COMO LIMPAR O FILTRO DE AR
Segue aí um passo a passo, para você fazer a manutenção do filtro de ar da motoca. Neste caso foi o da Ténéré 250, mas imagino que em outras motos não seja muito diferente. Pretendo fazer este serviço a cada 2500km, que é a quilometragem que a minha Terezinha está agora.
Material necessário:
- flanela
- detergente neutro de boa qualidade
- um pouco de óleo de motor (yamalube) novo
- uma chave philips grande
- uma chave allen (a do kit da moto serve perfeitamente) Primeira coisa a se fazer é tirar a tampa lateral do lado direito da moto, utilizando a chave allen. Depois de soltar o parafuso, tire ela com cuidado, pois tem mais duas presilhas, daquelas de borracha.
Depois você vai retirar os quatro parafusos da tampa da caixa de ar com a chave philips Feito isso é só puxar o filtro de ar através do suporte plástico onde ele fica. Tire devagar e com cuidado para não estragar o filtro, pois ele é feito de uma espuma meio delicada. Olha o estado que o meu já estava com apenas 2500km. Limpinho hein? Olha aí o filtro antes da limpeza Caixa de ar sem o filtro. Importante: não ligue a moto de jeito nenhum sem o filtro, ok?
Agora você vai colocar o filtro debaixo de muita água, tacar detergente neutro nele e ir esfregando levemente com a ponta dos dedos até fazer muita espuma, dos dois lados. Enxague e repita o processo. Um detalhe importante, NÃO TORÇA O FILTRO, apenas vá apertando-o levemente. Repita isto várias vezes até ele ficar bem limpo e enxague até não ficar mais nenhuma espuma e detergente.
Coloque o filtro para secar em um local limpo e na sombra.
Olha aí como ele ficou depois de limpo. Depois que o filtro estiver totalmente seco, você vai agora umedecer ele com o Yamalube. Eu disse UMEDECER eu não disse encharcar, ok? Basta um leve filete de óleo em toda a superfície do filtro, dos dois lados, depois você espalha com os dedos, deixando todo o filtro úmido. Ao final esprema levemente para tirar o excesso de óleo.
Monte-o novamente no suporte plástico, prestando atenção na posição, no lado e prendendo ele na travinha plástica. Se não lembrar, é só olhar as fotinhas aí em cima que dá pra saber a posição correta.
Pronto, agora é só colocar o filtro de volta na caixa de ar, obviamente na mesma posição que estava antes (veja as fotos lá em cima), colocar a tampa, apertar os parafusos (não precisa brutalidade no aperto), colocar a tampa lateral, encaixá-la nas presilhas de borracha, botar o parafuso e já era!
Acabou? Não!!
O filtro de ar é um elemento tão importante para o motor, que só pelo fato dele estar mais limpo, a rotação da marcha lenta já fica alterada. Ligue a moto, espere ela aquecer e ficar na rotação normal de marcha lenta e verifique se está ok. No caso da minha, estava assim; A rotação recomendada pelo fabricante é de 1300 a 1500 rpm. Sugiro você fazer a regulagem com o farol aceso, assim você fará o ajuste na situação real de funcionamento da moto. Para ajustar, basta girar levemente este parafuso; Após o ajuste, ficou assim; Pronto, agora sim tá zero bala de novo!!
Espero que eu tenha ajudado.
Abraço,
Helano