder